Buscar

PENAL II SIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONCURSO DE PESSOAS
Com relação ao concurso de delitos, é correto afirmar que: (OAB/FGV Exame de Ordem Unificado 2010.2)
O Código Penal Brasileiro adotou o sistema de aplicação de pena do cúmulo material para os concursos material e formal imperfeito, e da exasperação para o concurso formal perfeito e crime continuado.
João ingressou em um Shopping Center, tarde da noite, burlando a vigilância do local. Invadiu cinco lojas de proprietários diversos, valendo-se, para tanto, de chaves falsas. De cada uma das lojas, subtraiu inúmeras peças de roupas. Após a ação, deixou o local e foi preso passada meia hora, abordado por policiais militares que estranharam o volume de pacotes que carregava. João foi denunciado e condenado por cinco furtos qualificados. Na fixação da pena, o Juiz deve considerar as condutas como praticadas:
Como crime continuado. OU em continuidade delitiva.
Francisco teve seu carro furtado. Soube, por testemunhas, que o autor da subtração foi Fernando. No dia seguinte, localizou-o numa via pública do bairro, dirigindo o veículo subtraído, e o abordou. Fernando desferiu-lhe vários golpes com uma barra de ferro, causando-lhe ferimentos graves, deixando, a seguir, o local com o automóvel que subtraíra. Diante disso, Fernando cometeu crime de:(Promotor de Justiça/ PE)
Furto e crime de lesões corporais graves, em concurso material.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre concurso de crimes:
No concurso formal, se forem aplicadas penas de reclusão e detenção, executa-se primeiro a pena de detenção.
Segundo o Código Penal (CP) brasileiro, quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, em vez de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, ele deve responder como se tivesse praticado o crime contra aquela. No caso de ser, também, atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do: (136° Exame OAB/SP, 1ª Fase)
Concurso formal.
Sobre o concurso material de crimes, assinale a assertiva correta: (OAB/RS. 1º Fase. Modificada)
Trata-se da hipótese em que o agente dispara dois tiros, que atingem pessoas diferentes, querendo ambos os resultados.
(Exame de Ordem - 1ª Fase. OAB/RS.2007) Sobre o concurso material de crimes, assinale a assertiva correta:
Trata-se da hipótese em que o agente dispara dois tiros, que atingem pessoas diferentes, querendo ambos os resultados.
Com base nos estudos realizados sobre o tema 'Concurso de Crimes', analise a notícia transcrita abaixo e assinale a alternativa correta: (Roubo e estupro em Santa Teresa - Fonte: RJTV 11/03/2009) Além de roubar dinheiro, aparelhos eletrônicos e um carro, o bando teria estuprado duas jovens, uma de 19 e outra de 24 anos. As vítimas foram encaminhadas para exame de corpo de delito, mas ainda não prestaram depoimento. Câmeras instaladas em prédios podem ter registrado a chegada e a partida dos criminosos. Peritos estiveram no casarão, onde funciona um centro cultural, e que também serve de moradia. A polícia investiga a possibilidade de que um dos moradores tenha facilitado a entrada da quadrilha. No local, não foram encontrados sinais de arrombamento. "Há algumas contradições que precisam ser esclarecidas. Por isso, os depoimentos das vítimas vão ser imprescindíveis para os esclarecimentos", afirma o delegado Marcos Antonio Silva.
Trata-se de concurso material heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
(136° Exame OAB/SP, 1ª Fase) Segundo o Código Penal (CP) brasileiro, quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, em vez de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, ele deve responder como se tivesse praticado o crime contra aquela. No caso de ser, também, atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do:
Concurso formal.
De acordo com o Código Penal, salvo exceção, quando, por acidente ou erro na execução do crime, sobrevém resultado diverso do pretendido, o agente responde por culpa caso o fato seja previsto como crime culposo. Entretanto, se ocorrer, também, o resultado pretendido, o agente: (Exame OAB/CESPE ?UnB. 2008.3)
Responderá por ele, segundo a regra do concurso formal.
Marcos, mediante grave ameaça, agride Maria praticando com esta um coito anal. Após o término do ato, mediante uma ação distinta, a submete a uma conjunção carnal. Considerando que atualmente o art. 214 do CP encontra-se revogado tendo sua redação absorvida pelo crime de estupro previsto no art. 213, a partir dos estudos realizados sobre concurso de crimes, é correto afirmar que a conduta de Marcos configura:
Crime continuado.
V Exame de Ordem Unificado: As regras do concurso formal perfeito (em que se adota o sistema da exasperação da pena) foram adotadas pelo Código Penal com o objetivo de beneficiar o agente que, mediante uma só conduta, praticou dois ou mais crimes. No entanto, quando o sistema da exasperação for prejudicial ao acusado, deverá prevalecer o sistema do cúmulo material (em que a soma das penas será mais vantajosa do que o aumento de uma delas com determinado percentual, ainda que no patamar mínimo). A essa hipótese, a doutrina deu o nome de:
Concurso material benéfico.
CONCURSO DE CRIMES
(36° Exame de Ordem Cespe/UnB. 1ª Fase) Com base na Lei de Execução Penal, assinale a opção correta:
A assistência à saúde do preso, de caráter preventivo e curativo, compreende atendimento médico, farmacêutico e odontológico.
Com relação à finalidade das sanções penais, assinale a opção correta: Segundo entendimento doutrinário balizador das normas aplicáveis à espécie, as teorias tidas por absolutas advogam a tese da aplicação das penas para a prevenção de futuros delitos. : (Exame OAB/CESPE ?UNB 2009.1)
Com relação à finalidade das sanções penais, assinale a opção correta:
O ordenamento jurídico brasileiro não reconheceu somente a função de retribuição da pena, sendo certo que, a denominada teoria mista ou unificadora da pena é a mais adequada ao regime adotado pelo CP.
 (136° Exame OAB/SP, 1ª Fase) Assinale a opção correta com base nos princípios de direito penal na CF:
O princípio da humanidade veda as penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, bem como as de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e as cruéis.
JOÃO DE CRISTO, reincidente, foi condenado pela prática de latrocínio em continuidade delitiva à pena final de 31 anos de reclusão a ser cumprida em regime integralmente fechado, haja vista tratar-se de crime hediondo (Lei n. 8.072/90). Sendo certo que JOÃO DE CRISTO iniciou o cumprimento da pena em 19/09/2001 e que interpôs recurso de apelação com vistas à progressão de regimes com base na apresentação de Atestado de Bom Comportamento Carcerário é correto afirmar que JOÃO DE CRISTO:
Obterá o benefício da progressão de regimes após o cumprimento de 1/6 de pena, tendo em vista que a prática do delito foi anterior ao advento da Lei n. 11.464/2007.
Antônio, réu primário, sofreu condenação já transitada em julgado pela prática do crime previsto no art. 273 do CP, consistente na falsificação de produto destinado a fins terapêuticos, praticado em janeiro de 2009. Em face dessa situação hipotética e com base na legislação e na jurisprudência aplicáveis ao caso, assinale a opção correta.: (Exame OAB/ Cespe-UnB ? 2009.2.)
Antônio cometeu crime hediondo, de forma que só poderá progredir de regime de pena privativa de liberdade após o cumprimento de dois quintos da pena, caso atendidos os demais requisitos legais.
VII Exame de Ordem Unificado: Pitágoras foi definitivamente condenado, com sentença penal condenatória transitada em julgado, à pena de 6 (seis) anos de reclusão a ser cumprida, inicialmente, em regime semi‐aberto. Cerca de quatro meses após o início do cumprimento da pena privativa de liberdade, sobreveio nova condenação definitiva, desta vez a 3 (três) anos de reclusão no regime inicial aberto, em virtude da prática de crime anterior. Atento ao caso narrado, bem como às disposições pertinentes ao tema presentestanto no código penal quanto na lei de execuções penais, é correto afirmar que:
Pitágoras deverá regredir para o regime fechado.
Quanto aos direitos do preso condenado com trânsito em julgado a uma pena privativa de liberdade, marque a opção correta:
Se trabalhar durante a execução, terá descontado um dia de pena para cada três dias trabalhados.
TEORIAS DA PENA
No que se refere às penas restritivas de direitos e à de multa, assinale a opção correta.
Se o condenado for reincidente, o juiz poderá aplicar a substituição da pena privativa de liberdade, caso, em face de condenação anterior, a medida seja socialmente recomendável e a reincidência não se tenha operado em virtude da prática do mesmo crime.
 (132° Exame OAB/SP 1ª Fase. Modificada) Sobre a prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, assinale a alternativa INCORRETA:
Deve ser aplicada nas condenações acima de 01 (um) mês e até 02 (dois) anos de privação de liberdade.
O instituto que manda computar, na pena privativa de liberdade e na medida de segurança, o tempo de prisão provisória, o de prisão administrativa e a internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, denomina-se: (178º Concurso de Ingresso na Magistratura/SP)
Detração.
	
