Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Ao longo de sua história a psicologia escolar teve diferentes objetivos, entre eles o ajustamento e a adaptação do aluno. No momento atual, o psicólogo escolar deve atuar para alcançar o desenvolvimento integral do aluno. Considerando essa questão podemos afirmar:
O trabalho realizado de forma preventiva, através de ações e projetos, é fundamental para promoção do desenvolvimento do aluno.

Ao comparar os contextos de surgimento da Psicologia Escolar estrangeira (norte-americana, francesa, suíça, inglesa) e da Psicologia Escolar brasileira NÃO é possível afirmar que:
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira surgiu no final do século 19, juntamente com a Psicologia geral, a Psicologia Escolar brasileira foi introduzida no Brasil juntamente com o início do primeiro curso de graduação em Psicologia, no ano de 1962.

As iniciativas do trabalho de psicologia no campo escolar, nos Estados Unidos, foram marcadas pela atuação de:
Lightner R. Witmer, o fundador do Laboratório Nacional de Distúrbios do Comportamento.

No que concerne aos conhecimentos necessários a atuação do psicólogo na escola, podemos afirmar que:
I- O psicólogo deve conhecer as diferentes patologias para poder identificá-las nos alunos.
II- O psicologo deve conhecer os processos cognitivos de atenção, memória e pensamento para poder identificar dificuldades de aprendizagem relacionadas com esses processos.
III- O psicólogo deve ocupar-se somente das questões relacionais, e o conhecimento sobre relações interpessoais é necessário a sua prática.

O enfoque inicial de atuação do psicólogo escolar brasileiro foi:
Realizar orientação vocacional, através do uso de testes, para orientar os estudantes às profissões que melhor se adequassem ao seu perfil de aptidões e interesses.

A atuação do psicólogo de forma preventiva caracteriza-se por:
atuar auxiliando o professor a pensar estratégias para os problemas existentes em sala de aula.

Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar brasileira é possível afirmar que:
Começou a ser introduzida no Brasil juntamente com o início do curso de Psicologia, no ano de 1962.

Sobre a escola afirma-se:
I. A escola é uma instituição social que tem como objetivos fundamentais a inserção das crianças na cultura acumulada pela sociedade, através da transmissão de conteúdos, e a criação de condições para a inserção das crianças nas normas de convivência social. PORQUE II. A escola tem por objetivo o ensino de conteúdos e a criação de oportunidades de socialização.

Sobre a atuação do psicólogo escolar afirma-se: I. A partir de problemas que já ocorreram ou que podem vir a ocorrer, traça estratégias de atuação que evitem a ocorrência de tais problemas ou atenuem sua intensidade. PORQUE II. O psicólogo escolar atua na escola de forma preventiva.
As duas afirmacoes são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são falsas.

A Psicologia Escolar surgiu como campo de atuação no Brasil juntamente com os primeiros cursos de graduação em Psicologia, na década de 1960. O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era: I. A intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação ensino-aprendizagem. II. A atuação junto aos professores, auxiliando-os na identificação de novas estratégias de ação. III. A promoção de ajustamento e adaptação dos alunos a escola, através de avaliação e diagnóstico dos problemas de aprendizagem. Está CORRETO o que se afirma em:
Apenas III
I e III
Apenas I
I, II e III
Apenas II

Ao comparar os contextos de surgimento da Psicologia Escolar estrangeira (norte-americana, francesa, suíça, inglesa) e da Psicologia Escolar brasileira, é possível afirmar que:
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira considerava que os fatores sociais e institucionais estavam entre os responsáveis pelo fracasso escolar, a Psicologia Escolar brasileira considerava que os alunos eram os principais responsáveis pelo fracasso escolar.
Diferentemente da Psicologia Escolar estrangeira, a Psicologia Escolar brasileira sempre considerou os fatores sociais e institucionais estavam entre os responsáveis pelo fracasso escolar.
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira apresentava caráter exclusivamente preventivo, a Psicologia Escolar brasileira tinha o intuito de minimizar os efeitos nocivos das desigualdades sociais, refletidos no contexto educacional.
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira surgiu no início do século 19, juntamente com a Psicologia geral, a Psicologia Escolar brasileira foi introduzida no Brasil juntamente com o início do primeiro curso de graduação em Psicologia, no ano de 1962.
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira apresentava caráter exclusivamente preventivo, a Psicologia Escolar brasileira tinha o intuito de intervenir exclusivamente junto ao corpo docente.

Um dos objetivos finais da escola é socializar o conhecimento científico elaborado historicamente. Para que isso ocorra espera-se dos alunos padrões de comportamento e de atitudes que conduzam ao sucesso escolar.
Considerando a perspectiva atual de trabalho do psicólogo escolar, está INCORRETO o que se afirma em:
I. Os problemas apresentados pelos alunos decorrem, na maioria das vezes, de sua inabilidade. Cabe ao psicólogo escolar contemporâneo diagnosticar o problema do aluno e encaminhá-lo para tratamento clínico e/ou para classes especiais.
II. É preciso compreender o aluno como sujeito relacional. Cabe ao psicologo escolar contemporâneo analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino, de modo a contribuir para a elaboração de procedimentos educacionais que atendam tanto necessidades coletivas como individuais.
III. É preciso que o psicólogo escolar desenvolva estratégias de ação centradas na identificação dos problemas psicológicos dos alunos, enquadrando-os em categorias diagnósticas, de modo a contribuir para a constatação de que a maioria dos problemas que acometem a escola começa no próprio aluno.
Apenas II e III
Apenas II
Apenas I
Apenas I e III
Apenas I e II

Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar em países estrangeiros como Estados Unidos, França, Suíça e Inglaterra NÃO é possível afirmar que:
A Psicologia Escolar teve, desde o início, produção de conhecimento em conexão com a Psicologia geral.
O conhecimento produzido pela Psicologia geral no campo da aprendizagem, da percepção e da memória auxiliou as reflexões do processo ensino-aprendizagem, possibilitando o surgimento da Psicologia Escolar no século 19.
A Psicologia Escolar teve, desde o início, produção de conhecimento específica às suas necessidades, sem conexão com a Psicologia geral.
Desenvolveu-se juntamente com a Psicologia geral.
A aplicação do conhecimento da Psicologia no universo escolar tinha o intuito de promover o bem-estar humano.

A Psicologia Escolar surgiu como campo de atuação no Brasil juntamente com os primeiros cursos de graduação em Psicologia, no ano de 1962. Ao longo do tempo o foco de atuação foi alterado. Sobre isso é possível afirmar que:
O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a prevenção de problemas de relacionamento interpessoal, sobretudo na interface ensino-aprendizagem. O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar brasileira era o ajustamento e a adaptação, em que o psicólogo diagnosticava os alunos com dificuldades de aprendizagem. O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a promoção de saúde e cidadania, tendo evoluído posteriormente para atenção aos problemas de aprendizagem. O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação ensino-aprendizagem. O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação professor-aluno.

Sobre a atuação do psicólogo escolar brasileiro afirma-se: I. Assim que a profissão de psicólogo foi regulamentada no Brasil, o psicólogo escolar teve como função atender, diagnosticar e tratar crianças com problemas de aprendizagem. PORQUE II. A Psicologia Escolar teve como focos, no seu início, o ajustamento e a adaptação do aluno à escola.
As duas afirmacoes são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são falsas.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

O psicólogo escolar atua na escola de forma preventiva. Isto significa que:
Diagnostica os problemas apresentados pelos alunos e encaminha-os para tratamentos externos.
Identifica e ajuda a resolver problemas ligados a dificuldades de aprendizagem dos alunos.
Resolvem basicamente os problemas já existentes na relação professor-aluno.
Traça estratégias de atuação que evitem a ocorrência dos problemas mais frequentes ou atenuem sua intensidade.
Resolve problemas instalados antes que se tornem mais graves.

Acerca do trabalho do psicólogo no espaço escolar, é incorreto afirmar:
Apos a leitura das alternativas acima, assinale a(s) INCORRETA (s):
I- O psicólogo atua no espaço escolar de forma preventiva através da resolução de problemas existentes.
II- A atuação do psicólogo na escola possui um viés preventivo onde pode elaborar projetos que visem o desenvolvimento do aluno.
III- As funções que o psicólogo pode exercer servem para atuar somente nos problemas que existem no espaço escolar.
Somente a I está incorreta.
I, II e III
II e III
I e III
I e II

No que concerne a atuação do psicólogo escolar, podemos afirmar que: I- O psicólogo que atua na escola deve ter conhecimento de diferentes áreas da psicologia. II- Os conhecimentos da área de educação interessam somente ao pedagogo. III- O psicólogo que atua na escola deve ter conhecimento do universo escolar e das principais questões que perpassam a escola na atualidade. Após a leitura das alternativas acima, assinale a(s) correta(s):
I e III
I e II
Somente a alternativa III
II e III
I, II e III

Acerca do Projeto Político Pedagógico é INCORRETO afirmar que:
O Projeto Político Pedagógico é um importante elemento do processo educacional escolar.
O Projeto Político Pedagógico é um documento que a escola deve elaborar, por ser de suma importância para o processo educacional.
O Projeto Político Pedagógico possui objetivos que os profissionais da escola devem procurar alcançar.
O Projeto Político Pedagógico é um plano elaborado pela escola que contém aquilo que se deseja alcançar em termos de formação do aluno.
O Projeto Político Pedagógico é um documento burocrático que a escola deve elaborar, mas sem importância para o processo educacional.

Atualmente acredita-se que o Projeto Político Pedagógico deva ser fruto da reflexão e discussão dos diferentes sujeitos envolvidos no processo educativo.
Sobre o PPP podemos afirmar que:
(I) O psicólogo escolar não pode participar da elaboração, da implementação e da avaliação permanente do PPP, já que seu trabalho será definido a partir dos objetivos do PPP.
(II) A implementação do PPP é um processo constante, no qual as ações procuram alcançar os objetivos a que ele se propõe.
(III) Os objetivos do PPP funcionam como orientação para o trabalho dos profissionais que atuam na escola, inclusive o trabalho do psicólogo.
II e III
I, II e III
I e II
I e III
Somente alternativa III

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Ao longo de sua história a psicologia escolar teve diferentes objetivos, entre eles o ajustamento e a adaptação do aluno. No momento atual, o psicólogo escolar deve atuar para alcançar o desenvolvimento integral do aluno. Considerando essa questão podemos afirmar:
O trabalho realizado de forma preventiva, através de ações e projetos, é fundamental para promoção do desenvolvimento do aluno.

Ao comparar os contextos de surgimento da Psicologia Escolar estrangeira (norte-americana, francesa, suíça, inglesa) e da Psicologia Escolar brasileira NÃO é possível afirmar que:
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira surgiu no final do século 19, juntamente com a Psicologia geral, a Psicologia Escolar brasileira foi introduzida no Brasil juntamente com o início do primeiro curso de graduação em Psicologia, no ano de 1962.

As iniciativas do trabalho de psicologia no campo escolar, nos Estados Unidos, foram marcadas pela atuação de:
Lightner R. Witmer, o fundador do Laboratório Nacional de Distúrbios do Comportamento.

No que concerne aos conhecimentos necessários a atuação do psicólogo na escola, podemos afirmar que:
I- O psicólogo deve conhecer as diferentes patologias para poder identificá-las nos alunos.
II- O psicologo deve conhecer os processos cognitivos de atenção, memória e pensamento para poder identificar dificuldades de aprendizagem relacionadas com esses processos.
III- O psicólogo deve ocupar-se somente das questões relacionais, e o conhecimento sobre relações interpessoais é necessário a sua prática.

O enfoque inicial de atuação do psicólogo escolar brasileiro foi:
Realizar orientação vocacional, através do uso de testes, para orientar os estudantes às profissões que melhor se adequassem ao seu perfil de aptidões e interesses.

A atuação do psicólogo de forma preventiva caracteriza-se por:
atuar auxiliando o professor a pensar estratégias para os problemas existentes em sala de aula.

Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar brasileira é possível afirmar que:
Começou a ser introduzida no Brasil juntamente com o início do curso de Psicologia, no ano de 1962.

Sobre a escola afirma-se:
I. A escola é uma instituição social que tem como objetivos fundamentais a inserção das crianças na cultura acumulada pela sociedade, através da transmissão de conteúdos, e a criação de condições para a inserção das crianças nas normas de convivência social. PORQUE II. A escola tem por objetivo o ensino de conteúdos e a criação de oportunidades de socialização.

Sobre a atuação do psicólogo escolar afirma-se: I. A partir de problemas que já ocorreram ou que podem vir a ocorrer, traça estratégias de atuação que evitem a ocorrência de tais problemas ou atenuem sua intensidade. PORQUE II. O psicólogo escolar atua na escola de forma preventiva.
As duas afirmacoes são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são falsas.

A Psicologia Escolar surgiu como campo de atuação no Brasil juntamente com os primeiros cursos de graduação em Psicologia, na década de 1960. O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era: I. A intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação ensino-aprendizagem. II. A atuação junto aos professores, auxiliando-os na identificação de novas estratégias de ação. III. A promoção de ajustamento e adaptação dos alunos a escola, através de avaliação e diagnóstico dos problemas de aprendizagem. Está CORRETO o que se afirma em:
Apenas III
I e III
Apenas I
I, II e III
Apenas II

Ao comparar os contextos de surgimento da Psicologia Escolar estrangeira (norte-americana, francesa, suíça, inglesa) e da Psicologia Escolar brasileira, é possível afirmar que:
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira considerava que os fatores sociais e institucionais estavam entre os responsáveis pelo fracasso escolar, a Psicologia Escolar brasileira considerava que os alunos eram os principais responsáveis pelo fracasso escolar.
Diferentemente da Psicologia Escolar estrangeira, a Psicologia Escolar brasileira sempre considerou os fatores sociais e institucionais estavam entre os responsáveis pelo fracasso escolar.
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira apresentava caráter exclusivamente preventivo, a Psicologia Escolar brasileira tinha o intuito de minimizar os efeitos nocivos das desigualdades sociais, refletidos no contexto educacional.
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira surgiu no início do século 19, juntamente com a Psicologia geral, a Psicologia Escolar brasileira foi introduzida no Brasil juntamente com o início do primeiro curso de graduação em Psicologia, no ano de 1962.
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira apresentava caráter exclusivamente preventivo, a Psicologia Escolar brasileira tinha o intuito de intervenir exclusivamente junto ao corpo docente.

Um dos objetivos finais da escola é socializar o conhecimento científico elaborado historicamente. Para que isso ocorra espera-se dos alunos padrões de comportamento e de atitudes que conduzam ao sucesso escolar.
Considerando a perspectiva atual de trabalho do psicólogo escolar, está INCORRETO o que se afirma em:
I. Os problemas apresentados pelos alunos decorrem, na maioria das vezes, de sua inabilidade. Cabe ao psicólogo escolar contemporâneo diagnosticar o problema do aluno e encaminhá-lo para tratamento clínico e/ou para classes especiais.
II. É preciso compreender o aluno como sujeito relacional. Cabe ao psicologo escolar contemporâneo analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino, de modo a contribuir para a elaboração de procedimentos educacionais que atendam tanto necessidades coletivas como individuais.
III. É preciso que o psicólogo escolar desenvolva estratégias de ação centradas na identificação dos problemas psicológicos dos alunos, enquadrando-os em categorias diagnósticas, de modo a contribuir para a constatação de que a maioria dos problemas que acometem a escola começa no próprio aluno.
Apenas II e III
Apenas II
Apenas I
Apenas I e III
Apenas I e II

Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar em países estrangeiros como Estados Unidos, França, Suíça e Inglaterra NÃO é possível afirmar que:
A Psicologia Escolar teve, desde o início, produção de conhecimento em conexão com a Psicologia geral.
O conhecimento produzido pela Psicologia geral no campo da aprendizagem, da percepção e da memória auxiliou as reflexões do processo ensino-aprendizagem, possibilitando o surgimento da Psicologia Escolar no século 19.
A Psicologia Escolar teve, desde o início, produção de conhecimento específica às suas necessidades, sem conexão com a Psicologia geral.
Desenvolveu-se juntamente com a Psicologia geral.
A aplicação do conhecimento da Psicologia no universo escolar tinha o intuito de promover o bem-estar humano.

A Psicologia Escolar surgiu como campo de atuação no Brasil juntamente com os primeiros cursos de graduação em Psicologia, no ano de 1962. Ao longo do tempo o foco de atuação foi alterado. Sobre isso é possível afirmar que:
O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a prevenção de problemas de relacionamento interpessoal, sobretudo na interface ensino-aprendizagem. O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar brasileira era o ajustamento e a adaptação, em que o psicólogo diagnosticava os alunos com dificuldades de aprendizagem. O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a promoção de saúde e cidadania, tendo evoluído posteriormente para atenção aos problemas de aprendizagem. O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação ensino-aprendizagem. O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação professor-aluno.

Sobre a atuação do psicólogo escolar brasileiro afirma-se: I. Assim que a profissão de psicólogo foi regulamentada no Brasil, o psicólogo escolar teve como função atender, diagnosticar e tratar crianças com problemas de aprendizagem. PORQUE II. A Psicologia Escolar teve como focos, no seu início, o ajustamento e a adaptação do aluno à escola.
As duas afirmacoes são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são falsas.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

O psicólogo escolar atua na escola de forma preventiva. Isto significa que:
Diagnostica os problemas apresentados pelos alunos e encaminha-os para tratamentos externos.
Identifica e ajuda a resolver problemas ligados a dificuldades de aprendizagem dos alunos.
Resolvem basicamente os problemas já existentes na relação professor-aluno.
Traça estratégias de atuação que evitem a ocorrência dos problemas mais frequentes ou atenuem sua intensidade.
Resolve problemas instalados antes que se tornem mais graves.

Acerca do trabalho do psicólogo no espaço escolar, é incorreto afirmar:
Apos a leitura das alternativas acima, assinale a(s) INCORRETA (s):
I- O psicólogo atua no espaço escolar de forma preventiva através da resolução de problemas existentes.
II- A atuação do psicólogo na escola possui um viés preventivo onde pode elaborar projetos que visem o desenvolvimento do aluno.
III- As funções que o psicólogo pode exercer servem para atuar somente nos problemas que existem no espaço escolar.
Somente a I está incorreta.
I, II e III
II e III
I e III
I e II

No que concerne a atuação do psicólogo escolar, podemos afirmar que: I- O psicólogo que atua na escola deve ter conhecimento de diferentes áreas da psicologia. II- Os conhecimentos da área de educação interessam somente ao pedagogo. III- O psicólogo que atua na escola deve ter conhecimento do universo escolar e das principais questões que perpassam a escola na atualidade. Após a leitura das alternativas acima, assinale a(s) correta(s):
I e III
I e II
Somente a alternativa III
II e III
I, II e III

Acerca do Projeto Político Pedagógico é INCORRETO afirmar que:
O Projeto Político Pedagógico é um importante elemento do processo educacional escolar.
O Projeto Político Pedagógico é um documento que a escola deve elaborar, por ser de suma importância para o processo educacional.
O Projeto Político Pedagógico possui objetivos que os profissionais da escola devem procurar alcançar.
O Projeto Político Pedagógico é um plano elaborado pela escola que contém aquilo que se deseja alcançar em termos de formação do aluno.
O Projeto Político Pedagógico é um documento burocrático que a escola deve elaborar, mas sem importância para o processo educacional.

