Buscar

extinção de contrato nas formas atípica

Prévia do material em texto

Extinção da Empresa
Em caso de extinção da empresa ou de uma de suas filiais, o empregado fará jus a todos os direitos previstos na CLT, tendo em vista que não foi ele quem deu causa à cessação do contrato de trabalho.
Ocorrendo motivo de força maior que determine a extinção da empresa, ou de um dos estabelecimentos em que trabalhe o empregado é assegurada a este, quando despedido, uma indenização na forma seguinte:
 I - sendo estável, o direito de haver do empregador uma indenização, paga na base da maior remuneração que tenha percebido na mesma empresa.  A indenização devida pela rescisão do contrato por prazo indeterminado será de um mês de remuneração por ano de serviço efetivo, ou por ano e fração igual ou superior a 6 (seis) meses.;
II - não tendo direito à estabilidade, metade da que será devida em caso de rescisão sem justa causa;
III - havendo contrato por prazo determinado, reduzida igualmente à metade.
Quando ocorrer demissão por força maior, o empregador depositará na conta vinculada do trabalhador no FGTS reconhecida pela Justiça do Trabalho, 20% do montante de todos os depósitos realizados na conta vinculada durante a vigência do contrato de trabalho, atualizados monetariamente e acrescidos dos juros respectivos.
Falência do Empregador
Em casos de falência do empregador, o empregado fará jus a todos os direitos trabalhistas, como se houvesse sido dispensado. Os riscos do negócio não podem ser transferidos para o trabalhador. O síndico, todavia, pode preferir continuar o contrato de trabalho dos empregados do falido. Os contratos bilaterais não se resolvem pela falência, onde inclusive, podem ser cumpridos pelo administrador judicial se o cumprimento reduzir ou evitar o aumento do passivo da massa falida ou for necessário à manutenção e preservação de seus ativos, mediante autorização do Comitê.
O contratante pode interpelar o administrador judicial, no prazo de até 90 (noventa) dias, contado da assinatura do termo de sua nomeação, para que, dentro de 10 (dez) dias, declare se cumpre ou não o contrato. O empregado neste caso terá os mesmos pagamentos rescisórios devidos na rescisão sem justa causa, incluindo o aviso prévio.
Os créditos trabalhistas de natureza estritamente salarial vencidos nos 3 meses anteriores à decretação da falência, até o limite de 5 salários-mínimos por trabalhador, serão pagos tão logo haja disponibilidade em caixa.
Ocorrendo a extinção do contrato decorrente de factum principis, ou seja, a paralisação do trabalho ou seu implemento resultante de uma ordem ou proibição emanada de autoridade pública, como, por ex., a desapropriação, o empregado terá direito ao pagamento das verbas rescisórias pela entidade governamental que emitiu o ato.
Aposentadoria
Uma das formas de cessação do contrato de trabalho é pela aposentadoria do empregado. Se o empregado continuar trabalhando, há a formação de um novo contrato de trabalho. No Direito Comparado, há legislações que consagram a extinção do contrato de trabalho quando o empregado pede aposentadoria, embora algumas delas não mencionem a possibilidade de o empregado continuar a trabalhar na empresa.
É trintenária a prescrição do direito de reclamar contra o não recolhimento da contribuição para o FGTS, observado o prazo de 2 anos após o término contratual.
A cessação do contrato de trabalho em razão de aposentadoria espontânea do empregado exclui o direito ao recebimento de indenização relativa ao período anterior à opção. A realização de depósito na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, de que trata o § 3º do art. 14 da Lei nº 8.036, de 11.05.1990, é faculdade atribuída ao empregador.
No tocante acerca do tempo de serviço do empregado, quando readmitido, serão computados os períodos, ainda que não contínuos, em que tiver trabalhado anteriormente na empresa, salvo se houver sido demitido por falta grave, recebido indenização legal ou se aposentado de forma espontânea. 
A aposentadoria por idade será devida, ao segurado empregado, inclusive o doméstico, a partir, da data do requerimento, quando não houver desligamento do emprego ou quando for requerida após a data do desligamento do emprego, quando requerida até essa data ou até 90 dias depois dela. A aposentadoria em razão da idade pode ser requerida pela empresa, desde que o segurado empregado tenha cumprido o período de carência e completado 70 anos de idade, sendo do sexo masculino, ou 65 anos, em se tratando do sexo feminino, sendo compulsória, caso em que será garantida ao empregado a indenização prevista na legislação trabalhista, considerada como data da rescisão do contrato de trabalho a imediatamente anterior à do início da aposentadoria. Por fim, com aposentadoria, o INSS autoriza o levantamento do FGTS pelo empregado.
Morte do Empregador
Nos casos de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho.
Tendo em vista que não se trata de pedido de demissão, mas sim de motivo justificado para a rescisão no qual acarreta o pagamento de todas as verbas rescisórias, inclusive o aviso prévio, como se a dispensa fosse injusta.
ADRIANO CESAR FRANCO CARDOSO
EXTINÇÃO DA CLT
Formas Atípicas Da Extinção Da CLT
Belém-Pará
2018

Mais conteúdos dessa disciplina