Buscar

INTERVENÇÃO JULIANA

Prévia do material em texto

28
ESCOLA ESTADUAL SELIM JOSÉ DE SALLES
RUA FILISTEU, 410 – BETHÂNIA – IPATINGA / MG
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO DE PRÁTICA DE FORMAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
Relativo: 2016
Período: 01/08/16 a02/09/216 
Instituição: Centro Educacional Pequeno Ser
Endereço: Rua Pretória nº 173 Bethânia
Estagiária: Juliana Adriana da Silva Martins
Ipatinga
2016
ESCOLA ESTADUAL SELIM JOSÉ DE SALLES
RUA FILISTEU, 410 – BETHÂNIA – IPATINGA / MG
JULIANA ADRIANA DA SILVA MARTINS
PRÁTICA DE FORMAÇÃO
Estágio Supervisionado com atividade de intervenção feito através de Trabalho de Campo para atender à 250 Horas exigidas na Organização Curricular do Curso Normal em Nível Médio – Professor de Educação Infantil no 3º Módulo / 2016 da E. E. Selim José de Salles, sob orientação da professora Viviane Souza Gama de Andrade. 
Ipatinga
2016
SUMÁRIO
1	RESUMO	3
2	INTRUDUÇÃO	4
3	OBJETIVOS	5
3.1	Objetivos Gerais	5
3.1.1	Objetivos Específicos	5
4	CRONOGRAMA	6
5	DESENVOLVIMENTO	7
5.1	Caracterização Da Instituição	7
5.2	Entrevistas	8
5.2.1	Direção	8
5.2.2	Coordenação	8
5.2.3	Professora	8
5.3	Perfil dos Alunos	9
5.4	Perfil do Professor	10
5.5	Atividades Pedagógicas	11
5.5.1	Acompanhamento dos resultados dos alunos	11
5.5.2	Reuniões Pedagógicas / Administrativas	11
5.5.3	Reuniões de Pais	11
5.5.4	Atividades culturais/ Eventos	11
5.5.5	Excursões Pedagógicas/ Visitas Técnicas	11
5.5.6	Projetos Escolares / Trabalhos Interdisciplinares	11
6	CONSIDERAÇÕES FINAIS	15
ASSINATURAS E DATAS	16
AGRADECIMENTOS	17
REFERÊNCIAS	18
ANEXOS	19
Figura 2:	20
Figura 3:	21
Figura 4:	22
RESUMO
O presente relatório refere-se ao estágio curricular supervisionado de intervenção pela aluna Juliana Adriana da Silva Martins, no período de 01 de agosto de 2016 à 02 de setembro de 2016, realizado na Escola Infantil Centro Educacional Pequeno Ser, situada no endereço,rua Pretória nº 173 no bairro Bethania.O estágio de intervenção foi realizado acompanhado da professora regente Marly Gouvea Silva, turma do 1º período de educação infantil.A estagiária realizou atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, incluído, realização de ensaios para apresentação do dia dos pais, Festival da Família e ensaio da culminância do projeto Folclore.Totalizando 250 horas de estágio supervisionado de intervenção do curso normal de nível médio de Professor de Educação Infantil no 3º módulo/2016 da E.E Selim José de Salles, sob a orientação da professora Viviane Souza Gama de Andrade.
O estágio é fundamental para a formação do aluno. Cada vez mais é requisitado profissionais com habilidades, bem preparados. E primordial que o aluno tenha tanto conhecimento teórico como prático.
 Segundo Bianchi et al. (2005) o Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica. Esta atividade é oferecida nos cursos de licenciatura a partir da segunda metade dos mesmos, quando o graduando já se encontra inserido nas discussões acadêmicas para a formação docente e ela é apenas temporária. 
	
 O estágio é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional,proporciona experiências práticas acompanhadas de conhecimentos teóricos.
