Buscar

EDUCAÇÃO FISICA e nutrição


Prévia do material em texto

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA – FESB
NUTRIÇÃO
Rosana Aparecida Garcia Souza
 
ATIVIDADE FÍSICA E NUTRIÇÃO
Bragança Paulista
2017
Rosana Aparecida Garcia Souza
RA 2017237
ATIVIDADE FÍSICA E NUTRIÇÃO
Trabalho da disciplina de Educação Física apresentado ao Curso de Nutrição do período noturno da Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista – FESB, como requisito parcial para a obtenção da nota semestral sob orientação da professora Magali Ferreira de Lima.
Bragança Paulista
2017
INTRODUÇÃO
Para ter mais qualidade de vida, além da mudança de hábitos alimentares, é preciso adquirir ou manter a prática de exercício físico regularmente. Isso deve fazer parte da rotina das pessoas.
Praticar esporte, se exercitar, ter um a alimentação adequada é algo indispensável para uma vida saudável.
A boa alimentação dará ao corpo o que ele precisa para o seu melhor desempenho no exercício, e por outro lado o exercício melhora a habilidade do organismo em utilizar os nutrientes. Por isso é importante que esteja fazendo as duas coisas corretamente.
A saúde e a qualidade de vida do homem podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular de atividade física, mas concomitante com uma alimentação adequada. O sedentarismo e má alimentação são condições indesejáveis e representam um risco para a saúde, física, e mental ao ser humano. A nutrição e atividades físicas são fundamentais para a prevenção de muitas doenças, Esses dois itens em conjunto fornecem um estado de completo bem-estar físico, mental e social.
A atividade física regular é importante para o controle ponderal e foi associada com a diminuição da massa gorda e aumento da massa magra. Contudo, é difícil conseguir tais medidas sem uma boa alimentação.
Muitos estudos vêm demonstrando expressiva associação entre estilo de vida ativo, menor possibilidade de morte e melhor qualidade de vida. Os malefícios do sedentarismo superam em muito as eventuais complicações decorrentes da prática de exercícios físicos associado a alimentação correta, o incremento da atividade física de uma população contribui decisivamente para uma boa saúde.
Existem múltiplas interações entre atividade física e muitas doenças, por exemplo a diabetes e obesidade. A atividade física diminui o risco de obesidade, em conjunto com alimentação balanceada vem atuando na regulação do equilíbrio energético, influencia a distribuição do peso corporal, preservando ou mantendo a massa magra, além de seus efeitos na perda de peso. A participação em esportes e o aumento da atividade física são freqüentemente recomendados no tratamento da diabete, obesidade, tais como tantas outras doenças, acompanhada sempre de uma boa orientação e educação alimentar.
A atividade física se constitui em um excelente instrumento de saúde em qualquer faixa etária, induzindo várias adaptações fisiológicas e psicológicas, tais como:
-maiores benefícios circulatórios periféricos
-aumento da massa muscular
-melhor controle da glicemia
-melhora do perfil lipídico
-redução do peso corporal
-melhor controle da pressão arterial 
-melhora da função pulmonar
-melhora do equilíbrio em idosos
-menor dependência para realização de atividades diárias em idosos
-melhora da auto-estima e da autoconfiança 
-significativa melhora da qualidade de vida em geral.
Podemos realizar inúmeras atividades físicas como:
Caminhar, Pedalar, Correr, Dançar, saltar, pular corda, musculação, yoga, alongamentos, jogar bola, nadar, lutas marciais, remar, etc...
OBJETIVO
Promover e ressaltar a importância da atividade física concomitante com uma boa nutrição, benefícios e qualidade de vida.
CONCLUSÃO
Para ter uma vida saudável e equilibrada, é fundamental aliar a prática de atividade física com uma alimentação correta, que forneça todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do organismo, sobretudo sempre com orientação de um profissional de educação física e um nutricionista. Portanto o exercício regular será sempre benéfico mas em conjunto a uma alimentação adequada e balanceada.
BIBLIOGRAFIA
JUZWIAK, Claudia Ridel; PASCHOAL, Valéria CP; LOPEZ, Fábio Ancona. Nutrição e atividade física. Jornal de Pediatria, v. 76, n. supl 3, 2000.
MATSUDO, Sandra Marcela Mahecha. Envelhecimento, atividade física e saúde. BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso), n. 47, 2009.
RIQUE, Ana Beatriz Ribeiro et al. Nutrição e exercício na prevenção e controle das doenças cardiovasculares. Rev Bras Med Esporte, v. 8, n. 6, 2002.