Buscar

ELETRO FLOCULAÇÃO UFAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA
Jefferson Alves Bezerra
Rafael de Souza
USO DE ELETROFLOCULAÇÃO PARA DESCONTAMINAÇÃO DA ÁGUA
MACEIÓ – AL
2018
Jefferson Alves Bezerra
Rafael de Souza
USO DE ELETROFLOCULAÇÃO PARA DESCONTAMINAÇÃO DA ÁGUA.
Relatório de aula prática apresentado ao curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas,como requisito para a obtenção parcial da nota da disciplina de Laboratório de Química I.
MACEIÓ – AL
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
OBJETIVOS	5
MATERIAL E REAGENTES	6
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL	7
RESULTADOS E DISCUSSÃO	8
CONCLUSÃO	9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	10
INTRODUÇÃO
Tratando-se do meio-ambiente, estão sendo desenvolvidas alternativas e tecnologias para o tratamento de águas, pelo fato da poluição que é causada pelo ser humano. Uma das técnicas utilizadas para o tratamento de poluentes é a eletro floculação, que será demonstrada nesse experimento. O método é caracterizado por uma operação simples, num curto tempo, apresentando boa eficiência na remoção de poluentes de águas.
Recentemente tem sido investigadas perspectivas e possibilidades da utilização da mesma no tratamento de efluentes industriais. O processo de eletro floculação em um reator com o arranjo de eletrodos de metal, proporciona um ambiente físico/químico que permite a desestabilização do poluente pela oxidação eletrolítica e sua coagulação, adsorção, precipitação e flutuação.
O objetivo principal desta experiência é descontaminar ou despoluir a água por meio da eletro floculação, utilizando como condutor de energia o sal de cozinha (NaCl).
.
OBJETIVOS
Realizar uma eletro floculação para a descontaminação de uma amostra de água.
Observar reações em que ocorre transferência de elétrons.
MATERIAL E REAGENTES
Bateria de 9V ou fonte de alimentação;
Dois pregos;
Dois fios de cobre com cerca de 20 cm cada um;
Espátula;
Filtro de Papel;
Funil;
Dois Béqueres de 100 mL;
Água;
Cloreto de Sódio (NaCl);
Corante alimentício;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
	Foram adicionados inicialmente 100 mL de água, uma colher de café de NaCl (Aproximadamente 100mg), e três gotas de corante à um béquer. Todos os reagentes foram solubilizados.
Foram amarrados aos pólos da bateria os fios de cobre e no fim dos fios posicionados os pregos. Após isso os dois pregos foram submersos na solução ficando até todo o corante ser floculado. O esquema a seguir ilustra a preparação.
Figura 1- Esquema de montagem.
Fonte: Brasil Escola, 2018.
A solução foi filtrada e os resultados qualitativos foram observados. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Usaram-se pregos formados por ferro, entretanto, cada um deles constitui um eletrodo (pólo negativo e positivo). Os íons metálicos são fornecidos pelo anôdo:
Ânodo: Fe(s) → Fe2+(aq) + 2e-
Que reagiram com a hidroxila do meio aquoso e o hidróxido de ferro (II ou III) forão formado:
Fe2+(aq) + 2 OH-(ℓ) → Fe(OH)2(s)
A base formada é pouco solúvel em água e absorve e absorveu o corante que ficou disperso na solução. Os flóculos formados foram filtrados, posteriormente, obteve-se água limpa.
Paralelamente, formaram-se bolhas no catodo, ou seja, houve a liberação do gás hidrogênio
Cátodo: 2 H2O(ℓ) + 2e- → H2(g) + 2 OH-(ℓ)
A reação global é dada por:
Ânodo: 
Fe(s)→Fe2+(aq)+2e-
Fe2+(aq)+2OH-(ℓ)→Fe(OH)2(s)
Cátodo: 2H2O(ℓ) + 2e- → H2(g) + 2 OH-(ℓ)
	
CONCLUSÃO
	Observa-se que os ensaios de eletrofloculação em batelada realizados em escala laboratorial apresentam resultados satisfatórios em eficiência de remoção dos particulados, desta forma apresentam-se como um tratamento de efluente de alta qualidade, baixo custo de montagem e operação, tempo de reação baixo.
	Em poucos minutos de reação, pode-se notar visualmente que ocorre uma flotação de particulado, onde através de uma simples filtração os mesmos podem ser removidos do efluente, após ser filtrado o fluido pode ser tratado mais facilmente, desta forma um menor custo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL ESCOLA. Uso de Eletrofloculação para descontaminar a água. Disponível em:,http://educador.brasilescola.uol.com.br/imprimir/2747. Acesso em: 14/05/2018
MAIA, D. J.; Práticas de química para engenharia, Ed. Átomo, São Paulo, 2008.
POSTMA, J M. Química no laboratório. 5 ª edição. São Paulo, Manole, 2009.
SBQ. A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.

Continue navegando