Buscar

Liderança e Motivação exercicio 2

Prévia do material em texto

Liderança e Motivação
Painel
Minhas disciplinas
Liderança e Motivação
Exercício de Fixação 2
Exercício de Fixação 2 (E2)
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	terça, 29 Mai 2018, 08:19
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 29 Mai 2018, 09:13
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O estudo da motivação individual para o trabalho tem origem na Teoria Comportamental da Administração, também chamada behaviorismo (a palavra inglesa behavior significa “comportamento”). Essa abordagem surgiu no final da década de 1940. Junto com a Teoria das Relações Humanas, representou forte oposição à Teoria Clássica que considerava o homem parte integrante da máquina industrial, ligado à função econômica da empresa (produzir bens ou serviços), sem prestar atenção a aspectos psicológicos da natureza humana, ou seja, à função social das organizações (satisfazer necessidades). Essa teoria justifica, por exemplo, que um gestor que deseje aumentar o grau de camaradagem entre os participantes de sua equipe, para que pratiquem a colaboração e a reciprocidade com vistas ao atingimento das metas organizacionais, invista em ações de socialização como confraternização, happy hour, comemoração dos aniversários do mês etc. Segundo (ROBBINS, 2005), para motivar uma pessoa, é preciso saber em que nível da hierarquia ela se encontra no momento. A ideia é oferecer algo compatível com os interesses do nível em que ela está ou com o imediatamente superior.
A Teoria dos Dois Fatores foi criada por Frederick Herzberg e preconiza que dois tipos de fatores orientam o comportamento do indivíduo no trabalho, que são:
Escolha uma:
a. Segurança e sociais.
b. Higiênicos e estruturais.
c. Higiênicos e motivacionais.
d. Estima e sociais.
e. Higiênicos e segurança.
Feedback
A resposta correta é: Higiênicos e motivacionais..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Frederick Herzberg criou a Teoria dos Dois Fatores e preconiza que dois tipos de fatores orientam o comportamento do indivíduo no trabalho: higiênicos e motivacionais. Os fatores higiênicos estão localizados no ambiente que rodeia a pessoa e por isso são chamados “_______________”. São superficiais, decididos pela empresa e fogem ao controle do indivíduo. Eles evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação duradoura (ROBBINS, 2005). Os fatores motivacionais estão relacionados com a natureza das atividades que a pessoa exerce no trabalho. Envolvem sentimentos de realização profissional, identificação com as tarefas, valorização e reconhecimento. Por isso, são também chamados fatores ______________. São internos e podem ser controlados pelo próprio indivíduo. A motivação que eles provocam é profunda e estável.
Com base nas informações complete as lacunas acima na ordem correta.
Escolha uma:
a. Extrínsecos e intrínsecos.
b. Higiênicos e motivacionais.
c. Extrínsecos e inerentes.
d. Intrínsecos e extrínsecos.
e. Controlados e inerentes.
Feedback
A resposta correta é: Extrínsecos e intrínsecos..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O estudo da motivação humana, iniciado com as abordagens clássicas, na década de 1940, tem agregado novas teorias com o passar do tempo. Em razão de considerarem a motivação dos trabalhadores sob diferentes perspectivas, tais abordagens acrescentam às anteriores elementos complementares para a compreensão da motivação. Aspectos como a recompensa, a crença na própria competência, as metas e as intenções do indivíduo são exemplos de enfoques que as abordagens contemporâneas das teorias motivacionais consideram.
A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, classifica as necessidades humanas em cinco níveis. Necessidades Fisiológicas e de segurança são consideradas primárias; necessidades sociais, de estima e de autorrealização são reconhecidas como secundárias. Quando satisfaz as necessidades primárias, o indivíduo passa a desenvolver as secundárias.
No seu esforço de sintetizar os cinco níveis da Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, Clayton Alderfer, psicológico americano e pesquisador da Universidade de Yale, nos Estados Unidos elaborou a ERG que é a é a sigla para as palavras inglesas Existence, Relatedness e Growth, que, respectivamente, significam:
Escolha uma:
a. Excelência, relacionamento e desenvolvimento.
b. Existência, relacionamento e crescimento.
c. Existência, relacionamento e desenvolvimento.
d. Existência, intrínsecos e extrínsecos.
e. Excelência, liderança e crescimento.
