Buscar

Academia da saúde (SUS)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Programa Academia da Saúde é um serviço da Atenção Básica e deve promover a articulação com toda a rede de atenção à saúde do SUS, bem como com outros serviços sociais realizados na respectiva região. Além dos profissionais mínimos da equipe, o Distrito Federal e os Municípios poderão acrescentar profissionais de outras áreas de conhecimento para o desenvolvimento de atividades afins aos objetivos, princípios do Programa Academia da Saúde.
Esse programa adota uma concepção ampliada de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social, econômico, político e cultural sobre a saúde. Por isso, apesar do nome, o Programa não se restringe a realização de práticas corporais e atividades físicas e promoção da alimentação saudável. Mais do que isso, os polos foram concebidos como espaços voltados ao desenvolvimento de ações culturalmente inseridas e adaptadas aos territórios locais e que adotam como valores norteadores de suas atividades o desenvolvimento de autonomia, equidade, empoderamento, participação social, entre outros. 
O Programa Academia da Saúde será implantado pelas Secretarias de Saúde do Distrito Federal e dos Municípios, com o apoio das Secretarias Estaduais de Saúde e do Ministério da Saúde.
 
Objetivos:
 Este programa tem como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida.
 São princípios do Programa Academia da Saúde:
“A nossa preocupação é a qualidade de vida da população, através da promoção da saúde. São muitos os benefícios que a atividade física traz e aqui nós conseguimos trabalhar o corpo e a mente. Além da atividade, aqui a gente ri, a gente brinca, é uma vivência muito boa e isso tem ajudado na diminuição do estresse de alguns usuários. É gratificante, em tão pouco tempo, já poder ver os resultados positivos”, enfatiza a educadora física.
Relato de frequentadora da Academia da Saúde:
“Ter essa academia aqui está sendo maravilhoso. Eu sentia muitas dores nas pernas e depois que eu comecei as atividades as dores acabaram. Já perdi mais de três quilos desde a inauguração. Eu me sentia cansada, não conseguia subir uma escada e minha pressão estava alta, mas em poucos dias já me sentindo bem melhor e até minha pressão controlou. Pela manhã venho e me exercito nas máquinas e a tarde venho para o aulão com as professoras. Eu indico para todos os meus vizinhos e aos poucos eles estão vindo”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais