Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO AULA 03

Prévia do material em texto

TEORIA GERAL DO PROCESSO
CCJ0053_A3_201601296101_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: RODRIGO OTÁVIO SERIQUE GATO LEITE
	Matrícula: 201601296101
	Disciplina: CCJ0053 - T.G.P. 
	Período Acad.: 2018.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Diante das necessidades humanas e dos interesses que precisam ser resguardados, é inevitável o aparecimento de conflitos. "A pacificação é o escopo máximo da jurisdição. Se o que importa é pacificar, torna-se irrelevante que a pacificação venha por obra do Estado ou por outros meios". (CINTRA, Antonio Carlos de Araujo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido. Teoria Geral do Processo, 1993, p. 29). Diante dessa situação, foram criados mecanismos alternativos de pacificação social, sendo correto afirmar:
	
	
	
	
	A decisão do juízo arbitral será submetida ao crivo do juiz para produzir efeitos
	
	 
	Embora o conciliador deva manter a imparcialidade, nada impede que ele, na busca pelo acordo, apresente propostas e os riscos da manutenção do conflito.
	
	
	A mediação é uma forma de abordar o conflito com a colaboração de um terceiro imparcial que auxilia as partes a interagir e apresentando propostas de acordo.
	
	
	Não cabe ao Juiz tentar realizar a mediação ou a conciliação no curso do processo, já que a jurisdição é indelegável.
	
	
	A mediação e a conciliação são métodos de solução de conflitos, sendo a primeira realizada somente antes do processo e a conciliação apenas no curso do processo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		No que concerne à evolução histórica da implementação da mediação, assinale a alternativa correta: I. A primeira iniciativa legislativa em direção aos meios alternativos de solução de conflitos ganhou forma com o Projeto de Lei (PL) nº 4.827/1998, oriundo de proposta da Deputada Zulaiê Cobra. II. O mediador auxilia as pessoas em conflito a identificarem, por si mesmas, alternativas de benefício mútuo, indicadas para as hipóteses em que se desejem preservar ou restaurar vínculos, ou seja, aquelas situações em que a pauta subjetiva interfere diretamente na objetiva e, por isso, deve ser tratada como tal. III- É o processo pelo qual as partes envolvidas no litígio buscam, de forma direta e sem a interveniência de uma terceira pessoa, chegar a uma solução consensual.
	
	
	
	 
	Somente as I e II estão corretas.
	
	
	Somente a I está correta.
	
	
	Somente a I e III estão corretas.
	
	
	Somente a III está correta.
	
	
	Somente a II está correta.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		(PC-DFP/2015/Delegado de Polícia - Adaptada) A respeito dos métodos adequados de solução de conflitos, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	Ao convencionar a arbitragem, as partes renunciam, em definitivo, ao direito de acesso à justiça.
	
	
	A mediação pressupõe a intervenção de um terceiro imparcial e equidistante, sendo, pois, espécie heterocompositiva.
	
	 
	A cláusula compromissória de arbitragem é a convenção por meio da qual as partes estatuem, prévia e abstratamente, que eventuais controvérsias oriundas de certo negócio jurídico sejam dirimidas pelo juízo arbitral.
	
	
	A sentença arbitral não admite controle judicial sobre sua validade.
	
	
	A autocomposição, por sua rara ocorrência, tem cada vez mais perdido prestígio no ordenamento jurídico brasileiro como método eficaz de solução de conflitos.
	
	
	
		
	
		4.
		Carlos realiza negócio com Gustavo, pagando uma determinada soma em dinheiro por um videogame. Ocorre que o aparelho eletrônico, uma vez ligado, apresentou uma série de problemas. Como Carlos não estava mais conseguindo realizar contato com Gustavo, o mesmo se dirigiu diretamente a sua residência e, ato contínuo, levou consigo um aparelho de televisão de valor compatível com o que pagou para ressarcimento do seu prejuízo. Esta postura adotada por Carlos configura:
	
	
	
	 
	Mediação;
	
	 
	Autotutela;
	
	
	Arbitragem.
	
	
	Autocomposição;
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Maria e Cláudio celebraram um contrato de locação, sendo ela a locadora e ele o locatário. Nos contrato foi estipulada uma cláusula compromissória segundo a qual, na hipótese de qualquer conflito em razão do contrato, os litígios não serão solucionados pela jurisdição. Qual método de resolução de conflitos foi escolhida pelas partes no caso em tela:
	
	
	
	
	Mediação
	
	
	Negociação
	
	 
	Arbitragem
	
	
	Jurisdição
	
	
	Conciliação
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		(TJ/MG) - Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	Na arbitragem não será admitida a conciliação, tendo em vista a predisposição das partes em eleger um árbitro para solucionar o conflito.
	
	 
	A arbitragem poderá ser de direito ou de equidade, a critério das partes.
	
	
	Poderão as partes convencionar que a arbitragem se realize com base nos princípios gerais de direito, nos usos e costumes, excluídas as regras internacionais de comércio.
	
	
	Na arbitragem não será admitida a mediação ou conciliação, tendo em vista a predisposição das partes em eleger um árbitro para solucionar o conflito.
	
	 
	Poderão as partes não podem escolher as regras de direito que serão aplicadas na arbitragem, pois estas já vêm preestabelecidas na Lei de Arbitragem.
	
	
	
		
	
		7.
		(BIO/RIO/EMGEPRON/2014/Advogado - Adaptada) - Nos termos da lei de arbitragem, o arbitro deve:
	
	
	
	 
	ser da confiança das partes.
	
	
	ser de nível superior.
	
	
	possuir ensino médio completo.
	
	 
	sofrer nomeação pelo Juiz.
	
	
	sofrer nomeação pelo Supremo Tribunal Federal.
	
	
	
		
	
		8.
		Um meio de resolução de controvérsias, referentes a direitos patrimoniais disponíveis, no qual ocorre a intervenção de um terceiro independente e imparcial, que recebe poderes de uma convenção para decidir por elas, sendo sua decisão equivalente a uma sentença judicial é denominado de
	
	
	
	 
	Mediação
	
	 
	Arbitragem
	
	
	Conciliação
	
	
	Audiência
	
	
	Avaliação.

Continue navegando