Buscar

Estudo Dirigido Materiais Dentários Uniararas P2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudo Dirigido – Materiais Dentários
1. Como as cerâmicas odontológicas podem ser classificadas e qual a classificação delas em cada tipo classificação?
R: Cerâmicas Feldspaticas (vítreas); Cerâmicas Sintéticas (vítreas reforçadas – leucita, di-silicato de lítio, zircônia); Cerâmicas Policristalinas (alumina, zircônia, zircônia reforçada por alumina, alumina reforçada por zircônia)
2. O cirurgião-dentista (CD) recebeu uma faceta de cerâmica vítrea reforçada por leucita e outra coroa de cerâmica policristalina à base de zircônia para cimentar ambas no mesmo paciente. Cite os materiais necessários e passos clínicos que o CD deve utilizar para promover uma correta cimentação das peças protéticas.
R:Primeiramente, deve-se ter certeza que a faceta esta de acordo com o espaço bucal do paciente. Após isso, na cerâmica vítrea reforçada por leucita, deve-se aplicar o ácido fluorídrico, lava-la, aplicar o selano, aplicar o adesivo e por ultimo a cimentação com o cimento resinoso. Já na coroa de cerâmica policristalina, deve-se realizar o jateamento, depois aplicar o selano, depois o adesivo e por ultimo a cimentação com cimento resinoso.
-Zona do Maçarico em que se usa a cerâmica: Zona Redutora
-Porcelana: Material branco, impermeável, translucido, composto por argila, quartzu, caulim e feldspato --- TODA PORCELANA É UMA CERÂMICA, MAS NEM TODA CERÂMICA É UMA PORCELANA ----- Cerâmica + caulim= Porcelana
-Composição: Fase Cristalina -> é a matriz amorfa (resistência e opacidade)
 Fase Vítrea -> é formada pelos óxidos que compõe a cerâmica (translucidez e fragilidade)
-Usinadas: CAD CAM – blocos de cerâmica pré-sinterizados, usinados em um centro de usinagem computadorizado.
-Glazeamento: Formação de uma camada vítrea na superfície da cerâmica – brilho superficial (aumenta a resistência à fratura, diminue o desgaste do antagonista, diminui o acumulo de biofilme)
3. Defina:
Metal: Elemento químico; bons condutores de eletricidade e calor;
Ligas metálicas: Mistura formada por 1 ou mais elementos, sendo um deles metal.
Ponto de fusão: Momento em que uma subst passa de sólido para liquido
Zona de fusão: Vários metais com diferentes pontos de fusão, formando uma zona.
Faça uma relação dos itens citados acima (metal, ligas, ponto e zona de fusão)
R: Todos os itens citados fazem parte do conceito de peças metálicas utilizadas na odontologia
4. Defina:
Condutibilidade: capacidade de conduzir estímulos térmicos e elétricos;
Ductilidade: capacidade de ser transformado em fios. Suporta a deformação plástica sob tração, sem se romper ou fraturar;
Maleabilidade: capacidade de ser transformado em lâminas. Suporta a deformação plástica sob compressão;
Elasticidade: capacidade de voltar ao normal após ser esticado;
Tenacidade: capacidade de absorver energia antes de fraturar.
5. Cite 4 propriedades desejáveis para uma liga de fundição e explique cada uma delas (porque elas têm que ter essas características). 
R: Biocompatibilidade: a liga não deve liberar produtos nocivos no ambiente oral; Resistência à corrosão e ao manchamento – não pode se corroer para não danificar e nem manchar para atrapalhar a estética; Boa resistência mecânica – aguentar forças mastigatórias; Baixo custo – acessível para mais pessoas.
6. O que significa dizer que uma liga é nobre ou altamente nobre? Quais as funções dos elementos Platina, Ouro e Paládio na composição das ligas? Dê um exemplo de uma liga altamente nobre.
R: Altamente nobres: deve conter 40% de Au e mais de 60% de outros metais nobres; Nobres: deve conter mais que 25% de metais nobres; 
Platina: aumenta a dureza e a elasticidade e aumenta a temperatura de fusão da liga; Ouro: confere resistência à oxidação e aumenta a ductilidade e maleabilidade.; Paládio: boa solubilidade em outros metais, confere boas propriedades mecânicas, resistência ao manchamento e corrosão.
7. Dê dois exemplos de ligas predominantemente básicas utilizadas em odontologia e suas indicações. Escreva as funções dos elementos Cromo, Cobalto, Cobre e Berílio na composição das ligas odontológicas? 
R: Niquel e Cromo: Usado para copping (confecção de metaloceramica), coroas e restaurações convencionais.
