Buscar

3 avaliando geog e hist

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201605067320)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Cavalcante (2002, p. 57) nos dar exemplo de como podemos trabalhar a cidadania na Geografia tendo como referência o espaço urbano. A autora afirma que ¿A cidade é, para crianças e jovens em idade escolar, em primeiro lugar, a sua moradia, o seu abrigo. É o lugar onde as pessoas produzem a vida cotidiana mais elementar, em casa, em sua privacidade, na convivência dos seus amigos e familiares. Esse aspecto afetivo da moradia é tão fortemente vivido por crianças e jovens que chega a ser fator predominante em sua definição de lugares em que gostariam de morar¿. O que a autora nos permitiu refletir sobre cidadania e a cidade?
		
	
	A cidade e cidadania é um lugar sem identidades e sentidos porque a vida na cidade impõe um ritmo de vida carregado de estrese.
	
	A cidade é palco de violência urbana, por isso devemos impor os direitos de cidadania.
	
	A cidade é uma representação poética e poesia está diretamente relacionada a cidadania.
	 
	A cidade no olhar das crianças e jovens permite um sentimento de pertencimento e de identidade do lugar em que vivem, tendo o fator afetivo como causa desses sentimentos no seu cotidiano.
	
	A cidade é cheia de vida e alegria, por isso deve todo morador ter direito ao lazer.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201605067066)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na tentativa de ligar a crise do Estado ao dilema do ensino, postulando o direito a aprender, cabe constatar ainda situações histórico-concretas, nas quais se situam essas questões. A extensão de certas relações à escala do planeta, com imposição de relações de troca no mercado mundial, produz essa mundialização que é, em grande medida, uma vitória do capitalismo como formação social, devido à sua prodigiosa adaptação. Mas sobra uma contradição. Que contradição é essa?
Assinale a alternativa correta.
		
	
	A separação entre o nacional e o internacional, dimensões não percebidas pelo olhar local.
	
	A hierarquia entre os poderes municipal, estadual e federal, que não atuam na construção da paisagem.
	
	A contradição entre o local e o mundial, porque as pessoas afirmam uma ligação forte com o local.
	 
	A contradição entre o internacional e a globalização, por que ela não tem abrangência homogênea.
	
	A oposição entre o capitalismo e o socialismo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201605067334)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Tendo o processo de alfabetização em Geografia e História, assinale as alternativas verdadeira sobre esse tema que enfatiza princípios ou temas geradores e significantes nos anos iniciais do ensino fundamental I. I - O processo de alfabetização em Geografia e História, é essencial nesse momento lembrar que os alunos traz com eles conhecimentos prévios adquiridos junto aos familiares e ao ambiente que vive. II - Ao trabalhar um tema gerador no processo de relações espaciais e temporais, seja o lugar, tempo, paisagem, região, sociedade, identidade, cultura, semelhanças e diferenças é necessário habilidades para estruturar o pensamento lógico da criança. III ¿ O processo de alfabetização em Geografia e História não exige habilidades na escrita e na oralidade das crianças.
		
	
	Alternativas I e III estão corretas,
	
	Apenas a alternativas I está correta.
	 
	Alternativas I e II estão corretas.
	
	Alternativas II e III estão corretas.
	
	Alternativas I, II, e III estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201605067316)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No ensino da Geografia nas séries iniciais, os desenhos podem servir para aferir na criança a aquisição da linguagem gráfica/cartográfica e as noções a ela associados, como, por exemplo:
		
	
	desenvolvimento e prática do fazer artístico;
	
	design gráfico, ilustração, linguagem tridimensional e sintaxe visual;
	
	manifestação estética e linguagem expressiva.
	
	psicologia da percepção e vivência artística;
	 
	representação, perspectiva, localização, escala e organização estruturação do espaço;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201605067340)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O momento de sistematização da Geografia como ciência, teve como influencia a corrente filosófica positivista como método de pesquisa e investigação nos estudos geográficos. Foram nessa concepção filosófica e metodológica que os geógrafos vão buscar procedimentos metodológicos e orientações gerais para os estudos. Assinale a alternativa que não condiz com o método positivista para os estudos geográficos.
		
	 
	Ao estudar e pesquisar Geografia por meio do método positivista geógrafos e estudantes tinha como procedimento inicial era observar o espaço em seguida descrever as características naturais e humanas, criticar, comparar e por em questão os termos da relação do homem com a natureza tendo a dialética como suporte filosófico e sociológico.
	
	O positivismo enquanto metodologia de investigação caracteriza-se em observar e descrever paisagens naturais e fatos sociais ou humanos
	
	A corrente filosófica positivista é uma corrente não dialética, pelo fato de que não se compara ou questiona os fatos geográficos semelhantes e diferentes que foram descritos e catalogados nas pesquisas.
	 
	Apesar da corrente positivista ter sido fundamental para os estudos da Geografia tradicional, esse método de ensino ainda está presente no ensino de Geografia contemporâneo,
	
	A metodologia de estudo positivista de investigação da Geografia como ciência além de traduzir descrever paisagens consiste também em catalogar as informações sistematizando as informações nos livros e enciclopédias de Geografia.

Outros materiais