Buscar

avaliando de nutrição

Prévia do material em texto

Exercício: SDE0132_EX_A1_201608112268_V1 
	01/03/2018 17:17:31 (Finalizada)
	Aluno(a): SINARIA ALCANTRA SILVA
	2018.1
	Disciplina: SDE0132 - NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM 
	201608112268
	 
	Ref.: 201608261281
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Os nutrientes são compostos químicos presentes nos alimentos que exercem funções importantíssimas para a manutenção da vida humana. Como não existe um alimento que contenha todos os nutrientes que precisamos, nossa dieta deve ser variada. Assinale a alternativa que NÃO representa uma função dos nutrientes:
		
	
	Fornecimento de energia.
	
	Manutenção da homeostase corpórea.
	
	Síntese tecidual.
	
	Ressíntese do ATP (adenosina trifosfato).
	 
	Reabsorção óssea.
	
	 
	Ref.: 201608389766
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As transformações observadas na sociedade contemporânea acabaram "distorcendo" muitas concepções de alimentação saudável. O comportamento alimentar humano está inserido nessas transformações. Além disso, vale a pena destacar que os alimentos e os sentidos do paladar e do olfato desencadeados por eles nos fazem voltar no tempo e recordar diversas situações e sensações, principalmente da infância. Nesse contexto está inserida a obra intitulada À la recherche du temps perdu (Em busca do tempo perdido) do famoso escritor francês Marcel Proust que faz uma viagem de volta ao passado com suas recordações da infância desencadeadas pelo gosto das madeleines acompanhadas com chá. Sobre o comportamento alimentar assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A difusão de concepções de alimentação saudável através de publicidade e propaganda não influenciam a construção dos hábitos alimentares e o comportamento alimentar na sociedade contemporânea.
	
	O comportamento alimentar humano não corresponde somente a seus hábitos alimentares, mas a todas as práticas que envolvem a alimentação como, escolha dos alimentos, conservação, preparo, crenças e tabus alimentares.
	
	A discussão sobre a construção de concepções de alimentação saudável no cenário das transformações na sociedade contemporânea ocorrem em um ritmo acelerado global.
	
	A produção de concepções de alimentação saudável se constitui como uma motivação para o consumo alimentar e para a formulação de políticas públicas de saúde que vidam a promoção da alimentação saudável e segurança alimentar.
	
	A escolaridade limita ou não o conhecimento sobre os alimentos e seu preparo, ou seja, é o senso comum sobrepondo o conhecimento científico e a situação socioeconômica tornando-se um limitante para a aquisição dos alimentos.
	
	 
	Ref.: 201608261299
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O aumento na incidência de deficiências nutricionais está relacionado a vários fatores, com EXCEÇÃO de:
		
	
	Aumento no consumo de alimentos industrializados.
	
	Aumento no consumo de dietas monótonas e repetitivas.
	 
	Diminuição no consumo de doces.
	
	Aumento na ingestão de alimentos fontes de calorias vazias.
	
	Diminuição no consumo de alimentos in natura.
	
	 
	Ref.: 201608262531
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida e o envelhecimento da população têm contribuído para o crescente aumento na incidência das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e no mundo. Assinale qual é a única CORRETA com relação a dieta nas doenças:
		
	
	No tratamento dietoterápico da hipercolesterolemia, recomenda-se preferencialmente o consumo de gordura saturada e trans em vez de gordura insaturada.
	
	No paciente com diabetes melllitus é recomendado evitar o consumo de carboidratos simples, mas a quantidade de carboidratos complexos é liberada.
	 
	As principais causas da pandemia de obesidade estão relacionadas ao estilo de vida inadequado, como hábitos alimentares incorretos e sedentarismo.
	
	A síndrome metabólica é uma complicação da artrite reumatóide.
	
	A recomendação de consumo de sal é de 12g/dia, sendo que os brasileiros normalmente não ultrapassam esses valores, fato evidenciado pelo baixo número de hipertensos.
	
	 
	Ref.: 201608261307
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O enfermeiro deve conhecer todas as etapas relacionadas à nutrição humana a fim de educar seus pacientes. A nutrição é uma ciência que estuda os alimentos, os nutrientes e a maneira pela qual os nutrientes agem no organismo humano. Várias etapas são necessárias para que o organismo humano possa utilizar adequadamente os nutrientes provenientes da alimentação. As primeiras etapas fundamentais são:
		
	 
	Escolha e preparo dos alimentos.
	