Cromo: resistência à corrosão - óxido de cromo evita a difusão de oxigênio; Cobre: aumenta a resistência e a homogeneidade da liga; Cobalto: aumenta o módulo de elasticidade e a resistência mecânica; Berílio: melhora capacidade de fundição e promove a formação de óxidos estáveis para união com a porcelana.
Metais básicos: deve conter menos de 25% de metais nobres.
-Ligas de Cobalto Cromo: armações metálicas, para aparelhos protéticos removíveis 
 -Mais barato, mais confortável, melhor prop. Mecânica, resistência a corrosão
 -Dificuldade na confecção
-Ligas de Cobre Aluminio Zinco: restaurações unitárias, pinos intra-canais e próteses fixas metaloplásticas -> Problemas: fundição, corrosão e oxidação
-Ligas de Titânio: Proteses totalmente metálicas e metaloceramicas -> Baixa corrosão, alta resistência, baixa condutibilidade e expansão térmica.
 -Difícil confecção.
8. Defina:
Cimento: Subst viscosa que passa para o estado sólido, unindo duas superficies
Cimentação: Processo que visa a fixação de elementos protéticos, já preparados, ao dente, através de um agente cimentante
Cimentação temporária: cimentação não permanente, visando ser trocada ou não futuramente. Deve possuir total ou parcial necessidades do cimento definitivo
Cimentação definitiva: cimentação permanente. Deve possuir baixa solubilidade, promover bom selamento marginal, alta resistência mecânica, bom isolamento térmico e elétrico e boa fluidez para o completo assentamento da peça.
9. Cite 6 requisitos ideais para um material ser considerado um bom cimentante e explique cada uma delas (porque elas têm que ter essas características).
R: Tempo de trabalho prolongado -> maior facilidade na manipulação; Presa final rápida -> maior conforto do paciente; Baixa solubilidade em água e ácidos -> saliva do paciente; Alta resistência à compressão -> forças mastigatórias; Biocompatibilidade -> adequação ao meio bucal; Radiopaco -> Não há interferência no raio-x
10. Quais agentes cimentantes são considerados temporários e quais são considerados definitivos.
R: TEMPORÁRIOS: Cimento de Hidróxido de Calcio, Óxido de Zinco com e sem Eugenol
 DEFINITIVOS: Cimento de Fosfato de Zinco, Resinoso e Ionomérico
11. Descreva como deve ser feita a manipulação de cada um dos cimentos listados abaixo.
Cimento de hidróxido de cálcio: Comprimentos iguais de pasta; placa de vidro ou bloco de espatulação; mistura rápida e uniforme; tempo de presa inicial: 10 a 20s.
Cimento de ionômero de vidro: O pó do ionômero de vidro deve ser agitado, dividido em 2 partes e aglutina ao liquido; proporção: 1/1; Aglutinação inicial: 15s; Aglutinação final: 15 a 30s; Brilho Superficial.
Cimento de fosfato de zinco: O pó é dividido em 6 partes e espatulado por 90s no total; proporção 1 pó/3 liq.
Cimento de óxido de zinco e eugenol: Com Eugenol: pasta/pasta (iguais – 30 seg) e pó/liq (1 colher p/ 1 gota – 1 min) 
Sem Eugenol: Pasta comprimentos iguais; espatulação por 30seg
12. Cite alguns procedimentos que o cirurgião dentista pode realizar em seu consultório para controlar o tempo de presa dos cimentos odontológicos, sem comprometer suas propriedades.
R: Placa de vidro resfriada (sem gotículas de agua), movimentos em ampla área da placa, utilizar agua mais fria etc.
13. Explique o porque devemos utilizar uma área ampla da placa quando manipulamos o cimento de fosfato de zinco.
R: Para dissipar o calor da reação exotérmica e neutralizar o ácido.
14. O que significa dizer que um cimento resinoso possui presa química, física ou dual? Explique a diferença entre eles. Cite também as vantagens e desvantagens de cada um deles.
R: -Quimicamente ativado: Ativadas por fatores químicos presentes nas substancias(peroxido de benzoila – iniciador; amina terciaria – ativador)
– VANTAGEM: menor tempo de trabalho; DESVANTAGEM: incorporação de bolhas na massa
 -Fisicamente ativado: fotoativada (canforoquinona – iniciador) – VANTAGEM: maior tempo de trabalho, minimiza tensões de contração da polimerização; DESVANTAGEM: as vezes não são ativadas uniformemente.
 -Dual: química + física – VANTAGEM: Maior controle da polimerização e menor tempo de trabalho
15. Classifique as resinas compostas de acordo com o tamanho das partículas. Dê a indicação de uso de cada uma delas.
R: Macroparticulas (10 a 15um) – posteriores; Microparticulas (0,04 a 0,05) – anteriores; Microhibridas (0,6 a 0,8 um) – post e ant; Nanoparticulas (0,1 a 100 nm) – ant e post.