INTRoDUÇÃO
Em atendimento à LEI nº 9394/96 (LDB – Lei de Diretrizes e Bases), Art. 6º, Inciso II e Art. 7º, Inciso IX da Resolução CEE nº 440 de 13 de dezembro de 2000, Juliana Adriana da silva Martins, aluna do 3º Módulo do Curso Normal em Ensino Médio – Professor de Educação Infantil da Escola Estadual Selim José de Salles – Ipatinga / MG, realizou seu Estágio Supervisionado na do Curso Normal em Ensino Médio – Professor de Educação Supervisionado no (na) Escola Centro Educacional Pequeno Ser, na Educação Infantil, em Trabalho de Campo envolvendo intervenção na turma do 1º período de educação infantil de 01/08/2016 à 02/09/2016. 
O trabalho foi realizado sob a orientação da Professora de Prática de Formação, Sra. Viviane Souza Gama e teve como objetivo principal realizar atividades em sala de aula juntamente com a professora regente colocando em prática os ensinamentos obtidos nos estudos e atividades curriculares diversificadas na organização do tempo e do espaço escolar. 
OBJETIVOS
Objetivos Gerais
- Integrar o processo de ensino, pesquisa e aprendizagem. 
- Aprimorar hábitos e atitudes profissionais. 
- Aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso. 
- Conhecer a realidade do mercado de trabalho. 
- Possibilitar a comparação entre o conhecimento teórico e a prática adotada. 
- Conhecer problemas concretos do processo de aprendizagem e da dinâmica própria do espaço escolar, buscando alternativas de solução em conjunto. 
- Executar tarefas relacionadas às suas áreas de interesse e do domínio adquirido. 
- Desenvolver o espírito científico, por meio do aperfeiçoamento profissional. 
- Vivenciar situações reais que de planejamento, orientação, controle e avaliação no processo ensino-aprendizagem em instituições de educação básica.
- Analisar documentos entre outras atividades, coletando dados que permitam caracterizar a escola.
- Adquirir uma visão ampla sobre o Magistério da Educação Infantil, de forma que lhe possibilite compreender o seu futuro campo de trabalho.
Objetivos Específicos
 Interagir com crianças e professores.
 Compreender, cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos, de forma a contribuir , para o seu desenvolvimento.
 Conhecer a rotina de uma escola na Educação Infantil.
 _ Compreender as formas de se trabalhar com crianças de 0 a 5 anos.
 _ Participar da execução do planejamento de Educação Infantil.
CRONOGRAMA
	Semana
	Descrição das Atividades Realizadas
	CH Semanal
	07/03/2016
 à 
11/03/2016
	Rodinha,oral e escrita, matemática,artes, natureza e sociedade,movimento corporal(educação física),piscina.
	20 horas
	14/03/2016
 à 
18/03/2016
	 Rodinha,oral e escrita, matemática,artes, natureza e sociedade,movimento corporal(educação física),piscina.
	20 horas
	21/03/2016
À
23/03/2016
	Rodinha,oral e escrita, matemática,artes, natureza e sociedade,movimento corporal(educação física),pscina.
	12 horas
	28/03/2016 
À
01/04/2016
	Rodinha,oral e escrita, matemática,artes, natureza e sociedade,movimento corporal(educação física).
	20 horas
	04/04/2016
À
12/04/2016
	Rodinha,oral e escrita, matemática,artes, natureza e sociedade,movimento corporal(educação física), piscina.
	28 horas
	22/03/2016
À
13/05/2016
	Realização do projeto da Teoria á Prática Conhecendo o Referencial Nacional para Educação Infantil.
	100 horas
	13/04/2016
À
25/04/2016
	Escrituração do Relatório Técnico de Estágio
	50 horas
	Carga Horária Total do Estágio 
	250 horas
DESENVOLVIMENTO
Caracterização Da Instituição
O Centro Educacional Pequeno Ser, situada no endereço, Rua Pretónia nº173 no bairro Bethania. –foi fundada em fevereiro de1999, sob a direção de uma sociedade vinculada por Maria aparecida de Souza Araújo e Sueli Botelho da Silva. Surgiu á partir do desejo e da necessidade de se desenvolver um trabalho educacional qualitativo, que proporcione à comunidade na qual seta inserida, um ensino referenciado nas experiências individuais e coletivas, que se desenvolvam de forma prazerosa contribuindo para o desenvolvimento e formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade.
