Buscar

EXERCÍCIO 2.2 Legislação Tributária.

Prévia do material em texto

Tema 4
1-No Brasil, em face da arrecadação tributária, os impostos são exigidos daqueles que exteriorização algum signo ou expressão manifestador de riqueza, por isso é incorreto afirmar que:
	Na contribuição de melhoria, o Poder Público pode arrecadar o imposto, mas se não mencionar o elemento de valorização imobiliária, será entendido que este continua fazendo parte da caracterização e fundamentação para exigência deste tipo de tributo.
	A vedação legal ao cálculo das taxas em função do capital das empresas explica-se porque, se assim não o fosse, esta exação, no caso, seria proporcional ao valor do patrimônio da pessoa jurídica, grandeza esta inidônea para dimensionamento da referida espécie tributária.
 Certo	Em relação à cobrança de contribuição de melhoria, o Poder Público poderá arrecadar de todos os proprietários beneficiados o valor global do custo de uma obra, a fim de ser ressarcido das despesas realizadas, independentemente do valor cobrado de cada contribuinte.
	A vedação constitucional do uso de base de cálculo própria de impostos, na instituição de taxa, é lógica e coerente, porque, enquanto o valor do primeiro deve guardar proporcionalidade com a capacidade contributiva, a segunda deverá ser proporcional à contraprestação oferecida pelo Estado.
	Em relação aos impostos em geral, o tributo que tem por fato gerador uma situação de aquisição de renda e que é independente de qualquer atividade estatal específica do contribuinte é o imposto.
2-Identifique o Princípio que preceitua que não há tributo sem lei que o institua ou o majore:
	Princípio da Isonomia.
	Princípio da Anterioridade.
	Princípio da Igualdade.
 Certo	Princípio da Legalidade.
	Princípio da Formalidade.
3-Em tema de competência legislativa sobre matéria de Direito Tributário, é correta a afirmação de que:
	No âmbito da competência concorrente para legislar sobre Direito Tributário os Estados só podem legislar sobre normas gerais.
	A eficácia de lei estadual sobre normas gerais de Direito Tributário fica mantida ante a superveniência de lei federal da mesma natureza, mesmo no que lhe for contrário.
 Errado	A legislação tributária dos Estados é aplicada nos respectivos Municípios, em virtude de estes não terem competência para legislar sobre Direito Tributário.
 Certo	Os Estados têm competência para legislar suplementarmente sobre normas gerais de Direito Tributário.
	Mesmo na ausência de lei federal sobre normas gerais de Direito Tributário, é vedado aos Estados exercer essa competência legislativa.
4-Na seção denominada das ¿limitações constitucionais ao poder de tributar¿ o texto constitucional dispõe sobre:
 Errado	o rol taxativo dos impostos instituídos pela Constituição Federal para os entes federados, que não têm poder de instituir, mas apenas para cobrar.
	capacidade tributária para cobrar tributos.
	todos os institutos tributários que atuam no campo da cobrança dos tributos instituídos na Constituição Federal.
	imunidades e isenções tributárias
 Certo	princípios e regras que disciplinam o exercício da competência para instituir e modificar tributos.
5-O STF já admitiu que uma taxa que remunera serviços notariais e de registro seja estabelecida em valores fixos alocados em faixas, a depender do valor do imóvel objeto do negócio, contudo, as taxas devem ter sua base de cálculo própria e não podem ter por base:
	a base de cálculo que é relacionada com a contraprestação estatal
 Certo	a base de cálculo própria de imposto
	a base de cálculo própria de uma taxa
	a base de cálculo de uma taxa de contraprestação
 Errado	a base de cálculo fixada em acordo com a contraprestação do Estado
6-Os fatos do mundo real sobre os quais haverá a incidência tributária, como por exemplo os produtos industrializados compõem as:
	Fontes Especiais.
	Fontes Principais.
	Fontes Securitárias.
	Fontes Formais.
 Certo	Fontes Materiais.
7-Acerca do Princípio da Legalidade Tributária, analise as alternativas a seguir e marque a opção correta: I- O Princípio da Legalidade, segundo a CF de 1988 se expressa no sentido de ser vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça. II- Segundo a CF de 1988, podemos afirmar que cuidou o legislador constituinte de estabelecer exceções ao princípio da legalidade, no que tange à fixação da alíquota, nos impostos com caráter notadamente regulatório e extrafiscal, determinando que apenas as alíquotas máxima e mínima fossem previstas em Lei. III- Os Impostos: Imposto de Importação ¿ II, Imposto de Exportação ¿ IE, Imposto sobre produtos industrializados ¿ IPI, Imposto sobre operações financeiras ¿ IOF e o Imposto de Renda são exceções ao Princípio da Legalidade Tributária. IV- De acordo com o Princípio da Legalidade não basta a mera previsão abstrata da instituição ou majoração de um Tributo na Lei, é necessário que todos os elementos necessários a formação da relação jurídico-tributário entre Fisco e contribuinte estejam nela delimitados. V- Em regra a Lei apta a instituir tributo é a LEI ORDINÁRIA, contudo os Tributos: Imposto sobre Grandes Fortunas Art. 153, VII, da CF/88, Empréstimo Compulsório Art. 148 da CF/88, Impostos Residuais da União Art. 154, I da CF/88 e as Contribuições Previdenciárias Novas ou Residuais - Art. 195, § 4º da CF/88 somente podem ser criadas através de Lei Complementar.
	Todas as assertivas estão erradas.
	Todas as alternativas estão corretas.
	Somente estão corretas as alternativas III e V.
	Somente são erradas as alternativas III e V.
 Certo	São corretas as alternativas I, II IV e V e falsa a alternativa III.
Tema 5
1-Considere que um determinado Município instituiu uma taxa de coleta domiciliar de lixo, pois a coleta de lixo é de incumbência local. Analise as asserções seguintes relativas ao tema. O Município ao instaurar a prestação de serviço poderá editar uma lei que institua o tributo PORQUE essa taxa tem como contribuintes os proprietários de imóveis, eis que estes dispõem do serviço em prol de suas unidades imobiliárias. A respeito dessa afirmação, assinale a opção correta.
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa
 Errado	As duas asserções são falsas, pois uma não justifica a outra
 Certo	As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é a justificativa correta da primeira
2-As limitações à competência tributária, previstas nos Artigos 9º a 11º do CTN, consistem em princípios e normas jurídicas, consubstanciadas em vedações constitucionais, que têm por objetivo:
	Todas as afirmativas estão Corretas.
 Certo	A garantia do cidadão contra o abuso do poder de tributar do Estado;
	A garantia de isenção de tributos;
	A manutenção da soberania estatal;
	A garantia de arrecadação para os cofres púbicos;
3-Os municípios podem instituir impostos sobre:
	Propriedade predial e territorial rural.
 Errado	Serviços de comunicação.
	Transmissão causa mortis.
 Certo	Transmissão inter vivos.
	Doação de quaisquer bens.
4-Sobre a contribuição de melhoria assinale a afirmação CORRETA:
	cobra-se sobre a totalidade da valorização do imóvel;
	não precisa de uma lei para regulamentá-la, bastando a obra pública.
	mesmo que a obra pública não gere valorização imobiliária no imóvel particular pode ser cobrada, pois que uma obra pública traz sempre melhorias;
	pode ser cobrada várias vezes sobre a mesma valorização de uma obra pública;
 Certo	tributo que tem por fato gerador a realização de obra pública que gere valorização imobiliária em imóvel particular;
Tema 6
1-O Princípio da Legalidade também é denominado:
	Princípio da Formalidade.
	Princípio da Reserva Formal.
 Certo	Princípio da Reserva Legal.
	Princípio da Igualdade.
	Princípio da Isonomia.

Continue navegando