16. Explique como ocorre o processo de polimerização das resinas compostas.
R: A partir da sua ativação (química, física ou dual), os monômeros se aproximam e se contraem entre sí, formando a cadeia polimérica (polímeros). Possiveis efeitos negativos dessa contração, são: formação de fendas, cárie secundária, infiltração marginal e sensibilidade pós-operatoria.
17. Cite a função de cada um dos componentes da resina composta:
a) matriz orgânica: iniciador de polimerização (estrutura) e modificador de cor
b) carga inorgânica: carga – sustentação e rigidez
c) agente de união: união entre as subst
d) sistema iniciador-acelerador: 
e) inibidor de polimerização:
f) pigmentos:
g) radiopacificadores:
18. Durante a reação química limalha e mercúrio, são produzidas 3 fases. Explique cada uma dessas fases, indicando a mais prejudicial.
R: Fase Gama: não reagente; Gama 1: reação da Prata com o Mercúrio; Gama 2: reação do Estanho com o Mercurio; Gama 2 é mais propensa à corrosão, portanto é a mais prejudicial.
19. Descreva cada uma das etapas clinicas das restaurações de amálgama.
R: Trituração: promover maior contato entre a liga e o mercúrio. Pode ser manual (gral) ou mecânica (através de dispositivos)
 -Condensação: Preenchimento da cavidade,adaptação do amalgama com o meio e a compactação da massa, realizada à partir de um condensador de amalgama
 -Brunidora: Remoção do excesso de mercúrio e melhor adaptação marginal
 -Escultura: Restabelecer a anatomia dental
 -Acabamento e polimento: Corrigi possíveis excessos e erros, além de reduzir o depósito de placa e prolongar a vida da restauração
20. Cite as indicações e contraindicações das restaurações de amálgama.
R: Indicações: Cavidades Classe 1, 2 e 5; Dentes decíduos; Restaurações extensas
Contra indicações: onde a estética é primordial e onde o amalgama faça contato com outro tipo de restauração metalica
21. Cite as vantagens e desvantagens das restaurações de amálgama.
R: Facil manipulação, escultura fácil e imediata, adaptação as paredes cavitarias, resistência a esforços mastigatórios, remoção fácil (se necessário) etc.
Desvantagens: Cor nada harmoniosa, falta de resistência das bordas, modificação volumétrica, pigmentação das estruturas dentarias
22. Quais as propriedades físicas um abrasivo utilizado para polimento de restaurações deve apresentar?
R: Abrasivos mais finos e menos duros usados para alisar a superfície, deixando-a brilhante semelhante ao esmalte. Também devem possuir formas irregulares agudas, dureza superior ao do substrato, resistência ao impacto e ao atrito.
*Para acabamento: abrasivos duros, grosseiros usados para dar contorno da restauração, remover excessos e irregularidades. 
23. Quais os cuidados que o cirurgião-dentista deve ter ao realizar um clareamento de consultório em um paciente que já possui restaurações que serão preservadas e também receberá restaurações em resina e cerâmica?
R: Deverá apenas realizar as restaurações após o período de 7 a 14 dias pós clareamento, pois antes disso, o O2 liberado pelo clareamento atrapalha a polimerização da resina. Além disso, após esse tempo e com os dentes clareados, o paciente poderá escolher a cor da resina.
*1) Corte – removem material através de instrumentos laminados. 
2) Desgaste – removem material através de instrumentos abrasivos.
1) INSTRUMENTOS DE CORTE (LAMINADOS) Aço: liga de ferro-carbono Carboneto de tungstênio: “carbide” 8, 12, 30 ... lâminas 
 
2) INSTRUMENTOS DE DESGASTE (ABRASIVOS) Discos, pontas diamantadas, borrachas ... 
*CLAREAMENTO* Definição: Processo pelo qual manchas são clareadas/removidas do elemento dental. Objetivo: Tornar a coloração dos dentes adequada, de acordo com a necessidade do paciente e o padrão estético atual. A cor dos dentes é primariamente determinada pela dentina. Influenciada pela translucidez, calcificações e espessura do esmalte, além do tipo de dente e idade do paciente. 
 
Extrínsecas: Pigmentos externos aderem na superfície. Intrínsecas: Pigmentos depositados no corpo do dente. Internalizadas: Pigmentos externos entram por defeitos na estrutura dental. 
 
Agentes clareadores: Peróxido de hidrogênio; Peróxido de carbamida; Perborato de sódio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando