Buscar

EXERCICIO CRIATIVIDADE TEMA 17

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Texto da questão
Leia o trecho a seguir.
“Às vezes, a criação pode não parecer intencional, ou seja, não necessariamente pode existir uma consciência presente, mas implica numa intencionalidade, mesmo implícita de ordenar, de dar forma, relacionando e organizando estímulos interiores e percepções exteriores. Criar é estar vivo e, para tal, é preciso estar presente e atento a vida.
No trabalho, também fazemos isso o tempo todo, principalmente ao buscarmos integrar estímulos internos e externos. Os desafios e recursos profissionais e os pessoais, assim como todo o resto, podem entrar no jogo. Neste sentido, esse ambiente pode ser um grande laboratório de aprendizagem para o indivíduo. A inclusão dos vários aspectos da vida, na construção de movimentos criativos enriquece as experiências, trazendo novas possibilidades.”
MORETTI, Angélica. Criatividade no trabalho – eu também quero viver! EXAME.com, 6 set. 2016.
Com base nos seus conhecimentos, selecione a opção correta.
Escolha uma:
a. A criatividade é uma habilidade necessária ao ambiente empresarial, o qual promove o bem-estar emocional, proporcionando uma melhor qualidade de vidae pode ser um grande laboratório de aprendizagem para o indivíduo. 
b. A criatividade é uma habilidade necessária no ambiente empresarial e os indivíduos que são criativos natos têm um melhor desenvolvimento dentro das organizações.
c. As rotinas do trabalho induzem à pouca facilitação do processo de criatividade, mas permitem que haja a construção de movimentos criativos.
d. Apenas algumas profissões deixam que a criatividade se desenvolva, permitindo integrar estímulos internos e externos.
Feedback
Sua resposta está correta.
Atualmente, a criatividade assume uma importância maior tanto para os indivíduos quanto para as próprias organizações. Tornou-se uma habilidade necessária, que permite ao colaborador conquistar bem-estar emocional proporcionando assim uma melhor qualidade de vida, integrando estímulos internos e externos. Com isso, a criatividade permite ser um grande laboratório de aprendizagem na relação entre as pessoas.
A resposta correta é: A criatividade é uma habilidade necessária ao ambiente empresarial, o qual promove o bem-estar emocional, proporcionando uma melhor qualidade de vidae pode ser um grande laboratório de aprendizagem para o indivíduo..
Questão 2
Texto da questão
Leia o trecho da matéria publicada no portal da Revista Exame, sobre o poder do trabalho em equipe com criatividade:
“Estimular o talento e a criatividade dos funcionários está rendendo frutos para as grandes empresas americanas, segundo a consultoria McKinsey.
[...] o que permitiu a essas megacorporações incrementar os ganhos sem onerar a folha de pagamento foi apostar nos bens intangíveis de toda companhia, representados pelo conhecimento das pessoas que lá atuam. Essas empresas também mudaram o modo como seus colaboradores trabalham, privilegiando a atuação em equipe.”
EXAME.COM. Criatividade de funcionários é maior arma das grandes empresas. 12 out. 2010. 
Com base nos conhecimentos sobre o poder criador e os grupos, assinale V, para as assertivas verdadeiras, e F, para as falsas. 
(  ) A criatividade nos grupos envolve a capacidade dos integrantes de saberem lidar com incertezas, complexidades e perspectivas que, muitas vezes, são conflitantes.
(  ) A atuação em equipe com criatividade depende apenas de a empresa ter uma organização adequada, com funcionários criativos.
(  ) Não há um processo de interação social que permite desenvolver a criatividade em organizações tradicionais.
(  ) Apostar em bens intangíveis (como o conhecimento) implica na necessidade de uma comunicação interpessoal constante, mantendo a energética do sistema relacional.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a. V – V – F - V.
b. F – V – V – V.
c. V – F – F – V. 
d. V – V – V – F.
Feedback
Sua resposta está correta.
As empresas americanas estão estimulando a criatividade nos grupos e já percebendo resultados com isso. Para isso, é necessário que os integrantes do grupo mantenham a mente aberta, lidando com incertezas, complexidades e perspectivas que, muitas vezes, são conflitantes, além de administrar os bloqueios cotidianos que podem acontecer e de manter a interação social. Devido a isso, as empresas devem estar atentas e incentivar a criatividade, tendo cuidado para não a bloquear nos colaboradores, tendo assim uma organização adequada à criatividade.
A resposta correta é: V – F – F – V..
Questão 3
Texto da questão
Leia atentamente o trecho do texto publicado no portal da Harvard Business Review Brasil: 
“Gestores desejam estimular a criatividade. Por isso o desenvolvimento de pessoal costuma ser uma grande prioridade, uma vez que o sentimento de coesão supostamente ajuda os membros de uma equipe a trabalhar juntos e alcançar suas metas. Mas você deve evitar a busca tão grande por unidade. No que se refere à criatividade, os melhores times voam quase livres (quando não, totalmente). Se controlados, conflitos significam que as novas ideias estão sendo discutidas e testadas pelo grupo. Se sua equipe sempre concorda, isso demonstra que as pessoas têm autocensurado suas ideias ou não têm gerado novas ideias.”
HARVARD BUSINESS REVIEW BRASIL. Membros de uma equipe não precisam concordar sempre. Out. 2015.
De acordo com seus conhecimentos, assinale a opção que melhor descreve a importância da coesão para os grupos e a criatividade.
Escolha uma:
a. A coesão permite que as pessoas permaneçam juntas, confiem e sejam leais entre si, mas faz com que apenas aceitem a opinião das pessoas do grupo.
b. A discussão não faz parte do processo criativo.
c. Quando fazemos parte de um grupo, partilhamos de uma identidade e atração mútua, uma oportunidade de todos participarem das decisões, e isso deve ser visto como coesão. 
d. Como o enunciado coloca, apesar da coesão ligar todos individualmente num todo unificado, ela não é relevante em grupos criativos.
Feedback
Sua resposta está correta.
É importante que haja o debate, a divergência de ideias, para um processo criativo. Porém, também é importante que haja uma coesão nos grupos criativos, pois é o que liga todos individualmente num todo unificado, permitindo que as pessoas permaneçam juntas, confiem e sejam leais entre si, sintam-se seguras e se deixem influenciar pelo grupo.
A resposta correta é: Quando fazemos parte de um grupo, partilhamos de uma identidade e atração mútua, uma oportunidade de todos participarem das decisões, e isso deve ser visto como coesão..
Questão 4
Texto da questão
Leia atentamente o trecho da matéria publicada no portal Carta Educação: 
“As crianças necessitam de brinquedos e brincadeiras que favoreçam seu desenvolvimento, suas habilidades motoras, coordenação grossa e fina, estruturação espaço temporal e lateralidade. Nossos pequenos estão em uma fase de descoberta, a brincadeira caracteriza vínculo importante com o seu meio social, seus familiares e amigos, e é desse convívio com o outro, que a criança começa a formar sua ideia de mundo.” 
BRAGA, Ana Regina Caminha. A importância de brincar para educação. Carta Educação, 10 fev. 2017. 
Analisando o cenário exposto no trecho lido e de acordo com o seu conhecimento, assinale V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas, com relação aos vínculos grupais.
 
