Buscar

BANCO DE QUESTOES 3


Continue navegando


Prévia do material em texto

Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Para identificar uma pessoa surda que não usa língua de sinais, mas faz leitura labial é adequado utilizar como o termo:
		
	
	
	
	
	Mudinho.
	
	 
	Surdo oralizado.
	
	
	Sinalizante.
	
	
	Surdo-mudo.
	
	
	Mudo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O Manifesto dos Surdos Oralizados difunde a ideia de que:
		
	
	
	
	
	A sociedade discrimina os surdos oralizados.
	
	 
	Todos os surdos devem fazer obrigatoriamente leitura labial.
	
	
	Todos os surdos devem usar a LIBRAS.
	
	
	A difusão da LIBRAS é um equívoco.
	
	 
	O domínio da língua portuguesa é uma condição importante para a inclusão do surdo na sociedade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A LIBRAS (língua brasileira de sinais) passa a ser reconhecida como meio de comunicação oficial nas comunidades de surdos brasileiros a partir da promulgação:
		
	
	
	
	 
	Da Lei 10.436/2002.
	
	
	Da Lei 10.436/2001.
	
	
	Da Lei 10.098/2000.
	
	
	Da Lei 10.048/2000.
	
	
	Do Decreto 5.626/2005.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A Declaração de Salamanca foi uma assembleia cujo tema principal foi a Educação Especial, realizou-se em 1994, na Espanha. Nessa Declaração, tem-se como uma das principais premissas voltadas para as pessoas com deficiência e surdas a seguinte assertiva:
		
	
	
	
	 
	Escolas regulares que possuam orientação inclusiva, constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias, criando-se comunidades acolhedoras.
	
	
	Escolas Especiais devem ter a exclusividade da matrícula dos alunos com deficiências e surdos.
	
	
	Escolas regulares não podem matricular alunos com deficiência e surdos.
	
	
	Escolas inclusivas devem julgar se os alunos com deficiência e surdos podem frequentar as salas de aulas com alunos sem deficiência e ouvintes.
	
	
	Escolas Especiais são espaços de manutenção das pessoas com deficiência e surdas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Numa PERSPECTIVA DE POLITICAS LINGUÍSTICAS NA EDUCAÇÃO a relação de legítimo X legítimo entre as PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA, pressupõe:
		
	
	
	
	
	Que a pessoa com deficiência não consegue conviver na sociedade é com pessoas sem deficiência .
	
	
	Que o especial DA Educação e na sociedade é sempre o aluno/cidadão COM deficiência que possui alguma limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
	
	
	Que todos as pessoas com deficiência e sem deficiência devem manter um distanciamento social , quando possuem alguma limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
	
	 
	Que o especial DA Educação e na sociedade é qualquer aluno/cidadão COM ou SEM deficiência que possui alguma limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
	
	
	Que todas as pessoas com deficiência possui limitação, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		No Brasil, a grande maioria dos surdos adultos não domina a língua portuguesa. Há uma considerável parcela de surdos brasileiros que não têm acesso à língua de sinais, ou por motivo de isolamento social ou, principalmente, pela opção da família por uma escola que não utilize língua de sinais, o que causa, além das defasagens escolares, dificuldades e impedimento no mercado de trabalho (GUARINELLO, 2007). Com base nessa informação, assinale a alternativa que seja incoerente em relação ao ensino de Língua Portuguesa para surdos:
		
	
	
	
	
	Deve utilizar a escrita na interação com o aluno escolher previamente os textos, de acordo com a competência linguística dos surdos envolvidos no processo.
	
	
	Levar em consideração aspectos de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, incluindo as especificidades da surdez, construindo interações que favoreçam os aspectos visuais de mundo desses sujeitos.
	
	
	Apresentar referências relevantes (contexto histórico, enredo, personagens, localização geográfica, biografia do autor etc.) sobre o texto por meio da língua de sinais (intérprete).
	
	
	Usar imagens, que podem ser retiradas de artigos de revistas e jornais, bem como propagandas. Valorizando textos do cotidiano, a fim de que esses aprendizes tenham acesso a situações reais de comunicação.
	
	 
	Deve ser igual ao ensino para os ouvintes, valorizando a repetição das palavras, para que as crianças desenvolvam vocabulário, desconsiderando a ausência da audição.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		As políticas linguísticas possibilitaram o fortalecimento dos movimentos de lutas sociais da Comunidade Surda em prol da valorização e ensino da LIBRAS, sua inclusão como disciplina obrigatória na formação de professores, fonoaudiólogos pedagogos, dentre outras ações . Desse modo, quais são os documentos abaixo que proporcionaram importantes mudanças no processo educacional dos surdos e na visão dos ouvintes sobre os surdos?
		
	
	
	
	
	A Lei nº 9.394/96 e o Decreto 3.048/99.
	
	
	A Lei 10.098/94 e o Decreto 10.049.
	
	 
	A Lei 10.436/02 e o Decreto de Lei 5.626/05.
	
	
	A Lei nº 7.853/89 e o Decreto 10.097.
	
	
	A Lei 10.432/02 e o Decreto 10.028/87.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) passa a ser reconhecida como meio de comunicação oficial das comunidades de surdos brasileiros a partir da promulgação:
		
	
	
	
	
	Da Lei 10.433/2001.
	
	
	Da Lei 10.436/2009.
	
	 
	Da Lei 10.436/2002.
	
	
	Da Lei 10.434/2002.
	
	
	Da Lei 10.436/2008