A escola sempre foi alvo de questionamentos e de conflitos porque expõe à diversidade e o compartilhamento de interesses, contradições, valores, expectativas, direcionando assim para atos e identidades. Os efeitos dessa dinâmica na ação pedagógica permitem uma problematizarão das realidades vivenciadas e a valorização da dimensão criadora do trabalho. Trata-sede identificar s relações que se estabelecem com o conhecimento bem como a dimensão cultural e seus reflexos nas interações que se estabelecem como o conhecimento bem como a dimensão cultural de seus reflexos nas interações dentro e fora da escola.
 As crianças precisão ser respeitadas em suas diferenças individuais e ajudadas em seus conflitos. Diante disto, esta instituição fundou-se buscando propiciar um ensino com segurança, tranqüilidade, alegria, confiança, afetividade, incentivo para que possam acima de tudo vivenciar experiências prazerosas nesta instituição de ensino.
Seu quadro de funcionários e composto por 1 diretora e pedagoga ,3 professores e uma monitora.
.
Entrevistas
Direção 
A Srª Cleidimar de Souza Miranda (diretora e pedagoga da escola) é habilitada em Pedagogia, atua na área 9 anos,tem amor pela profissão, sempre sonhou em trabalhar nessa área tem prazer pelo que faz e procura sempre fazer o melhor ,proporcionando um bom relacionamento a todos os que estão ao seu redor. 
5.2.2 Coordenação
Coordenação
Possui uma experiência de 9 anos na função,possui um bom relacionamento com o corpo docente e alunos da instituição.
	Organiza reuniões mensais com os professores, bimestral com os pais. 
 Professora
O Centro Educacional Pequeno Ser possui hoje no seu quadro de funcionário um diretor e pedagogo,três professores e um monitor.
 
Perfil dos Alunos
O Centro Educacional Pequeno Ser, possui alunos alegres, curiosos, estão sempre em busca de algo novo, tudo lhes chama a atenção.
 São participativos, não fazem acepção de ninguém, aceitam as diferenças, respeitam tantos os professores como demais envolvidos no ambiente escolar, fazem todas as atividades propostas, são tranqüilos, participativos, dedicados.
Gostam de realizar atividades lúdicas e principalmente as que são realizadas ao ar livre, (área verde da escola), local preferido dos alunos.
Com a exceção de alguns são crianças organizadas, fazem as tarefas de sala de aula no tempo determinado, e raramente deixam as tarefas de casa sem fazer.
Tem o habito de guardar os matérias ,as lancheiras e bolsas sempre nos locais certos;as agendas sempre que preciso está na bolsa escolar.
Não dão trabalho no que se refere ao lanche da escola que é saudável, mas mostram muita dificuldade na hora do almoço, pois apenas uma minoria dos alunos tem o hábito de comer de tudo,alguns não come verduras nem legumes, é preciso a intervenção do monitor para que eles pelo menos provem o gosto das verduras e legumes que eles não tem o hábito de comer.
Um fato muito interessante é que a maioria dos alunos da turma carrega sempre na bolsa um termômetro, que fica em uma pequena bolsinha pra casos de emergências.
A turma alem de estudar na parte da manha,que é de 7:00 ás 11:00 horas elas também faz parte do hotelzinho da escola, passando assim o dia todo junto; com a exceção das professoras que trocam de horário no pico do meio dia.
Nota-se diferenças entre o desenvolvimento cognitivo, dos alunos da mesma faixa etária, alguns são um pouco mais adiantados, assimilam o conteúdo com mais rapidez, outro demoram mais um pouco mais.