Atualmente acredita-se que o Projeto Político Pedagógico deva ser fruto da reflexão e discussão dos diferentes sujeitos envolvidos no processo educativo.
Sobre o PPP podemos afirmar que:
(I) O psicólogo escolar não pode participar da elaboração, da implementação e da avaliação permanente do PPP, já que seu trabalho será definido a partir dos objetivos do PPP.
(II) A implementação do PPP é um processo constante, no qual as ações procuram alcançar os objetivos a que ele se propõe.
(III) Os objetivos do PPP funcionam como orientação para o trabalho dos profissionais que atuam na escola, inclusive o trabalho do psicólogo.
II e III
I, II e III
I e II
I e III
Somente alternativa III

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA ESCOLAR 
1a aula Lupa 
 
 
Vídeo 
 
PPT 
 
MP3 
 
 
 
 
Exercício: SDE0158_EX_A1_201401356231_V1 29/04/2018 15:36:16 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201404289793 
 
 1a Questão 
 
 
Os sujeitos que compõem o espaço escolar podem apresentar diferentes patologias. No que 
tange à essa questão o psicólogo que atua na escola: 
 
 
deve conhecer as diferentes patologias e tratá-las do próprio ambiente escolar. 
 
as patologias são objeto de estudo do psicólogo clínico e este deve ser solicitado à 
comparecer à escola para identificar possíveis patologias nos alunos. 
 
não precisa conhecer as diferentes patologias, já que não atua como psicólogo clínico. 
 
identifica patologias e dificuldades cognitivas nos alunos e atua orientando pais e 
professores. 
 
deve conhecer as diferentes patologias para que possa identificá-las a fim de sugerir a 
transferência dos alunos para escolas especiais 
 
 
Explicação: 
Está correta a aletra e. O psicólogo escolar possui uma atuação institucional, sendo assim, 
ele deve identificar as patologias e dificuldades cognitivas nos alunos e atuar orientando pais 
e professores. Se houver necessidade de tratamento ele deve encaminhar para um 
profissional fora da escola (psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo etc) 
 
 
 
Ref.: 201401620315 
 
 2a Questão 
 
 
Ao longo de sua história a psicoloiga escolar teve diferentes objetivos, entre eles o 
ajustamento e a adaptação do aluno. No momento atual, o psicólogo escolar deve atuar para 
alcançar o desenvolvimento integral do aluno. Considerando essa questão podemos afirmar: 
 
 
O trabalho realizado de forma preventiva, através de ações e projetos, é fundamental 
para promoção do desenvolvimento do aluno. 
 
O psicólogo deve atuar de forma remediativa, considerando somente as dificuldades 
apresentadas no espaço escolar. 
 
O psicólogo deve atuar buscando o desenvolvimento cognitivo do aluno porque os 
aspectos emocionais são de competência da família. 
 
O foco do trabalho é o aluno e, portanto, ações de capacitação do professor não devem 
ser realizadas pelo psicólogo e sim pelo pedagogo. 
 
A atuação do psicólogo deve considerar a avaliação clínica para diagnóstico de 
problemas mentais. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa c. O trabalho deve ser realizado de forma preventiva, através de 
ações e projetos que possibilitem o desenvolvimento do aluno e um bom clima de trabalho no 
espaço escolar. Essas ações são fundamentais para promoção do desenvolvimento do aluno 
em seus aspectos emocionais, sociais e cognitivos. 
 
 
 
Ref.: 201401535937 
 
 3a Questão 
 
 
Sobre a história da Psicologia Escolar, afirma-se que é uma área de atuação que: 
 
 
Nasceu nos Estados Unidos, com influência das idéias de Ana Freud. 
 
Surgiu a partir das pesquisas de Hall sobre o desenvolvimento infantil. 
 
Surgiu a partir da necessidade de educar os filhos de famílias abastadas da Europa. 
 
Se desenvolveu no século XIX a partir de reflexões sobre o processo ensino-
aprendizagem. 
 
Surgiu a partir das pesquisas de Galton sobre o desenvolvimento infantil. 
 
 
Explicação: 
A letra a está correta. A psicologia escolar se desenvolveu no século XIX a partir de reflexões 
sobre o processo ensino-aprendizagem na Europa e Estados Unidos sob a indluência de 
diferentes autores e temas de reflexão. 
 
 
 
Ref.: 201404289870 
 
 4a Questão 
 
 
Ao comparar os contextos de surgimento da Psicologia Escolar estrangeira (norte-americana, 
francesa, suíça, inglesa) e da Psicologia Escolar brasileira NÃO é possível afirmar que: 
 
 
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira surgiu no final do século 19, juntamente com a 
Psicologia geral, a Psicologia Escolar brasileira foi introduzida no Brasil juntamente com o 
início do primeiro curso de graduação em Psicologia, no ano de 1962. 
 
A Psicologia Escolar estrangeira surgiu no início do século 19, juntamente com a 
Psicologia geral e a brasileira surgiu em 1962. 
 
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira apresentava caráter exclusivamente 
preventivo, a Psicologia Escolar brasileira tinha o intuito de minimizar os efeitos nocivos 
das desigualdades sociais, refletidos no contexto educacional. 
 
Tanto a Psicologia Escolar estrangeira com a Psicologia Escolar brasileira consideravam 
os conhecimentos produzidos pela Psicologia geral no campo da aprendizagem, da 
percepção e da memória como fundamentais para as reflexões do processo de ensino-
aprendizagem. 
 
O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar brasileira era o ajustamento e a adaptação, 
em que o psicólogo diagnosticava os alunos com dificuldades de aprendizagem, enquanto 
o foco inicial da Psicologia Escolar estrangeira era promover o bem-estar humano. 
 
 
Explicação: 
Está incorreta a afirmativa e. A Psicologia Escolar estrangeira surgiu no final do século 19, 
juntamente com a Psicologia geral, a Psicologia Escolar brasileira foi introduzida no Brasil 
juntamente com o início do primeiro curso de graduação em Psicologia, no ano de 1962. O 
foco de ambas era o ajustamento e a adaptação, em que o psicólogo diagnosticava os alunos 
com dificuldades de aprendizagem e consideravam os conhecimentos produzidos pela 
Psicologia geral no campo da aprendizagem, da percepção e da memória como fundamentais 
para as reflexões do processo de ensino-aprendizagem. 
 
 
 
Ref.: 201401535944 
 
 5a Questão 
 
 
As iniciativas do trabalho de psicologia no campo escolar, nos Estados Unidos, foram 
marcadas pela atuação de: 
 
 
Lightner R. Witmer, o fundador do Laboratório Nacional de Distúrbios do 
Comportamento. 
 
James Watson, um dos mais influentes pesquisadores da inteligência infantil do século 
XIX. 
 
Wundt, considerado o pai da psicologia. 
 
Francis Galton, o primeiro pesquisador a estudar os portadores de altas habilidades. 
 
Stanley Hall, um dos primeiros estudiosos a articular psicologia e educação. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa b. Nos Estados Unidos Stanley Hall foi um dos primeiros estudiosos 
a articular psicologia e educação. 
 
 
 
Ref.: 201401535754 
 
 6a Questão 
 
 
No que concerne aos conhecimentos necessários a atuação do psicólogo na escola, podemos 
afirmar que: 
I- O psicólogo deve conhecer as diferentes patologias para poder identificá-las nos alunos. 
II- O psicologo deve conhecer os processos cognitivos de atenção, memória e pensamento 
para poder identificar dificuldades de aprendizagem relacionadas com esses processos. 
III- O psicólogo deve ocupar-se somente das questões relacionais, e o conhecimento sobre 
relações interpessoais é necessário a sua prática. 
Após a leitura das alternativas acima, assinale a(s) correta(s): 
 
 
I e III 
 
I, II e III 
 
I e II 
 
Somente a I é verdadeira 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Correta a alternativa I w II. O psicólogo deve conhecer as diferentes patologias para poder 
identificá-las nos alunos e encaminá-los para acompanhamento por profissionais fora da 
escola, assim como deve auxiliar o professor a refletir e lidar com o aluno. Além do 
conhecimento acerca das psicopatologias, o psicólogo também deve conhecer os processos 
cognitivos de atenção, memória e pensamento para poder identificar dificuldades de 
aprendizagem relacionadas com esses processos. No espaço escolar o psicólogo lida com 
todos os aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem e não somente com as relações 
interpessoais.Ref.: 201401535953 
 
 7a Questão 
 
 
O enfoque inicial de atuação do psicólogo escolar brasileiro foi: 
 
 
Realizar orientação vocacional, através do uso de testes, para orientar os estudantes 
às profissões que melhor se adequassem ao seu perfil de aptidões e interesses. 
 
Atender e diagnosticar crianças com problemas de aprendizagem escolar. 
 
Realizar trabalhos de intervenção institucional para compreender o fenômeno do 
fracasso escolar. 
 
Atender, diagnosticar e tratar crianças com diferentes patologias. 
 
Atender, diagnosticar e tratar crianças com distúrbios de comportamento. 
 
 
Explicação: 
A letra a é a afirmativa correta. O foco inicial de atuação do psicólogo escolar era a questão 
da dificuldade de aprendizgem e o diagnóstico e atendimento desse aluno. O trabalho não era 
institucional e não considerava os aspectos sociais. 
 
 
 
Ref.: 201404289785 
 
 8a Questão 
 
 
A atuação do psicólogo de forma preventiva carcteriza-se por: 
 
 
atuar auxiliando o professor a pensar estratégias 
para os problemas existentes em sala de aula. 
 
atuar nos aspectos que visam o desenvolvimento 
antes que o problema se instale. 
 
auxiliar os pais a refletirem sobre as relações 
familiares para minimizar o problema de 
comportamento dos filhos. 
 
atuar na resolução de problemas existentes. 
 
atuar junto a equipe escolar na resolução dos 
conflitos existentes. 
 
 
Explicação: 
Correta a afirmativa b. A atuação do psicólogo de forma preventiva carcteriza-se por atuar nos 
aspectos que visam o desenvolvimento antes que os problemas se instalem. 
 
Exercício: 
SDE0158_EX_A1_201401356231_V2 
29/04/2018 15:38:31 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA 
ESCOLAR 
201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401535825 
 
 1a Questão 
 
 
Um aluno apresenta dificuldade de interação com os demais colegas e, durante o recreio, 
permanece em sala de aula porque teme sofrer discriminação. O psicólogo escolar deve: 
I. Procurar ter acesso ao relato dos professores sobre o que ocorre na turma. 
II. Procurar compreender o motivo do isolamento e depois, se for o caso, planejar uma ação 
junto a turma. 
III. Observar se o problema se origina no próprio aluno, ou seja, se sua família e 
desestruturada ou se ele apresenta carência afetiva. Nesses casos o psicólogo escolar nada 
pode fazer. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas I e II 
 
Apenas I e III 
 
Apenas II e III 
 
I, II e III 
 
Apenas a I 
 
 
Explicação: 
A alternativa a está correta. O psicólogo deve procurar compreender o motivo do isolamento 
observando o aluno e conversando com os professores. Ele pode propor uma ação junto à 
turma para auxiliar a integração do aluno. 
 
 
 
 
Ref.: 201401535875 
 
 2a Questão 
 
 
Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar brasileira é possível afirmar que: 
 
 
Começou a ser introduzida no Brasil juntamente com o início do curso de Psicologia, no 
ano de 1962. 
 
Era feito o atendimento aos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem, 
considerando, desde o início, os fatores individuais, sociais e institucionais que interferem 
no processo de aprendizagem. 
 
Com caráter exclusivamente preventivo, tinha o intuito de minimizar os efeitos nocivos 
das desigualdades sociais, refletidos no contexto educacional. 
 
Era feito atendimento exclusivamente ao professor. 
 
Desde o início a Psicologia Escolar teve atuação institucional e preventiva. 
 
 
Explicação: 
A alternativa a está correta. A psicologia escolar começou a ser introduzida no Brasil junto 
com o curso de psicologia em 1962. No começo ela abordava o atendimento aos alunos com 
dificuldades de aprendizagem e considerando os fatores individuais. O trabalho era realizado 
com os alunos e ralacionado com os problemas existentes. 
 
 
 
Ref.: 201401535763 
 
 3a Questão 
 
 
Sobre as características do universo escolar é correto afirmar que: 
 
 
O universo escolar está perpassado por relações entre diferentes sujeitos. 
 
O psicólogo escolar deve basear sua atuação somente em função dos conflitos 
existentes na relação professor-aluno. 
 
A relação que o professor estabelece com o aluno não interfere na relação que este tem 
com a matéria que o professor leciona. 
 
O psicólogo escolar deve atuar de forma preventiva quando um problema já está 
instalado. 
 
As relações estabelecidas nesse espaço não são importantes para a aprendizagem dos 
alunos. 
 
 
Explicação: 
A alternativa c está correta. O universo escolar está perpassado por relações entre diferentes 
sujeitos (professores-aluno e, alunos-alunos). Essas relaçõs interferem na aprendizagem dos 
alunos. A atuação do psicólogo pode ocorrer de forma preventiva quando o probema ainda 
não existe ou na resolução do problema existente. 
 
 
 
Ref.: 201401535909 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
A escola é uma instituição de formação que deve: 
 
 
ocupar-se somente com a transmissão do conteúdo, pois esse é o aspecto mais 
importante. 
 
ocupar-se somente com a formação interpessoal, pois esse é o aspecto mais 
importante. 
 
atuar de forma ampla , enfatizando o desenvolvimento do aluno em detrimento da 
transmissão do conteúdo. 
 
restringir sua atuação à formação intelectual do aluno, para que este possa desenvolver 
o pensamento. 
 
atuar de forma integral através da transmissão do conteúdo e do desenvolvimento do 
aluno. 
 
 
Explicação: 
A alternativa correta é a letra e. A escola deve atuar de forma integral trabalhando a 
transmissão do conteúdo e do desenvovimento do alunos em seus diferentes aspectos: 
intelectual, afetivo, social e moral. 
 
 
 
Ref.: 201401535924 
 
 5a Questão 
 
 
Sobre a escola afirma-se: I. A escola é uma instituição social que tem como objetivos 
fundamentais a inserção das crianças na cultura acumulada pela sociedade, através da 
transmissão de conteúdos, e a criação de condições para a inserção das crianças nas normas 
de convivência social. PORQUE II. A escola tem por objetivo o ensino de conteúdos e a criação 
de oportunidades de socialização. 
 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
As duas alternativas são falsas. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
 
 
Explicação: 
Correta a alternativa a. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
A escola é uma instituição social que deve auxiliar a sociedade na transmissão do conteúdo 
culturalmente acumulado e auxiliar na socialização das crianças através da convivência social 
em seu espaço. 
 
 
 
Ref.: 201401535877 
 
 6a Questão 
 
 
Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar brasileira NÃO é possível afirmar que: 
 
 
Começou a ser introduzida no Brasil juntamente com o início do curso de Psicologia, no 
ano de 1962. 
 
Mesmo antes da implantação dos primeiros cursos de Psicologia os conteúdos de 
Psicologia úteis à escola e ao processo de ensino-aprendizagem eram ministrados nos 
cursos de formação de professores. 
 
Era feito o atendimento aos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem. 
 
Com caráter exclusivamente preventivo, tinha o intuito de minimizar os efeitos nocivos 
das desigualdades sociais, refletidos no contexto educacional. 
 
Era feito o atendimento aos alunos queapresentavam dificuldades de aprendizagem, 
considerando que os próprios alunos e seu meio social eram os responsáveis pelo 
fracasso escolar. 
 
 
Explicação: 
A alternativa d é a incorreta. A psicologia não tinha caráter preventivo e atuava na resolução 
de problemas existentes, nesse momento as questões sociais que se refletiam no contexto 
educacional não eram objeto de reflexão da psicologia. 
 
 
 
Ref.: 201401535922 
 
 7a Questão 
 
 
Sobre a atuação do psicólogo escolar afirma-se: I. A partir de problemas que já ocorreram ou 
que podem vir a ocorrer, traça estratégias de atuação que evitem a ocorrência de tais 
problemas ou atenuem sua intensidade. PORQUE II. O psicólogo escolar atua na escola de 
forma preventiva. 
 
 
As duas afirmações são falsas. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
 
 
Explicação: 
A alternativa a está correta. O psicólogo escolar atua de forma preventiva traçando estratégias 
que evitem a ocorrência de problemas. 
 
 
 
Ref.: 201401535895 
 
 8a Questão 
 
 
A Psicologia Escolar surgiu como campo de atuação no Brasil juntamente com os primeiros 
cursos de graduação em Psicologia, na década de 1960. O foco inicial de atuação da 
Psicologia Escolar era: 
I. A intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação ensino-
aprendizagem. 
II. A atuação junto aos professores, auxiliando-os na identificação de novas estratégias de 
ação. 
III. A promoção de ajustamento e adaptação dos alunos a escola, através de avaliação e 
diagnóstico dos problemas de aprendizagem. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
I, II e III 
 
Apenas III 
 
Apenas II 
 
I e III 
 
Apenas I 
 
 
Explicação: 
A letra c está correta. A afirmativa III está correta. No iníco a psicologia escolar atuava na 
promoção do ajustamento e adaptação do aluno à escola e seu foco eram os problemas de 
aprendizagem. A intervenção institucional é uma forma de atuação que passou a seu utilizada 
a partir da década de 80. 
 
Exercício: SDE0158_EX_A1_201401356231_V3 29/04/2018 15:38:52 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401535878 
 
 1a Questão 
 
 
Ao comparar os contextos de surgimento da Psicologia Escolar estrangeira (norte-americana, 
francesa, suíça, inglesa) e da Psicologia Escolar brasileira, é possível afirmar que: 
 
 
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira apresentava caráter exclusivamente 
preventivo, a Psicologia Escolar brasileira tinha o intuito de intervenir exclusivamente junto 
ao corpo docente. 
 
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira considerava que os fatores sociais e 
institucionais estavam entre os responsáveis pelo fracasso escolar, a Psicologia Escolar 
brasileira considerava que os alunos eram os principais responsáveis pelo fracasso 
escolar. 
 
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira surgiu no início do século 19, juntamente com 
a Psicologia geral, a Psicologia Escolar brasileira foi introduzida no Brasil juntamente com 
o início do primeiro curso de graduação em Psicologia, no ano de 1962. 
 
Diferentemente da Psicologia Escolar estrangeira, a Psicologia Escolar brasileira sempre 
considerou os fatores sociais e institucionais estavam entre os responsáveis pelo fracasso 
escolar. 
 
Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira apresentava caráter exclusivamente 
preventivo, a Psicologia Escolar brasileira tinha o intuito de minimizar os efeitos nocivos 
das desigualdades sociais, refletidos no contexto educacional. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa a. A Psicologia Escolar estrangeira surgiu no início do século 19, 
juntamente com a Psicologia geral, a Psicologia Escolar brasileira foi introduzida no Brasil 
juntamente com o início do primeiro curso de graduação em Psicologia, no ano de 1962. Nesse 
momento, tanto a psicologia escolar brasileira quanto a estrangeira tinham o intuito de 
trabalhar com dificuldades de aprendizagem e não consideravam os aspectos sociais que se 
refletem no ambiente esoclar. 
 
 
 
Ref.: 201401535809 
 
 2a Questão 
 
 
Um dos objetivos finais da escola é socializar o conhecimento científico elaborado 
historicamente. Para que isso ocorra espera-se dos alunos padrões de comportamento e de 
atitudes que conduzam ao sucesso escolar. 
I. Os problemas apresentados pelos alunos decorrem, na maioria das vezes, de sua 
inabilidade. Cabe ao psicólogo escolar contemporâneo diagnosticar o problema do aluno e 
encaminhá-lo para tratamento clínico e/ou para classes especiais. 
II. É preciso compreender o aluno como sujeito relacional. Cabe ao psicologo escolar 
contemporâneo analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino, de 
modo a contribuir para a elaboração de procedimentos educacionais que atendam tanto 
necessidades coletivas como individuais. 
III. É preciso que o psicólogo escolar desenvolva estratégias de ação centradas na 
identificação dos problemas psicológicos dos alunos, enquadrando-os em categorias 
diagnósticas, de modo a contribuir para a constatação de que a maioria dos problemas que 
acometem a escola começa no próprio aluno. 
Considerando a perspectiva atual de trabalho do psicólogo escolar, está INCORRETO o que 
se afirma em: 
 
 
Apenas I 
 
Apenas II 
 
Apenas II e III 
 
Apenas I e III 
 
Apenas I e II 
 
 
Explicação: 
Estão incorretas as afirmativas I e III. Cabe ao psicologo escolar contemporâneo analisar as 
relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino, de modo a contribuir para a 
elaboração de procedimentos educacionais que atendam tanto necessidades coletivas como 
individuais. Seu trabalho não deve estar focado nos problemas psicológicos dos alunos 
(patologização da educação). 
 