	Absorção e excreção de resíduos tóxicos.
	 
	Digestão enzimática e metabolismo.
	
	Visualização do alimento e digestão
	
	Mastigação e absorção.
	
	 
	Ref.: 201608353937
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Um dos principais focos de interesse dos estudos epidemiológicos da atualidade é a relação entre o comportamento alimentar e a mudança no perfil epidemiológico e nutricional da população brasileira. A partir de uma simples ida ao supermercado observamos os hábitos alimentares das pessoas, das famílias brasileiras que são baseados na pessoa que ficou encarregada de comprar os alimentos. Por isso, que a escolha do alimento, sem dúvida alguma, é uma das etapas mais importantes relacionadas à nutrição humana. Mas, para fazer uma boa escolha é preciso conhecer a composição nutricional dos alimentos e ter em mente as Leis da Alimentação. Sobre as Leis da Alimentação NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
		
	
	A Lei da Harmonia está relacionada à biodisponibilidade dos nutrientes, ou seja, a dieta deve fornecer uma relação harmônica entre os nutrientes para que não haja interferências na absorção.
	
	Um exemplo prático da Lei da Harmonia é o antagonismo encontrado entre o ferro e o cálcio explicando o motivo pelo qual tais nutrientes não podem ser consumidos na mesma refeição.
	
	A Lei da Quantidade está relacionada à quantidade adequada dos nutrientes para satisfazer as necessidades nutricionais, ou seja, a dieta deve fornecer a quantidade adequada dos nutrientes para satisfazer as necessidades nutricionais.
	 
	A Lei da Adequação está relacionada ao período fisiológico do organismo ao qual se destina (gestação, infância, adolescência, envelhecimento), ou seja, a dieta deve fornecer um aporte calórico acima das recomendações nutricionais relacionadas ao período fisiológico do organismo ao qual se destina.
	
	A Lei da Qualidade está relacionada à composição nutricional dos alimentos da dieta em termos qualitativos, ou seja, a dieta deve ser completa para fornecer todos os nutrientes que o organismo necessita.
	
	 
	Ref.: 201608298297
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que existe uma grande diversidade de alimentos tanto de origem animal quanto de origem vegetal. Entretanto, não existe um alimento específico que contenha todos os nutrientes. Devido a isso, nossa alimentação diária deverá ser variada e colorida para que possamos obter todos os nutrientes necessários ao organismo humano. Essa afirmação ratifica a importância de:
		
	
	Adotar uma dieta ovolactovegetariana.
	
	Substituir refeições completas por suplementos energéticos.
	
	Ingerir suplementos de vitaminas e minerais todos os dias.
	
	Ingerir repositores hidroeletrolíticos diariamente.
	 
	Conhecer a composição nutricional dos alimentos para escolher adequadamente os alimentos.
	
	 
	Ref.: 201608261255
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O hábito de não mastigar adequadamente os alimentos pode comprometer a nutrição humana. Assinale a opção que NÃO representa uma importante função da mastigação para a nutrição:Promover a síntese tecidual.
	
	Facilitar a deglutição.
	
	Facilitar a digestão.
	
	Lubrificar o bolo alimentar.
	
	Promover a salivação.
	Exercício: SDE0132_EX_A2_201608112268_V1 
	01/03/2018 17:33:49 (Finalizada)
	Aluno(a): SINARIA ALCANTRA SILVA
	2018.1
	Disciplina: SDE0132 - NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM 
	201608112268
	 
	Ref.: 201608268123
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Qual a vitamina que auxilia na absorção do ferro de origem vegetal?
		
	
	vitamina A
	
	vitamina E
	
	vitamina K
	
	vitamina B6
	 
	vitamina C
	
	 
	Ref.: 201608270919
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As fibras correspondem a todos os polissacarídios vegetais e ligninas resistentes à hidrólise pelas enzimas digestivas humamas. Com relação às fibras alimentares são feitas as seguintes afirmações: I-A fibra solúvel acelera o esvaziamento gástrico e aumenta a taxa de absorção de carboidratos. II-Tanto a fibra solúvel quanto a insolúvel diminuem o volume do bolo fecal e dão maior rigidez as fezes. III-As fibras insolúveis aceleram o trânsito intestinal, prevenindo a constipação intestinal. Assinale a alternativa CORRETA com relação aos efeitos fisiológicos das fibras.
		
