Buscar

Atividade diagnostico 3- 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação e Tecnologia- Pedagogia 2018
Atividade diagnostico 3
Gabarito: 1-d 2-d 3-A 4-b
1)
Leia o fragmento a seguir sobre uma das estratégias pedagógicas de aprendizagem:
[...] são utilizadas com o objetivo de levar um estudante a descobrir um fenômeno e a compreender conceitos por si mesmo e, na sequência, conduzir este estudante a relacionar suas descobertas com seu conhecimento prévio do mundo ao seu redor (MCGREW et. al., 2000; FINK, 2003; PRINCE, 2004; FELDER, BRENT, 2009; BONWELL, 6 2011). Dessa forma, espera-se que o conhecimento construído tenha mais significado do que quando uma informação é "passada" ao estudante de forma passiva.
NETO, Octavio Mattasoglio; SANTOS, Carlos Alberto Moreira dos; PAULA, Istefani Carísio de; Grimoni, Jose Aquiles Baesso. Sócio-construtivismo e o Uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Engenharia. Brasília: ABENGE, 2014, p. 139. 
Analise as afirmativas a seguir:
I) O fragmento refere-se às estratégias de aprendizagem ativa, pois evidencia o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem.
II) No fragmento apresenta-se as diretrizes pedagógicas da aprendizagem tradicional, pois o professor assume o papel central de transmissor de conteúdos.
III) De acordo com as estratégias de aprendizagem ativa apresentadas, o professor tem o papel de facilitador e não mais de transmissor de conteúos.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas I.
b)
Apenas II.
c)
Apenas I e II.
d)
Apenas I e III.
Alternativa assinalada
e)
I, II e III.
2)
As tecnologias de computação móvel encontram-se atualmente em franca evolução e parecem destinadas a transformar-se no novo paradigma dominante da computação (Myers et al., 2003). A utilização de dispositivos móveis na educação criou um novo conceito, o chamado Mobile Learning ou m-Learning. Seu grande potencial encontra-se na utilização da tecnologia móvel como parte de um modelo de aprendizado integrado, caracterizado pelo uso de dispositivos de comunicação sem fio, de forma transparente e com alto grau de mobilidade.
MARÇAL, Edgar; ANDRADE, Rossana; RIOS, Riverson. Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade Virtual. Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS, 2005. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13824/8013. Acesso em: 07 Mar. 2018.
Entre as tecnologias móveis disponíveis, assinale a alternativa que identifique corretamente um celular com tecnologias avançadas que incluem a execução de tarefas por meio de um sistema operacional.
Alternativas:
a)
Games educativos.
b)
E-books.
c)
TV digital.
d)
Smartphone.
Alternativa assinalada
e)
Computador desktop.
3)
A cada ano cresce o número de tecnologias móveis sendo comercializadas e presentes no cotidiano de todos. O conceito de dispositivos móveis ainda é confuso por estar relacionado com outros termos. Dispositivos móveis são tecnologias digitais que permitem a mobilidade e o acesso à internet.
EDUMOBILE. Módulo dispositivos móveis. Disponível em: http://www.nuted.ufrgs.br/oa/edumobile/m1_dm.html. Acesso em: 03 Mar. 2018. 
Com base no fragmento acima, assinale a alternativa que apresenta corretamente exemplos de dispositivos móveis:
Alternativas:
a)
Smartphone e tablet.
Alternativa assinalada
b)
Caderno e lápis.
c)
Calculadora analógica e celular.
d)
Tablet e caderno.
e)
E-book e apostila.
4)
A presença da tecnologia como recurso facilitador e mediador da aprendizagem no contexto educacional é crescente. No contexto atual contamos com laboratórios de informática em escolas públicas e privadas, mas ainda existe a demanda de meios, produtos e métodos para usufruir destas oportunidades [...]. 
LEITE, M D; PESSOA, C A; FERRAZ, M C;  BORBA, R E. Softwares educativos e objetos de aprendizagem: um olhar sobre a análise combinatória. X Encontro Gaúcho de Educação Matemática Comunicação Científica, jun. 2009, Ijuí/RS. Disponível em: http://www.ifesp.edu.br/ik/images/documentos/diver.... Acesso em: 03 Mar. 2018.
Com base no fragmento acima, responda: o que são softwares educativos?
Alternativas:
a)
São apostilas e livros digitalizados para uso de professores e alunos.
b)
São programas de computador desenvolvidos para uso no processo de ensino e aprendizagem.
Alternativa assinalada
c)
São vídeos e áudios disponíveis na internet para uso de alunos no processo de aprendizagem.
d)
São computadores disponíveis em escolar para uso no processo de ensino.
e)
São programas de computador usados por professores para a preparação de aulas.

Outros materiais