 
 
Ref.: 201401535840 
 
 3a Questão 
 
 
Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar em países estrangeiros como Estados 
Unidos, França, Suíça e Inglaterra NÃO é possível afirmar que: 
 
 
A aplicação do conhecimento da Psicologia no universo escolar tinha o intuito de promover 
o bem-estar humano. 
 
Desenvolveu-se juntamente com a Psicologia geral. 
 
O conhecimento produzido pela Psicologia geral no campo da aprendizagem, da 
percepção e da memória auxiliou as reflexões do processo ensino-aprendizagem, 
possibilitando o surgimento da Psicologia Escolar no século 19. 
 
A Psicologia Escolar teve, desde o início, produção de conhecimento em conexão com a 
Psicologia geral. 
 
A Psicologia Escolar teve, desde o início, produção de conhecimento específica às suas 
necessidades, sem conexão com a Psicologia geral. 
 
 
Explicação: 
Correta a afirmativa e. Não é possível afirmar que a psicologia escolar teve em seu início uma 
produção de conhecimento específica às suas necessidades. O que ocorreu foi um 
desenvolvimento e a produção de conhecimento em conexão com a psicologia geral. 
 
 
 
Ref.: 201401535892 
 
 4a Questão 
 
 
A Psicologia Escolar surgiu como campo de atuação no Brasil juntamente com os primeiros 
cursos de graduação em Psicologia, no ano de 1962. Ao longo do tempo o foco de atuação 
foi alterado. Sobre isso é possível afirmar que: 
 
 
O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a promoção de saúde e cidadania, 
tendo evoluído posteriormente para atenção aos problemas de aprendizagem. 
 
O foco inicial de atuaçãoda Psicologia Escolar brasileira era o ajustamento e a 
adaptação, em que o psicólogo diagnosticava os alunos com dificuldades de 
aprendizagem. 
 
O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a intervenção institucional, buscando 
identificar os fatores que interferiam na relação professor-aluno. 
 
O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a intervenção institucional, buscando 
identificar os fatores que interferiam na relação ensino-aprendizagem. 
 
O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a prevenção de problemas de 
relacionamento interpessoal, sobretudo na interface ensino-aprendizagem. 
 
 
Explicação: 
Correta a afirmativa b. A Psicologia Escolar brasileira atuava inicialmente com o ajustamento 
e a adaptação, nesse momento, o psicólogo diagnosticava os alunos com dificuldades de 
aprendizagem, posteriormente, passou a ter uma intervenção institucional e preventiva 
buscando a promoção da saúde e cidadania. 
 
 
 
Ref.: 201401535973 
 
 5a Questão 
 
 
Sobre a atuação do psicólogo escolar brasileiro afirma-se: I. Assim que a profissão de 
psicólogo foi regulamentada no Brasil, o psicólogo escolar teve como função atender, 
diagnosticar e tratar crianças com problemas de aprendizagem. PORQUE II. A Psicologia 
Escolar teve como focos, no seu início, o ajustamento e a adaptação do aluno à escola. 
 
 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
 
As duas afirmações são falsas. 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
 
Explicação: 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. A Psicologia Escolar 
teve como focos, no seu início, o ajustamento e a adaptação do aluno à escola e, por isso, o 
psicólogo escolar teve como função atender, diagnosticar e tratar crianças com problemas de 
aprendizagem. 
 
 
 
Ref.: 201401535918 
 
 6a Questão 
 
 
O psicólogo escolar atua na escola de forma preventiva. Isto significa que: 
 
 
Traça estratégias de atuação que evitem a ocorrência dos problemas mais freqüentes 
ou atenuem sua intensidade. 
 
Identifica e ajuda a resolver problemas ligados a dificuldades de aprendizagem dos 
alunos. 
 
Resolvem basicamente os problemas já existentes na relação professor-aluno. 
 
Diagnostica os problemas apresentados pelos alunos e encaminha-os para tratamentos 
externos. 
 
Resolve problemas instalados antes que se tornem mais graves. 
 
 
Explicação: 
Correta letra b. A questão refere-se ao trabalho preventivo do psicólogo e não ao trabalho de 
resolução de problemas existentes. As demais afirmativas são possibilidades de trabalho do 
psicólogo escolar, mas não numa forma de atuação preventiva. 
 
 
 
Ref.: 201401535747 
 
 7a Questão 
 
 
Acerca do trabalho do psicólogo no espaço escolar, é incorreto afirmar: 
I- O psicólgo atua no espaço escolar de forma preventiva através da resolução de problemas 
existentes. 
II- A atuação do psicólogo na escola possui um viés preventivo onde pode elaborar projetos 
que visem o desenvolvimento do aluno. 
III- As funções que o psicólogo pode exercer servem para atuar somente nos problemas que 
existem no espaço escolar. 
Apos a leitura das alternativas acima, assinale a(s) INCORRETA (s): 
 
 
Somente a I está incorreta. 
 
II e III 
 
I e III 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
A alternativa d deve ser marcada porque são INCORRETAS as afirmativas I e III. A atuação 
do psicólogo pode ser preventiva e também para resolução de problemas existentes. A 
atuação preventiva não ocorre para resolução de um problema existente e sim para evitar que 
problemas venham a acontecer. 
 
 
 
Ref.: 201401535767 
 
 8a Questão 
 
 
No que concerne a atuação do psicólogo escolar, podemos afirmar que: 
I- O psicólogo que atua na escola deve ter conhecimento de diferentes áreas da psicologia. 
II- Os conhecimentos da área de educação interessam somente ao pedagogo. 
III- O psicólogo que atua na escola deve ter conhecimento do universo escolar e das principais 
questõess que perpassam a escola na atualidade. 
Após a leitura das alternativas acima, assinale a(s) correta(s): 
 
 
Somente a alternativa III 
 
I, II e III 
 
I e II 
 
II e III 
 
I e III 
 
 
Explicação: 
Resposta: O psicólogo que atua na escola deve ter conhecimento de diferentes áreas da 
psicologia e conhecimento do universo escolar e das principais questões que perpassam a 
escola na atualidade (bullying, violência, fracasso escolar etc), assim o ítem I e III estão 
corretos. O ìtem II está incorreto porque o psicólogo deve conhecer as questões da área de 
educação porque atua em uma instituição que possui essa finalidade. 
 
PSICOLOGIA ESCOLAR 
2a aula Lupa 
 
 
Vídeo 
 
PPT 
 
MP3 
 
 
 
 
Exercício: SDE0158_EX_A2_201401356231_V1 29/04/2018 15:39:14 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401535979 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
Acerca do Projeto Político Pedagógico é INCORRETO afirmar que: 
 
 
O Projeto Político Pedagógico é um plano elaborado pela escola que contém aquilo que 
se deseja alcançar em termos de formação do aluno. 
 
O Projeto Político Pedagógico é um importante elemento do processo educacional 
escolar. 
 
O Projeto Político Pedagógico é um documento que a escola deve elaborar, por ser de 
suma importância para o processo educacional. 
 
O Projeto Político Pedagógico possui objetivos que os profissionais da escola devem 
procurar alcançar. 
 
O Projeto Político Pedagógico é um documento burocrático que a escola deve elaborar, 
mas sem importância para o processo educacional. 
 
 
Explicação: 
Está incorreta a afirmativa b. O Projeto Político Pedagógico é um importante elemento do 
processo educacional escolar, é um plano elaborado pela escola que contém aquilo que se 
deseja alcançar em termos de formação do aluno, ele possui objetivos que os profissionais da 
escola devem procurar alcançar. 
 
 
 
Ref.: 201401535990 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
Atualmente acredita-se que o Projeto Político Pedagógico deva ser fruto da reflexão e 
discussão dos diferentes sujeitos envolvidos no processo educativo. Sobre o PPP podemos 
afirmar que: I- O psicólogo escolar não pode participar da elaboração, da implementação e da 
avaliação permanente do PPP, já que seu trabalho será definido a partir dos objetivos do PPP. 
II- A implementação do PPP é um processo constante, no qual as ações procuram alcançar 
os objetivos a que ele se propõe. III- Os objetivos do PPP funcionam como orientação para o 
trabalho dos profissionais que atuam na escola, inclusive o trabalho do psicólogo. Está correto 
o que se afirma em: 
 
 
I e III 
 
II e III 
 
I, II e III 
 
I e II 
 
Somente alternativa III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas II e III. A implementação do PPP é um processo constante, no 
qual as ações procuram alcançar os objetivos a que ele se propõe, esses objetivos orientam 
o trabalho dos profissionais que atuam na escola, inclusive o trabalho do psicólogo. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401536045 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
A escola é uma instituição e portanto podemos afirmar sobre ela que: I- reflete as contradições 
da sociedade à qual pertence. II- apesar de refletir as contradições da sociedade consegueser neutra em relação à formação de seus alunos. III- Não reflete nem reproduz as 
contradições da sociedade à qual pertence. Assinale a (s) alternativa (s) correta (s): 
 
 
I e II 
 
Somente a alternativa I 
 
I e III 
 
I, II e III 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Correta somente a afirmativa I. A escola não é neutra e reflete as contradições da sociedade 
à qual pertence, assim como essas contradições, muitas vezes, são reproduzidas na formação 
dos alunos. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401536086 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
Sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se: I. O PPP deve ser 
construído coletivamente. PORQUE II. Os profissionais da escola normalmente não 
apresentam competência para debater temas que devem fazer parte de um PPP. 
 
 
As duas afirmações são falsas. 
 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
 
Explicação: 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. O PPP deve ser construído 
coletivamente por professores, pais, alunos e funcionários e todos esses sujeitos possuem 
condições de discutir e elaborar o PPP com os objetivos que consideram importantes na 
formação dos alunos. 
 
 
 
Ref.: 201401536101 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
Sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se: 
I. O PPP é um documento, fruto de reflexões coletivas, que contem os objetivos e as metas 
de uma instituição escolar. PORQUE 
II. O PPP deve ser consultado com freqüência para o alinhamento dos objetivos institucionais. 
 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira 
 
As duas afirmações são falsas 
 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
 
Explicação: 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. O PPP deve ser 
consultado com freqüência para o alinhamento dos objetivos institucionais e deve ser fruto de 
reflexões coletivas. Essas afirmativas são independentes e uma não se justifica pela existência 
da outra. 
 
 
 
Ref.: 201401535988 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
O Projeto Político Pedagógico é um documento oficial da escola que: (I) É elaborado 
coletivamente pelos sujeitos que compõem a escola. (II) exige que os valores e princípios que 
delineiam a função social da escola possuam uma coesão e se reflitam em suas ações. (III) 
Só precisa ser conhecido pelos diretores das escolas, que são aqueles que colocarão os 
objetivos em prática. Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
I, II e III 
 
Somente a alternativa II 
 
I e II 
 
I e III 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
As afirmativas I e II estão corretas. O PPP deve ser elaborado e implementado coletivamente 
e deve ter uma coesão entre os princípios e valores nele delineados e as ações escolares. O 
PPP deve ser conhecido por todos os sujeitos que compõem a escola: pais, professores, 
alunos, funcionários e diretores. 
 
 
 
 
Ref.: 201401536061 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
Sobre a educação, afirma-se: I. A educação é o processo social através do qual o ser humano 
transmite e aprende conteúdos socialmente acumulados. PORQUE II. A educação formal 
ocorre predominantemente na escola. 
 
 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
As duas afirmações são falsas. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
 
Explicação: 
Correta a resposta b. As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a 
primeira. Não é porque a educação formal ocorre predominantemente na escola que a 
educação é o processo social através do qual o ser humano transmite e aprende conteúdos 
socialmente acumulados. São afirmativas corretas e independentes uma da outra. 
 
 
 
Ref.: 201401536043 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
A escola é um espaço social de formação e possui estrutura, dinâmica de funcionamento e 
objetivos. (I) Por estrutura entende-se apenas o espaço físico. (II) Por dinâmica de 
funcionamento entende-se sobretudo as regras. (III) Por objetivos entende-se a intenção de 
influenciar a aprendizagem do outro em determinado sentido. Está CORRETO o que se afirma 
em: 
 
 
Apenas II 
 
Apenas I 
 
Apenas I e III 
 
I, II e III 
 
Apenas III 
 
 
Explicação: 
Está correta apemas a afirmativa III. A escola é um espaço social de formação e possui 
estrutura, dinâmica de funcionamento e objetivos. A estrutura é o espaço físico e os materiais 
utilizados para o funcionamento da escola. A dinâmica de funcionamento contempla as regras 
e as relações interpessoais e os objetivos objetivos são intenção de influenciar a 
aprendizagem do outro em determinado sentido. Está CORRETO o que se afirma em: 
 
Exercício: SDE0158_EX_A2_201401356231_V2 29/04/2018 15:39:34 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401536107 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
Sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se: 
I. O PPP é um documento, fruto de reflexões coletivas, que contem os objetivos e as metas 
de uma instituição escolar. PORQUE 
II. Os profissionais da escola normalmente não apresentam competência para debater temas 
que devem fazer parte de um PPP. 
 
 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
As duas afirmações são falsas 
 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
 
Explicação: 
A letra d está correta. A afirmativa I está correta porque o PPP é fruto de uma constução 
coletiva que é realizada pelos professores, alunos, funcionários e pais. A afirmativa II é falsa 
porque os profissionais da escola possuem competência para construir um PPP e debater 
temas que são relevantes para aquela unidade escolar e para a formação do sujeito social. 
 
 
 
Ref.: 201401536017 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
Leia um trecho do relato da psicóloga escolar Flávia Asbarh no Boletim Eletrônico da 
ABRAPEE sobre o Projeto Político Pedagógico: ¿(...) É fundamental ressaltar o quanto as 
condições objetivas de trabalho limitam a constituição da consciência docente integral: classes 
lotadas, extensa jornada de trabalho, baixos salários, muitas faltas docentes, dia-a-dia escolar 
atribulado, solidão em sala de aula, excesso de barulho, burocracias são os elementos 
principais que constituem o conjunto de tais condições. Diante desse panorama, os 
professores sucumbem, adoecem, por vezes desistem de ensinar. Nesse cenário, como 
resistir à ruptura entre o significado e o sentido pessoal atribuído à atividade pedagógica? Por 
outro lado, contraditoriamente, vimos professores buscarem formas mais humanas e 
humanizadoras de conduzir sua atividade pedagógica e organizar suas ações na escola. 
Observamos docentes desdobrarem-se para planejar as aulas mesmo diante da grande carga 
horária de trabalho. Assistimos a professores refutando osdiscursos ideológicos que 
culpabilizam o aluno e a família pobre pelo fracasso escolar. Vimos tentativas de produzir um 
trabalho verdadeiramente coletivo. Em síntese, observamos a luta diária e incessante de 
grande parte dos docentes por uma escola pública de qualidade e por um trabalho pedagógico 
menos alienado. (...)¿ A partir do trecho acima e com base no que estudamos sobre PPP, 
afirma-se: I. A autora observa que cada vez mais professores desistem da carreira docente, e 
que a maioria culpabiliza os alunos e as famílias pelo fracasso escolar. PORQUE II. Além do 
esforço individual dos docentes, o PPP requer espaços de compartilhamento e construção 
coletiva de uma nova realidade. 
 
 
As afirmativas (I) e (II) são verdadeiras, mas a afirmativa (II) não justifica a afirmativa 
(I). 
 
As afirmativas (I) e (II) são falsas. 
 
As afirmativas (I) e (II) são verdadeiras, e a afirmativa (II) justifica a afirmativa (I). 
 
A afirmativa (I) é falsa, e a afirmativa (II) é verdadeira. 
 
A afirmativa (I) é verdadeira, mas a afirmativa (II) é falsa. 
 
 
Explicação: 
A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira. Considerando o texto podemos afirmar que a autora 
não conclui que cada vez mais professores desistem da carreira docente, e que a maioria 
culpabiliza os alunos e as famílias pelo fracasso escolar. E que, segundo ela, o PPP requer 
espaços de compartilhamento e construção coletiva de uma nova realidade. 
 
 
 
Ref.: 201401536047 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
A educação, enquanto fenômeno social, pode ser definida como: I. Processo social através 
do qual o ser humano transmite e aprende conteúdos socialmente acumulados. II. Processo 
organizado da mesma forma, independente da cultura a que se refere. III. Processo que se 
caracteriza basicamente por ocorrer em instituições escolares. Está CORRETO o que se 
afirma em: 
 
 
Apenas I e III 
 
I, II e III 
 
Apenas III 
 
Apenas I 
 
Apenas I e II 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa I. A educação é um processo social através do qual o ser humano 
transmite e aprende conteúdos socialmente acumulados. Cada cultura organiza esse 
processo de uma forma e não necessariamente em instituições formais como a escola. 
 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401536008 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
Leia um trecho do relato da psicóloga escolar Flávia Asbarh no Boletim Eletrônico da 
ABRAPEE sobre o Projeto Político Pedagógico: ¿(...) No decorrer da observação do cotidiano 
escolar, durante um ano letivo, percebemos que embora existissem eixos de organização do 
trabalho pedagógico na escola, não havia um projeto político pedagógico entendido como 
atividade, pois nem todos os professores tinham consciência desses eixos de organização e 
dos fins das ações componentes da atividade pedagógica. O projeto aparecia mais como uma 
possibilidade do que como realidade. Embora o trabalho coletivo fosse uma meta, planejar as 
ações pedagógicas raramente era uma atividade dos professores em conjunto. A atividade 
pedagógica escolar encontrava-se fragmentada e, por vezes, dissonante dos motivos 
individuais da atividade profissional dos professores. (...)¿ A partir do trecho acima, constata-
se que: 
 
 
O PPP está associado a práticas democráticas de expressão de posicionamentos 
individuais e construção de projetos coletivos. 
 
O PPP, como realidade escolar, dificilmente estará presente numa escola, visto que tem 
cunho eminentemente utópico. 
 
A educação, de forma geral, não tem propósitos. 
 
O PPP está associado a práticas pedagógicas fragmentadas e individualistas dos 
professores. 
 
O PPP de maneira geral não possui propósitos claros sobre o processo educacional. 
 
 
Explicação: 
A alternativa d está correta. O Projeto Político Pedagógico é uma prática democrática que 
possibilita aos sujeitos que compõem a escola a construção de um projeto coletivo para o 
desenvolvimento das crianças e adolescentes. 
 
 
 
Ref.: 201401620291 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
O diretor da escola "Planeta Azul" deciciu realizar a reformulação do Projeto Político 
Pedagógico. Em conjunto com a pedagoga e a psicóloga escolar estruturaram um 
planejamento para elaboração do Projeto Político Pedagógico. Considerando o que vimos na 
aula 2, analise as afirmativas abaixo: 
 
 
O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado pelo diretor e pelo pedagogo que são 
os agentes educacionais de planejamento finananceiro e acadêmico. 
 
A elaboração do Projeto Político Pedagógico não deve considerar a participação de pais 
e alunos porque não são agentes permanentes da escola. 
 
O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado de forma participativa por professores, 
pais , alunos e funcionários. 
 
A elaboração deve ser feita pelos agentes de planejamento psicopedagógico: pedagogo 
e psicólogo. 
 
A elaboração deve ser realizada somente pelos funcionários da escola, incluindo os 
professores. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa b. O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado de forma 
participativa por professores, pais, alunos e funcionários. Essa participação deve ocorrer 
através de reuniões onde possam ser pensados os objetivos e práticas da escola. 
 
