Buscar

APOL 5 - 100% Fundamentos de gestão e comportamento Empreendedor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 5 – 100%
Comportamento Empreendedor
Analise as asserções abaixo e sua relação, considerando os conceitos do modelo de negócios inovadores Freemium (ganhe o básico, pague para ter mais):
I ….à medida que o tempo passa, o custo por usuário cai (devido a escalabilidade da tecnologia) e as receitas aumentam (pelo tempo de uso/conversão). Mas o que realmente faz com que o modelo freemium funcione é que à medida que o tempo passa, mais o usuário depende da ferramenta.
Desta forma
II O Freemium funciona bem com ferramentas que se tornam mais valiosas para seus usuários à medida que o tempo passa. Adicione constantemente novas funcionalidades para convencer usuários não pagantes a se tornarem pagantes.
Assinale a alternativa correta.
	
	E
	as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
Fundamentos de Gestão
Na fábrica de botas e sapatos Trentinni Ltda, as mudanças constantes no ambiente externo foram responsáveis pela grande maioria das decisões da alta gestão sobre o futuro dos negócios. Ao longo de mais de 30 anos de atuação no mercado, a Trentinni enfrentou crises, recessões, desemprego em alta, escassez de mão de obra qualificada entre muitas outras coisas. O mais importante disso tudo é que seus funcionários saíram fortalecidos no decorrer desse tempo, passaram a reagir de formas diferentes a cada nova situação, pois aprenderam a reconhecer as diferentes maneiras de ser de cada pessoa.
Com base no contexto apresentado, avalie as seguintes afirmações:
I. A Trentinni é um caso real de que o aprendizado organizacional é fruto da constância de eventos que a empresa está sujeita, e que dispensa qualquer tipo de estímulo e repetitividade.
II. Os acontecimentos vivenciados na Trentinni apresentam características próprias do processo de aprendizado organizacional e também individual.
III. A forma como os funcionários da Trentinni desempenham as suas funções na organização, é fruto do processo de aprendizagem e experiências pertinentes aos objetivos.
IV. O aprendizado organizacional retratado na empresa Trentinni deve servir para melhorar a produtividade, mas não pode ser encarado como uma solução pronta para todos os problemas.
É correto o que se apresenta em
	
	E
	II, III e IV apenas
Fundamentos de Gestão
As organizações que buscam disseminar o conhecimento organizacional têm desenvolvido características de uma organização que aprende. Além disso, entende que o indivíduo além de fazer parte da organização, participa de outros grupos como família, amigos, entre outros e traz no conhecimento suas experiências. Em contrapartida, a gestão do conhecimento, enfrenta alguns desafios e a empresa que souber criar oportunidades para passar esses obstáculos tem mais chance de sobreviver no mercado competitivo. Sendo assim, leia as afirmativas abaixo sobre gestão do conhecimento.
I - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.
II - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na comunicação entre o departamento de recursos humanos e os executivos das empresas, que valoriza as interações entre si para se apropriar de diferentes formas de conhecimento.
III - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação de informações nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.
IV - A gestão do conhecimento dependente, exclusivamente, da aplicação da tecnologia.
V - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas pessoas, que valoriza as interações sociais.
Leia as afirmativas abaixo e assinale a correta:
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
Comportamento Empreendedor
Após prospectar o mercado em busca de oportunidades, finalizar o plano de negócios, conseguir capital disponível para a abertura do empreendimento, Laura então vê, na prática, a sua casa de chás em funcionamento. Porém, a resposta do mercado foi muito abaixo do esperado e agora ela precisa avaliar os acontecimentos para tentar identificar as principais causas desse insucesso.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, em relação aos questionamentos que Laura precisa fazer:
(V) Analisar quais as principais mudanças que o mercado consumidor está passando e as influências no seu empreendimento.
(V) Avaliar qual a influência exercida pelas estratégias de marketing e mensurar os seus efeitos no mercado.
(F) Entender o motivo pelo qual o mercado consumidor  demonstrou interesse no consumo de chás anterior a abertura do empreendimento, sendo isso a única causa do fracasso do empreendimento.
(F) Avaliar se a escolha do produto (chá, insumo) não agradou os clientes e sendo isso o fator único e determinante para o insucesso empreendimento.
Agora marque a sequência correta
	
	D
	V, V, F e F
Comportamento Empreendedor
Os recém casados Felipe e Adriana decidiram abrir o seu próprio negócio. Depois de realizarem uma ampla pesquisa de mercado constataram que na sua região não havia uma loja especializada em produtos agrícolas. Com base no plano de negócios elaborado por eles, agora a questão a ser avaliada é o capital financeiro. Felipe e Adriana não dispõem de dinheiro suficiente para a abertura do negócio e precisam recorrer a financiamentos para poder viabilizar o empreendimento.
Considerando que esses empreendedores precisarão buscar financiamentos ou sócios, avalie as afirmações a seguir:
 I. Felipe e Adriana terão a opção de se endividarem e pagarem mensalmente o empréstimo feito junto ao banco, isso significa, financiar a realização da própria ideia.
 II. Felipe e Adriana poderão recorrer ao chamado capitalista de risco, uma modalidade considerada segura, já que o investidor não atua operacionalmente no negócio.
 III. É possível que Felipe e Adriana tenham que abrir mão do sonho de serem donos do próprio negócio e, nesse caso, poderão sair em busca de um sócio.
 IV. Caso Felipe e Adriana optem por um capitalista de risco, terão ganhos significativos, já que esse tipo de investidor não participa diretamente da administração do negócio e nem exige informações sobre a performance do empreendimento.
É correto o que se afirma em
	
	B
	I e III apenas

Continue navegando