Buscar

AD2 geopolitica 1periodo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

��Universidade do Sul de Santa Catarina
Unidade de Aprendizagem a distância
 
	
	Segunda Atividade de avaliação a distância (AD 2)
Nome: Walter Luiz Pereira de Sá Barreto Junior	
Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica  
Curso: Logística
Professor: Tade-Ane de Amorim
Um dos temas que ainda precisamos enfrentar na atualidade é a presença de trabalhadores submetidos a condições de trabalho indignas. O trabalho escravo é uma triste realidade que precisa ser reconhecida e combatida. 
A ONG Repórter Brasil tem como missão "Identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas e causam danos socioambientais no Brasil visando à mobilização de lideranças sociais, políticas e econômicas para a construção de uma sociedade de respeito aos direitos humanos, mais justa, igualitária e democrática." Nessa atividade de avaliação a distância vamos problematizar esse grande problema de nosso país. Para desenvolve-la você deve desenvolver os seguintes passos:
Considerando a resposta desenvolvida na atividade de avaliação a distância 1, e com base na teoria de Daniel Muller, estudada no roteiro de estudo 3, desenvolva um texto (entre 10 a 20 linhas), apontando como você no seu papel de consumidor pode ajudar a modificar a situação do trabalho escravo em seu estado. O seu texto deve ter no mínimo uma citação direta do texto de Daniel Muller. 
Apresente a sua resposta aqui: 
	
O trabalho escravo é um problema de nível gravíssimo, mesmo para um país em desenvolvimento como é o caso do Brasil. Tal crime deve ser combatido com a fiscalização dos órgãos públicos e da sociedade em geral. Atualmente, é muito fácil ver a população, ou seja, os consumidores sendo enganados por propagandas e embalagens muito bem elaboradas, que transmitem confiança, ética e responsabilidade socioambiental por parte das empresas, mas que, na verdade, em sua cadeia de produção, sequer exigem de seus parceiros comerciais o cumprimento das obrigações trabalhistas, muito menos realizam auditorias ou qualquer outro meio que previna a prática do trabalho escravo. Assim sendo, enquanto consumidor, mesmo sabendo que não é uma tarefa fácil nos tempos atuais, tendo em vista a correria do dia a dia, poderia ajudar a combater o trabalho escravo se fiscalizasse as marcas e os produtos de compras habituais na minha casa, procurando saber as condições de fabricação desses produtos, buscando informações sobre o local de produção, situação de seus funcionários, condições de trabalho, bem como se a empresa possui alguma certificação que exija uma auditoria periódica, entre outras informações, além é claro, de denunciar qualquer situação de irregularidade percebida.
Orientações e critérios de correção�
�
A linguagem utilizada em todos os textos das atividades deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. 
É importante que você expresse sua compreensão, elaborando, sobre cada resposta, um raciocínio bem fundamentado.
As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas. As transcrições do livro didático e de outras fontes deverão ser feitas conforme as regras da ABNT. (Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências). 
Cópias parciais ou integrais da INTERNET sem a devida citação serão desconsideradas sem o direito ao refazer.
Em caso de atividades iguais, todos os envolvidos receberão nota ZERO, e não terão oportunidade de refazer, independente da data de envio. Tendo em vista que esta etapa é individual.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Publique na ferramenta AVALIAÇÃO.
Não serão aceitas avaliações enviadas por e-mail e depois do prazo final estipulado no cronograma da disciplina (sugerimos o envio com no mínimo 5 dias de antecedência antes do prazo final).
Consulte o Plano de Ensino da Unidade de Aprendizagem para conhecer mais detalhadamente os critérios de correção desta Avaliação.
OBS: Dúvidas em relação ao enunciado das questões ou do conteúdo do livro didático devem ser enviadas pela ferramenta PROFESSOR.
Boa avaliação!�
�

Outros materiais