 
 
Ref.: 201401536001 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
Leia um trecho do relato da psicóloga escolar Flávia Asbarh no Boletim Eletrônico da 
ABRAPEE sobre o Projeto Político Pedagógico: ¿(...)O projeto torna-se atividade quando os 
projetos individuais dos professores convergem em torno de um mesmo objetivo e os 
professores passam a assumir a existência de uma necessidade em comum: a melhoria da 
qualidade do processo de ensino e da aprendizagem. A existência de um projeto coletivo é 
mais do que a soma dos vários projetos pessoais, pois os motivos individuais da atividade 
tornam-se motivos do grupo enquanto os motivos do grupo ganham uma configuração 
individual. (...)¿ A partir do trecho acima e com base no que estudamos sobre PPP, afirma-se: 
I. O PPP é colocado em prática no dia-a-dia da escola, nas ações individuais e nas ações 
grupais de cada agente escolar. PORQUE II. O PPP é um projeto coletivo de intenções 
educacionais. 
 
 
Todas as afirmativas (I) e (II) são falsas. 
 
A afirmativa (I) é falsa, mas a afirmativa (II) é verdadeira. 
 
As afirmativas (I) e (II) são verdadeiras, mas a afirmativa (II) não justifica a afirmativa 
(I). 
 
A afirmativa (I) é verdadeira, mas a afirmativa (II) é falsa. 
 
As afirmativas (I) e (II) são verdadeiras, e a afirmativa (II) justifica a afirmativa (I). 
 
 
Explicação: 
Deve ser marcada a alternativa a porque as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda 
justifica a primeira. O PPP é um projeto coletivo de intenções educacionais e, por isso, deve 
ser colocado em prática no dia a dia da escola, nas suas ações individuais e grupais. 
 
 
 
Ref.: 201401536064 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
A escola é uma instituição social que I. Reflete as contradições da sociedade à qual pertence. 
II. Só apresenta contradições quando as reuniões de pais e mestres não atingem seu objetivo. 
III. Não apresenta contradições. Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas I e II 
 
Apenas I e III 
 
Apenas III 
 
Apenas II 
 
Apenas I 
 
 
Explicação: 
Somente a afirmativa I está correta. A escola reflete as contradições da sociedade à qual 
pertence. A escola é formada por sujeitos sociais que compõem a sociedade e por conta dessa 
característica as questões sociais e as contradições da sociedade também se refletem na 
escola. 
 
 
 
Ref.: 201401536089 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
Sobre o ProjetoPolítico Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se: I. PPP é um 
documento que deve ser construído por consultoria especializada. PORQUE II. O PPP é um 
documento, fruto de reflexões coletivas, que contem os objetivos e as metas de uma instituição 
escolar. 
 
 
As duas afirmações são verdadeiras, e a 
segunda justifica a primeira. 
 
A primeira afirmação é verdadeira e a 
segunda é falsa. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas 
a segunda não justifica a primeira. 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é 
verdadeira. 
 
As duas afirmações são falsas. 
 
 
Explicação: 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. O PPP é um documento, fruto de 
reflexões coletivas, que contem os objetivos e as metas de uma instituição escolar e, por isso, 
deve ser construído pelos sujeitos que compõem a escola e não por uma consultoria. 
 
Exercício: SDE0158_EX_A2_201401356231_V3 29/04/2018 15:39:57 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401536063 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
Sobre a educação, afirma-se: I. A educação é o processo social através do qual o ser humano 
transmite e aprende conteúdos socialmente acumulados. PORQUE II. A educação formal 
ocorre predominantemente na escola. 
 
 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
As duas afirmações são falsas. 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
 
Explicação: 
As duas afirmativas isoladamente são verdadeiras. A segunda afirmativa não justifica a 
primeira. Não é porque a educação formal ocorre predominantemente na escola que o ser 
humano transmite o conhecimento acumulado socialmente através da educação. 
 
 
 
Ref.: 201401536097 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
Sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se: 
I. O PPP deve ser consultado com freqüência para o alinhamento dos objetivos institucionais. 
II. Os profissionais da escola normalmente não apresentam competência para debater temas 
que devem fazer parte de um PPP. 
 
 
As duas afirmações são falsas 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
 
Explicação: 
Correta a afirmativa d. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. O PPP é um 
documento que deve ser elaboradao coletivamente por professores, pais, alunos e 
funcionários e deve ser consultado com freqüência para o alinhamento dos objetivos 
institucionais. 
 
 
 
Ref.: 201401536077 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
Sobre a educação, afirma-se: I. A educação é um fenômeno social através do qual o ser 
humano aprende conteúdos socialmente acumulados. PORQUE II. A educação formal ocorre 
predominantemente na escola. 
 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
As duas afirmações são falsas. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
 
Explicação: 
Correta a aletra d. As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a 
primeira. Não é porque a educação formal ocorre predominanatemente na escola que a 
educação é um fenômeno social. Podemos dizer que a educação é um fenômeno socia que 
ocorre através da educação formal. 
 
 
 
Ref.: 201401536066 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
Sobre a escola, afirma-se: I. Quando a escola reflete as contradições da sociedade, ela deixa 
de auxiliar a formação dos sujeitos sociais. PORQUE II. A escola possui uma dinâmica de 
funcionamento composta por relações interpessoais e regras institucionais. 
 
 
As duas afirmações são falsas. 
 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
 
Explicação: 
A letra e está correta. A afirmativa I é falsa porque mesmo a escola refletindo as contradições 
da sociedade ela auxilia na formação e reflexão social. A afirmativa II é verdadeira porque a 
escola possui uma dinâmica constituída pelos sujeitos que à compõem: alunos, professores e 
funcionários e também pelas regras que regem suas atividades. 
 
 
 
Ref.: 201401535982 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
Acerca do Projeto Político Pedagógico, assinale as alternativas incorretas: I- O Projeto Político 
Pedagógico é um documento oficial da escola e deve ser elaborado somente pelo diretor e 
pelo pedagogo da instituição. II- O Projeto Político Pedagógico é um documento pedagógico 
e deve, portanto, ser elaborado somente pelo pedagogo. III- O Projeto Político Pedagógico 
deve ser elaborado por todos os sujeitos que compõem o universo escolar. Após a leitura das 
alternativas acima, assinale a(s) incorreta(s): 
 
 
Somente a alternativa I. 
 
I, II e III 
 
I e II 
 
II e III 
 
I e III 
 
 
Explicação: 
Estão incorretas as afirmativas I e II. O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado por 
todos os sujeitos que compõem o universo escolar: professores, alunos, pais e funcionários. 
 
 
 
Ref.: 201401535991 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
Leia um trecho do relato da psicóloga escolar Flávia Asbarh no Boletim Eletrônico da 
ABRAPEE sobre o Projeto Político Pedagógico: ¿A origem dessa pesquisa está em alguns 
questionamentos que surgiram no decorrer de minha atuação como psicóloga escolar em 
escolas públicas. Nas diversas escolas pelas quais passei, algumas questões sempre me 
incomodavam: os discursos cristalizados dos professores sobre sua prática e sobre sua 
relação com os alunos e a falta de clareza acerca das finalidades da educação de forma geral 
e da atividade pedagógica de forma específica. As tarefas propostas pelos professores aos 
alunos pareciam-me "soltas", "perdidas" e muitas vezes sem objetivos definidos. Muitas vezes 
tinha a impressão de que a maior parte das ações pedagógicas desenvolvidas em sala de 
aula restringia-se ao fazer pelo fazer, professores passavam uma série de exercícios aos 
alunos buscando deixá-los ocupados e estes executavam tarefas que não lhes fazia sentido 
algum. (...)¿ O trecho acima revela que a psicóloga escolar constatou: 
 
 
Que está presente o alinhamento dos objetivos institucionais às atividades pedagógicas 
propostas. 
 
A ausência de reflexões coletivas para o estabelecimento dos objetivos e das metas 
das instituições escolares. 
 
A existência de Projetos Políticos Pedagógicos nas escolas pelas quais a psicóloga 
passou. 
 
Que o projeto pedagógico levava a reflexões coletivas. 
 
Que a educação, de forma geral, não tem propósitos. 
 
 
Explicação: 
A letra e está correta. Foi obsevado na pesquisa uma dissonância entre os objetivos do PPP 
e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula e uma ausência de reflexões coletivas 
para o estabelecimento dos objetivos e das metas das instituições escolares. 
 
 
 
Ref.: 201401536084 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
Sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se:I. O PPP é um 
documento que deve ser construído por consultoria especializada. PORQUE II. Os 
profissionais da escola normalmente não apresentam competência para debater temas que 
devem fazer parte de um PPP. 
 
 
As duas afirmações são falsas. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
 
 
Explicação: 
As duas afirmativas são falsas. O PPP é um documento, fruto de reflexões coletivas, que 
contem os objetivos e as metas de uma instituição escolar e, por isso, deve ser construído 
pelos sujeitos que compõem a escola e não por uma consultoria. 
 
 
 
Ref.: 201401536011 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
Leia um trecho do relato da psicóloga escolar Flávia Asbarh no Boletim Eletrônico da 
ABRAPEE sobre o Projeto Político Pedagógico: ¿(...) É fundamental ressaltar o quanto as 
condições objetivas de trabalho limitam a constituição da consciência docente integral: classes 
lotadas, extensa jornada de trabalho, baixos salários, muitas faltas docentes, dia-a-dia escolar 
atribulado, solidão em sala de aula, excesso de barulho, burocracias são os elementos 
principais que constituem o conjunto de tais condições. Diante desse panorama, os 
professores sucumbem, adoecem, por vezes desistem de ensinar. Nesse cenário, como 
resistir à ruptura entre o significado e o sentido pessoal atribuído à atividade pedagógica? Por 
outro lado, contraditoriamente, vimos professores buscarem formas mais humanas e 
humanizadoras de conduzir sua atividade pedagógica e organizar suas ações na escola. 
Observamos docentes desdobrarem-se para planejar as aulas mesmo diante da grande carga 
horária de trabalho. Assistimos a professores refutando os discursos ideológicos que 
culpabilizam o aluno e a família pobre pelo fracasso escolar. Vimos tentativas de produzir um 
trabalho verdadeiramente coletivo. Em síntese, observamos a luta diária e incessante de 
grande parte dos docentes por uma escola pública de qualidade e por um trabalho pedagógico 
menos alienado. (...)¿ A partir do trecho acima e com base no que estudamos sobre PPP, 
afirma-se: I. O PPP, como realidade escolar, dificilmente estará presente numa escola, visto 
que tem cunho eminentemente utópico. PORQUE II. A educação, de forma geral, não tem 
propósitos. 
 
 
As afirmativas (I) e (II) são verdadeiras, mas a afirmativa (II) não justifica a afirmativa 
(I). 
 
A afirmativa (I) é falsa, mas a afirmativa (II) é verdadeira. 
 
As afirmativas (I) e (II) são verdadeiras, e a afirmativa (II) justifica a afirmativa (I). 
 
As afirmativas (I) e (II) são falsas. 
 
A afirmativa (I) é verdadeira, mas a afirmativa (II) é falsa. 
 
 
Explicação: 
A alternativa b está correta. As duas afirmativas estão incorretas. O PPP é implementado em 
diversas escolas e muitos docentes, como o texto aponta, buscam formas de realizar seu 
trabalho de forma coletiva e com qualidade. A educação possui propósitos delineados na lei 
de diretrizes e bases da educação e também nas escolas através da elaboração do PPP. 
 
PSICOLOGIA ESCOLAR 
3a aula Lupa 
 
 
Vídeo 
 
PPT 
 
MP3 
 
 
 
 
Exercício: SDE0158_EX_A3_201401356231_V1 29/04/2018 16:03:13 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401536190 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
Dentre os diversos trabalhos realizados pelo psicólogo no espaço escolar está o trabalho de 
orientação. Está INCORRETO o que se afirma: 
 
 
A orientação tem como maior objetivo a capacitação de professores 
 
A orientação é um dos mais antigos trabalhos realizados pelo psicólogo escolar. 
 
O auxilio aos diversos componentes do universo escolar para a boa realização dos 
objetivos da instituição. 
 
A orientação pode ocorrer junto a pais e alunos para discussão de temas de interesse 
desses grupos. 
 
A orientação pode ocorrer tanto em caráter preventivo como para a resolução de 
problemas instalados. 
 
 
Explicação: 
Está incorreta a afirmativa d. O trabalho de orientação é um dos mais antigos realizados pelo 
psicólogo e pode ser realizado com alunos, pais e funcionários de forma preventiva e com 
temas diversos e pode ser utilizada também para resolução de problemas existentes. Como 
todo trabalho do psicólogo na escola, a orientação deve contribuir para os objetivos da 
instituição. A capacitação é uma outra função do psicólogo escolar diferente da orientação. 
 
 
 
Ref.: 201401536194 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
O trabalho de orientação é uma das funções mais antigas desempenhadas pelo psicólogo 
escolar. Acerca dessa função podemos afirmar: 
 
 
A orientação pode ser realizada com professores e pais, mas não com o aluno em 
função da idade e capacidade cognitiva. 
 
A orientação não deve ser realizada com o aluno. 
 
A orientação pode ser realizada com os pais. 
 
A orientação não deve ser realizada com os pais. 
 
O psicólogo não orienta professor, pois estes recebem orientação do pedagogo. 
 
 
Explicação: 
Correta a afirmativa b. O trabalho de orientação pode ser realizado com pais, alunos, 
professores e funcionários. 
 
 
 
Ref.: 201401536189 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
Para a psicóloga escolar Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle, autora do artigo científico 
"Psicologia Escolar: um duplo desafio", a educação representa a capacidade de um povo 
organizar-se e construir seu futuro, o que se realiza como conseqüência de um esforço 
expressivo. Segundo Luiza Elena, ao psicólogo escolar cabe o papel de especialista na 
problemática da escola. A autora considera-o como um profissional imprescindível, que tem 
sua atuação em franca transformação nos últimos anos. Dentre as transformações, destaca 
maior relevância em aspectos ligados à saúde mental e ao desenvolvimento integral dos 
educandos. Desse modo, o psicólogo escolar passa a ter, na atualidade, diversas 
possibilidades de atuação, a exemplo de 
I. INTERVENÇÃO, entendida como a atuação essencialmente preventiva, que tem por objetivo 
evitar a repetição de problemas já conhecidos e resolvidos na instituição. 
II. A ORIENTAÇÃO de pais, alunos e professores, criando condições tanto para prevenir 
futuros problemas, como para lidar com os problemas já existentes. 
III. O trabalho com PROJETOS, em que o psicólogo poderá elaborar projetos temáticos 
direcionados para os diferentes públicos, com objetivo de prevenir problemas ou lidar com 
problemas já existentes. 
Está INCORRETO o que se afirma em: 
 
 
I, II e III 
 
Apenas I e II 
 
Apenas III 
 
Apenas I 
 
Apenas II 
 
 
Explicação: 
Está incorreta a afirmativa I. A intervenção pode ocorrer tanto em situações preventivas 
quanto em situações que exijam a resolução de um problema existente. 
 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401536196 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
"A professora Elisângela que leciona português no ensino médio, procurou a psicóloga da 
escola e relatou que o aluno Tiago de 15 anos tem estado disperso e desinteressado nos 
últimos meses. Segundo o professor, antes ele era um aluno muito participativo. Diante do 
relato da professora a psicóloga marcou uma entrevista com Tiago." Considerando o que 
vimos na aula 3 acerca das funções que o psicólogo pode desempenhar no espaço escolar, 
assinale a realizada na situação acima relatada. 
 
 
Orientação 
 
Pesquisa 
 
Capacitação 
 
AssessoriaOrganização 
 
 
Explicação: 
Correto o ítem e. O psicólogo na entrevista com o aluno realiza o trabalho de orientação. Ele 
procura escutar o que está acontecendo com o aluno na escola e na família e orienta de 
acordo com o que for observado. Essa entrevista pode ser a primeira etapa de uma processo 
de levantamento de informações para a compreensão de um problema. 
 
 
 
Ref.: 201401536161 
 
 5a Questão 
 
 
Leia as afirmações a seguir: 
I- O psicólogo escolar deverá destinar especial atenção às crianças que ingressam numa 
escola pela primeira vez. Isso porque a criança está muito acostumada ao seu universo 
familiar e pode estranhar o novo universo escolar. 
II- O psicólogo escolar não deverá destinar especial atenção às turmas de alunos que 
acabaram de ingressar num novo segmento do ensino (como ingresso no primeiro segmento 
do Ensino Fundamental, ingresso no segundo segmento do Ensino Fundamental ou ingresso 
no Ensino Médio), já que tais alunos são antigos na escola e estão acostumados às suas 
regras. 
III- O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação escolar dos alunos que 
estão ingressando na instituição, tanto em relação às regras e procedimentos desta escola, 
como em relação aos alunos antigos. 
Sobre o papel do psicólogo escolar nos processos de adaptação escolar, está INCORRETO 
o que se afirma na: 
 
 
Afirmativa III 
 
Afirmativa I 
 
Afirmativa II 
 
Afirmativas I, II e III 
 
Afirmativas I e III 
 
 
Explicação: 
Está incorreta a afirmativa II. Quando o aluno muda de segmento ele passa por um período 
de adaptação à nova organização das disciplinas, avaliações e professores e, por isso, o 
psicólogo deve estar atento ao processo de adaptação. Ele pode também realizar um trabalho 
de preparação dos alunos para essa mudança. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401536173 
 
 6a Questão 
 
 
São duas as grandes modalidades de trabalho do psicólogo escolar: preventiva e de 
intervenção em problemas existentes. Sobre a modalidade 'preventiva' de trabalho do 
psicólogo escolar, é INCORRETO o que se afirma em: 
 
 
O trabalho preventivo do psicólogo escolar é realizado antes que um problema esteja 
instalado. 
 
O trabalho preventivo do psicólogo escolar é realizado antes que um problema esteja 
instalado, exatamente para evitar que aconteça ou para reduzir sua intensidade. 
 
O trabalho preventivo do psicólogo escolar é realizado depois que um problema está 
instalado e precisa de solução imediata. 
 
O trabalho preventivo do psicólogo escolar pode ser desenvolvido através de orientações 
a alunos, pais e professores. 
 
O trabalho preventivo do psicólogo escolar pode ser desenvolvido através da 
estruturação de projetos temáticos, visando ao desenvolvimento integral do aluno 
 
 
Explicação: 
Está incorreta a afirmativa A. O trabalho preventivo do psicólogo escolar pode ser 
desenvolvido através da estruturação de projetos temáticos, da orientação à alunos, pais e 
professores. O trabalho preventivo do psicólogo escolar é realizado antes que um problema 
esteja instalado, exatamente para evitar que aconteça ou para reduzir sua intensidade. 
 
 
 
Ref.: 201401536175 
 
 7a Questão 
 
 
No que se refere às modalidades de atuação do psicólogo na escola, afirma-se: 
(I) a razão de ser de um psicólogo escolar é a existência de problemas instalados. 
(II) Ele tanto pode atuar frente a problemas instalados como de forma preventiva. 
(III) Se o psicólogo atuar na modalidade preventiva poderá transformar a situação 
problemática de hoje num projeto preventivo de amanhã. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas II 
 
Apenas I e III 
 
I, II e III 
 
Apenas I e II 
 
Apenas II e III 
 
 
Explicação: 
Corretas as afirmativas II e III. O psicólogo pode atuar de forma preventiva e também na 
resolução de problemas existentes. A atuação preventiva através de projetos e capacitação 
de professores são funções importantes e, por isso, não podemos dizer que a razão de ser do 
psicólogo escolar são os problemas existentes. Na atuação preventiva uma situação 
problemática de hoje pode se tornar um projeto preventivo de amanhã que evitará a 
recorrência do problema. 
 
 
 
 
Ref.: 201401536165 
 
 8a Questão 
 
 
Desde o 1º ano do Ensino Fundamental Ana Flávia estudou numa escola que tinha turma A e 
turma B da mesma série. Ao longo do tempo a turma A nutriu rivalidade com a turma B e vice-
versa. Em decorrência de alguns problemas de relacionamento, as turmas tiveram que ser 
redistribuídas. Ana Flávia, que sempre estudou com as mesmas coleguinhas, agora terá que 
se adaptar a um novo grupo, com o qual não tem afinidades. Com relação ao assunto, 
entende-se que "adaptação escolar" é um processo: 
I. De modificação do comportamento do aluno, para que se acomode ao que a escola espera 
dele. 
II. Que ocorre especificamente quando a criança entra para uma nova escola, em que terá 
novos colegas e terá que lidar com um novo ambiente. 
III. Em mão dupla, pelo qual ambos se modificam ¿ instituição e aluno. 
Está INCORRETO o que se afirma em: 
 
 
I, II e III 
 
Apenas II 
 
Apenas I 
 
Apenas I e II 
 
Apenas III 
 
 
Explicação: 
Estão incorretas as afirmativas I e II. O processo de adaptação escolar ocorre 
permanentemente nos diferentes segmentos do ensino, ao longo de toda a vida escolar do 
aluno. Ele é um processo recíproco onde escola e aluno devem se adaptar. 
 
Exercício: SDE0158_EX_A3_201401356231_V2 29/04/2018 16:03:38 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401536170 
 
 1a Questão 
 
 
Sobre a adaptação escolar afirma-se: 
I. Ocorre permanentemente nos diferentes segmentos do ensino, ao longo de toda a vida 
escolar do aluno. 
II. Ocorre apenas quando o aluno ingressa na escola. 
III. Apesar de ser constante, não é recíproco. Enquanto o aluno precisa adaptar-se à escola, 
a escola não tem o mesmo compromisso, a não ser nos casos de educação inclusiva. 
Está INCORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas II e III 
 
Apenas I e II 
 
I, II e III 
 
Apenas I 
 
Apenas III 
 
 
Explicação: 
Estão INCORRETAS as afirmativas II e III. A ocorre permanentemente nos diferentes 
segmentos do ensino, ao longo de toda a vida escolar do aluno. Ela é um processo recíproco 
onde a escola também deve se adaptar as necessidades dos alunos. 
 
 
 
Ref.: 201401536174 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
Dentre os diversos trabalhos realizados pelo psicólogo escolar está o trabalho com projetos. 
Sobre tal trabalho afirma-se: 
(I) tem por objetivo produzir conhecimento relativo ao campo da psicologia escolar e ser 
realizado junto às secretarias de educação e junto às universidades. 
(II) É utilizado apenas em situações em que já existe um problema instalado e que precisa ser 
solucionado. 
 (III) Trata-se de um trabalho de elaboração e implementação de planos temáticos 
direcionados para alunos, pais, professores e/ou funcionários. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
I, II e III 
 
Apenas I e II 
 
Apenas II 
 
Apenas I 
 
Apenas III 
 
 
Explicação: 
A afirmativa correta é a III. O trabalho com projetos é realizado através de temas que podem 
ser escohidos para lidar com situações problema ou com a prevenção. Seu objetivo é trabalhar 
algum aspecto no espaço escolar e não produzir conhecimento. 
 
 
 
Ref.: 201401536202 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
"A professora Antonia procurou a psicóloga daescola para relatar sua insatisfação com a 
instituição. Nessa conversa ficou claro que a insatisfação estava relacionada com a direção 
da escola que não abria espaço para ouvir os professores e demais profissionais. A psicóloga 
decidiu elabora um questionário para o corpo docente com a finalidade de identificar o grau 
de insatisfação dos professores." Considerando o que vimos na aula 3 acerca das funções 
que o psicólogo pode realizar assinale a que corresponde a situação acima relatada. 
 
 
Capacitação 
 
Avaliação 
 
Análise 
 
Assessoria 
 
Orientação 
 
 
Explicação: 
Está correta a letra d. A função que o psicólogo escolar realiza nesse caso é a avaliação de 
um aspecto escolar (satisfação docente). 
 
 
 
Ref.: 201401536140 
 
 4a Questão 
 
 
Para facilitar a adaptação do aluno ao universo escolar, o psicólogo pode realizar diversas 
atividades. É incorreto afirmar que o psicólogo possa: 
 
 
Acompanhar a adaptação do aluno através de seu rendimento e observação de sua 
conduta. 
 
Aplicar testes projetivos para avaliar sua personalidade 
 
Preparar a turma do 9º ano para a mudança de segmento. 
 
Propor atividades motivacionais 
 
Propor atividades em sala de aula 
 
 
Explicação: 
Incorreta a afirmativa d. O psiólogo pode realizar atividade com a turma, observar os alunos 
em seu processo de adaptação e preparar as turmas que estão mudando de segmento. Não 
é facultado ao psicólogo a avaliação de persoanalidade através de testes. Se for necessária 
essa avaliação, o aluno deve ser encaminhado à um psicólogo clínico. 
 
 
 
Ref.: 201401536206 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
"O psicólogo escolar, juntamente com a coordenadora pedagógica e a professora de 
educação física decidiram elaborar um trabalho para ser realizado com os alunos do ensino 
fundamental e do ensino médio, ao longo do ano letivo. O tema definido foi "abuso de drogas" 
e o objetivo do trabalho era a prevenção ao uso de drogas na adolescência. O trabalho contaria 
com palestras de diversos profissionais, dinâmicas de grupo e uma "feira informativa sobre o 
tema" à ser realizada pelos alunos para encerrar o trabalho." Considerando o que vimos na 
aula 3 acerca das funções que o psicólogo escolar pode realizar, assinale a que corresponde 
à situação acima relatada. 
 
 
Assessoria 
 
Avaliação 
 
Capacitação 
 
Projeto 
 
Orientação 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa C. No caso apresentado o trabalho desenvolvido pelo psicólogo 
acerca do tema de drogas foi através de projeto. 
 
 
 
Ref.: 201401620336 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
O trabalho do psicólogo escolar pode contemplar a avaliação de diferentes questões no 
espaço escolar. Essa avaliação pode ser realizada através de questionários e dinâmicas e 
pode ter diferentes objetivos. Considerando o que vimos na aula 3, avalie as afirmativas 
abaixo. 
 
 
O psicólogo pode utilizar a avaliação para compreender a qualidade das relações 
interpessoais no grupo de professores. 
 
A avaliação de aspectos relacionados com os alunos é de competência do professor que 
está em sala de aula, portanto o psicólogo não deve realizá-la. 
 
Os problemas existentes no espaço escolar não necessitam dessa forma de ação 
(avaliação) porque já estão identificadas. 
 
O trabalho de avaliação pode ser realizado somente em caráter preventivo. 
 
O psicólogo deve evitar realizar avaliações dos funcionários porque esse público é de 
competência da direção da escola. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa c. O psicólogo pode avaliar diferentes questões na escola, tanto para 
em caráter preventivo (avaliar a qualidade da relação entre os professores) quanto na 
resolução de problemas existentes (avaliar o que está gerando a insatisfação do corpo 
docente). Ele pode realizar avaliações com os diferentes sujeitos que compõem a escola, 
incluindo os funcionários e alunos. O psicólogo pode utilizar a avaliação para compreender a 
qualidade das relações interpessoais no grupo de professores. 
 
 
 
Ref.: 201401536200 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
O trabalho com projetos é uma das possibilidades de atuação que o psicólogo possui no 
espaço escolar. Considerando o que foi visto na aula 3 acerca dessa atuação assinale 
verdadeiro ou falso para as alternativas abaixo. 
( ) O psicólogo, no trabalho com projeto, deve realizar um trabalho individual com cada aluno. 
( ) O trabalho com projeto, pode ser utilizado de forma preventiva. 
( ) No projeto elaborado pelo psicólogo somente ele poderá atuar. 
( ) O trabalho com projetos é indicado prioritariamente para resolver problemas já instaurados. 
( ) O trabalho com projetos pode ter como público-alvo os pais e os alunos. 
 
 
V,F,V,F,V 
 
V,V,F,F,F 
 
F,V,F,F,V 
 
F,F, V, F, V 
 
F,V,F,V,F 
 
 
Explicação: 
Está correto o ítem b (F,V,F,F,V). O trabalho com projeto, pode ser utilizado de forma 
preventiva e ter como público alvo pais e alunos. O trabalho pode ter a participação de outros 
profissinais da escola e é realizado com grupos e não de forma individual. 
 
 
 
Ref.: 201401536195 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
"A professora Tereza que leciona para o segundo ano do ensino fundamental, procurou a 
psicóloga da escola e relatou que sua aluna Júlia estava apresentando, em sala de aula, um 
comportamento agitado e desatento. Diante do relato da professora, a psicóloga solicitou a 
presença dos pais para uma conversa." Considerando o que vimos na aula 3 acerca das 
funções que o psicólogo pode desempenhar, assinale a realizada pela psicóloga na situação 
acima relatada. 
 
 
Pesquisa 
 
Departamentalização 
 
Orientação 
 
Assessoria 
 
Capacitação 
 
 
Explicação: 
Correto o ítem d. No caso apresentado o psicólogo trabalharia com orientação aos pais onde 
procuraria escutar sobre a aluno e suas relações fora do espaço escolar e orientar os pais no 
que fosse observado na entrevista. 
 
Exercício: 
SDE0158_EX_A3_201401356231_V3 
29/04/2018 16:04:05 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401536193 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
O psicólogo, no espaço escolar, possu diversas possibilidades de atuação. Considerando o 
que foi visto na aula 3 são possibilidades de atuação deste profissional: 
 
 
avaliação, orientação e pesquisa. 
 
avaliação, capacitação de professores e docência. 
 
avaliação, atendimento psicoterápico e orientação pedagógica. 
 
pesquisa, orientação e atendimento psicoterápico. 
 
capacitação de professores, atendimento psicoterápico e orientação. 
 
 
Explicação: 
A letra e está correta. O psicólogo pode realizar avaliação, orientação e pesquisa. Ele não 
realiza o trabalho de docência e nem realiza atendimento psicoterápico no espaço escolar. 
 
 
 
Ref.: 201401536162 
 
 2a Questão 
 
 
Em relação ao processo de adaptação que ocorre na escola com os diferentes sujeitos que a 
compõem, é incorreto afirmar que: 
 
 
A adaptação escolar é um processo contínuo e ocorre em todos os segmentos ao longo 
da escolarização 
 
Os professores e funcionários já estão adaptados e portanto não passam pelo processo 
de adaptação. 
 
A instituição escolar e os professores passam por adaptações constantes para atingir os 
objetivos educacionais. 
 
Cada escola possui uma metodologia de ensino definida no Projeto Político Pedagógico. 
O aluno poderá ou não se adaptar à metodologia de ensino da escola. 
 
O aluno quandoingressa na escola passa por um processo de adaptação que inclui as 
regras institucionais em relação ao comportamento. 
 
 
Explicação: 
Está incorreta a afirmativa C. A instituição escolar e os professores passam por adaptações 
constantes para atingir os objetivos educacionais. O processo de adaptação ocorre em todos 
os segmentos ao longo da escolarização e inclui as regras, a metodologia de ensino, as 
relações interpessoais e o espaço físico. 
 
 
 
Ref.: 201401536130 
 
 3a Questão 
 
 
No que concerne ao processo de adaptação escolar, podemos afirmar que: 
 
 
No processo de adaptação escolar, o aluno pode apresentar dificuldade de conduta, 
mas não dificuldade de aprendizagem. 
 
A adaptação escolar ocorre somente quando a criança ingressa na escola. 
 
adaptação escolar é um processo estático e ocorre em alguns dos segmentos ao longo 
da escolarização. 
 
adaptação escolar é um processo contínuo e ocorre em todos os segmentos ao longo 
da escolarização. 
 
A adaptação escolar é um aspecto pedagógico e, portanto, não é um objeto de atuação 
do psicólogo escolar. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa a. A adaptação escolar é um processo contínuo e ocorre em todos 
os segmentos ao longo da escolarização. O aluno pode apresentar dificuldades de 
aprendizagem ou conduta no processo de adaptação e o psicólogo pode atuar na facilitação 
desse processo. 
 
 
 
Ref.: 201401536177 
 
 4a Questão 
 
 
No que se refere aos sujeitos atendidos pelo psicólogo na escola, afirma-se: 
(I) Seu foco exclusivo é referente aos alunos, principalmente os que apresentam dificuldades 
de aprendizagem. 
(II) Ele pode atender a diferentes sujeitos, a exemplo de alunos, pais, professores e 
funcionários, mas raramente atende professores, porque estes são responsáveis pelo 
processo educacional. 
(III) Apesar de historicamente ter tido foco nos alunos, atualmente atua tanto com alunos como 
com pais, professores e funcionários. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Somente a alternativa III 
 
II e III 
 
I e III 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Correta somente a afirmativa III. Apesar de historicamente ter tido foco nos alunos, atualmente 
atua tanto com alunos como com pais, professores e funcionários e não somente com um 
desses públicos. 
 
 
 
 
Ref.: 201401536204 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
"Lucia trabalha como psicóloga em duas creches. Ao longo dos anos, ela tem observado um 
comportamento mais condescendente dos pais em relação aos filhos e imagina que isso possa 
estar relacionado à culpa em função das mães trabalharem e deixarem seus filhos na escola. 
Lúcia decidiu se aprofundar no assunto e elaborou uma entrevista semi-dirigida para investigar 
o assunto junto aos pais. Sua intenção é produzir conhecimento e divulgá-lo." Considerando 
o que vimos na aula 3 acerca das funções do psicólogo escolar assinale abaixo a que 
corresponde à situação acima relatada. 
 
 
Avaliação 
 
Assessoria 
 
Análise 
 
Pesquisa 
 
Orientação 
 
 
Explicação: 
A letra e está correta. No caso exposto a psicóloga estará realizando uma pesquisa com o 
objetivo de produção de conhecimento e não uma avaliação para uma intervenção no espaço 
escolar. 
 
 
 
Ref.: 201404216505 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
A psicóloga Luciene que trabalha numa escola de ensino fundamental, avaliou que seria 
interessante preparar os professores do 6º ao 9º ano para lidarem com a situação de bullying 
escolar. Para tal, ela preparou alguns encontros com o corpo docente a fim de trabalhar esse 
tema. Considerando o que vimos na aula 3 acerca das funções que o psicólogo escolar pode 
desempenhar, assinale a que corresponde à situação acima apresentada. 
 
 
coordenação 
 
capacitação 
 
avaliação 
 
orientação 
 
projeto 
 
 
Explicação: 
A situação colocada no enunciado se refere ao trabalho de capacitação realizado com os 
professores acerca do tema bullying. 
 
 
 
Ref.: 201401536163 
 
 7a Questão 
 
 
O processo de adaptação escolar é complexo e envolve múltiplos fatores. Acerca desse 
processo é correto afirmar: 
I. Quando muda de professor ou de turma, a criança passa por nova adaptação às relações 
interpessoais. 
II. Se um aluno adolescente ingressar numa escola, vindo de outra com metodologia de ensino 
muito diferente, não haverá necessidade de atenção a esta adaptação. 
III. O processo de adaptação refere-se à vivência do aluno. A instituição só precisa se adaptar 
quando recebe portadores de necessidades especiais. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s): 
 
 
Somente a alternativa I 
 
I e III 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Correta somente a afirmativa I. A criança se adapta ao professor e à novas relações 
interpessoais quando muda de turma. Quando o adolescente muda de escola irá se adaptar 
à nova metodologia de ensino. E a instituição escolar deve se adaptar às necessidades de 
todos os alunos e não somente aos portadores de necessidades esepciais. 
 
 
 
Ref.: 201401536197 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
"A professora Eliane procurou a psicóloga da escola porque notou a troca de letra realizada 
pela aluna Rafaela que cursa o primeiro ano do ensino fundamental. Ao observar o material 
produzido pela aluna, a psicóloga suspeitou de disortografia e marcou uma entrevista com os 
pais para explicar a situação e solicitou uma avaliação fonoaudiológica." Considerando o que 
vimos na aula 3 acerca das funções que o psicólogo pode realizar no espaço escolar, assinale 
a que corresponde à situação acima relatada. 
 
 
Coordenação 
 
Pesquisa 
 
Capacitação 
 
Assessoria 
 
Orientação 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa c. No caso apresentado o psicólogo realizou o trabalho de 
orientação através de uma entrevista onde conversou com os pais, apresentou a questão e 
solicitou uma avaliação fonoaudiológica. 
 
PSICOLOGIA ESCOLAR 
4a aula Lupa 
 
 
Vídeo 
 
PPT 
 
MP3 
 
 
 
 
Exercício: SDE0158_EX_A4_201401356231_V1 29/04/2018 16:04:42 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401536255 
 
 1a Questão 
 
 
O processo de adaptação ocorre na escola com os diferentes sujeitos que a compõem. Analise 
as afirmativas abaixo e assinale verdadeiro ou falso. 
( ) A instituição escolar e os professores passam por adaptações constantes para atingir os 
objetivos educacionais. 
( )O aluno quando ingressa na escola passa por um processo de adaptação que inclui as 
regras institucionais em relação ao comportamento. 
( ) Os professores e funcionários não passam por adaptações para conseguir atingir os 
objetivos educacionais. 
( ) Cada escola possui uma metodologia de ensino definida no Projeto Político Pedagógico. O 
aluno poderá ou não se adaptar à metodologia de ensino da escola. 
( ) As relações interpessoais que ocorrem na escola não se modificam e portanto não é um 
aspecto que compõe o processo de adaptação. 
 
 
V,V,F,F,V 
 
V,V,F,V,V 
 
V,F,V,F,V 
 
V,V, F, V,F 
 
F,V,F,V,F 
 
 
Explicação: 
Está correto o ítem a (V V F VF). A instituição escolar, os professores e funcionários passam 
por adaptações constantes para atingir os objetivos educacionais. O alunos deve se adaptar 
à diferentes aspectos, tais como: metodologia de ensino, regras, relações interpessoais (que 
estão sempre em mudança) e espaço físico.Ref.: 201401536247 
 
 2a Questão 
 
 
Para facilitar a adaptação do aluno ao universo escolar o psicólogo pode realizar diversas 
atividades. É incorreto afirmar que o psicólogo possa: 
 
 
Acompanhar a adaptação do aluno através de seu rendimento e observação de sua 
conduta. 
 
Aplicar testes projetivos para avaliar sua personalidade. 
 
Propor atividades em sala de aula 
 
Para preparar a turma de 9º ano para a mudança de segmento. 
 
Propor atividades que estimulem o rendimeto escolar. 
 
 
Explicação: 
A afirmativa C é a incorreta porque o psicólogo escolar não aplicar testes nos alunos para 
avaliação de personalidade. As demais afirmativas estão corretas e são ações que podem ser 
desenvolvidas pelo psicólogo: propor atividades em sala de aula, Acompanhar a adaptação 
do aluno através de seu rendimento e observação de sua conduta, preparar a turma de 9º ano 
para a mudança de segmento e propor atividades que estimulem o rendimeto escolar. 
 
 
 
Ref.: 201401536270 
 
 3a Questão 
 
 
"Elisa é aluna do 5º ano do ensino fundamental, no próximo ano ela ingressará no 6º ano. 
Eliza permanecerá na mesma escola e na mesma turma e mudará para o 2º segmento do 
ensino fundamental." 
Considerando a situação acima, analise as afirmativas a seguir: 
 I- Eliza continuará na mesma escola e turma e, portanto, não passará por novas adaptações. 
II- Embora haja diferenças nas regras e funcionamento no 2º segmento em relação ao 1º 
segmento do ensino fundamental, Eliza não passará por novas adaptações porque continuará 
na mesma escola. 
 III- O 6º ano do ensino fundamental possui uma quantidade maior de disciplinas e professores, 
o que exige uma adaptação do aluno à essas mudanças. 
Assinale a(s) alternativa(s) incorreta (s): 
 
 
I, II e III 
 
II e III 
 
I e II 
 
Somente a alternativa I 
 
I e III 
 
 
Explicação: 
As afirmativas I e II estão incorretas. A aluna permanecerá na mesma escola e turma, mas 
como estará mudando de segmento terá que se adaptar a uma quantidade maior de disciplinas 
e professores (relações interpessoais e regras). 
 