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	 
	Somente a alternativa III está correta.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201608261737
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Após uma refeição gordurosa determinadas moléculas são sintetizadas para que os lipídios exógenos, ou seja, os que vieram da dieta, sejam transportados na corrente sanguínea após sua absorção a nível intestinal. Indique a alternativa que apresenta o nome e o tipo dessas moléculas:
		
	
	Lipoproteínas; LDL-colesterol.
	
	Lipoproteínas; HDL-colesterol.
	
	Lipoproteínas; VLDL-colesterol.
	
	Albumina; ácidos graxos.
	 
	Lipoproteínas; quilomícrons.
	
	 
	Ref.: 201608315223
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A deficiência de ferro é considerada a carência nutricional de maior prevalência mundial. Os grupos mais suscetíveis a este tipo de deficiência são:
		
	
	Escolares e homens adultos.
	
	Homens adultos e nutrizes.
	 
	Lactentes que não receberam o leite materno, pré-escolares, adolescentes e gestantes.
	
	Mulheres adultas e lactentes menores de 6 meses de idade em aleitamento materno exclusivo.
	
	Lactentes menores de 6 meses de idade em aleitamento materno exclusivo e adolescentes.
	
	 
	Ref.: 201608261795
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A infância é uma fase no ciclo da vida fundamental para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Dietas monótonas, repetitivas, coloridas artificialmente e ricas em "calorias vazias" encontradas nas balas, doces e refrigerantes fazem com que o índice de obesidade infantil aumente cada vez mais. Os alimentos de origem vegetal contêm uma série de pigmentos carotenoides que além de serem responsáveis pela variedade de cores exercem função antioxidante. Dentre esses pigmentos podemos destacar o beta-caroteno e o licopeno encontrados respectivamente em:
		
	
	Abóbora e brócolis.
	
	Alface e laranja.
	
	Arroz e feijão.
	 
	Cenoura e tomate.
	
	Agrião e banana.
	
	 
	Ref.: 201608261785
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os micronutrientes desempenham papéis fundamentais na homeostase corpórea. Assinale a alternativa que apresenta um nutriente que é essencial para mulheres em idade fértil que planejam engravidar pois evita defeitos no tubo neural do feto além de prevenir a anemia:
		
	
	Colecalciferol (pró-vitamina D).
	
	Ácido Ascórbico.
	
	Selênio.
	
	Zinco.
	 
	Ácido Fólico.
	
	 
	Ref.: 201608261791
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na Semana Científica da Saúde, um grupo de alunos de graduação apresentou um pôster com as funções dos micronutrientes no organismo humano. Dentro desse contexto, analise as afirmações: I A vitamina A é importante para a integridade e acuidade visual. II A vitamina D é importante para a mineralização óssea. III A vitamina K é importante para a coagulação sanguínea. IV A vitamina E é um dos micronutrientes antioxidantes. Agora marque a afirmativa CORRETA:
		
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação IV é falsa
	
	Apenas a afirmação I é falsa.
	
	 
	Ref.: 201608262526
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os carboidratos são compostos orgânicos formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio em várias combinações e correspondem aos macronutrientes que devem estar presentes em maior quantidade na alimentação humana. Assinale a alternativa que contém os dissacarídeos.
		
	
	Glicose, frutose e amido.
	
	Sacarose, glicose e pectina.
	 
	Lactose, sacarose e maltose.
	
	Galactose, frutose e maltose.
	
	Glicose, frutose e galactose.
	
	
 
	Exercício: SDE0132_EX_A3_201608112268_V1 
	01/03/2018 17:48:40 (Finalizada)
	Aluno(a): SINARIA ALCANTRA SILVA
	2018.1
	Disciplina: SDE0132 - NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM 
	201608112268
	 
	Ref.: 201608261844
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Com relação à educação nutricional, NÃO se pode afirmar que:
		
	 
	Não tem impacto sobre o estado de saúde dos indivíduos.
	
	É importante para promover hábitos alimentares saudáveis.
	
	É importante para promoção da saúde.
	
	Um de seus objetivos é a difusão dos conhecimentos da ciência da Nutrição.
	
	É parte essencial da educação em saúde, visto que a saúde física e mental depende do estado nutricional do indivíduo.
	
	 
	Ref.: 201608391109
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Na Pirâmide Alimentar, os alimentos estão agrupados primariamente de acordo com os nutrientes que eles fornecem, e não apenas pela quantidade de calorias. Assinale a opção que contém os principais nutrientes encontrados no grupo do leite e derivados:
		
	
	Vitamina A, C e folato, potássio, fibras.
	
