Buscar

pré relatório 6 refratometria

Prévia do material em texto

Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
Centro de Ciência biológicas e da saúde
Disciplina: Fisico-Química Experimental Aplicada à Farmácia
Docente: Dauci Pinheiro Discente: 
Pré-relatório 6 – Refratometria
1- O que é índice de refração de uma substância?
O índice de refração (n) é a relação entre a velocidade da luz no vácuo (c) e do meio em questão (v), ou seja: n = c/v. Por exemplo o ar, à pressão constante, seu índice de refração varia com a temperatura, pois quanto mais quente o ar, menor será sua densidade e menor será o índice de refração. Em geral, quando a densidade de um meio aumenta, o seu índice de refração também aumenta. 
direções possíveis. No espaço entre os 2 prismas (0,1mm espessura) é colocado o líquido cujo índice de refração se deseja determinar. 
2- Diferencie refração especifica e refração molar?
A refração molar de uma substância está diretamente ligada ao índice derefração e é igual à polarizabilidade da mesma. Entende-se por polarizabilidadea facilidade de distorção da nuvem eletrônica de uma molécula. O índice derefração, ao fornecer a diminuição da velocidade da luz quando a mesmapenetra em uma substância em relação ao vácuo, quantifica o grau deinteração do campo elétrico da radiação com as moléculas da substância, aodistorcer a nuvem eletrônica das mesmas. Desta forma, a refração molar nosfornece uma medida do grau de polarizabilidade da molécula de uma substância.
3- Qual a diferença existente entre reflexão e refração?
  Refração é o desvio no percurso de um feixe de luz ao passar de um meio para outro com densidades diferentes. Por exemplo, quando a luz entra passa do ar para a água, a sua direção muda. Já a reflexão é a parcela de luz que é refletida sempre ao incindir em um meio, não importa se é um espelho, água ou ar, a luz será sempre refletida porem em intensidades diferentes. Se fizer incidir a luz sobre um espelho, você verá a sua reflexão.  Na teoria espelhos fazem a reflexão total e matériais tranparentes fazem refração total. Já a reflexão é a parcela de luz que é refletida sempre ao incindir em um meio, não importa se é um espelho, água ou ar, a luz será sempre refletida porem em intensidades diferentes.
4- O que é polarizabilidade?
Entende-se por polarizabilidade a capacidade de distorção da nuvem eletrônica de uma molécula. a refração molar nos fornece uma medida do grau de polarizabilidade. Ao se colocar uma substância em um campo elétrico, o grau de orientação de suas moléculas dependerá da intensidade do campo e do meio físico no qual se encontram. A este se denomina polarização permanente. A polarização eletrônica deve-se ao deslocamento da nuvem de elétrons e a polarização atômica ao deslocamento do núcleo, a combinação destas é denominada de polarização induzida. A refração molar de uma substância está diretamente ligada ao índice de refração e é igual à polarizabilidade da mesma.
2- Em geral, com que varia o índice de refração de uma substância?
Variações de temperatura e pressão alteram a densidade das substâncias, com isso, pode-se concluir que essas alterações também interferem no índice de refracção. No caso dos sólidos, essa alteração é pequena, mas para os líquidos as variações de temperatura são importantes. Já com relação aos gases, tanto as variações de temperatura como as de pressão devem ser consideradas.
6- A que se destina o refratômetro de ABBÉ? Diga quais suas partes e as funções de cada uma.
O refratômetro de ABBÉ é utilizado para medir o índice de refração e da dispersão de substâncias líquidas, plásticas e sólidas. Este instrumento possui um manejo basicamente simples, o índice de refração (nD) é lido diretamente em uma escala que vai de nD=1,3 a nD=1,7. O princípio utilizado no refratômetro de ABBÉ é o do ângulo crítico ou ângulo limite de reflexão total. Ele é composto essencialmente de quatro partes: 
Telescópio: Possui uma lente objetiva, uma ocular e um disco com linhas cruzada montado num plano focal da objetiva. Sua função é formar uma imagem da linha extrema de reflexão total, ou linha limite no plano de linhas cruzadas.
Prismas de Abbe: São dois prismas de vidro semelhantes de alto índice de refração montados em uma cavidade rodeada por uma camisa de água, de modo que se possa manter a temperatura ao redor dos prismas. A superfície exposta do prisma superior é polida enquanto que a do prisma inferior é áspera, resultando no que se chama de superfície rugosa. Esta superfície serve para dirigir a luz que chega ao prisma para todas as direções possíveis. No espaço entre os 2 prismas (0,1mm espessura) é colocado o líquido cujo índice de refração se deseja determinar.
Círculo Graduado de Cristal: Possui um microscópio para realização da leitura dos índices.
Prismas de Compensação: Também chamados de prismas de Amici, são de visão direta, as quais giram em direções opostas ao redor do eixo óptico do Telescópio. Estes prismas tornam possível a utilização do instrumento com luz branca. Embora a luz branca seja usada, o índice de refração medido, nDt , é para a linha D do sódio, 5893 Ao , porque os prismas de compensação de Amici são construídos com vidros especiais tal que a luz deste comprimento de onda não é desviada mas qualquer outra luz é desviada. 
7- Enunciar a lei de Snell-Descartes.
A Lei de Snell-Descartes também é conhecida comumente no meio físico como sendo a segunda lei da refração. Ela enuncia que: “na refração, o produto do índice de refração do meio, no qual se encontra o raio pelo seno do ângulo que esse raio forma com a reta normal à interface no ponto de incidência, é constante”. Analiticamente, pode-se escrever a seguinte fórmula: 
Na igualdade acima, se considera que n2 > n1 (ou, o que é equivalente, v2 < v1), então sen r < sen i e r < i. Podemos, então, concluir que, quando a luz passa de um meio menos refringente para um meio mais refringente, a velocidade da luz diminui e o raio luminoso se aproxima da reta normal, isto é, o ângulo que o raio luminoso forma com a reta normal diminui. 
8- Qual a finalidade do experimento?
Calcular a refração molar e específica de diferentes líquidos a partir do índice de refração obtido pelo refratômetro ABBÉ, como também verificar o índice de Brix e de refração das diferentes concentrações de soluções de sacarose.
9- O que se entende por índice de Brix?
O índice de Brix é um método utilizado para determinar a concentração de açúcar em fluidos (frutas, doces preparados, mel e outros alimentos). Nos modelos mais comuns, uma gota de fluido a analisar, por exemplo uma gota de sumo de laranja, é colocada sobre o prisma do aparelho, mudando o índice de refração em função da concentração do soluto presente no mesmo (açúcar da fruta). É usado também para medir a concentração de proteínas ou a salinidade no sangue. Tem ainda variado uso na industria, para medir líquidos anti-congelantes e outros fluidos industriais.

Continue navegando