Feedback
A resposta correta é: Existência, relacionamento e crescimento..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
"Muitas pessoas buscam entender os segredos da arte de liderar uma equipe. Entretanto, ser um líder é algo muito mais inconsciente e automático do que somente assumir as responsabilidades.Sob pressão, o líder é aquele que precisa definir as melhores soluções de maneira rápida e espontânea. Mas… como os líderes sabem tomar as melhores decisões? O processo de determinar com convicção o desfecho de uma situação imprevista está relacionada com o acúmulo de experiências adquiridas de circunstâncias cotidianas. Depois de tantas vezes, eles tornam-se imunes à pressão e intuitivos em elaborar estratégias. Os líderes mais bem-sucedidos são aqueles que tomam decisões instintivas.
"Dicas profissionais Disponível em: https://www.nibo.com.br/blog/15-atitudes-para-ser-um-lider-de-sucesso/.
Os líderes do século XXI precisam desenvolver diversas competências. Segundo Oliveira e Marinho (2006), temos as competências abaixo. Leia as competências aqui dispostas e relacione as colunas.
1 - Competências pessoais e educacionais.
2- Competências Interpessoais.
3- Competências Organizacionais.
4- Competências Cognitivas.
5 - Competências Profissionais.
( )Nesta competência o líder soluciona problemas e toma decisões.
( )Nesta competência o líder adota fundamentos éticos e responsabilidade social além de aplicar teorias e estratégias de aprendizagem.
( )Nesta competência o líder implementa mudança , cria e inova para promover desenvolvimento organizacional.
( )Nesta competência o líder valoriza o desenvolvimento das pessoas, trabalho em equipe, relacionamento e comunicação interpessoal.
( )Nesta competência o líder conhece os fundamentos e teorias de liderança.
Escolha uma:
a. 5, 1, 3, 2, 4.
b. 4, 1, 3, 2, 5.
c. 5, 3, 1, 2, 4.
d. 1, 2, 3, 4, 5.
e. 5, 1, 1, 3, 4.
Feedback
A resposta correta é: 5, 1, 3, 2, 4..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
As pessoas se motivam de formas e em intensidades diferentes diante das situações que compõem a realidade da vida humana. Segundo (BOCK et al., 2011) Esta ciência defende que a motivação é um estado psicológico em que a pessoa se encontra energizada e interessada por algo com tal peso, valor ou significado que faz com que ela dirija seu comportamento no sentido de obtê-lo.
Podemos observar que aquilo que mobiliza você não necessariamente atrai outras pessoas, sendo assim, o que faz com que uma pessoa queira determinada coisa e não outra? A motivação acontece quando o indivíduo percebe que algo é potencialmente capaz de satisfazer uma necessidade que ele tem e, então, decide conduzir seu comportamento no sentido de conquistar esse objeto (coisas, pessoas, sentimentos etc.). A relação entre esses dois elementos é íntima e intensa.
Com base no contexto acima o que gera a motivação?
Escolha uma:
a. Conquistas.
b. Necessidades.
c. Processos.
d. Formas.
e. Intensidade.
Feedback
A resposta correta é: Necessidades..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo (ROBBINS, 2005, p. 132), motivação humana é “[...] o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta”; Neste caso, a meta é a necessidade pessoal. Já a motivação para o trabalho é definida como “[...] o processo pelo qual o comportamento é mobilizado e sustentado no interesseda realização das metas organizacionais” (DUBRIN, 2008, p. 110). Aqui as metas expressam as necessidades da organização. Tanto as pessoas quanto as organizações constroem expectativas quanto ao que realizam. As expectativas funcionam como combustível para a motivação. Há expectativas que são pactuadas por meio de contratos (de trabalho; de prestação de serviços; de compra e venda), imposição de metas (na escola; no trabalho) e outros mecanismos. Com base nas informações, assinale a afirmativa: “Existem também aquelas que permanecem implícitas, que compõem o que chamamos de contrato _______________. O Contrato_________________ é um fenômeno que ocorre sempre que duas ou mais partes se unem para satisfazer necessidades mútuas (LIMONGI-FRANÇA, 2006).
Escolha uma:
a. Comportamental.
b. Psicológico.
c. Organizacional.
d. Motivacional.
e. Situacional.
Feedback
A resposta correta é: Psicológico..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É possível que um indivíduo seja rotulado como motivado ou desmotivado. No entanto, é necessário ser cauteloso a esse respeito. É mais apropriado considerar situações que geram maior, menor ou nenhuma motivação no indivíduo. Nem tudo gera de forma equivalente nas pessoas a disposição por movimentar-se (comportar-se) com a mesma intensidade, na direção de um objeto que satisfaça as necessidades delas. O processo motivacional contém elementos de diferentes ordens e que impactam a conduta do indivíduo (BOCK et al., 2011).
