Buscar

Posturas Ergonômicas

Prévia do material em texto

Centro Universitário de Anápolis
Curso de Odontologia
Disciplina de Pré Clínica I
	
	
RELATÓRIO 2 x DAS ATIVIDADES PRÁTICAS
Discentes: Ana Caroline Rodrigues Silva 
Anna Luiza Assunção 
Isadora Rodrigues 
Giovana Victoria 
Docentes: Gustavo Adolfo Martins Mendes
Moema Souza
Anápolis
 05 de abril de 2018 aula prática
INTRODUÇÃO
A pratica profissional odontológica apresenta como uma de suas principais características o risco ocupacional em virtude de hábitos, posturas e patologias advindas da profissão, despontando nesse contexto como uma da mais insalubres profissões, segundo a Organização Mundial de Saúde podendo levar o cirurgião-dentista à invalidez ou até mesmo à morte. O risco ergonômico parece ser crítico para a Odontologia, tamanho o destaque da necessidade de melhor adequação do ambiente físico visando condições compatíveis de ambientação e integração ao trabalho. Dos problemas ocupacionais, a postura de trabalho é a mais preocupante, pois dela derivam situações graves como: dores musculares na região dorsal, lombar, pernas, braços e pés; cefaleias; perturbações circulatórias e varizes;bursite dos ombros e cotovelos; inflamações de tendões; problemas de coluna com alterações cervicais, dorsais e lombares.
OBJETIVO
Objetivo geral da aula: Conhecer e demonstrar as maneiras ergonomicamente corretas de postura do cirurgião-dentista e do auxiliar.
ATIVIDADES
Exercício 1 – Sentar-se no mocho, regular o mocho para sua estatura e com postura ereta e simétrica, com ombros abaixados e relaxados, braços ao lado do corpo e antebraços levemente elevados, sentado passivo. Com EPI completo. (todos executam e obtém 1 foto de cada um do grupo e identificam como foto do exercício 1 e nome do operador) 
 
Operador: Ana Caroline Rodrigues Operador: Anna Luiza Assunção
 
Operador: Isadora Rodrigues Operador: Giovana Vitória 
Exercício 2 – Ainda sentado no mocho deve-se executar a inclinação do tronco para frente e não mais que 10 graus, sentado ativo. EPI completo (Todos executam e obtém 1 foto de cada um do grupo e identificam como foto do exercício 2 e nome do operador)
 
Operador: Ana Caroline Rodrigues Operador: Anna Luiza Assunção
 
Operador: Isadora Rodrigues Operador: Giovana Vitória 
Exercício 3 – Sentado incorretamente, evidenciando posições comuns, porem antiergonomicas ( Todos executam e obtém 1 foto de cada um do grupo e identificam como foto do exercício 3 e nome do operador)
 
Operador: Ana Caroline Rodrigues Operador: Anna Luiza Assunção
 
Operador: Isadora Rodrigues Operador: Giovana Vitória
Atividade de pesquisa complementar A- O que acontece quando você se senta erroneamente, inclinando a região lombar para frente, estando suas costas com a forma de ‘‘C’’ e arqueada para trás (cifose)? Os corpos vertebrais podem ser parcialmente destruídos, causando acentuada curvatura anterior da coluna vertebral. 
B- Qual é a diferença que vocês sentiram nas duas situações, posição correta x posição incorreta. Aluna- Ana Caroline: Quando estava na posição correta não senti nenhum desconforto nas regiões cervical, dorsal e lombar das costas, pude me acomodar melhor e se estivesse em atendimento não sentiria desconforto após o mesmo. Entretanto quando me sentei na posição incorreta houve um maior desconforto nas regiões mencionadas principalmente na lombar, pois tenho problemas na mesma, podendo estar me causando problemas maiores depois de um atendimento muito longo ou depois de vários dias com um esse comportamento antiergonômico. 
Aluna - Anna Luiza: Durante o posicionamento correto, tanto passivo quanto ativo, inicialmente senti dificuldades devido aos vícios do dia-a-dia. Entretanto, há longo prazo notei que o comportamento correto contribui para o não surgimento de dores nas regiões cervical, dorsal e lombar da coluna. Como tenho problemas circulatórios, foi possível perceber também que o posicionamento correto das pernas ajuda a não termos dores, dormência e, em longo prazo evita o surgimento de varizes. 
Aluna-Giovana: Na posição correta é notório um atendimento prático, com destreza e agilidade, sem que haja posteriores queixas de dores e/ou doenças ocasionadas pelo mau posicionamento, além de repassar profissionalismo. Porém, na posição incorreta percebe-se que apesar de parecer uma posição de conforto é arriscado ter um futuro com a saúde comprometida, atenuando problemas e riscos de doenças na região da coluna. 
Aluna-Isadora: Ao me permitir sentar da forma adequada consegui melhor desenvoltura e um campo de visão maior para atender meu paciente, além de ficar devidamente confortável durante período maior. Logo, quando eu fiquei sentada de modo incorreto já foi visível os pontos negativos, mesmo que por pouco tempo sentada naquela posição, a má postura gerou desconforto na coluna, que se fosse prolongado o tempo causaria danos ainda maiores. 
C- Por que a forma de ‘‘C’’( na região lombar) é prejudicial aos músculos e à coluna vertebral? 
Segundo Dul e Weerdmeester (2004), “as posturas, os movimentos inadequados produzem tensões mecânicas nos músculos, ligamentos e articulações”. E além da fadiga muscular imediata, os efeitos a longo prazo sobrecarregam o corpo humano, principalmente o tronco (Laville, 1977). Como muitos movimentos solicitam a ativação postural dos músculos do tronco, ele é frequentemente mal usado. Tarefas ergonômicas repetitivas podem colocar uma sobrecarga inadequada sobre os elementos musculoesqueléticos da coluna vertebral, podendo resultar em dores no pescoço, costas, ombros e outras partes do sistema musculoesquelético.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Artigo: Riscos ocupacionais na pratica odontológica- Tatiana de Cássia Viana 
- Princípios de Anatomia e Fisiologia; 9 ed; Gerard J. Tortora
- Trabalho de Conclusão de Curso: Postura de trabalho relacionada com as dores na coluna vertebral em trabalhadores de uma indústria de alimentos – Milena Roque Rumaquella (Universidade Estadual Paulista) 
TODO O TEXTO DEVERÁ SER JUSTIFICADO QUANTO AS MARGENS;
FONTE ARIAL 12;
A DISPOSIÇÃO DAS FOTOS FICA A CRITÉRIO DO GRUPO;
NÃO É NECESSÁRIO FOTOS MUITO GRANDES QUE OCUPEM TODA A PÁGINA. DISPONHA AS FOTOS DE MANEIRA ORGANIZADA E QUE SEJA POSSÍVEL IDENTIFICAR O QUE FOI SOLICITADO.
O ALUNO COMO OPERADOR DEVERÁ ESTAR IDENTIFICADO NA LEGENDA DA FOTO;

Outros materiais