Buscar

Avaliando o aprendizado CC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201503620731)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Para a elaboração da planta física de um centro cirúrgico é aconselhável que se organize uma comissão de planejamento de todas as atividades a serem desenvolvidas na unidade, afim de assegurar uma estrutura funcional, facilitando a administração e organização da mesma. Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	O dimensionamento do hospital, as especialidades, o porte das cirurgias realizadas e a quantidade de cirurgias realizadas por dia, são fatores desconsideráveis para elaboração da planta física, pois podem ser ajustados conforme a estrutura.
	
	São elementos constituintes da planta física de um centro cirúrgico: salas de cirurgias, sala de anestesia, sala de guarda de equipamentos, DML, repouso do serviço noturno, lavabos, arsenal, expurgo com vaso apropriado, área de recepção do paciente, área para familiares, vestiários, sala Administrativa, recepção e copa.
	
	A localização do centro cirúrgico, dever ser de fácil acesso à unidade de emergência, UTI, ambulatórios, serviços cirúrgicos e de suporte, longe de barulho, longe de poeiras e longe do tráfego de pessoas.
	
	A área mínima em metros quadrados varia de acordo com a especialidade a que a sala se destina. As salas de cirurgia geral deve ter no mínimo, 25m2 (5x5).
	 
	A comissão deve ser composta pelos seguintes elementos: administrador hospitalar, equipe cirúrgica, serviço de anestesiologia, enfermeira do centro cirúrgico, engenheiro e arquiteto.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503734859)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre as atribuições do enfermeiro coordenador do bloco cirúrgico, considere as afirmativas a seguir. I. Manter um ambiente cirúrgico seguro apenas para o paciente. II. Participar da elaboração de normas, rotinas e procedimentos do setor. III. Solicitar a aquisição de novos equipamentos, materiais e instrumental cirúrgico e testá-los antes da cirurgia. IV. Participar de reuniões e comissões de integração com equipes multiprofissionais, tais como almoxarifado ou suprimentos, compras e farmácia. Dentre as atividades do enfermeiro coordenador relacionadas ao funcionamento da unidade, NÃO se inclui(em):
		
	
	II e III, apenas.
	
	II,apenas.
	 
	I,apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503620820)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A equipe que atua no centro cirúrgico estabelece uma coordenação com as demais equipes e serviços (laboratórios, radiologia, banco de sangue entre outros), oferecendo assistência adequada às necessidades do paciente; constitui-se, desta forma, uma equipe multidisciplinar. Esta equipe deve ser composta de:
		
	
	equipe cirúrgica; equipe de anestesia; equipe de enfermagem; equipe de higiene.
	
	equipe cirúrgica; equipe de anestesia; equipe de enfermagem; equipe de gases.
	
	equipe cirúrgica; equipe de anestesia; equipe de enfermagem
	
	equipe cirúrgica; equipe de anestesia; equipe de enfermagem; equipe administrativa. .
	 
	equipe cirúrgica; equipe de anestesia; equipe de enfermagem; equipe de higiene; equipe administrativa.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503722413)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Atualmente, com a introdução e ratificação da importância da iluminação artificial, bem como da ventilação e ar condicionado no Centro Cirúrgico, ele pode estar localizado em qualquer área do hospital. A localização ideal do Centro Cirúrgico, no contexto hospitalar, dever ser a mais próxima das Unidades de Internação, do Pronto-Socorro e da Unidade de Terapia Intensiva, de modo a contribuir com a intenção imediata e melhor fluxo de pacientes. Conforme a organização institucional, o Centro Cirúrgico terá ou não, sob sua responsabilidade, a Recuperação Pós-Anestésica e o Centro de Material e Esterilização. Dentro da estrutura organizacional a seção que envolve o conjunto de elementos destinados à recepção, expurgo, acondicionamento, esterilização, guarda e distribuição dos artigos para as unidades dos estabelecimentos assistenciais à saúde é conhecida como:
		
	
	Seção de recuperação pós-operatório
	
	Seção de estocagem de material
	
	Seção de bloco operatório
	 
	Seção de centro de material esterilizado
	
	Seção de material e suprimento
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503620708)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Centro Cirúrgico é considerado pelas Portarias nº 1884/94 e 930/92 e pela RDC 307/2002 como área crítica, ou seja, ambiente em que existe risco aumentado de transmissão de infecção, devido aos procedimentos realizados. Classifica-se como área semi-restrita, irrestrita e restrita, RESPECTIVAMENTE, as seguintes áreas do centro cirúrgico.
		
	
	Vestiário, corredor de entrada, expurgo.
	
	Expurgo, sala de operação, área de escovação.
	 