 
 
Ref.: 201401536304 
 
 4a Questão 
 
 
A adaptação escolar é um processo importante que ocorre na escolarização do aluno. 
Considerando o que vimos na aula 4, analise as afirmativas abaixo: 
 I- Ao longo da escolarização o aluno ou a escola podem passar por diferentes momentos de 
adaptação. 
II - O aluno pode passar por um período de adaptação quando ingressa na escola ou quando 
muda de escola. 
 III- No processo de educação Inclusiva a escola pode ter modificações em suas instalações 
e materiais utilizados para aprendizagem para poder se adaptar ao aluno. 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
I e II 
 
I e III 
 
Somente I 
 
II e III 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
As três alternativas estão corretas porque ao longo da escolarização o aluno ou a escola 
podem passar por diferentes momentos de adaptação, tais como mudança de turma, mudança 
de segmento, asptação à uma turma mais agitada ou à um aluno com dificuldades específicas. 
As adaptações também acontecem quando o ingressa na escola ou quando muda de 
escola. No processo de educação Inclusiva a escola pode necessitar modificar suas 
instalações e materiais, assim como capacitar seu corpo docente. 
 
 
 
Ref.: 201401536253 
 
 5a Questão 
 
 
Analise as afirmações que se seguem: 
I. O psicólogo escolar deverá destinar especial atenção às crianças que ingressam numa 
escola pela primeira vez. Isso porque a criança está muito acostumada ao seu universo 
familiar e pode estranhar o novo universo escolar. 
II. O psicólogo escolar não deverá destinar especial atenção às turmas de alunos que 
acabaram de ingressar num novo segmento do ensino (como ingresso no primeiro segmento 
do Ensino Fundamental, ingresso segundo segmento do Ensino Fundamental ou ingresso no 
Ensino Médio), já que tais alunos são antigos na escola e estão acostumados às suas regras. 
III. O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação escolar dos alunos que 
estão ingressando na instituição, tanto em relação às regras e procedimentos desta escola, 
como em relação aos alunos antigos. 
Sobre o papel do psicólogo escolar nos processos de adaptação escolar, está INCORRETO 
o que se afirma em: 
 
 
II e III 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
I e III 
 
Somente afirmativa II 
 
 
Explicação: 
Está incorreta somente a afirmativa II. O psicólogo escolar deverá destinar especial atenção 
aos alunos que ingressam na escola pela primeira vez e também aos alunos que estão 
mudando de segmento. Isso porque a criança está muito acostumada ao seu universo familiar 
e pode estranhar o novo universo escolar. 
 
 
 
Ref.: 201401536300 
 
 6a Questão 
 
 
Assinale a alternativa correta: 
I- O aluno passa por uma adaptação quando ingressa na escola. 
II- O aluno passa por uma adaptação quando muda de segmento na mesma escola 
III- O aluno passa por uma adaptação quando fica reprovado e muda de turma. 
São afirmativas corretas: 
 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
I e III 
 
II e III 
 
Somente I 
 
 
Explicação: 
As três alternativas estão corretas porque o processo de adapação é constatne e ocorre em 
diferentes momentos e situações do processo de escolarização. 
 
 
 
Ref.: 201401536273 
 
 7a Questão 
 
 
"Luís é um adolescente de 12 anos que está ingressando no 7º ano do ensino fundamental da 
'escola estágio'. Luís é um aluno agitado que termina suas atividades em sala de aula antes 
dos colegas e fica conversando com os demais alunos. Ao conversar com os pais de Luís, a 
psicóloga tomou conhecimento de que o aluno possui Transtorno de Déficit de Atenção e 
Hiperatividade." Considerando a situação acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a a 
correta: 
 
 
Os professores deverão deixar Luís agir livremente para que se adapte à turma , pois é 
portador de TDAH. 
 
Os professores deverão ser mais rígidos com Luís, pois este deve se adaptar à turma. 
 
Os professores deverão se adaptar à nova dinâmica da turma e pensar estratégias que 
auxiliem Luís à aprender sem prejudicar o grupo. 
 
Os professores deverão responsabilizar os pais de Luís para que se adapte à turma , pois 
é portador de TDAH. 
 
Os professores deverão procurar a psicóloga da escola para que luís seja encaminhado 
para um acompanhamento fora da escola porque está atrapalhando a dinâmica de 
funcionamento da turma e ele precisa se adaptar. 
 
 
Explicação: 
Correta a letra c. Os professores deverão se adaptar à nova dinâmica da turma e pensar 
estratégias que auxiliem Luís à aprender sem prejudicar o grupo. O encaminhamento 
dependerá de como ele ficará na turma com a utilização de uma nova forma de organizar a 
aula e a sala. 
 
 
 
Ref.: 201401620962 
 
 8a Questão 
 
 
Mariana é aluna do 5º ano do ensino fundamental e no próximo ano irá mudar de segmento 
(6º ano do ensino fundamental). Na escola em que ela estuda, terá que mudar de prédio, irá 
para o anexo ao que estuda atualmente. Considerando o que foi visto na aula 4, analise as 
afirmativas abaixo e assinale a correta. 
 
 
Mariana estuda nessa escola desde o maternal 
e, portanto, não passará por nenhuma 
adaptação nessa mudança. 
 
Ela irá passar por uma adaptação à metodologia 
de ensino, pois a escola permanece a mesma. 
 
Como Mariana permanece na mesma escola, 
mudando somente de segmento, não ocorrerá a 
adaptação ao espaço físico. 
 
A mudança de segmento sempre tem novas 
regras relativasao funcionamento das matérias 
e horários, portanto Mariana terá que se adaptar 
às novas regras. 
 
A necessidade de adaptação depende da 
estrutura pessoal, não havendo essa questão 
para todos os alunos. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa c. A mudança de segmento sempre tem novas regras relativas ao 
funcionamento das matérias e horários, portanto Mariana terá que se adaptar às novas regras. 
E, nesse caso, a uma nova estrutura física em função da mudança de prédio. 
 
Exercício: 
SDE0158_EX_A4_201401356231_V2 
29/04/2018 16:05:19 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA 
ESCOLAR 
201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401536251 
 
 1a Questão 
 
 
Analise as afirmações que se seguem: 
I. Quando muda de professor ou de turma a criança passa por nova adaptação às relações 
interpessoais. 
II. Se um aluno adolescente ingressar numa escola, vindo de outra com metodologia de ensino 
muito diferente, não haverá necessidade de atenção a esta adaptação. 
III. No processo de adaptação escolar a escola não precisa se modificar para se adaptar 
melhor aos seus alunos. 
Sobre a adaptação escolar está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Somente a afirmativa I 
 
I, II e III 
 
I e III 
 
II e III 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
A letra e deve ser marcada porque somente a afirmativa I está correta: quando muda de 
professor ou de turma a criança passa por nova adaptação às relações interpessoais. 
A afirmativa II e III estão incorretas porque se um aluno adolescente ingressar numa escola, 
vindo de outra com metodologia de ensino muito diferente será necessário acompanhar essa 
adaptação e no processo de adaptação escolar a escola precisa se modificar para se adaptar 
melhor aos seus alunos. 
 
 
 
Ref.: 201401536245 
 
 2a Questão 
 
 
A adpatação escolar é um processo importante na escolarização da criança. Acerca desse 
processo considere as afirmativas abaixo e assinale a que estiver correta. 
 
 
A adaptação escolar termina quando a criança para de chorar ao ir para escola. 
 
A adaptação escolar ocorre somente quando o aluno ingressa na escola 
 
A adaptação escolar é um processo estático que envolve o aluno e a escola. 
 
A adaptação escolar é um processo constante e dinâmico que envolve o aluno e a 
escola. 
 
Exige mudanças no aluno e na família, mas a instituição não se adapta ao aluno. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa d. A adaptação escolar é um processo constante e dinâmico que 
envolve o aluno e a escola, ela ocorre quando o aluno ingressa ou muda de escola, mas 
também ocorre ao longo de todos os segmentos de escolarização porque temos mudanças 
de professores, alunos e funcionários. Essa adaptação também envolve a escola porque os 
professores sempre procuram se adaptar aos novos alunos e suas famílias, assim como 
precisam adaptar a forma de ensino e os materiais às necessidades dos alunos. 
 
 
 
Ref.: 201401536319 
 
 3a Questão 
 
 
"Lúcia é uma adolescente de 13 anos que estudava em uma escola construtivista e, este ano, 
ingressou no 9º ano do ensino fundamental numa escola com metodologia de ensino 
tradicional". Lúcia deverá se adaptar à nova escola. Considerando a situação relatada assinale 
os aspectos aos quais ela deverá se adaptar. 
( ) Lúcia deverá se adaptar ao novo método de ensino. 
( ) As regras das escolas de ensino fundamental são semelhants e por isso ela não precisará 
se adaptar. 
( ) Lúcia precisará se adaptar às novas relações interpessoais. 
( ) A adaptação ao espaço físico não ocorrerá com lúcia, pois está não é portadora de 
necessidades especiais. 
( ) A adaptação do aluno ao método de ensino só é importante até o 6 º ano do ensino 
fundamental em função da idade. 
 
 
V, F, V, F, V 
 
F, V, F, V, F 
 
F,F,V,V,F 
 
V, F, V, F, F 
 
V, V, F, F, V 
 
 
Explicação: 
Correta a alternativa a. A aluna deverá se adaptar ao espaço físico, à metodolotia de ensino, 
as relações interpessoais e as regras da nova escola. 
 
 
 
Ref.: 201401536277 
 
 4a Questão 
 
 
"Gabriel é um menino de 7 anos que está no 2º ano do ensino fundamental. Ele ficou reprovado 
e está cursando pela segunda vez o mesmo ano. analise as afirmativas abaixo: 
I- A psicóloga escolar deverá ficar atenta porque Gabriel está apresentando rendimento 
insatisfatório. 
II- A psicóloga deverá ficar atenta ao Gabriel porque ele passará por adaptações em relação 
à metodologia de ensino. 
III- A psicóloga deverá ficar atenta ao Gabriel porque ele passará por adaptações no que tange 
às relações interpessoais. 
Assinale a(s) afirmativa(s) correta (s): 
 
 
Somente a alternativa I 
 
I e III 
 
I e II 
 
II e III 
 
I, II e II 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e III. No caso apresentado o aluno terá que se adaptar à uma 
nova turma e construir relações interpessoais. O psicólogo deverá estar atento ao aluno e seu 
rendimento nas avaliações. A metodologia de ensino permanece a mesma e não exigirá 
adaptaçã do aluno. 
 
 
 
Ref.: 201401536316 
 
 5a Questão 
 
 
"Joana é uma menina de 2 anos que ingresou no maternal. sua mãe precisou permanecer na 
escola por alguns dias para que Joana se adaptasse ao novo ambiente" Esse procedimento 
foi necessário porque: 
I- Joana é uma menina insegura e tem dificuldades com situações novas. 
II- A mãe de Joana ainda não conhecia a escola e precisava permanecer algum tempo no 
ambiente para se adaptar. 
III- Joana precisou se adaptar às novas relações interpessoais, espaço físico, metodologia de 
ensino e regras da instituição. 
Assinale as alternativas corretas. 
 
 
I e III 
 
I e II 
 
II e III 
 
Somente alternativa III 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Correta somente a alternativa III. A adaptação às novas relações interpessoais, espaço físico, 
metodologia de ensino e regras da instituição acontece com todas as crianças independente 
de sua personalidade. A permanência da mão no espaço escolar é para facilitar a adaptação 
da criança e não dos pais. 
 
 
 
Ref.: 201404216732 
 
 6a Questão 
 
 
O psicólogo escolar pode atuar nas situações de adaptação escolar, tanto em relação à 
situações de dificuldade de adaptação como na facilitação do processo de adaptação 
escolar.Acerca dessa atuação podemos afirmar: 
I- O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação escolar dos alunos que 
estão ingressando na instituição, tanto em relação às regras e procedimentos desta escola, 
como em relação aos alunos antigos. 
II- O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação da instituição escolar 
às mudanças necessárias para atender melhor seus alunos no processo de ensino-
aprendizagem, podendo orientar professores na proposição e realização de trabalhos grupais 
que facilitem a integração dos novos alunos com a turma. 
III- Sempre que se fizer necessário, o psicólogo escolar trabalhará para facilitar o processo de 
adaptação da escola ao sistema de educação inclusiva e nas adaptações dos professores aos 
alunos e às turmas. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a (s) correta (s): 
 
 
Somente a alternativa II 
 
I, II e III 
 
II e III 
 
I e II 
 
I e III 
 
 
Explicação: 
A letra a deve ser marcada porque todas as alternativas estão corretas. O psicólogo deve 
acompanhar o processo de adaptação dos alunos facilitando esse processo quando ele 
ingressa na escola, pode também auxiliar os professores na facilitação da integração do aluno 
à turma e auxiliara escola à se adaptar ao processo de educação inclusiva. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401536272 
 
 7a Questão 
 
 
"A escola 'Estágio" no próximo ano receberá alunos que são portadores de necessidades 
especiais. A direção julgou que seria importante trabalhar com alunos portadores de 
necessidades especiais". Considerando a situação acima, analise as afirmativas abaixo: 
I- A escola precisará adaptar seu espaço físico para alunos que sejam cadeirantes. 
II- A adaptação da metodologia de ensino não será necessária, pois os alunos deverão ser 
capazes de se adaptar à metodologia existente. 
III- Os professores da instituição possuem muita experiência com crianças e, portanto, estão 
preparadas para essa mudança e não prcisarão se adaptar. 
Assinale a (s) alternativa (s) correta (s): 
 
 
Somente a alternativa I 
 
II e III 
 
I e III 
 
I, II e III 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa I. O trabalho com portadores de necessidades especiais exigirá que 
a escola realize uma adaptação do espaço físico e também uma preparação do corpo docente, 
pais e alunos para que haja uma preparação para essa mudança. 
 
 
 
 
Ref.: 201401536262 
 
 8a Questão 
 
 
No que concerne ao processo de adaptação escolar, podemos afirmar: 
 
 
A adaptação escolar é um processo estático e 
ocorre em alguns dos segmentos ao longo da 
escolarização. 
 
No processo de adaptação escolar, o aluno 
pode apresentar dificuldade de conduta, mas 
não dificuldade de aprendizagem. 
 
A adaptação escolar é um processo contínuo 
e ocorre em todos os segmentos ao longo da 
escolarização. 
 
A adaptação escolar é um aspecto 
pedagógico e, portanto, não é um objeto de 
atuação do psicólogo escolar. 
 
A adaptação escolar ocorre somente quando 
a criança ingressa na escola, pois terá que se 
adaptar à nova instituição. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa a porque a adaptação escolar é um processo contínuo e ocorre em 
todos os segmentos ao longo da escolarização. O psicólogo escolar deve atuar de forma ativa 
no processo de adaptação dos alunos, assim como os professores. O aluno pode apresentar 
dificuldades de aprendizagem ou de conduta nesse processo de adaptação. 
 
Exercício: 
SDE0158_EX_A4_201401356231_V3 
29/04/2018 16:05:50 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA 
ESCOLAR 
201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401536275 
 
 1a Questão 
 
 
Rafaela é uma menina de 5 anos que estudou numa escola que possuía somente o segmento 
da educação infantil. Este ano ela ingressou no primeiro ano do ensino fundamental em uma 
escola maior onde terá oportunidade de praticar diversas atividades físicas, pois a escola 
possui uma ampla área de esportes. Na nova escola ela também conta com salas 
diferenciadas para suas aulas de música, inglês, informática e meio ambiente. a escola em 
que Rafaela ingressou possui o 2º segmento do ensino fundamental e do ensino médio. 
Considerando a situação relatada, assinale a alternativa incorreta. 
 
 
A nova escola é maior e possui muitas oportunidade de aprendizagem, por isso Rafaela 
não precisará se adaptar ao espaço físico. 
 
Rafaela deverá se adaptar ao novo grupo de alunos que compõem a sua turma. 
 
Rafaela precisará se adaptar ao espaço físico, embora já possua 5 anos. 
 
Todos os professores são novos e, portanto, Rafaela precisará se adaptar às relações 
interpessoais que estabelecerá com eles. 
 
Rafaela passará por um processo de adptação ao espaço físico. 
 
 
Explicação: 
Está INCORRETA a afirmativa c. No caso apresentado, a aluna irá se adaptar ao espaço 
físico, às relações interpessoais, às regras e à metodologia de ensino da nova escola. 
 
 
 
Ref.: 201401536246 
 
 2a Questão 
 
 
O aluno, no espaço escolar, passa pelo processor de adatação que pode influenciar no 
rendimento e na socialização do mesmo. Acerca desse processo podemos afirmar: 
I- Adaptação escolar pode ser definida como um processo dinâmico que envolve o aluno e a 
escola 
II- A adaptação escolar termina quando a criança para de chorar ao ir à escola. 
III- A adaptação é um processo que ocorre somente com a escola quando há aluno portador 
de necessidades especiais. 
 
 
I e III 
 
I, II e III 
 
II e III 
 
Somente a alternativa I 
 
I e II 
 
 
 
Ref.: 201401536264 
 
 3a Questão 
 
 
Em relação ao processo de adaptação que ocorre na escola com os diferentes sujeitos que a 
compõem, é incorreto afirmar que: 
 
 
O aluno quando ingressa na escola passa por um processo de adaptação que inclui as 
regras institucionais em relação ao comportamento. 
 
Os professores e funcionários já estão adaptados e portanto não passam pelo processo 
de adaptação. 
 
Cada escola possui uma metodologia de ensino definida no Projeto político Pedagógico. 
O aluno poderá ou não se adaptar à metodologia de ensino da escola. 
 
A adaptação escolar é um processo contínuo e ocorre em todos os segmentos ao longo 
da escolarização. 
 
A instituição escolar e os professores passam por adaptações constantes para atingir os 
objetivos educacionais. 
 
 
Explicação: 
A letra c está incorreta porque os professores e funcionários também passam por adaptações 
às mudanças intitucionais e relacionais que acontecem na instituição. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401536269 
 
 4a Questão 
 
 
Para facilitar a adaptação do aluno ao universo escolar, o psicólogo pode realizar diversas 
atividades. É incorreto afirmar que o psicólogo possa: 
 
 
Acompahar a adaptação do aluno através de seu rendimento e observação de sua 
conduta. 
 
Propor atividades em sala de aula 
 
Preparar a turma do 9º ano para a mudança de segmento. 
 
Aplicar testes projetivos para avaliar sua personalidade 
 
Propor atividades que levem a um melhor rendimento do aluno 
 
 
Explicação: 
Está incorreta a afirmativa d. O psicólogo escolar não deve aplicar testes projetivos para 
avaliar a personalidade do aluno, caso seja necessário esse tipo de avaliação devemos 
encaminhar para um psicólogo clínico. 
 
 
 
Ref.: 201401536302 
 
 5a Questão 
 
 
Acerca desse processo podemos afirmar: 
I. A adaptação escolar pode ser definida como um processo constante e dinâmico que envolve 
o aluno e a escola. 
II. No processo de adaptação escolar são possíveis adaptações de instalações, materiais, 
metodologias para lidar com as especificidades dos alunos. 
III. No processo de adaptação escolar o professor não é necessária a adaptação do professor 
à turma, pois este está treinado para lidar com grupos. 
Sobre a adaptação escolar está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
I, II e III 
 
I e III 
 
II e III 
 
Somente I 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
Correta as afirmativas I e II. O processo de adaptação escolar envolve os alunos e a escola. 
Esta deve adaptar seus materiais e profissionais para auxiliar as necessidades educacionais 
e de desenvolvimento de seus alunos. O professor sempre se adapta quando ministra aula 
para uma nova turma. 
 