O desenvolvimento motor dos alunos é muito bom.Elas se alimentam sozinhas, conseguem andar em linha reta direta, pulam saltam,empilham objetos sem dificuldades, jogam bola,pulam corda, montam quebra-cabeça sem dificuldades.
Quanto ao desenvolvimento emocional das crianças elas ainda não separam totalmente a fantasia da realidade tem uma imaginação fértil,conseguem fazer o reconto da histórias contadas pela professora, fazem teatro e conseguem desenhar a história da sua forma infantil; sentem ciúmes dos colegas com a professora, tem facilidade de aceitarem professores novos no ambiente escolar.
O desenvolvimento social dos alunos è ótimo! São sociáveis e brincam em grupo.Não são agressivos,gostam de abraços e beijos.Sempre chegam na escola com entusiasmo e abraçam e beijam a professora.
Dois alunos da turma se destacam dos demais; devido ao comportamento, um muito triste por causa da separação dos pais, regrediu um pouco nas atividades, outro não fica muito tempo quieto, gosta de chamar a atenção para si. Mas fica aqui a realidade da vida, pois sabemos que o meio em que vivemos o dia a dia da família, manda muito no desenvolvimento dos alunos, e cada criança se desenvolve em seu próprio tempo.
5.4 PERFIL DO PROFESSOR
Marly Gouvea Silva é uma professora educada compreensiva e competente no que faz. Tem amor a profissão. Já atua na área a 17 anos, tem tido bons resultados em sua metodologia aplicada, conta com o apoio dos pais bem como da equipe diretiva da escola.
Dedica muito do seu tempo aos alunos, passa muitas horas de seus fins de semana a elaborar atividades lúdicas que chamem a atenção dos pequeninos para o conteúdo a ser aplicado nas aulas.Tem preferências por aulas mais dinâmicas,gosta de trabalhar ao ar livre com os alunos,
Diz que: “A realização de atividades ao ar livre proporciona bem estar e sensação de liberdade, e favorece a socialização dos alunos, mantendo contado com a natureza.”
Aproveita todo o espaço oferecido pela escola, desde a sala de aula bem arejada, quando a área verde da escola, parquinho e piscina.
As estratégias desenvolvidas têm como finalidade desenvolver o potencial físico-motor, a coordenação motora e psicomotora, estimular aos alunos nos seus aspectos sociais e culturais, de forma crítica e transformadora, criar condições onde as crianças possam vivenciar o desenvolvimento de habilidades de interação, participação e convivência.
Atividades Pedagógicas 
Acompanhamento dos resultados dos alunos.
O acompanhamento dos resultados dos alunos é realizado através de uma ficha de desempenho do aluno aonde o professor preenche e passa para a direção da escola e esta é apresentada aos pais na reunião.
A professora avalia o desenvolvimento dos seus alunos passo a passo, em todas as atividades realizadas, desde o momento da rodinha até o fim da aula.
Reuniões Pedagógicas / Administrativas
As reuniões pedagógicas administrativas são realizadas mensalmente. 
Todos os funcionários participam, tem liberdade para se expressarem, e ajudam nas decisões a serem tomadas.
Reuniões de Pais
Ocorrem a cada bimestre. Todos os pais são participativos, freqüentes as reuniões, mesmo com os contratempos e trabalhos, se esforçam para chegar no horário agendado, tem liberdade de expor suas opiniões para melhoria da instituição.
Atividades culturais/ Eventos
São realizados através de projetos de acordo com o calendário escolar. Exemplo: amostra pedagógica, festa da família, festa das mães, dos pais, festa das crianças e momentos culturais.
Excursões Pedagógicas/ Visitas Técnicas
São realizadas visitas ao shopping, parque Ipanema, teatro e biblioteca. Ocorrem através de projeto, como por exemplo, o projeto Xerimbabo .
Projetos Escolares / Trabalhos Interdisciplinares
A escola permite que todos os seus professores em processo coletivo desenvolvam as atividades de ensino-aprendizagem garantindo assim excelentes projetos escolares.