	Sala de guarda de equipamentos, vestiário, sala operatória.
	
	Corredor interno, sala de preparo de material, corredor de entrada.
	
	Sala de recuperação anestésica, expurgo, central de material e esterilização.
	1a Questão (Ref.:201503620625)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A higienização das mãos previne a propagação de doenças relacionadas à assistência à saúde. Relacione cada situação profissional com o produto de higienização das mãos adequado. I - Após contato com monitores cardíacos P- Apenas água e sabão II- Antes do preparo e manipulação de medicamentos Q- Preparação alcoólica III- Antes do procedimento de pequenas suturas R- Detergentes com antissépticos S-Hipoclorito de sódio
		
	
	I P, II R, III S.
	 
	I Q, II P, III R.
	
	I R, II S, III Q.
	
	I Q, II S, III P.
	
	I S, II Q, III R.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503620451)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Cliente JED, foi submetido a um procedimento cirúrgico para retirada de um tumos em fossa posterior, havendo o risco de trombose da artéria retiniana, devido à permanência na posição de:
		
	
	Supina
	 
	Prona
	
	e) aspirar secreções por 20 minutos
	 
	Proclive
	
	Kraske
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503734921)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O enfermeiro perioperatório é responsável pelo planejamento e implementação de intervenções de enfermagem que minimizam ou possibilitam a prevenção de complicações decorrentes do procedimento anestésico-cirúrgico, visando a segurança, conforto e a individualidade do paciente Ao posicionar o paciente para cirurgia é importante que a equipe permaneça atenta, protegendo o paciente. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:I. Permitir a hiperextensão das terminações nervosas, prevenindo paralisias e/ou parestesias. II. Proteger proeminências ósseas, principalmente em pacientes obesos, idosos e desnutridos, para evitar a formação de úlceras de pressão e tromboses. III. Cuidar para que os membros inferiores e superiores não permaneçam pendentes na mesa de operação. IV. Evitar utilização de múltiplos apoios para acomodar o paciente e evitar compressões, pois podem atrapalhar o posicionamento no momento do ato cirúrgico.
		
	
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
	 
	As afirmativas II e III estão corretas
	
	As afirmativas I e IV estão corretas
	
	As afirmativas II e IV estão corretas
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503620719)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	LEIA AS QUESTÕES ABAIXO: 1- A alteração da microbiota endógena influencia a aquisição de IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde): 2-Higiene, meio ambiente, saúde. São alguns padrões mínimos para qualidade da assistência, segundo Florence. 3-Infecções de sítio cirúrgico estão relacionadas ao procedimento cirúrgico após 30 (trinta) dias da realização do mesmo, desde que haja implante de prótese.
		
	 
	Apenas afirmações 1 e 2 são verdadeiras
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras
	 
	Todas as afirmaçõessão falsas
	 
	Apenas afirmações 2 e 3 são verdadeira
	 
	Apenas afirmação 1 é verdadeira
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503620697)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O procedimento cirúrgico eletivo ou de urgência é um evento complexo e estressante. O(A) enfermeiro(a) é membro integrante da equipe multiprofissional que assiste o cliente submetido ao procedimento cirúrgico e está presente em todas as etapas desse processo. Em relação às fases do procedimento cirúrgico eletivo ou de urgência, assinale a afirmativa INCORRETA:
		
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas
	 
	Na fase intraoperatória, compete ao(à) enfermeiro(a) manter a segurança do cliente a partir de um ambiente asséptico e controlado, gerenciar os recursos humanos, equipamentos e suprimentos individualizados para o cliente, além de realizar o monitoramento fisiológico e de dar o apoio psicológico.
	 
	Na primeira fase do processo cirúrgico, o(a) enfermeiro(a) deve realizar a consulta pré-operatória orientando o cliente sobre a técnica cirúrgica, os possíveis riscos pós-operatórios, os cuidados apropriados para as necessidades do paciente, além de envolver a família na entrevista.
	
	Na fase pré-operatória, compete ao(à) enfermeiro(a) admitir o cliente na unidade, realizar avaliação do seu estado geral, verificar o sítio cirúrgico e os locais das marcas cirúrgicas de acordo com as políticas institucionais, estabelecer o acesso venoso e comunicar o estado emocional do cliente para a equipe.
	
	Na fase pós-operatória, compete ao(à) enfermeiro(a) a transferência e a monitorização do cliente na unidade pós-anestésica, para realizar a avaliação pós-operatória, observando a resposta e o estado fisiológico do cliente, promovendo continuidade da assistência na unidade de clínica cirúrgica, além da preparação do cliente para alta hospitalar.

Continue navegando