A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL NOTA 100 ARTES VISUAIS EJA E EAD

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL - ENSINO DAS ARTES VISUAIS EM DIFERENTES CONTEXTOS: EJA E EAD - NOTA 100
Questão 1/5 - Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: EJA e EAD
Considere a informação a seguir: 
Robert William Ott, um dos teóricos pioneiros na Leitura de Imagens, elaborou um método de leitura de obra que se organiza nas seguintes etapas: descrevendo, analisando, interpretando, fundamentando e revelando. Esse método ficou conhecido como “Image”. 
Fonte: Texto elaborado pela autora desta questão. 
A partir das considerações sobre Leitura de Imagens trabalhadas no texto-base Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa, bem como da informação citada, pode-se afirmar que o início da leitura de uma obra se dá com:
Nota: 20.0
	
	A
	a explicação do educador do museu ou do professor.
	
	B
	as informações sobre a biografia do artista e o seu contexto.
	
	C
	a observação da obra e a descrição de seus elementos visíveis.
Você acertou!
O texto-base apresenta ao aluno diversas formas e métodos de leitura de imagens de acordo com a proposta de alguns teóricos. Assim, considera-se importante para o aluno a utilização dos níveis de leitura de imagens propostos por Ott: “No Brasil, o sistema de apreciação de Ott encontrou ressonância a partir de sua apresentação em um curso promovido pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em 1988. Robert Willian Ott, professor da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, desenvolveu a metodologia image watching [olhando imagens] com o intuito de estruturar a relação do apreciador com a obra de arte. Sua metodologia foi configurando-se em função dos desafios que enfrentava como professor responsável pela prática de ensino e de estágio supervisionado, no departamento de arte e educação de sua universidade, diante de uma plateia heterogênea quanto ao conhecimento e às vivências artísticas e museológicas. Inspirado em John Dewey e Edmund Feldman, Ott utilizou o gerúndio (watching) para nomear seu sistema de apreciação, para deixar claro que se tratava de um processo, articulado em seis momentos: • aquecendo (ou sensibilizando): o educador prepara o potencial de percepção e de fruição do educando; • descrevendo: o educador questiona sobre o que o educando vê, percebe; • analisando: o educador apresenta aspectos conceituais da análise formal; • interpretando: o educando expressa suas sensações, emoções e ideias, oferece suas respostas pessoais à obra de arte; • fundamentando: o educador oferece elementos da História da Arte, amplia o conhecimento e não o convencimento do educando a respeito do valor da obra; • revelando: o educando revela, por meio do fazer artístico, o processo vivenciado” (texto-base Leitura de imagens..., p. 455).
	
	D
	a pesquisa aprofundada do aluno sobre o tema.
	
	E
	a fundamentação da História da Arte e do contexto.
Questão 2/5 - Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: EJA e EAD
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“A arte de transição ou transiarte foi pensada como uma ponte entre a arte não digital dos participantes e a arte digital colaborativa. Ela é criada por meio do repassar de expressões artísticas existentes para novas expressões estéticas reconfiguradas para o ciberespaço. A transiarte se propõe, assim, a ser uma forma inovadora de arte digital colaborativa para ser compartilhadas na web”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TELES, L.; RODRIGUES, D. Mas, afinal, o que é a estética virtual na transiarte?. In: VENTURELLI, S.; ROCHA, C. (Orgs.). Anais do 15º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Brasília, Brasil: Universidade de Brasília, 2016. <https://art.medialab.ufg.br/up/779/o/lucio_e_dorisdei.pdf>. Acesso em 08 mar. 2018. 
A partir da citação e dos conteúdos sobre a transiarte, estudados no texto-base A modalidade mista de aprendizagem utilizando a arte digital colaborativa integrada ao currículo da Educação de Jovens e Adultos – EJA, assinale a alternativa que menciona corretamente o conceito de transiarte:
Nota: 20.0
	
	A
	É uma forma de ciberarte que transita pela cultura do híbrido: do espaço presencial e do ciberespaço.
Você acertou!
“A transiarte é uma forma de ciberarte que transita pela cultura do híbrido: do espaço presencial e do ciberespaço, do tempo individual e coletivo, promovendo um elo entre o presente do tempo real, não virtual, e o espaço virtual interativo da web, em produções de caráter artístico colaborativo” (texto-base A modalidade mista de aprendizagem utilizando a arte digital colaborativa integrada..., p. 2).
	
	B
	É uma forma de ciberarte que independe do espaço presencial para se realizar, uma vez que se estabelece no ciberespaço.
	
	C
	É produzida independentemente da colaboração artística e tecnológica de vários membros de um grupo.
	
	D
	É uma forma de construção não colaborativa e pode ter como resultado a produção de um vídeo, uma melodia, um poema, uma fotografia, etc.
	
	E
	É uma forma de animação, que se utiliza apenas de uma expressão artística digital para facilitar a função transitória.
Questão 3/5 - Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: EJA e EAD
Leia o excerto de texto:
“Para estudantes de EJA, a modalidade mista é bastante importante para a conclusão do ensino básico pois grande parte são trabalhadores e não dispõem do tempo necessário para estar na escola como os estudantes regulares. Desta maneira podem se dedicar ao estudo online nos fins de semana quando a escola está fechada. Podem acessar o site, ver os vídeos e animações, fazer download de material relevante e assim seguir aprendendo nos momentos em que disponham de tempo livre”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TELES, Lúcio. A modalidade mista de aprendizagem utilizando a arte digital colaborativa integrada ao currículo da educação de jovens e adultos – EJA. In: Anais do 20º CIADE, 2014, p. 4 < http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/294.pdf>. Acesso em 19 de já. 2018.
 De acordo com o excerto de texto e o conteúdo do texto-base A modalidade mista de aprendizagem utilizando a arte digital colaborativa integrada ao currículo da educação de jovens e adultos - EJA sobre a modalidade mista de aprendizagem, leia as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Por ter a criatividade e a interatividade como elementos constitutivos, a ciberarte se opõe aos processos de aprendizagem da arte na modalidade mista.
II. ( ) A modalidade mista de aprendizagem é também conhecida como Blended Learning.
III. A transiarte ou arte em transição, na modalidade mista, pode se constituir como um eixo integrador na aprendizagem curricular.
IV. ( ) A cultura híbrida é um dos principais aspectos da transiarte, que enfatiza apenas o espaço presencial de ensino no tempo individual do educando.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – F
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d). A afirmativa I é falsa, pois: “Como a interatividade e a criatividade são elementos constitutivos da ciberarte, esta pode trazer contribuições significativas no campo da educação para repensar os processos de aprendizagem e as práxis pedagógicas” (texto-base A modalidade mista de aprendizagem utilizando a arte digital colaborativa integrada..., p.2). A afirmativa II é verdadeira: “A modalidade mista de aprendizagem, também conhecida como blended learning, vem adquirindo um espaço crescente nos ambientes escolares. ” (texto-base A modalidade mista de aprendizagem utilizando a arte digital colaborativa integrada..., p.2). A afirmativa III é verdadeira: “A transiarte na modalidade mista pode exercer o papel de eixo integrador na aprendizagem curricular do PROEJA. ” (texto-base A modalidade mista de aprendizagem utilizando a arte digital colaborativa

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.