 
 
Ref.: 201404216807 
 
 6a Questão 
 
 
O aluno ao ingressar na escola ou mudar de segmento de ensino precisa se adaptar à novas 
formas de funcionamento escolar. Verifique nas opções abaixo os aspectos aos quais o aluno 
deve se adaptar: 
I- espaço físico e relações interpessoais. 
II- metodologia de ensino. 
III- regras 
Analise os ítens acima e assinale as alternativas corretas: 
 
 
I e III 
 
II e III 
 
I e IISomente a alternativa I 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Os ítens I, II e III estão corretos. O alunos deve se adaptar as regras, relações interpessoais, 
metodologia de ensino e ao espaço físico. 
 
 
 
Ref.: 201401536305 
 
 7a Questão 
 
 
O aluno ao longo do processo de escolarização deverá se adaptar à diferentes aspectos. 
Analise as afirmativas abaixo: 
I- A adaptação escolar é um processo que ocorre somente quando o aluno ingressa na escola. 
II- A adaptação escolar envolve aspectos como relações interpessoais, metodologia de 
ensino, regras e espaço físico. 
III- A adaptação escolar é um processo contínuo e dinâmico que envolve o aluno e a escola. 
Assinale as que estão corretas: 
 
 
I e III 
 
II e III 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
Somente II 
 
 
Explicação: 
Correta a alternativa II e III. A adaptação escolar é um processo de mão dupla onde os alunos 
e a escola (professores, funcionários e instalações) devem se adaptar e ocorre ao longo de 
todo processo de escolarização. Ela envolve aspectos como relações interpessoais, 
metodologia de ensino, regras e espaço físico. 
 
 
 
Ref.: 201401536257 
 
 8a Questão 
 
 
O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação escolar dos alunos da 
instituição. Assinale Verdadeiro ou Falso nas alternativas a seguir 
( ) O psicólogo deve acompanhar a adaptação do aluno que ingressa na instituição escolar. 
( ) Quando o aluno apresenta dificuldade de adaptação o psicólogo escolar auxilia professores, 
pais e aluno com o objetivo de facilitar o processo. 
( ) O aluno pode apresentar dificuldade de adaptação escolar somente por motivos intrínsecos 
como aspectos físicos, emocionais e intelectuais. 
( ) O aluno pode apresentar dificuldade de adaptação escolar por motivos intrínsecos e 
extrínsecos. 
( ) A dificuldade de adaptação escolar refere-se somente à aprendizagem e desempenho 
 
 
V,V,F,V,V 
 
F,V,F,V,F 
 
V,V,F,V,F 
 
F,V,F,V,V 
 
V,V,F,F,V 
 
 
Explicação: 
Está correto o ítem e (V,V,F,V,F). O psicólogo deve acompanhar a adaptação do aluno que 
ingressa na instituição escolar. Quando o aluno apresenta dificuldade de adaptação o 
psicólogo escolar auxilia professores, pais e aluno com o objetivo de facilitar o processo. A 
dificuldade pode ser na aprendizagem ou conduta e por motivos intrínsecos ou extrínsecos. 
 
PSICOLOGIA ESCOLAR 
5a aula Lupa 
 
 
Vídeo 
 
PPT 
 
MP3 
 
 
 
 
Exercício: SDE0158_EX_A5_201401356231_V1 31/05/2018 15:49:46 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401536339 
 
 1a Questão 
 
 
O transtorno da expressão escrita é caracterizado por: 
(I) dificuldade para compor textos escritos e para organizar parágrafos de forma adequada. 
(II) caligrafia precária. 
(III) dificuldade de compreender o significado contido num texto escrito. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
II e III 
 
I, II e III 
 
Somente a alternativa I 
 
I e II 
 
I e III 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa I e II. O transtorno da expressão escrita caracteriza-se pela 
dificuldade de compor textos escritos, organizar parágrafos de forma adequada e caligrafia 
precária. A dificuldade de compreensão do significado contido no texto caracteriza o transtorno 
da leitura e não o transtorno da expressão escrita. 
 
 
 
 
Ref.: 201402382390 
 
 2a Questão 
 
 
Relativamente às dificuldades de aprendizagem podemos afirmar que: Assinale a resposta 
INCORRETA: 
 
 
O transtorno da Leitura é denominado de Dislexia. 
 
O tratamento dos transtornos associados à expressão escrita deve ser feito pelo 
psicólogo. 
 
O transtorno de aprendizagem pode ser diagnosticado através de testes de avaliação da 
expressão escrita, da leitura e da matemática. 
 
O aluno que apresenta um transtorno da leitura tem dificuldades de compreender as 
palavras escritas por um motivo relacionado com a funcionalidade do Sistema Nervoso 
Central. 
 
O Transtorno da Matemática pode ser denominado Discalculia. 
 
 
Explicação: O tratamento dos transtornos associados à expressão escrita deve ser feito pelo 
fonoaudiólogo e não pelo psicólogo. 
 
 
 
Ref.: 201404216522 
 
 3a Questão 
 
 
Leia as afirmativas abaixo. 
I- O aluno pode apresentar dificuldade de aprendizagem em função do déficit de atenção. 
II-O aluno que apresenta o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade pode, em função 
da hiperatividade, apresentar problemas 
 de comportamento. 
III- O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade possui 3 subtipos, segundo o DSM V, o 
mais grave é o depressivo-comórbido. 
Marque a alternativa correta. 
 
 
I, II e III 
 
II e III 
 
Somente a afirmativa I 
 
I e II 
 
I e III 
 
 
Explicação: 
A letra b deve ser marcada porque as afirmativas I e II estão corretas: o aluno pode apresentar 
dificuldade de aprendizagem em função do déficit de atenção e o aluno que apresenta o 
transtorno do déficit de atenção e hiperatividade pode, em função da hiperatividade, 
apresentar problemas de comportamento. 
A afirmativa III está incorreta porque não existe esse subtipo no DSM V. 
 
 
 
 
Ref.: 201401536273 
 
 4a Questão 
 
 
"Luís é um adolescente de 12 anos que está ingressando no 7º ano do ensino fundamental da 
'escola estágio'. Luís é um aluno agitado que termina suas atividades em sala de aula antes 
dos colegas e fica conversando com os demais alunos. Ao conversar com os pais de Luís, a 
psicóloga tomou conhecimento de que o aluno possui Transtorno de Déficit de Atenção e 
Hiperatividade." Considerando a situação acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a a 
correta: 
 
 
Os professores deverão ser mais rígidos com Luís, pois este deve se adaptar à turma. 
 
Os professores deverão responsabilizar os pais de Luís para que se adapte à turma , pois 
é portador de TDAH. 
 
Os professores deverão procurar a psicóloga da escola para que luís seja encaminhado 
para um acompanhamento fora da escola porque está atrapalhando a dinâmica de 
funcionamento da turma e ele precisa se adaptar. 
 
Os professores deverão se adaptar à nova dinâmica da turma e pensar estratégias que 
auxiliem Luís à aprender sem prejudicar o grupo. 
 
Os professores deverão deixar Luís agir livremente para que se adapte à turma , pois é 
portador de TDAH. 
 
 
Explicação: 
Correta a letra c. Os professores deverão se adaptar à nova dinâmica da turma e pensar 
estratégias que auxiliem Luís à aprender sem prejudicar o grupo. O encaminhamento 
dependerá de como ele ficará na turma com a utilização de uma nova forma de organizar a 
aula e a sala. 
 
 
 
Ref.: 201401537402 
 
 5a Questão 
 
 
João é professor de matemática do ensino médio e utiliza um método tradicional de ensino. 
Muitos alunos apresentam dificuldade em sua disciplina e ele acredita que isso acontece 
porque a aprendizagem desse conteúdo depende do aluno. Considerando a situação acima, 
assinale a alternativa verdadeira. 
 
 
A dificuldade dos alunos pode estar ocorrendo em função das aulas ministradas por João 
porque a aprendizagem é influenciada pela metodologia de ensino utilizada. 
 
João está correto em sua avaliação, pois a aprendizagem da matemática depende 
somente do esforço do aluno. 
 
A dificuldade dos alunos pode estar ocorrendo em função do professor. 
 
A dificuldade na aprendizagem da matemática é influenciada porfatores pessoais. Os 
alunos que apresentam dificuldades possuem um QI abaixo da média. 
 
A didática do professor não influencia na aprendizagem do aluno porque ela é um fator 
de ensino. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa c. A metodologia de ensino e a didática do professor influenciam a 
prendizagem do aluno. No caso apresentado, a dificuldade dos alunos pode estar ocorrendo 
em função das aulas ministradas por João porque a aprendizagem é influenciada pela 
metodologia de ensino que neste caso é tradicional e não prioriza a construção do 
conhecimento. 
 
 
 
Ref.: 201401620276 
 
 6a Questão 
 
 
Leonardo é um menino de 10 anos que está cursando o quinto ano do ensino fundamental. A 
professora observa que é um menino inteligente e possui um bom desempenho escolar. 
Leonardo possui um comportamento calmo e se distrai com muita facilidade, apresentando 
dificuldade de fixar a atenção nas tarefas em sala de aula. A Psicóloga escolar deve considerar 
a possibilidade de Leonardo possuir: 
 
 
Dificuldade de raciocínio lógico com comorbidade desatenta. 
 
TDAH- predominantemente desatento. 
 
Transtorno de orientação visuo-espacial 
 
TDAH- predominantemente hiperativo-impulsivo. 
 
Transtorno de leitura (dislexia) porque possui dificuldade de fixar atenção 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa c. A psicóloga de considerar a possibilidade do aluno possuir TDAH- 
predominantemente desatento porque ele não possui um comportamento agitado e nem 
dificuldade na aprendizagem. A principal característica do aluno é a desatenção. 
 
 
 
Ref.: 201401536325 
 
 7a Questão 
 
 
Lucas é um aluno de 9 anos de idade, que foi reprovado no 3º ano do Ensino Fundamental. 
Apresenta comportamento agitado, inquieto na classe, tem dificuldades para realizar 
atividades em silêncio e não consegue manter atenção em uma atividade por mais de três 
minutos. Sua agitação altera negativamente a dinâmica das aulas e a professora 
freqüentemente chama sua atenção e lhe impõe punições. Lucas relata que sente-se 
perseguido e discriminado.Ao conversar com a família de Lucas, o psicólogo escolar foi 
informado que o menino apresenta diagnóstico neurológico de TDAH e se utiliza de medicação 
especializada. Ao conhecer o diagnóstico do qual já suspeitava, o psicólogo orientou a família 
e a professora sobre como lidar com o menino. Avalie os procedimentos do psicólogo: 
I. É preciso que pais e professora encontrem, junto com Lucas, formas de ajudar o menino a 
fixar atenção, como estabelecer horários fixos e tempo adequado de estudo. 
II. É preciso que a professora utilize mais recursos visuais, auditivos e cinestésicos em suas 
aulas, de modo a facilitar a atenção do menino. 
III. É preciso que a professora estabeleça punições severas sempre que Lucas desobedecer. 
A punição tenderá a extinguir o comportamento indesejável. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas I e III 
 
Apenas II e III 
 
I, II e III 
 
Apenas I e II 
 
Apenas III 
 
 
Explicação: 
Está correta a alterativa I e II. O psicólogo deverá auxiliar pais e professores a encontrar 
formas que possibilitem à criança fixar melhor a atenção, tais como horário fixo e tempo 
adequado de estudo em casa e utilização de recursos visuais, auditivos e cinestésicos 
(corporais) para auxiliar na manutenção da atenção. 
 
 
 
Ref.: 201401536360 
 
 8a Questão 
 
 
A dificuldade com a aprendizagem da matemática pode ocorrer por diferentes motivos, um 
deles é a existência do transtorno da matemática. Acerca deste é correto afirmar que: 
I- O aluno que apresenta o transtorno da matemática tem dificuldade de manejar números e 
conceitos matemáticos. 
II ¿ No transtorno da matemática, a dificuldade ocorre pela disfunção do Sistema Nervoso 
Central. 
III- O aluno, no transtorno da matemática, apresenta dificuldade para reconhecer símbolos 
numéricos, em função da utilização de uma metodologia de ensino inadequada. 
Marque a alternativa correta. 
 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
I e III 
 
Somente alternativa II 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. O transtorno da matemática, a dificuldade ocorre pela 
disfunção do Sistema Nervoso Central e não em função da metodologia de ensino utilizada. O 
alunoa que possui esse transtorno tem dificuldade de manejar números e conceitos 
matemáticos. 
 
 
Aluno: ADRIANA COSTA 
MARQUES 
Matrícula: 201401356231 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA 
ESCOLAR 
Período Acad.: 2018.1 (G) / EX 
 
 
Prezado (a) Aluno(a), 
 
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, 
mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla 
escolha (3). 
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar 
com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS. 
 
 
 
 
 
1. 
 
Quan
do o 
aluno 
possu
i 
dificul
dades 
na 
escrit
a 
pode
mos 
suspe
itar 
que 
ele 
possu
a o 
transt
orno 
da 
escrit
a. 
Este 
caract
eriza-
se 
por: 
(I) 
dificul
dade 
para 
comp
or 
textos 
escrit
os e 
para 
organ
izar 
parág
rafos 
de 
forma 
adeq
uada. 
(II) 
erros 
de 
gram
ática, 
pontu
ação 
e 
ortogr
afia. 
(III) 
dificul
dade 
 
de 
escrit
a que 
ocorr
e em 
funçã
o de 
doenç
a 
cereb
ral 
adqui
rida. 
Está 
COR
RET
O o 
que 
se 
afirm
a em: 
 
 
I e III 
 
 
I e II 
 
 
Somente a alternativa I 
 
 
II e III 
 
 
I, II e III 
 
 
 
 
 
 
2. 
 
Na 
escola 
encont
ramos 
diverso
s 
alunos 
que 
cursam 
o 
terceiro 
ano do 
ensino 
funda
mental 
e não 
estão 
alfabeti
zados. 
Quand
o o 
aluno 
não 
conseg
ue 
aprend
er a ler 
podem
os 
supor 
que 
aprese
nta 
transto
rno de 
leitura. 
Este 
caracte
riza-se 
por: 
(I) 
dificuld
ade 
individ
ual de 
um 
aluno 
em 
compre
ender 
palavra
s 
escrita
s, por 
motivo 
relacio
nado 
ao 
funcion
ament
o do 
Sistem
a 
Nervos
o 
Central
. 
(II) 
dificuld
ade 
coletiv
a de 
uma 
turma 
em 
compre
ender 
palavra
s 
 
escrita
s, por 
motivo 
relacio
nado a 
proble
mas de 
metod
ologia 
de 
ensino. 
(III) 
proble
ma 
individ
ual de 
compre
ensão 
de 
texto 
em 
função 
de um 
proces
so de 
alfabeti
zação 
deficitá
rio. 
Está 
correto 
o que 
se 
afirma 
em: 
 
 
I, II e III 
 
 
I e III 
 
 
Somente a alternativa I 
 
 
I e II 
 
 
II e III 
 
 
 
 
 
 
3. 
 
"Ferna
nda é 
psicólo
ga 
escola
 
r de 
uma 
institui
ção 
que 
trabalh
a com 
ensino 
funda
mental
. Esta 
seman
a a 
profes
sora 
do 
segun
do ano 
procur
ou por 
ela 
para 
expor 
a 
situaçã
o de 
um 
aluno 
que 
conse
gue 
reconh
ecer 
as 
letras, 
mas 
não 
conse
gue ler 
peque
nos 
textos.
" 
Consid
erando 
a 
situaçã
o 
relatad
a qual 
deve 
ser o 
proced
imento 
da 
psicólo
ga 
escola
r ? 
 
 
Conversar somente com o pai que é a figura de autoridade e solicitar uma avaliação 
psicológica. 
 
 
Conversar com o aluno para verificar como são as relações em sala de aula e 
encaminhá-lo para avaliação psiquiátrica. 
 
 
Conversar com o aluno para verificar como são as relações em sala de aula e 
encaminhá-lo para avaliação com um clínico. 
 
 
Conversar com o aluno e os pais e solicitar uma avaliação psicológica e psiquátrica. 
 
 
Conversar com o aluno e os pais e solicitar uma avaliação fonoaudiológica.4. 
 
"Julio 
estuda 
no 
terceir
o ano 
do 
ensino 
funda
mental
. Ele 
coneg
ue 
realiza
r a 
leitura 
de 
peque
nos 
texots 
e 
compr
eendê-
los, 
porém 
quand
o copia 
as 
ativida
des do 
quadro 
realiza 
trocas 
de 
letras 
e 
possui 
grande 
dificuld
ade 
com a 
pontua
ção. " 
Consid
 
erando 
a 
situaçã
o 
relatad
a 
analise 
as 
afirmat
ivas 
abaixo 
e 
assinal
e a 
que 
estiver 
correta
. 
 
 
Julio está apenas ansioso e isso se trata de problema comum entre as crianças. 
 
 
Julio possui disgrafia que é um transtorno de aprendizagem. 
 
 
Julio possui uma dificuldade de aprendizagem denominado de transtorno da 
matemática. 
 
 
Julio possui transtorno de leitura que é caracterizado por erros de gramática, 
pontuação e ortografia. 
 
 
Julio possui transtorno da expressão escrita que é caracterizado por erros de 
gramática, pontuação e ortografia. 
 
 
Gabarito Coment. 
 
 
 
 
 
5. 
 
No 
DSM V 
os 
proble
mas 
relacio
nados 
à 
aprendi
zagem 
são 
classifi
cados 
como 
transto
rnos de 
aprendi
zagem. 
Acerca 
deles 
podem
os 
 
afirmar 
que: 
(I) não 
podem 
ser 
decorr
entes 
de 
proble
mas 
pessoa
is, 
visuais 
ou 
auditiv
os. 
(II) 
podem 
ser 
decorr
entes 
de 
proble
mas de 
metodo
logia 
de 
ensino 
da 
escola. 
(III) 
não 
devem 
decorr
er do 
mau 
funcion
amento 
do 
Sistem
a 
Nervos
o 
Central
. 
Está 
CORR
ETO o 
que se 
afirma 
em: 
 
 
II e III 
 
 
Somente a afirmativa I 
 
 
I e II 
 
 
I, II e III 
 
 
I e III 
 
 
 
 
 
 
6. 
 
Lucas é 
um 
aluno 
de 9 
anos de 
idade, 
que foi 
reprova
do no 3º 
ano do 
Ensino 
Funda
mental. 
Aprese
nta 
compor
tament
o 
agitado, 
inquieto 
na 
classe, 
tem 
dificuld
ades 
para 
realizar 
atividad
es em 
silêncio 
e não 
conseg
ue 
manter 
atenção 
em uma 
atividad
e por 
mais de 
três 
minutos
. Sua 
agitaçã
o altera 
negativ
amente 
a 
dinâmic
a das 
aulas e 
a 
profess
ora 
freqüen
tement
e 
chama 
sua 
atenção 
e lhe 
impõe 
puniçõe
s. 
Lucas 
relata 
que 
sente-
se 
perseg
uido e 
discrimi
nado.A
o 
convers
ar com 
a 
família 
de 
Lucas, 
o 
psicólo
go 
escolar 
foi 
informa
do que 
o 
menino 
aprese
nta 
diagnós
tico 
neuroló
gico de 
TDAH e 
se 
utiliza 
de 
medica
ção 
especia
lizada. 
Ao 
conhec
er o 
diagnós
tico do 
qual já 
suspeit
ava, o 
psicólo
go 
oriento
u a 
família 
e a 
profess
ora 
sobre 
como 
lidar 
com o 
menino. 
Avalie 
os 
procedi
mentos 
do 
psicólo
go: 
I. É 
preciso 
que 
pais e 
profess
ora 
encontr
em, 
junto 
com 
Lucas, 
formas 
de 
ajudar o 
menino 
a fixar 
atenção
, como 
estabel
ecer 
horário
s fixos e 
tempo 
adequa
do de 
estudo. 
II. É 
preciso 
que a 
profess
ora 
utilize 
mais 
recurso
 
s 
visuais, 
auditivo
s e 
cinesté
sicos 
em 
suas 
aulas, 
de 
modo a 
facilitar 
a 
atenção 
do 
menino. 
III. É 
preciso 
que a 
profess
ora 
estabel
eça 
puniçõe
s 
severas 
sempre 
que 
Lucas 
desobe
decer. 
A 
punição 
tenderá 
a 
extingui
r o 
compor
tament
o 
indesej
ável. 
Está 
CORR
ETO o 
que se 
afirma 
em: 
 
 
Apenas I e II 
 
 
I, II e III 
 
 
Apenas I e III 
 
 
Apenas II e III 
 
 
Apenas III 
 
 
 
 
 
 
7. 
 
