A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Questões sobre o ensino de Artes

Pré-visualização | Página 1 de 1

QUESTÕES
1- Qual a função de ensino aprendizagem de arte na educação fundamental?
R: A arte pode favorecer a função de identidade e de uma nova cidadania de crianças e jovens que se educa na escola e contribuem para aquisição de competências culturais e sociais na mundo em qual estão inseridos. Os objetivos a que propõe o ensino de arte em toda a sua especialidade, digo especificidade prévias na forma da lei, é essencial para construção da cidadania. O ensino da arte trata de relacionar sentimento, trabalhar aspectos psicomotores e cognitivos planejar e, implementar projetos criativos e se engajar emocionalmente neles, num permanente processo reflexivos.
2- Porque conhecer a arte é importante para todos ser humano
R: A arte nos dá um entendimento mais amplo, ela é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos ela nos condiciona compreender a vida e o raciocínio sem perder sensibilidade. Também ajuda nas atividades corporal e mente.
3- Quais foram as principais mudanças que o ensino de artes na escola sofreu a partir da década de 60?
R: Houve uma reorientação de pensamentos sobre o ensino de Artes em centros norte-americanos e europeus, questionando basicamente a ideia do desenvolvimento espontâneo na expressão artística, procurando definir a contribuição específica da arte para a educação do ser humano.
4- Como a disciplina de arte era ensinada na escola tradicional?
R: A arte no ensino tradicional era de forma fragmentada com nenhuma relação entre a prática e a teoria e que valorizava somente a técnica.
5- Quais foram as principais leis que modificaram e regulamentaram o ensino de Artes no Brasil? Que mudanças significativas proporcionam?
R: Foi em 1988, com as promulgações sobre a nova lei de diretrizes e bases da educação nacional que foi sancionada apenas em 20 de Dezembro de 1996, convictos com a importância de Artes para os alunos do ensino básico ocorreram manifestações e protestos de educação mas a lei n° 9394/96 revogou e ficou obrigatório de forma a desenvolver o desenvolvimento cultural dos alunos. 
6- Porque a ciência e a arte podem ser consideradas disciplinas similares até complementares?
R: Tanto a ciência e a arte são produtos que expressam as representações imaginárias das distintas culturas que renovam através dos tempos construindo percursos da história humana.
7- O que é fruição, percepção estéticas?
R: Fruição: Na noção de fruição de uma peça, está implícito que o seu espectador ou utilizados vai compreende-lo, perceber para que ela serve, e por fim tirar partido dela, no sentido de gosto ou não.
Percepção Estética: É a beleza é um conceito contravertido e em raros aspectos e consensual. Apresenta-se basicamente de duas formas visual e conceitual. A primeira e efêmera, fugaz e passageira, que se transforma com o tempo o encanto, é visco. É o caso da beleza física de uma pessoa ou de uma flor, um animal, não importa dura, por alguns anos, meses, dias depois decompõe e morre, envelhece mucha e desaparece, em nosso espirito basta fecharmos os olhos para poder vislumbrar seus reflexos.
8- Qual a função da escola com relação a construção do conhecimento artístico do aluno?
R: A educação em arte propícia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidos por ele e pelos colegas e pela natureza.
9- Qual deve ser o papel do professor nesse processo de ensinar, diga ensino e aprendizagem
R: O professor e o instrumento principal para as transformações no ensino de arte processo de ensino aprendizagem formal estabelecido nas escolas de ensino básico. O professor que fará o “divisor de águas” na vida escolar do aluno, quando o mesmo se dispõe fazer um trabalho de qualidade com seus alunos, dará condições para que ele descubra o gosto e sensibilidade pela arte e de fato começa a perceber a sua importância.
10- Quais os três eixos fundamentais que devem nortear o ensino de artes nas escolas.
R: -A produção – Refere-se ao fazer artístico e ao conjunto de questões a ele relacionar o âmbito de fazer do aluno e dos produtos sociais de arte.
- A fruição – Refere-se a apreciação significativa de arte e do universo e a ela relacionada tal ação contempla a fruição do produto, ou produção de alunos e da produção histórico-social em suas diversidades.
- A reflexão – Refere-se a construção de conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal dos colegas e sobre a arte como produção da história e da multiplicidade das culturas humanas com ênfase na formação cultivada do cidadão.