Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

CESVALE | CENTRO DE ENSINO SUPERIOR VALE DO PARNAÍBA
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS COM COACHING
DISCIPLINA: METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
DOCENTE: CLÉZIA MARIA BENTO
O PAPEL DO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS NA MOTIVAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO MODERNA.
FLÁVIA ARAÚJO DOS REIS
TERESINA – PI
2017
CESVALE - Curso de Especialização 
Carga Horária: 30 h/a
Professoras: Clézia Maria Coutinho Bento
Data: 05.08.17
DELINEAMENTO DA PESQUISA
ALUNO(A): FLÁVIA ARAUJO DOS REIS
TÍTULO DO PROJETO (1,0)
O PAPEL DO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS NA MOTIVAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO MODERNA.
1 PROBLEMA DE PESQUISA (1,0)
Dentro do contexto da organização moderna, de que forma o profissional de Recursos Humanos pode auxiliar diretamente na motivação dos colaboradores?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL (1,0)
a) Identificar e reconhecer os impactos positivos causados por uma gestão de recursos humanos eficaz.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS (1,0)
a) Detectar os problemas mais comuns dentro das organizações que podem ser considerados agentes causadores da ausência de motivação dos colaboradores.
b) Verificar como algumas teorias da Administração podem enriquecer processos motivacionais eficientes dentro de organizações modernas.
c) Analisar e desenvolver métodos eficientes e eficazes junto aos colaboradores, estabelecendo metas que efetivem a motivação como um valor da organização.
3 HIPÓTESES DE ESTUDO (1,0)
a) O gestor de Recursos Humanos pode ser considerado um agente transformador no que tange a motivação das organizações, partindo do principio de que é necessário criar métodos que despertem o prazer pelo trabalho.
b) O gestor de Recursos Humanos, no uso de suas competências profissionais para estabelecer um clima organizacional favorável a fim de estabelecer boas relações profissionais com todos os departamentos da organização. 
4 METODOLOGIA 
4.1 MÉTODOS (NATUREZA DO ESTUDO; TIPO DE PESQUISA) (1,5)
Os dados serão coletados através de pesquisa bibliográfica em livros, revistas especializadas, sites especializados, com o objetivo de reunir todo embasamento necessário para construção dos objetivos que pretendem-se alcançar. Serão pautados algumas teorias que justifiquem a temática, a fim de sustentar os objetivos específicos da pesquisa. Por sua vez, a pesquisa de campo consistirá no acompanhamento semanal, nos períodos de agosto/setembro – 2017, junto a colaboradores de organizações aleatórias, a fim de coletar informações que sejam relevantes para o estudo.
 
4.2 CENÁRIO E PARTICIPANTES DO ESTUDO (1,0)
O cenário – Organizações privadas que possuem departamento de recursos humanos, atuante.
Participantes do Estudo – Colaboradores com alto rendimento, com baixo rendimento e rendimento moderado, de acordo com o questionário a ser aplicado ao universo de pesquisa.
 
4.3 COLETA DE DADOS (1,0)
A coleta de dados será feita por meio de entrevista, dividindo-se em qualitativa e quantitativa. Na qualitativa serão feitas pequenas entrevistas com colaboradores que responderão a um questionário que são importantes para a coleta de dados. Na etapa quantitativa, o filtro será realizado, seguindo critérios de gênero (masculino/feminino), idade, ramo de atuação da organização, etc.
 
4.4. ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS (1,5)
A análise de resultados reúne todo material para que sejam coletados o que há de relevante ou não, e assim, ser utilizado na conclusão da pesquisa. Reúne as respostas para os questionamentos do objetivo geral e do objetivo específico gerando embasamento para o que é proposto na problemática. Quanto a organização, seguirá uma sequencia de informações conforme andamento da pesquisa, mostrando como se comporta a evolução da mesma, com o propósito de mostrar unidade nas etapas.