	Proteínas de baixo valor biológico, Vitamina E, Ácidos graxos essenciais.
	
	Carboidratos complexos, Vitaminas do complexo B, fibras.
	
	Vitamina E, ácidos graxos essenciais.
	 
	Cálcio, Proteínas de alto valor biológico, Vitaminas A e D.
	
	 
	Ref.: 201608298300
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com relação à Promoção da Alimentação Saudável Não É correto afirmar que:
		
	 
	A promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis corresponde a uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), mas não se insere como um dos eixos estratégicos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
	
	É uma das linhas de trabalho da Coordenação Geral da Política Nacional de Alimentação e Nutrição.
	
	Tem como objetivo apoiar os estados e municípios brasileiros no desenvolvimento de ações e abordagens para a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, tais como, desnutrição, obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, entre outras.
	
	Tem como objetivo apoiar os estados e municípios brasileiros no desenvolvimento de ações e abordagens para a promoção da saúde.
	
	Tem como objetivo apoiar os estados e municípios brasileiros no desenvolvimento de ações e abordagens para a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, tais como anemia, hipovitaminose A e distúrbios por deficiência de iodo (DDIs), entre outras.
	
	 
	Ref.:201608296614
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em uma sociedade em rápida mudança, a percepção da saúde como direito de cidadania é um dado novo na história das políticas sociais brasileiras. A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania. De acordo com as ações da Política Nacional de Alimentação e Nutrição(2003), um grupo de enfermeiros e nutricionistas elaborou oficinas de Alimentação e Nutrição abertas ao público em geral. Dentro desse contexto, destaca-se a importância da Educação Nutricional. PORQUE A saúde física e mental depende do estado nutricional dos indivíduos. Através dessas ações pretende-se promover práticas alimentares e estilos de vida saudáveis; prevenir e controlar distúrbios e doenças nutricionais;desenvolver e capacitar recursos humanos em saúde e nutrição e garantir a segurança e qualidade dos alimentos. Analisando os dois parágrafos, conclui-se que:
		
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	 
	Ref.: 201608261821
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O motivo pelo qual no primeiro nível da nova proposta da Pirâmide Alimentar estarem apenas os cereais integrais, assim como as massas e pães confeccionados com farinhas integrais relaciona-se à:
		
	 
	Importância das fibras na saúde humana.
	
	Importância das gorduras como fonte de energia.
	
	Importância da vitamina D na mineralização óssea.
	
	Importância da sacarose como fonte de energia.
	
	Importância do cálcio na mineralização óssea.
	
	 
	Ref.: 201608261824
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na Pirâmide Alimentar, o grupo das sementes oleaginosas e leguminosas é fonte de:
		
	
	Proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos saturados e vitamina A.
	 
	Proteínas de baixo valor biológico, vitamina E e ácidos graxos essenciais.
	
	Proteínas de baixo valor biológico, ácidos graxos trans e vitamina C.
	
	Proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos trans e vitamina C.
	
	Proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos saturados e vitamina D.
	
	 
	Ref.: 201608261830
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O motivo pelo qual os óleos vegetais foram separados dos outros alimentos fontes de gorduras como a manteiga na nova proposta da Pirâmide Alimentar relaciona-se à:
		
	 
	sua composição em colesterol.
	 
	sua composição em ácidos graxos poli-insaturados (essenciais) e vitamina E.
	
	sua composição em ácidos graxos trans.
	
	sua composição em aminoácidos.
	
	sua composição em ácidos graxos saturados.
	
	 
	Ref.: 201608261839
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Há diferenças importantes em relação à pirâmide antiga e à nova. A afirmativa que apresenta uma dessas diferenças é:
		
	
	Em relação às carnes vermelhas não ocorreu mudança.
	
	No primeiro nível da pirâmide nova estão incluídos, além dos cereais integrais, os cereais refinados, que não estão presentes na pirâmide antiga.
	
	Na pirâmide nova não se observa as bebidas alcoólicas, enquanto na antiga, estas estão no topo da pirâmide.
	 
	Na pirâmide nova observa-se que a prática de exercícios físicos está na base, diferentemente da antiga, que não apresenta informação sobre atividade física.
	
	Na pirâmide nova não consta o grupo de óleos vegetais, que se encontra na pirâmide antiga no topo.
	