(32 Exame de Ordem Cespe/UnB. Março 2008) Após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, intimado a pagar a pena de multa que lhe fora fixada, mas não o fazendo, o condenado poderá:
Ter sua dívida inscrita na fazenda pública, com a consequente execução fiscal.
(32 Exame de Ordem Cespe/UnB. Modificado) Após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, intimado a pagar a pena de multa que lhe fora fixada, mas não o fazendo, o condenado poderá:
Ter sua dívida inscrita na fazenda pública, com a consequente execução fiscal que, entretanto, não será transferida aos seus sucessores no caso de sua morte.
Com relação aos critérios para substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, assinale a alternativa correta: (OAB. IV EXAME UNIFICADO . JULHO 2011).
Se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.
No que se refere às penas restritivas de direitos e à de multa, assinale a opção correta.
Se o condenado for reincidente, o juiz não poderá aplicar a substituição da pena privativa de liberdade, apesar de, em face de condenação anterior, a medida ser socialmente recomendável e a reincidência não se ter operado em virtude da prática do mesmo crime.
No que se refere às penas restritivas de direitos e à de multa, assinale a opção correta:(Exame OAB- Cespe UNB 2010.1)
A prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas consiste na atribuição de tarefas gratuitas ao condenado, sendo aplicável às condenações superiores a seis meses de privação da liberdade, atendidos os demais requisitos legais.
Com relação à pena de multa, assinale a opção correta.
Sobrevindo ao condenado doença mental, é suspensa a execução da pena de multa.

Outros materiais