São realizados projetos sobre o meio ambiente, da água, higiene e trânsito. Ocorrem todos os anos de acordo com planejamento do calendário escolar e alguns como os da saúde e do trânsito tem parceria com a comunidade.
PRÁTICA DE FORMAÇÃO
 / FICHA DE 
INTERVENÇÃO.
Ipatinga,07/03/2016 a 12/04/2016 2016.
1 – Estágio Supervisionado:	( x ) Educação Infantil
2 – Escola / Creche: Centro Educacional Pequeno Ser
3 – Professor (a) Regente: Marly Govea Silva
4 – Registro de Atividades realizadas pelo professor regente durante o período de intervenção da turma1º período.
Deve-se destacar que as rotinas são vistas como “ações seqüenciais, altamente previsíveis por serem habituais” (BARBOSA, 2006, p. 44). Portanto, está relacionada à seqüência de ações e tarefas previamente estabelecida, tornando-se automáticas e previsíveis, pois a ordem ea permanência estão presentes.
O estágio de intervenção foi realizado em uma turma de 1º período de educação infantil com 15 alunos sendo 5 meninos e 10 meninas que foram bem receptivos.Todas as salas são bem equipadas e decoradas de acordo com a faixa etária dos alunos e o tema que esta sendo desenvolvido durante o ano letivo.
Os alunos chegam à escola as 7:00 horas da manha. Às 7:15 todos os alunos são reunidos no pátio para a realização da rodinha que faz parte da rotina da escola e é realizada em todos os dias da semana. A estagiária Juliana Adriana da Silva Martins em companhia da professora regente Marly Govea realizou a atividade de rodinha durante todo o período de estágio aonde a mesma dirigiu as cantigas de roda, incluindo a oração. 
Após esse período todos os alunos fazem fila, sendo uma de meninas e uma de meninos e seguem todos para a sala.
Ao chegar na sala de aula os alunos guardam as mochilas pegam a agenda e colocam sobre a mesa da professora, retiram seu lanche da mochila e levam até a mesa da professora que os leva para a cozinha.De 9:00 às 9:15 é horário de recreio (aonde as crianças lancham), retornam para a sala e continuam a desenvolver as suas atividades de acordo com o planejamento da professora
.Quase ao fim da aula a estagiária Juliana Adriana da Silva Martins cola as atividades de dever de casa nos cadernos,e os alunos guardam cada um o seu na sua mochila.
As aulas são encerradas de forma prazerá com a realização de brincadeiras tranqüilas e de pouco movimento, para relaxar e descontrair a turma,música e contação de histórias.;após as crianças seguem para o banho e logo após almoço.
Durante o estagio, a estagiaria realizou várias atividades de contação de histórias entre elas as mais conhecidas e favoritas das crianças,.A Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela e a Fera, os Três porquinhos,Chapeuzinho Vermelho, Joãozinho e Maria ,Cinderela,incluindo teatro e fantoches;aonde após a contação de histórias os alunos faziam o reconto da história , utilizando dedoches e até mesmo o próprio livro das histórias.
Todas as sextas-feiras a estagiaria realizou atividades diferenciadas, que envolveram movimento corporal , trabalhando assim a coordenação motora grossa dos alunos.Entre as atividades desenvolvidas a que os alunos mais gostavam eram a de cabo de guerra, e percursos de movimento ,envolvendo pneus, corda ,bambolê ,cones...entre outros.
A estagiária realizou muitas atividades dos projetos elaborados pela escola, incluindo os projetos de sala “ OLIMPÍADAS” duração de uma semana e projeto “PAI “ duração de duas semanas e o projeto da escola “FOLCLORE “ duração de quatro semanas.