 
	Exercício: SDE0132_EX_A5_201608112268_V1 
	01/03/2018 20:41:06 (Finalizada)
	Aluno(a): SINARIA ALCANTRA SILVA
	2018.1
	Disciplina: SDE0132 - NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM 
	201608112268
	 
	Ref.: 201608261959
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Alimentar um paciente por sonda, por via nasal ou ostomia, necessita de cooperação do mesmo e de seus familiares, principalmente quando existe indicação dessa terapia no domicílio. As alternativas abaixo representam opções para a redução da ansiedade e o aumento na segurança dos pacientes, com exceção de:
		
	
	Melhorar a qualidade de informação e a compreensão do paciente sobre sua enfermidade.
	 
	Estimular e ensinar o paciente e seus familiares a participar dos cuidados com as sondas e administração das dietas.
	
	A motivação individual desempenha papel importante no comportamento do paciente.
	
	Informar a necessidade da terapia nutricional que ajudará na melhora do seu estado nutricional.
	 
	Ressaltar apenas os riscos das complicações desse tipo de dieta.
	
	 
	Ref.: 201608261962
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para evitar a obstrução da sonda nasogástrica, após administração de alimentos ou medicamentos, deve-se:
		
	
	Colocar o paciente em decúbito dorsal.
	 
	Introduzir um pouco de água.
	
	Injetar um pouco de ar.
	
	Baixar acentuadamente a cabeceira do leito.
	
	Manter a sonda aberta.
	
	 
	Ref.: 201608261933
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Qual a dieta que preconiza restrição de frituras e alimentos gordurosos, principalmente os ricos em gordura saturada sendo indicada para pacientes com sobrepeso, doenças cardiovasculares e dislipidemias?
		
	
	Dieta normolipídica.
	
	Dieta hiperlipídica.
	 
	Dieta hipercalórica.
	 
	Dieta hipolipídica.
	
	Dieta hipoglicídica.
	
	 
	Ref.: 201608315736
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Um paciente em suporte nutricional parenteral total (NPT) está internado na unidade de clínica médica, onde você é o profissional de enfermagem responsável. Indique a afirmativa que está INCORRETA, em relação ao tipo de nutrição parenteral:
		
	
	A NPT é indicada para pacientes que necessitam de nutrição parenteral por longo período.
	 
	Na NPT a dieta é infundida por uma veia de maior diâmetro, geralmente a subclávia ou jugular interna, sendo indicada para pacientes com necessidade de nutrição parenteral por longo período de tempo.
	 
	Na NPT os nutrientes são infundidos por veia de pequeno calibre, não atendendo às necessidades nutricionais.
	
	Na NPT a inserção do cateter deve ser feita de preferência no centro cirúrgico, por médico, e monitorado pelo enfermeiro.
	
	Uma das complicações da NPT é a hiperglicemia.
	
	 
	Ref.: 201608363879
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A dietoterapia é o tratamento das doenças através da alimentação. O principal objetivo de qualquer tipo de dieta prescrita é suprir o organismo com nutrientes necessários. Dessa forma, é necessário adequar a dieta ao paciente hospitalizado ou em home care. Com relação à adequação da dieta NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
		
	
	Modificações na dieta normal com relação à composição nutricional correspondem a uma adequação na dieta.
	
	Modificações na dieta normal com relação ao volume correspondem a uma adequação na dieta.
	
	Modificações na dieta normal com relação ao valor calórico correspondem a uma adequação na dieta.
	 
	A manutenção do repouso do trato gastrintestinal (TGI) é a única modificação na dieta normal que corresponde a uma adequação na dieta.
	
	Modificações na dieta normal quanto à temperatura correspondem a uma adequação na dieta.
	
	 
	Ref.: 201608261956
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A presença de obstrução pilórica, hipertensão portal, ascite, hepatomegalia e peritonitesão algumas contra-indicações da:
		
	 
	gastrostomia.
	
	jejunostomia.
	
	dieta zero.
	
	sonda nasojejunal.
	
	dieta líquida restrita.
	
	 
	Ref.: 201608268114
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em uma Dieta Branda Hipossódica, quais são os alimentos mais recomendados?
		
	
	Ervilha enlatada, arroz e alface.
	
	Macarrão instantâneo, molho shoyo e cenoura crua.
	
	Salsicha, purê de batata e gelatina diet.
	
	Alface, tomate e brócolis.
	 
	Batata cozida, carne moída e chuchu.
	
	 
	Ref.: 201608315730
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um paciente em terapia nutricional parenteral total (NPT) está internado na unidade de Clínica Médica, onde você é o profissional de Enfermagem responsável. Marque a afirmativa que está CORRETA em relação ao tipo de nutrição parenteral:
		
	
	A NPT é indicada para pacientes que necessitam de nutrição parenteral por curto período.
	 
