Buscar

Estudo de caso criatividade e inovacao organizacional

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Clara dos Santos
Trabalho da disciplina Criatividade e inovação organizacional
Tutor: Prof. Celia Lima Paradela 
Florianópolis, SC
2018
Estudo de Caso: 
Netflix
REFERÊNCIA: SHIH, Willy. KAUFMAN, Stephen. SPINOLA, David. HARVARD BUSINESS SCHOOL - 610-P02, 27 DE ABRIL DE 2009.
O artigo relatado demonstra a trajetória de crescimento de uma das maiores provedoras de filmes online, a Netflix. Fundada em 1997 por Reed Hastings, foi a pioneira em locação de online de DVDs e com o intuito de atrair clientes a Netflix oferecia a entrega dos dvds à domicílio à sua crescente base de usuários.
Em 1998, os filmes disponíveis para aluguel em lojas de vídeos eram em formato de fitas VHS. Diante disso, a Netflix optou em concentrar seu foco em acompanhar as novas tecnologias, como os novos adquirentes de aparelhos de DVD.
Uma das dificuldades enfrentadas pela fornecedora de filmes era o tempo de entrega dos vídeos. Desta desvantagem Hastings acreditava que migrar para um serviço de assinatura pré-pago poderia oferecer maior comodidade aos seus clientes, uma vez que permitiria a disponibilidade de filmes em casa o tempo todo.
Apesar de atuar como pequeno participante no mercado de locação de vídeos, a Netflix investiu em estoque de filmes para que se construísse uma biblioteca mesmo de produções mais antigas. Nesta fase, a empresa ainda não tinha qualquer relação com grandes estúdios. Foi necessária prudência na estocagem de filmes novos, devido ao custo e a baixa disponibilidade dos filmes para aluguel pelos usuários. Ted Sarandos, diretor de conteúdo passa a fazer parte da equipe da Netflix e tem sua atuação direta na negociação com grandes estúdios. 
Em 2001 novamente prazos de entregam passam a ser uma desvantagem, pois obtinha apenas um centro de distribuição (CD). Surgiu então, a necessidade de negociação com os Correios, para que interceptassem as mercadorias e as enviassem ao CD.
Em pouco tempo a Netlifx abriu novos CDs por todos os Estados Unidos. Aliado a facilidade de entrega, mudanças nos preços e nos custos diretos foi possível chegar a rentabilidade, e então consolidar o modelo de negócio. A partir deste momento, a empresa passou a fortalecer ainda mais sua base de assinantes.
Neste nicho de mercado, três características eram mais valorizadas: 1)conveniência 2)valor e 3)seleção. A Netflix conseguiu alcançar este patamar de exigências do mercado e passou a concorrer diretamente com as locadoras de varejo de vídeo em todo o território. O tempo de entrega sempre muito considerado pelos clientes, se transformou na principal medida de satisfação.
Em 2006, a Netflix evoluiu com seus esforços em marketing e começou a se erguer a partir de dois pontos: ao mesmo em que criava sua biblioteca de vídeos já lançados, por grandes estúdios, a empresa passou a ser reconhecida como referência na distribuição de filmes ainda não estreados. 
Simultaneamente ao crescimento da empresa, era visível a movimentação de clientes a partir de desistências de assinaturas. Para a Netflix, criar um planejamento para manter seus clientes ou aguardar que retornassem, era mais rentável que tentar captar novos assinantes. Resumidamente, para administradores, aproveitar as oportunidades que seus clientes atuais apresentam, agregando mais valor aos seus serviços, é uma excelente forma de melhorar a lucratividade.
De nada adianta uma carteira volumosa de assinantes e esquecer da qualidade no serviço, é necessário acompanhar o desenvolvimento acelerado da tecnologia. A empresa sofriam com as novas limitações, são elas: tecnologia e disponibilidade de conteúdo. 
Ao mesmo tempo em que desenvolvia seu negócio principal de locação online a Netflix se preparou por anos e investiu massivamente para iniciar a transmissão de vídeos online aproveitando as facilidades que a tecnologia proporcionava, como conectar computador e televisão para assistir filmes, mesmo estando longe dos objetivos iniciais da organização.
Para implementar tal novidade, alguns projetos foram estudados e a ideia vencedora preconizava que seria necessário criar um serviço totalmente independente com vídeos online, para maximizar seus lucros. 
Mesmo com a incerteza do negócio e ainda dependente de certas tecnologias como a conectividade, Hastings arriscou, pois acreditava que a percepção de seu serviço pelos clientes é quem ditaria o rumo do sucesso da Netflix. 
Atualmente a Netflix é uma provedora de filmes, series, peças de stand up, documentários e desenhos online, de abrangência global. Conta com cerca de 100 milhões de assinantes e está em constante aprimoramento nas aplicações e na sua programação. 
Podemos concluir deste estudo de caso que os riscos são inerentes a qualquer tipo de negócio. A insegurança também tem sua cota, pois ela surge do momento em que são feitas comparações com o que se tem agora e com o que pode vir a ter, após a mudança. Hastings foi criativo e diante uma oportunidade arriscou, e no momento certo seu negócio alavancou. 
�

Continue navegando