 _______________________________________
MARLY GOVEA SILVA
_______________________________________
CLEIDIMAR DE SOUZA ARAÚJO MIRANDA
Carimbo da escola:
 
PRÁTICA DE FORMAÇÃO
 / REGISTRO DE HORAS -
INTERVENÇÃO
1 – Aluna Estagiária: Juliana Adriana da Silva Martins
2 – Escola: Centro Educacional Pequeno Ser
3 – Professora Regente: Marly Govea Silva
	DATA
	HORAS
	
	ASSINATURA DO PROFESSOR (A) REGENTE
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
_____________________, _______ de __________________ de 2016.
_______________________________________
Carimbo da escola:Assinatura do(a) diretor(a) / Carimbo
PRÁTICA DE FORMAÇÃO
 / REGISTRO DE HORAS - 
INTERVENÇÃO
1 – Aluna Estagiária: Juliana Adriana da Silva Martins
2 – Escola: Centro Educacional Pequeno Ser
3 – Professora Regente: Marly Govea Silva
	DATA
	HORAS
	ASSINATURA DO PROFESSOR (A) REGENTE
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
_____________________, _______ de __________________ de 2016.
_______________________________________
Carimbo da escola:Assinatura do(a) diretor(a) / Carimbo
CONSIDERAÇÕES FINAIS
No período de realização do estágio, desenvolvi muitas habilidades, entre elas , analise , compreensão e avaliação sobre gestão. Sempre atenta às informações que estavam sendo repassadas a mim.
Durante o estagio descobrimos as várias etapas da educação infantil.
Sendo assim, o período em que se destina ao estágio serve de ligação entre o que é visto na teoria e o que se aplica na prática.
No entanto, é durante o estagio que nós nos descobrimos como professor é nessa etapa do curso que são plantadas as primeiras sementinhas na vida dos educando e vem a grande descoberta , se realmente e isso que queremos , se temos mesmo vocação para esta profissão.
Esse estágio fez perceber aquilo que na teoria e na pratica já sabia, confirmou-me que a Educação Infantil é muito mais que cuidar das crianças, e sim cuidar e educar porque esse é um momento inesquecível de formação cidadã que exercerá influência em todo o decorrer da vida das crianças e principalmente do educador.
7 Conclusão
 Conclui-se que  a realização do estágio é um momento decisivo para a formação do profissional de educação, pois o acadêmico em hipótese alguma, poderá ocupar um espaço educacional, sem conhecer de perto a realidade escolar, e os problemas que os cerca no contexto atual.O professor deve ter não apenas o conhecimento teórico que é alcançado na sala de aula enquanto alunos mas necessita também do conhecimento prático que ele só pode alcançar na participação do estágio.
ASSINATURAS E DATAS
___________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Estagiária
___________________________________________________________________
Professora regente
___________________________________________________________________
Coordenadora pedagógica
__________________________________________________________________
Diretora
___________________________________________________________________
Viviane Souza Gama de Andrade
Professor (a) Orientador (a) de Prática de Ensino
(Estágio Curricular Supervisionado)
Carimbo da Instituição de Ensino ofertante de estágio:
AGRADECIMENTOS
. 
Agradeço primeiramente a Deus por ter me proporcionado essa oportunidade de estudo, de realizar um sonho já a muito tempo engavetado (18 anos) à espera .
Ao meu marido Gilmar Adriano Martins e filhos Pablo Antthony Martins e Kaio Antthony Martins pela compreensão nas noites longas de estudo e fins de semana.
À Escola Estadual Selim José de Salles pela oportunidade de realizar um sonho já adormecido a 18 anos (ser professora).
REFERÊNCIAS
Grandes Pensadores- Revista Nova Escola- Volumes 1e2- Editora Abril BELO HORIZONTE- Proposta Política Pedagógica – 1994 
GONÇALVES, Kelly Cláudia. Cantando e aprendendo. São Paulo: Rideel, 2008.
ECA- estatuto da criança e do adolescente
 
PPP- Centro Educacional Pequeno Ser 
Proposta curricular para 2016-Centro Educacional Pequeno Ser.
ANEXOS
Figura 1: 
Figura 2: 
Figura 3: 
Figura 4:

Continue navegando