	Na NPT a dieta é infundida por uma veia de maior diâmetro, geralmente a subclávia ou jugular interna, sendo indicada para pacientes com necessidade de nutrição parenteral por longo período de tempo.
	
	Na NPT a inserção do cateter pode ser feito pelo enfermeiro.
	 
	Na NPT os nutrientes são infundidos por veia de pequeno calibre, não atendendo as necessidades nutricionais.
	
	Uma das complicações da NPT é a broncoaspiração.
	
	
	 
	Exercício: SDE0132_EX_A4_201608112268_V1 
	01/03/2018 20:31:20 (Finalizada)
	Aluno(a): SINARIA ALCANTRA SILVA
	2018.1
	Disciplina: SDE0132 - NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM 
	201608112268
	 
	Ref.: 201608261918
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Das medidas antropométricas utilizadas na avaliação nutricional, a que caracteriza a quantidade de gordura corporal de forma mais próxima à realidade é:
		
	
	peso corporal.
	
	circunferência muscular do braço.
	
	estatura.
	 
	espessura das dobras cutâneas.
	 
	índice de massa corporal (IMC).
	
	 
	Ref.: 201608261908
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Na avaliação nutricional de pacientes hospitalizados o monitoramento dos parâmetros como prega cutânea tricipital, albumina, transferrina e testes cutâneos é utilizado para calcular o:
		
	
	Balanço nitrogenado.
	
	Balanço hídrico.
	
	Índice de massa corporal (IMC).
	 
	Índice nutricional prognóstico.
	
	Percentual de gordura corporal.
	
	 
	Ref.: 201608261856
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O índice de massa corporal (IMC) é uma medida muito utilizada no diagnóstico nutricional, estando associado ao risco de desenvolvimento de algumas doenças. Um paciente com IMC menor que 18,5 Kg/m2 pode ter maior risco de desenvolver:
		
	
	dislipidemias.
	 
	infecções.
	
	obesidade.
	
	diabetes.
	
	doenças cardiovasculares.
	
	 
	Ref.: 201608261890
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A literatura mundial relata que desnutrição proteico-calórica está presente entre 30% e 50% dos pacientes hospitalizados. A importância do diagnóstico e tratamento da desnutrição torna-se clara na medida em que ocorrem associações entre a desnutrição e maior permanência hospitalar, maior frequência de complicações, menor velocidade de cicatrização, maior morbimortalidade e maior dispêndio de recursos (WAITZBERG, D.L.). Dessa forma, os objetivos da avaliação do estado nutricional são:
		
	
	Verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada e diagnosticar apenas as causas das deficiências nutricionais.
	 
	Identificar os indivíduos que necessitam de cuidado nutricional, diagnosticar as causas dos problemas nutricionais e estabelecer medidas de controle preventivas e/ou curativas.
	
	Verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada e diagnosticar apenas as causas dos excessos nutricionais.
	
	Identificar as causas dos problemas nutricionais e estabelecer apenas medidas de controle preventivas.
	
	Identificar apenas os indivíduos que apresentam carência nutricional e estabelecer medidas de controle curativas.
	
	 
	Ref.: 201608261897
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os distúrbios causados por deficiência ou excesso de nutrientes estão entre as maiores causas de morbimortalidade. Assim, a avaliação do estado nutricional é de extrema importância, a fim de identificar estes distúrbios. A alternativa que apresenta apenas ações de diagnóstico em avaliação nutricional é:
		
	
	exame clínico, exames radiográficos e cálculo da dieta.
	
	prescrição dietética, registro alimentar e exames radiográficos.
	
	ecocardiograma, urografia excretora e balanço hídrico.
	
	exames radiográficos, ingestão alimentar e balanço hídrico.
	 
	antropometria, exames laboratoriais e anamnese alimentar.
	
	 
	Ref.: 201608261903
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na avaliação do estado nutricional, a medida que pode identificar o tipo de distribuição de gordura (andróide e ginóide) é:
		
	
	índice de massa corporal (IMC).
	 
	relação cintura-quadril (RCQ).
	
	espessura das dobras cutâneas tricipital e bicipital.
	
	relação do perímetro braquial e peso corporal.
	
	relação do peso e estatura.
	