A relação entre motivação e conduta está representada na figura a seguir.
Com base nas informações, existem três tipos que influenciam a motivação, são eles:
Escolha uma:
a. Biológicos, Motivação, Cognitivos.
b. Ecológicos, Motivação, Conduta.
c. Biológicos, Ensinados, Cognitivos.
d. Biológicos, Aprendidos, Cognitivos.
e. Motivação, Conduta, Comportamento.
Feedback
A resposta correta é: Biológicos, Aprendidos, Cognitivos..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Podemos dizer que na vida profissional temos diversas situações, queremos conquistar a admiração do chefe e dos colegas, construir uma carreira de sucesso, ser reconhecidos como bons profissionais, ser promovidos, receber salários melhores, contribuir para os resultados da organização, superar desafios, desenvolver novas competências etc. É ao redor da obtenção dessas conquistas profissionais que, em geral, definimos como agir, como nos preparar, que opções escolher et~ Para vencer esse desafio, é necessário direcionar esforços no sentido de compreender a dimensão subjetiva do ser humano.
Segundo (HOLANDA, 1986, p. 1.164).”é o “[...] conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo”:
Escolha uma:
a. Planejamento.
b. Admiração.
c. Situações.
d. Vida.
e. Motivação.
Feedback
A resposta correta é: Motivação..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
"Liderança é competência que requer inúmeros conhecimentos, habilidades e atitudes para fazer com que os objetivos sejam atingidos, por meio de pessoas inspiradas. De maneira resumida, é conseguir retirar o que há de melhor em cada membro da equipe, em prol de resultado que é esperado e desejado pela instituição em que o trabalho acontece."BORTOTTO,C. As doze competências da liderança.
Disponível em: http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/8266/as-doze-competencias-da-lideranca.html#
O mundo já conheceu vários líderes. Alguns destes líderes serão mencionados abaixo. Relacione as colunas do líder de acordo com a sua história de competência.
1 - Steve Jobs.
2- Abílio Diniz.
3- Silvio Santos.
4- Bill Gates.
( ) Este líder é obsessivo por detalhes da área técnica, sendo metódico e centralizador. Este tipo de comportamento prejudica o crescimento da empresa.
( ) É conhecido como o gênio que revolucionou áreas distintas e fez a Apple a empresa mais valiosa do mundo. Teve como características marcantes o alto padrão de exigência, o perfeccionismo e a capacidade única de colocar em funcionamento equipamentos e tecnologias nunca antes imaginados. Ele ofertava equipes de alta performance, com pessoas que se complementavam para executar e aprimorar suas ideias.
( ) Este líder costuma ser adorado por todos por ser carismático e animado. Em sua empresa ele valoriza o trabalho em equipe e gera resultados pelo poder do discurso.
( ) Este líder nunca teve tempo a perder e sempre teve domínio da situação. Devido a sua rapidez a empresa por ele liderada foi mais eficiente em momentos críticos. Infelizmente este líder criou uma dependência muito grande em sua pessoa.
Escolha uma:
a. 4, 1, 3, 2.
b. 1, 3, 4, 2.
c. 4, 2, 3, 1.
d. 1, 4, 3, 2.
e. 1, 2, 3, 4.
Feedback
A resposta correta é: 4, 1, 3, 2..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
"Liderança é competência que requer inúmeros conhecimentos, habilidades e atitudes para fazer com que os objetivos sejam atingidos, por meio de pessoas inspiradas. De maneira resumida, é conseguir retirar o que há de melhor em cada membro da equipe, em prol de resultado que é esperado e desejado pela instituição em que o trabalho acontece."BORTOTTO,C. As doze competências da liderança.
Disponível em: http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/8266/as-doze-competencias-da-lideranca.html#.
Sobre competências de liderança, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Liderar mudanças e pessoas demandam as mesmas competências.
b. As competências básicas podem ser definidas como Gestão financeira e Gestão de pessoas.
c. A orientação para resultados visa administrar conflitos e desenvolver pessoas unicamente.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Competência é um conjunto de habilidades técnicas, comportamentais, traços e qualidades pessoais.
Feedback
A resposta correta é: Competência é um conjunto de habilidades técnicas, comportamentais, traços e qualidades pessoais..
Parte inferior do formulário

Outros materiais