Buscar

Cemento: Função e Constituição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cemento
Função: Insere as fibras do ligamento periodontal da raiz ao osso alveolar, e contribui para o processo de reparação após o dano na superfície radicular, compensar o desgaste oclusal através do seu crescimento contínuo que ocorre no terço apical.
Constituição: Material orgânico e água: 50 a 55% (fibras colágenas intrínsecas e proteínas conjugadas a polissacarídeos e pelas fibras colágenas extrínsecas).
Material inorgânico: 45 a 50% (sais de carbonato e fosfato de cálcio, depositados na forma de cristais de hidroxiapatita).
Formação do cemento (cementogenese): A cementogénese ocorre quando há desintegração da bainha radicular de Hertwig. A desintegração da bainha permite que as células indiferenciadas do saco dentário contactem com a superfície dentinária, induzindo a diferenciação destas células em cementoblastos imaturos. Os cementoblastos cobrem a dentina radicular e iniciam a cementogénese, secretando a matriz de cemento, ou cementóide. Muitos cementoblastos, ao contrário do que ocorre com os ameloblastos e odontoblastos, ficam retidos pelo cemento, tornando-se cementócitos maduros durante o final da aposição. Como resultado da aposição de cemento sobre a dentina ocorre à formação da junção dentino-cementária.
Simultaneamente à cementogénese, as células centrais da papila dentária formam a polpa dentária, um tecido rodeado pela dentina.
O que são fibras intrínsecas e extrínsecas?
Extrínsecas: Cemento que contém fibras extrínsecas, i.e. Fibras de Sharpey que estão em continuidade com as fibras principais do ligamento periodontal. As fibras originalmente produzidas pelos fibroblastos do ligamento periodontal, são consideradas "extrínsecas" do cemento. Estas fibras estão orientadas mais ou menos perpendicular a superfície do cemento e possuem papel importante na ancoragem do dente. 
Intrínsecas: Cemento que contém primeiramente fibras intrínsecas, i.e. Fibras produzidas por cementoblastos e que estão orientadas mais ou menos paralela à superfície do cemento. Esta forma de cemento está localizada predominantemente nos locais que estão sofrendo reparo, seguinte à superfície reabsorvida. Isto não possui nenhum papel na ancoragem dos dentes.
Tipos de cemento celular e acelular. Como surgem os cementocitos?
Celular: Cemento que contém cementócitos na lacuna dentro da matriz de cemento, formado após a erupção do dente e em resposta às necessidades funcionais.
Acelular: Cemento sem nenhuma célula na sua matriz, formado juntamente com a formação da raiz e a erupção do dente.
Cementocitos:
Origem do cemento intermediário: Produtos das células da bainha epitelial de hertwig.

Continue navegando