	 
	Ref.: 201608268119
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O primeiro indicativo de diabetes mellitos é a alteração dos níveis de glicemia de jejum. Qual a alternativa abaixo indica os níveis glicêmicos de normalidade?
		
	
	entre 70 e 110 mg/dL.
	
	maior que 70 mg/dL.
	
	maior que 126 mg/dL.
	 
	entre 70 e 99 mg/dL.
	
	entre 80 e 90 mg/dL.
	
	 
	Ref.: 201608261849
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os indicadores bioquímicos que caracterizam o turnover ósseo são:
		
	
	Dosagem de cálcio e ferro sérico.
	
	Dosagem da glicemia e lipidograma.
	 
	Dosagem plasmática de fosfatase alcalina de origem óssea e do NTx urinário
	
	Dosagem de calcitriol e zinco sérico.
	
	Dosagem de estradiol e ferritina sérica.
	
	
 
	Exercício: SDE0132_EX_A6_201608112268_V1 
	23/04/2018 10:23:06 (Finalizada)
	Aluno(a): SINARIA ALCANTRA SILVA
	
	Disciplina: SDE0132 - NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM 
	201608112268
	 
	Ref.: 201608268008
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Uma paciente de 21 anos foi internada na emergência de um hospital apresentando um quadro de hipoglicemia. Após alguns exames foi diagnosticada como portadora de diabetes mellitos dependente de insulina. Com relação às recomendações nutricionais para essa paciente são feitas as seguintes afirmações: I-Controlar a quantidade de carboidratos complexos (pães, biscoitos, farinha, arroz, batata) ingeridos por dia. II-Adotar uma alimentação saudável, sendo permitido consumir frutas e sucos de frutas à vontade. III-Evitar o consumo de carboidratos simples (açúcares, mel, doces), principalmente quando apresentar hiperglicemia. IV-A gordura não interfere na glicemia, portanto ela está liberada no tratamento de diabetes. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	 
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201608315707
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Paciente do gênero feminino, de 44 anos de idade, apresenta excesso de gordura na região glúteo femoral (quadril, nádegas e pernas). De acordo com a localização da gordura, marque a opção que apresenta o tipo de obesidade apresentadapor esta paciente:
		
	 
	Obesidade ginóide ou periférica.
	
	Obesidade hiperplásica.
	
	Obesidade hiperplásica e hipertrófica.
	
	Obesidade hipertrófica.
	
	Obesidade andróide ou central.
	
	 
	Ref.: 201608315725
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia o caso clínico: Uma mulher obesa de 33 anos procura seu médico com queixa de ganho de 12 kg nos últimos 12 meses, após sua segunda gestação. Refere que tem preferência por doces, não faz lanches, passa o dia trabalhando e come mais à noite, quando chega em casa. É sedentária e nega tabagismo. Mãe de 3 filhos, gesta 3 para 3, teve depressão pós-parto na sua segunda gestação, mas não nessa última. Sua mãe é diabética e seu pai morreu aos 57 anos de infarto agudo do miocárdio. Sua irmã tem hipotireoidismo. Ao exame: peso 89kg, estatura 155 cm, PA 140 x 90 mmHg, cintura 97 cm, quadril 103 cm, tireóide discretamente aumentada, elástica, firme, heterogênea. Presença de acantose nigricans em axila e pescoço, característica de resistência periférica à insulina; estrias esbranquiçadas em abdome, que ela afirma que apareceu após a gestação. Apresenta os seguintes exames laboratoriais: glicemia 102 mg/dl; colesterol total 225 mg/dl; triglicerídios 188mg/dl; HDL 33mg/dl; TSH 2,2 mU/l. Todos somos unânimes em afirmar que a obesidade e a síndrome metabólica constituem sérios problemas de saúde pública. De acordo com a paciente do caso clínico, apesar de ter 33 anos, seu prognóstico não é nada bom: a paciente apresenta risco de infarto agudo do miocárdio em 10 anos. De acordo com os critérios de diagnóstico estabelecidos pela International Diabetes Federation (IDF), assinale a opção que contém APENAS as principais características da paciente que a enquadaram como portadora da síndrome metabólica:
		
	 
	glicemia 102 mg/dl, preferência por doces, ingestão alimentar noturna em excesso, depressão pós-parto, tireóide discretamente aumentada, elástica, firme.
	
	ganho de 12 kg, preferência por doces, sedentarismo, presença de estrias esbranquiçadas em abdome, tireóide discretamente aumentada, elástica e firme.
	
	cintura 97 cm, quadril 103 cm, peso 89kg, estatura 155 cm, depressão pós-parto, triglicerídios 188mg/dl, TSH 2,2 mU/l, colesterol total 225 mg/dl, depressão pós-parto.
	 
	obesidade, glicemia 102 mg/dl; colesterol total 225 mg/dl; triglicerídios 188mg/dl; HDL 33mg/dl; presença de acantose nigricans em axila e pescoço; PA 140 x 90 mmHg.
	
	glicemia 102 mg/dl; TSH 2,2 mU/l; sedentarismo; depressão pós-parto; presença de estrias esbranquiçadas em abdome; tireóide discretamente aumentada, elástica e firme.
	