(  ) Assim como as crianças, nós também precisamos descobrir novas coisas, estimulados e influenciados por outros contextos sociais.
(  ) A comunicação facilita o vínculo grupal, porém o processo criativo inibe as pessoas não criativas de expressar suas ideias.
(  ) O vínculo é importante não apenas para as crianças estabelecerem uma relação com o meio social, mas também permite a oportunidade de refletir.
(  ) Apesar de as crianças serem estimuladas através da brincadeira a criar vínculo com o seu meio social, a formação de ideias depende de ela ser criativa.
Escolha uma:
a. V – V – V – F.
b. V – F – F – F.
c. V – F – V – F.
d. V – F – V – V.
Feedback
Sua resposta está correta.
Não apenas as crianças precisam descobrir novas coisas e serem estimuladas e influenciadas por outros contextos sociais, os adultos também. O mercado de trabalho também exige cada vez mais essa interação na busca de soluções. A comunicação e a criatividade facilitam esse vínculo grupal, que estabelece uma relação com o meio social, permitindo a oportunidade de refletir e desenvolver o senso crítico e a busca do conhecimento cotidiano, que gera e mantêm esses vínculos.
A resposta correta é: V – F – V – F..
Questão 5
Texto da questão
Leia o trecho da matéria publica pelo portal da Revista Exame. 
“Problema para uns, oportunidade para outros. A diferença entre estar no grupo destes “uns” ou no destes “outros” reside em uma capacidade crucial aos profissionais: pensamento crítico.
Esta, ao lado da comunicação e da criatividade, faz parte do hall das chamadas habilidades do século 21, segundo explica a professora Giedre Vasiliauskaite, da pós-graduação da Universidade de Rotterdam, na Holanda e do master em negócios da Rotterdam Business School – em parceria com o INEPAD.” 
PATI, Camila. Este pode ser o verdadeiro talento do século 21 no trabalho. EXAME.com, 20 ago. 2015.
Analisando o cenário exposto no trecho enunciado e de acordo com o seu conhecimento adquirido, assinale a seguir a opção correta.
Escolha uma:
a. Atualmente, a criatividade e a comunicação são essenciais, fazendo com que as pessoas que chegam ao mercado de trabalho agora estejam focadas em colaboração e diversidade. 
b. Para que haja grupos criativos nas organizações, é necessário apenas que esta reveja suas políticas.
c. O mercado hoje exige que os colaboradores procurem soluções imediatamente, com agilidade e concretude, sem a troca de ideias e experiências, pois não há tempo para isso.
d. A automatização do pensamento facilita o processo de criatividade dentro da organização.
Feedback
Sua resposta está correta.
A criatividade e a comunicação são fundamentais para a carreira profissional de um indivíduo. Como o trecho do enunciado exemplifica, o pensamento crítico ao lado da comunicação e da criatividade fazem parte do hall das chamadas habilidades do século 21, fazendo com que as pessoas que chegam ao mercado agora estejam focadas em colaboração e diversidade.
 
A resposta correta é: Atualmente, a criatividade e a comunicação são essenciais, fazendo com que as pessoas que chegam ao mercado de trabalho agora estejam focadas em colaboração e diversidade..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais