Buscar

entalpia de dissolução do Acido benzoico ( objetivo e introdução)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Objetivo
Determinação do calor de dissociação do ácido benzoico a partir de sua solubilidade em diferentes temperaturas.
Introdução
Todos os processos físicos e químicos envolvem, além das transformações materiais (reações químicas) e mudanças de estados físicos, variações energéticas. Desta maneira, um enfoque que é dado pela calorimetria, se baseia justamente em medir as variações energéticas que acompanham os processos físicos e químicos. A parte da calorimetria que trata especificamente destas variações de temperatura é conhecida como Termoquímica.
O Calor de dissolução representa a variação de entalpia que resulta da formação de uma solução de concentração especifica, a partir de 1g/ mol do composto e o número de g/mol de água liquida. Com estes dados pode calcular-se o calor total de formação de uma substancia dissolvida (HIMMELBLAU, DAVID, 1984)
O conceito da calorimetria envolve a aplicação da primeira lei da Termodinâmica que estabelece que a energia é conservada nas transformações. No entanto, reações de dissociação, neutralização e muitas reações iônicas de precipitação, são susceptíveis de observação calorimétrica direta.
As reações químicas sempre estão acompanhadas de uma liberação ou absorção de energia. Se a energia dos produtos for menor que a energia dos reagentes, então o sistema libera energia na forma de calor (reação exotérmica), causando aumento na temperatura do meio. Por outro lado, se a energia dos produtos for maior que a energia dos reagentes, o sistema absorve energia durante a reação (reação endotérmica), retirando calor do meio e consequentemente diminuindo a temperatura do sistema.
Dessa forma, o calor total de uma determinada mistura é possível ser verificado experimentalmente. Denomina-se calor de dissolução a variação de energia, quando uma substancia dissolve outra, sendo assim o próprio calor de dissolução.
Uma solução saturada é aquela em equilíbrio com excesso de soluto, ou seria se estivesse presente excesso de soluto. O termo saturado denota a maior concentração de soluto que uma solução pode conter e estar em equilíbrio com alguma porção de soluto não -dissolvido com o qual está em contato ( ATKINS, JONES, 2009).
A titulação é um processo empregado na Química para se determinar a quantidade de substancia de uma solução pelo confronto com outra espécie química, de concentração e natureza conhecida.

Outros materiais