	 
	Ref.: 201608315719
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Um paciente obeso foi atendido na unidade hospitalar onde você é o enfermeiro responsável. Este paciente foi orientado a incluir fibras alimentares na sua dieta. Em relação aos efeitos das fibras na perda de peso e na saúde, a alternativa que está CORRETA é:
		
	 
	As fibras aumentam a saciedade, uma vez que retardam o esvaziamento gástrico, contribuindo assim para a perda de peso.
	
	As fibras aumentam o tempo de trânsito dos resíduos alimentares no intestino, podendo levar ao ganho de peso.
	
	As fibras não apresentam efeito na saciedade, tendo apenas um efeito de aumentar o bolo fecal, não tendo importância nas dietas para perda de peso.
	
	As fibras aumentam o valor calórico da refeição, não devendo ser incluídas nas dietas para perda de peso.
	
	As fibras absorvem água, deixando as fezes endurecidas, causando constipação intestinal e aumentando a oferta calórica.
	
	 
	Ref.: 201608268120
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A doença cardiovascular é umas das principais causas de morte em todo mundo. Com relação ao tratamento dietoterápico para diminuir a hipercolesterolemia É CORRETO afirmar que:
		
	 
	Recomenda-se consumir uma dieta rica em fibras (20g/dia).
	
	Recomenda-se restringir o consumo de carboidratos para 45% do valor calórico total.
	
	Recomenda-se consumir 10% do valor calórico total das gorduras na forma de ácidos graxos trans.
	
	Recomenda-se ingerir 35% do valor calórico total na forma de proteínas.
	
	A ingestão de colesterol alimentar deve ser maior que 200mg/dia.
	
	 
	Ref.: 201608315718
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Paciente do gênero feminino, de 60 anos de idade, com obesidade central ou androide procurou o serviço de saúde onde você é o enfermeiro responsável. A anamnese da paciente revelou que a mesmo apresenta vários fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Você orientou a paciente a procurar o nutricionista para que a mesmo fizesse um tratamento dietoterápico e a orientou a modificar seu estilo de vida, a fim de manter seu coração saudável. Marque a opção que apresenta algumas orientações a respeito da mudança no estilo de vida para manter um coração saudável:
		
	
	Evitar o tabagismo, aumentar o sedentarismo e o estresse.
	
	Diminuir o consumo de fibras e evitar o tabagismo.
	 
	Diminuir o consumo de sal, perder peso, evitar o tabagismo e o sedentarismo.
	
	Diminuir o consumo de sal, aumentar o sobrepeso e o sedentarismo.
	
	Perder peso e aumentar o consumo de sal e gordura na dieta.
	
	 
	Ref.: 201608315706
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Paciente do sexo masculino, de 40 anos de idade, apresenta obesidade andróide, ou seja, excesso de gordura viscero-abdominal e resistência periférica à insulina. Marque a opção que apresenta as principais complicações desse tipo de obesidade do paciente:
		
	
	hipocalemia e hiponatremia.
	
	distúrbios hematológicos e neurológicos.
	
	hipercarotenodermia e icterícia.
	 
	doenças cardiovasculares e diabetes mellitus.
	
	doenças do aparelho locomotor.
	
	 
	Ref.: 201608315717
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Paciente masculino, 44 anos de idade, apresenta obesidade do tipo andróide ou central. Marque a opção que apresenta as complicações envolvidas com este tipo de obesidade:
		
	
	Nefropatias e problemas hepáticos.
	
	Aumento nos níveis sanguíneos de HDL-colesterol e de albumina sérica.
	 
	Síndrome metabólica (intolerância à glicose, aumento nos níveis sanguíneos de LDL-colesterol, doenças cardiovasculares e resistência periférica à insulina).
	
	Hipoinsulinemia levando ao desenvolvimento de doenças renais.
	
	Doenças respiratórias e gota.

Continue navegando