Buscar

Resposta Avaliação Teoria Geral da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva Online (A1C_94)
Para saber mais clique em Nova Avaliação Discursiva.
Questão A
Após a consolidação da Revolução industrial, o cenário econômico do mundo principalmente nos Estados Unidos, foi o grande crescimento das indústrias, tanto em número de trabalhadores como na variedade de tamanhos e formas de organização. A mão de obra utilizada era na sua maioria, de ex-camponeses sem formação para as funções.
Aliado a isso, a má utilização do maquinário e a desorganização na forma de trabalho eram grandes, aumentando a baixa produtividade, os desperdícios, à ineficiência e, também, gerando uma insatisfação geral dos operários quanto às condições gerais do trabalho.
Assim, surgiram, paralelamente, nos EUA, por meio de Frederick Taylor e, na Europa com Henri Fayol, os primeiros princípios e estudos para o estabelecimento da ciência da Administração.
Taylor tinha por objetivo aumentar a eficiência dos funcionários através do planejamento cientifico das tarefas, ou seja, ele afirmava que existia uma maneira melhor de realizar uma tarefa.
Assim, o movimento da Administração Científica se desenvolveu em algumas bases conceituais.
 
Baseado nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, explique com as suas palavras desenvolvendo argumentos sobre o conceito de “Homo economicus” ou homem econômico e sobre o estudo de tempos e movimentos.
O conceito de "Homo economicus" surge no seculo xx , por Taylo, onde o homem, naquela época era visto como um ser que só trabalhava para ganhar dinheiro,motivado por recompensa material ,finaceiras e econômicas,ou seja, poder comprar moveis melhor para sua casa,pode ter seu luxo material. Onde o homem naquela época era visto,única exclusivamente como uma cara motivado e influenciado pelo dinheiro.
Não se via, se ele tinha necessidade aprovaçao social, necessidade de um ambiente de trabalho legal,inflaestrutura boa para se trabalhar. Exclusivamente se via como uma pessoa que epanas queria ganhar dinheiro. Bastava apenas ser assalariado, Essa era a visão de Taylor. 
O estudo de tempos e movimentos, se refere a analise de trabalho ou seja, o trabalhador fazia seu trabalho de acordo com o que ele achava e pensava, da forma que ele achava que seria melhor. No entanto essa forma de fazer o trabalho do seu jeito, não se tinha eficiência alguma, devido a forma que cada um agia em suas tarefas. Quando taylo mostrou a Administração Cientifica, que o trabalho precisaria ser racional, era preciso fazer uma analise , para saber como poderia efetuar um trabalho da melhor maneira, usando um ponto chave, que era o estudo do tempos e movimentos. Estudar quais movimentos são necessários para fazer aquele trabalho e quanto tempo iria levar para fazer.
questão B
Leia o trecho de um artigo de Vanessa Vieira da revista Exame (mai. 2013).
Gestão enxuta
O modelo Toyota de produção, que prevê fazer o máximo com o mínimo de recursos, deixa o chão de fábrica e começa a chegar à alta gestão.
“Nos anos 70, a Toyota se firmou como uma grande montadora mundial graças a um modelo de produção supereficiente, que eliminava desperdícios de tempo e de recursos por meio do aprimoramento contínuo de processos”. O modelo Toyota, também conhecido como Lean Manufacturing, ou produção enxuta, foi adotado por todos os concorrentes da Toyota e por muitas empresas mundo afora, sempre com o objetivo de reduzir estoques, prazos e custos.
Na estratégia de vendas diretas da Dell, por exemplo, esse modelo é imprescindível para que os computadores sejam fabricados ao gosto do cliente no menor intervalo de tempo possível. Agora, a produção enxuta deixou o chão de fábrica e começa a ser empregada também na alta gestão, em empresas como 3M, Embraer e Volkswagen. A ideia é a mesma: ganhar eficiência, aumentar o desempenho e cortar custos”.
Veja o artigo na integra em: https://exame.abril.com.br/carreira/gestao-enxuta/. Acesso 25 jan. 2018.
O Sistema Toyota de Produção baseia-se no controle da produção, feito de forma visual, pelos próprios operários. Quais são e explique com as suas palavras desenvolvendo argumentos cada um dos três conceitos básicos em que se apoia o sistema.
Sistema de produção Toyota envolve três ideias centrais, just in time,Kanban e o Kaizen. 
Just in time, onde se produz apenas o necessário, no momento necessário, na quantidade necessária,sem nenhuma produçao em execesso.
Kanban, Forma de organizar tarefas de acordo com o fluxo de trabalho que sera realizados.
Kaizen, junção de duas palavras Kai(Mudar) e Zen(para melhor), ou seja, mudar para melhor, exemplo:produzir mais gastando menos,ideia básica do Kaizen, envolvendo todos no processo.  
Tentativas permitidas: 2
Este questionário será aberto em quarta, 30 Mai 2018, 00:01
O questionário será fechado segunda, 18 Jun 2018, 23:59
Duração máxima: 2 horas
Método de avaliação: Nota mais alta

Outros materiais