A 
aquisiç
ão da 
habilid
ade de 
leitura 
é 
funda
mental 
no 
proces
so de 
escolar
ização, 
no 
entant
o 
alguns 
alunos 
podem 
aprese
ntar o 
transto
rno de 
leitura. 
No que 
concer
ne à 
esse 
transto
rno 
podem
os 
afirmar 
que: 
I- O 
aluno 
possui 
dificuld
ade de 
compr
eender 
palavr
as 
escrita
s. 
II- O 
transto
rno de 
leitura 
també
 
m é 
denom
inado 
Dislexi
a. 
III- No 
transto
rno de 
leitura, 
o aluno 
possui 
dificuld
ades 
em 
função 
de 
doenç
a 
cerebr
al 
adquiri
da. 
Após a 
leitura 
das 
alterna
tivas 
acima, 
assinal
e a(s) 
correta
(s): 
 
 
II e III 
 
 
Somente afirmativa II 
 
 
I, II e III 
 
 
I e II 
 
 
I e III 
 
 
 
 
 
 
8. 
 
A 
dificuld
ade de 
aprendi
zagem 
é uma 
questã
o 
 
importa
nte no 
context
o 
escolar
. I- A 
aprendi
zagem 
pode 
ser 
influen
ciada 
pela 
relação 
profess
or-
aluno. 
II- A 
relação 
entre 
os 
alunos 
influen
cia a 
condut
a, mas 
não a 
aprendi
zagem. 
III- 
Fatore
s 
emocio
nais e 
cogniti
vos 
podem 
influen
ciar na 
aprendi
zagem 
do 
aluno. 
Assinal
e a 
alternat
iva 
correta
. 
 
 
Somente a I 
 
 
I e III 
 
 
I, II e III 
 
 
I e II 
 
 
II e III 
PSICOLOGIA ESCOLAR 
6a aula Lupa 
 
 
Vídeo 
 
PPT 
 
MP3 
 
 
 
 
Exercício: SDE0158_EX_A6_201401356231_V1 14/06/2018 13:07:19 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401536558 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
No campo da psicologia existem diferentes concepções acerca do desenvolvimento mental. 
Avalie as afirmações sobre as concepções clássicas do desenvolvimento. 
I- Piaget considera que o desenvolvimento das operações lógicas, concretas e abstratas 
ocorre separadamente do aprendizado escolar. Tal desenvolvimento possibilita o aprendizado 
de determinados conteúdos. 
II- Para Vygotsky a interação de uma criança com crianças mais velhas, com adultos ou outros 
indivíduos mais experientes que ela em determinado assunto possibilita aprendizagens novas, 
mas nada interfere nas capacidades mentais. 
III- Para Vygotsky a aprendizagem deve se antecipar ao nível de desenvolvimento em que a 
criança se encontra. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
I, II e III 
 
Somente alternativa III 
 
I e III 
 
I e II 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e III. Piaget considera que o desenvolvimento das operações 
lógicas, concretas e abstratas ocorre separadamente do aprendizado escolar e tal 
desenvolvimento possibilita o aprendizado de determinados conteúdos. Já para Vygotsky a 
aprendizagem deve se antecipar ao nível de desenvolvimento em que a criança se encontra. 
Para ele a interação de uma criança com crianças mais velhas, com adultos ou outros 
indivíduos mais experientes que ela em determinado assunto possibilita aprendizagens novas 
e o desenvolvimento de capacidades mentais. 
 
 
 
Ref.: 201402382393 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
Vygotsky define a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) a partir da postulação da 
existência de dois níveis de desenvolvimento: 1) o real e 2) o potencial. O primeiro refere-se: 
 
 
À tendência para a criança procurar o equilíbrio entre os elementos cognitivos do 
organismo e entre este e o mundo exterior. 
 
Às funções psicológicas que estão em processo de amadurecimento e à capacidade de 
desempenhar tarefas em colaboração com adultos ou companheiros mais capazes. 
 
À distância entre o nível de desenvolvimento atual do indivíduo, e o nível de 
desenvolvimento do mesmo indivíduo, determinado pela capacidade de resolução de 
problemas sob orientação do adulto. 
 
Às funções psicológicas consolidadas e com a capacidade de desempenhar tarefas 
sozinho. 
 
À integração de um conhecimento no sistema, dando assim significado ao contexto. 
 
 
Explicação: 
Resposta: A- refere-se à organização de Piaget; B- refere-se ao desenvolvimentopotencial; 
D- refere-se à Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky; E- refere-se à equilibração 
de Piaget. 
 
 
 
Ref.: 201401536906 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
a teoria de Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento possuem uma significativa relação. 
Assinale a alternativa correta. 
 
 
A intervenção do professor não é importante na Zona de Desenvolvimento Proximal 
somente na Zona de Desenvolvimento Real. 
 
A intervenção do professor não é importante para o desenvolvimento do aluno. 
 
No processo de construção da aprendizagem, o professor irá intervir na Zona de 
Desenvolvimento Real. 
 
O aprendizado não possui importância para o desenvolvimento. 
 
O aprendizado organizado cria a Zona de Desenvolvimento Proximal e possibilita o 
desenvolvimento. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa b. O aprendizado organizado cria a Zona de Desenvolvimento 
Proximal e possibilita o desenvolvimento, por isso a intervenção do professor é importante na 
Zona de Desenvolvimento Proximal Para Vygotsky a aprendizagem é importante para o 
desenvolvimento. 
 
 
 
Ref.: 201401536571 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
Vygotsky contribui para área de educação com os conceitos de zona de desenvolvimento real 
e zona de desenvolvimento proximal. Considerando esses dois conceitos avalie as afirmativas 
abaixo assinalando se são verdadeiras ou falsas. 
( )A zona de desenvolvimento real define os processos que estão amadurecendo. 
( ) Na zona de desenvolvimento proximal o aluno soluciona problemas com auxílio de 
mediação. 
( ) O professor para provocar avanços no desenvolvimento cria, através da mediação, a zona 
de desenvolvimento proximal. 
( ) Na zona de desenvolvimento proximal determina a capacidade que já foi adquirida pela 
criança. 
( ) A zona de desenvolvimento real define as funções mentais que já amadureceram. 
 
 
V, V, V, F, V 
 
F, V, V, V, F 
 
F, V, V, F, F 
 
F, F, V, F, V 
 
F, V, V, F, V 
 
 
Explicação: 
Correta a afirmativa a (F,V,V,F,V). Na zona de desenvolvimento proximal o aluno soluciona 
problemas com auxílio de mediação que pode ser do professor que provoca avanços no 
desenvolvimento e cria, através da mediação, a zona de desenvolvimento proximal. Ela define 
os processos mentais que estão em desenvolvemiento enquanto a zona de desenvolvimento 
real define as funções mentais que já amadureceram. 
 
 
 
Ref.: 201401536573 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
Vygotsky é um autor sócio-interacionista que possui uma concepção da relação entre 
aprendizagem e desenvolvimento. É correto afirmar que para este autor: 
I- O aprendizado organizado cria a Zona de Desenvolvimento Proximal e possibilita o 
desenvolvimento. 
II- A interação social e a mediação são importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento. 
III- O desenvolvimento das funções mentais superiores ocorre independentemente da 
aprendizagem. 
Estão corretas as afirmativas: 
 
 
II e III 
 
I, II e III 
 
Somente alternativa I 
 
I e III 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as airmativas I e II. Para Vygotsky O aprendizado organizado cria a Zona de 
Desenvolvimento Proximal e possibilita o desenvolvimento das funções mentais superiores. A 
interação social e a mediação são importantes para a aprendizagem e o consequente 
desenvolvimento. 
 
 
 
Ref.: 201401536920 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
Piaget foi um teórico que produziu conhecimentos na área de desenvolvimento, sobre sua 
teoria podemos afirmar que: 
 
 
A aprendizagem e o desenvolvimento não se relacionam. 
 
A aprendizagem impulsiona o desenvolvimento dos estágios do pensamento. 
 
A aprendizagem não ocorrerá de acordo com o nível de maturação em que a criança se 
encontra. 
 
O desenvolvimento dos estágios do pensamento dependem da aprendizagem que o 
sujeito tem ao longo da vida. 
 
O desenvolvimento do pensamento ocorrerá independente do aprendizado. 
 
 
Explicação: 
Está correta a letra d. Segundo Piaget a aprendizagem ocorrerá de acordo com o nível de 
maturação em que a criança se encontra. O desenvolvimento do pensamento ocorrerá 
independente do aprendizado. 
 
 
 
Ref.: 201401536907 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
Na concepção de Piaget acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem podemos 
afirmar que: 
I- O desenvolvimento do pensamento ocorrerá independente do aprendizado. 
II- A aprendizagem ocorrerá de acordo com o nível de maturação em que a criança se 
encontra. 
III- O desenvolvimento do pensamento depende da interação social. 
São afirmativas corretas: 
 
 
II e III 
 
Apenas I 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
I e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. Segundo Piaget o desenvolvimento da aprendizagem 
ocorre de acordo com o nível de maturação em que a criança se encontra. Ele é independente 
do aprendizado. 
 
 
 
Ref.: 201402282458 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
O método de Piaget combinava observação e questionamento flexível. A partir das 
observações dos próprios filhos e de outras crianças estabeleceu os estágios cognitivos e 
construiu sua teoria. Quanto a teoria de Piaget responda: 
I ¿ Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio de três princípios inter-
relacionados: organização, adaptação e readaptação 
II ¿ Piaget descreveu o desenvolvimento cognitivo como uma série de estágios, que são: 
sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais 
III ¿ No estágio pré-operatório a criança pode resolver problemas de maneira lógica se eles 
estiverem voltados ao aqui e agora 
IV- Nas operações formais a pessoa pode pensar em termos abstratos, lidar com situações 
hipotéticas e pensar em possibilidades. 
 
 
Apenas alternativas II e IV estão corretas 
 
Apenas alternativas I, II e IV estão 
corretas 
 
Apenas alternativas I, III e IV estão 
corretas 
 
Todas as alternativas estão corretas 
 
Apenas alternativas I e III estão corretas 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas II e IV. Piaget descreveu o desenvolvimento cognitivo como uma 
série de estágios, que são: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações 
formais. No estágio pré-operatório a criança ainda não pode resolver problemas de maneira 
lógica. Nas operações formais a pessoa pode pensar em termos abstratos, lidar com situações 
hipotéticas e pensar em possibilidades. 
 
Exercício: SDE0158_EX_A6_201401356231_V2 14/06/2018 13:07:49 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401536561 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
Para Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o início 
da vida. Sobre essa relação podemos afirmar que: 
 
 
O aprendizado possibilita o desenvolvimento das funções mentais superiores. 
 
O desenvolvimento impulsiona a aprendizagem através da Zona de Desenvolvimento 
Proximal. 
 
O aprendizado apenas possibilita a assimilação e a acomodação de conteúdo. 
 
O aprendizado não influencia o desenvolvimento das funções mentais superiores, 
apenas possibilita a assimilação de conteúdo. 
 
O desenvolvimento ocorre primeiro que a aprendizagem. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa a. Para Vygotsky o aprendizado impulsiona e possibilita o 
desenvolvimento das funções mentais superiores. A mediação irá possibilitar a aprendizagem 
na zona de desenvolvimento proximal que irá conduzir ao desenvolvimento. 
 
 
 
Ref.: 2014015365522a Questão 
 
 
Na teoria de Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento possuem uma significativa 
relação. Assinale a alternativa correta. 
 
 
A intervenção do professor não é importante na Zona de Desenvolvimento Proximal 
somente na Zona de Desenvolvimento Real. 
 
No processo de construção da aprendizagem, o professor irá intervir na Zona de 
Desenvolvimento Real. 
 
O aprendizado organizado cria a Zona de Desenvolvimento Proximal e possibilita o 
desenvolvimento. 
 
O aprendizado não possui importância para o desenvolvimento. 
 
O aspecto social não possui importância para o desenvolvimento. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa d. Segundo Vygotsky o aprendizado organizado cria a Zona de 
Desenvolvimento Proximal e possibilita o desenvolvimento. O professor atua na zona de 
desenvolvimento proximal mediando a construção do conhecimento que será realizada pelo 
aluno. Nesse processo de construção do conhecimento é fundamental a mediação social. 
 
 
 
Ref.: 201401536913 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
Vygotsky é um autor sócio-interacionista que possui uma concepção da relação entre 
aprendizagem e desenvolvimento. É correto afirmar que para este autor: 
I- O aprendizado organizado cria a Zona de Desenvolvimento Proximal e possibilita o 
desenvolvimento. 
II- A interação social e a mediação são importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento. 
III- O desenvolvimento das funções mentais superiores ocorre independentemente da 
aprendizagem. 
Marque a afirmativa CORRETA: 
 
 
I e III 
 
Somente alternativa II 
 
II e III 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. Para Vygotsky a interação social e a mediação são 
importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento. É o aprendizado organizado que cria 
a Zona de Desenvolvimento Proximal e possibilita o desenvolvimento das funções mentais 
superiores. Esse desenvolvimento depende da aprendizagem. 
 
 
 
Ref.: 201401536912 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
Avalie as afirmações sobre as concepções clássicas do desenvolvimento: 
(I) Piaget considera que o desenvolvimento das operações lógicas, concretas e abstratas 
ocorre separadamente do aprendizado escolar. Tal desenvolvimento possibilita o aprendizado 
de determinados conteúdos. 
(II) Para Vygotsky a interação de uma criança com crianças mais velhas, com adultos ou outros 
indivíduos mais experientes que ela em determinado assunto possibilita o desenvolvimento de 
novas capacidades mentais. 
(III) Para Binet a maturação das funções mentais não interfere no aprendizado de conteúdos. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas III 
 
Apenas I e III 
 
Apenas II e III 
 
Apenas I e II 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. Piaget considera que o desenvolvimento das operações 
lógicas, concretas e abstratas ocorre separadamente do aprendizado escolar. Tal 
desenvolvimento possibilita o aprendizado de determinados conteúdos. Para Vygotsky a 
aprendizagem é que irá possibilitar o desenvolvimento, pois é na interação de uma criança 
com crianças mais velhas, com adultos ou outros indivíduos mais experientes que ela em 
determinado assunto possibilita o desenvolvimento de novas capacidades mentais. 
 
 
 
Ref.: 201401536566 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
A área de educação atribui grande importância ao conceito de Zona de Desenvolvimento 
Proximal construído por Vygotsky. Esse conceito é importante porque: 
(I) Revela que ao criar a Z.D.P., o aprendizado escolar põe em movimento diversos processos 
mentais, que serão mais plenamente adquiridos pela criança posteriormente, quando seu 
aprendizado estiver concluído. 
(II) Revela que a partir da interação com o professor, o aluno construirá o conhecimento de 
forma ativa, atribuindo-lhe significado. 
(III) Revela que através da Z.D.P. o aluno absorve os conhecimentos transmitidos pelo 
professor, a partir dos significados que o professor atribui a tais conhecimentos. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
II e III 
 
I e II 
 
Somente alternativa II 
 
I e III 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal possui 
importaância porque mostra que é a partir da interação com o professor que o aluno construirá 
o conhecimento de forma ativa, atribuindo-lhe significado. Nesse processo ao criar a Z.D.P., 
o aprendizado escolar põe em movimento diversos processos mentais, que serão mais 
plenamente adquiridos pela criança posteriormente, quando seu aprendizado estiver 
concluído. 
 
 
 
 
Ref.: 201401536572 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
A mãe de uma criança considera seu filho extraordinariamente inteligente e esperto. Mas 
parece haver certo exagero na situação. Outro dia essa mãe disse à professora da Educação 
Infantil que seu filho de 2 anos já tinha condições de fazer operações matemáticas, visto que 
é muito esperto. Conhecendo a criança e observando que é realmente esperta, mas que está 
na faixa da normalidade para sua idade, o psicólogo escolar explicou para a mãe que 
certamente seu filho aprenderá a fazer operações matemáticas, mas que a aprendizagem 
ocorrerá de acordo com o nível de maturação em que a criança se encontra. Assim, se a 
criança está no período pré-operatório não poderá, ainda, realizar adição. Porém, se estiver 
no período operatório concreto, esta aprendizagem já poderá ocorrer. A explicação do 
psicólogo escolar está baseada na teoria de desenvolvimento de: 
 
 
William James 
 
Lev Vygotsky 
 
Jean Piaget 
 
Sigmund Freud 
 
Alfred Binet 
 
 
Explicação: 
A resposta da psicóloga está baseada na teoria de Jean Piaget que considera que existem 
estágios de desenvolvimento de acordo com a faixa de idade. Em cada estágio algumas 
capacidades são desenvolvidas. No caso apresentado, a capacidade de operações 
matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão) são adquiridas no estágio operatório 
concreto. 
 
 
 
Ref.: 201401536917 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
Diversos autores, no campo da psicologia, tem estudado as relações entre desenvolvimento 
e aprendizagem. Considerando as concepções clássicas podemos afirmar: 
I- Piaget considera que é o amadurecimento das funções mentais que possibilita o 
aprendizado de determinados conteúdos. 
II- Para Vygotsky a criança aprende através da mediação social e seu aprendizado propicia 
seu desenvolvimento. 
III- Para Piaget a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento mental. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Somente alternativa I 
 
I, II e III 
 
I e II 
 
I e III 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. Sobre Piaget podemos afirmar que para ele é o 
amadurecimento das funções mentais que possibilita o aprendizado de determinados 
conteúdos, sendo assim não é a aprendizagem que impulsiona o desenvolvimento. Enquanto 
para Vygotsky a criança aprende através da mediação social e seu aprendizado 
impulsiona seu desenvolvimento. 
 
 
 
 
Ref.: 201401536562 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
Piaget foi um teórico que produziu conhecimentos na área de desenvolvimento, sobre sua 
teoria podemos afirmar que: 
 
 
Os estágios têm relação com a zona de desenvolvimento proximal. 
 
O desenvolvimento do pensamento ocorrerá independente do aprendizado. 
 
A aprendizagem não ocorrerá de acordo com o nível de maturação em que a criança 
se encontra. 
 
O desenvolvimento dos estágios do pensamento dependem da aprendizagem que osujeito tem. 
 
A aprendizagem impulsiona o desenvolvimento dos estágios do pensamento. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa c. Para Piaget o desenvolvimento do pensamento ocorre 
independente do aprendizado. O aprendizado ocorre de acordo com o nível de maturação em 
que a crianças se encontra. Piaget não considera a existência da zona de desenvolvimento 
proximal, quem trabaha com essa teoria é Vygotsky. 
 
PSICOLOGIA ESCOLAR 
7a aula Lupa 
 
 
Vídeo 
 
PPT 
 
MP3 
 
 
 
 
Exercício: SDE0158_EX_A7_201401356231_V1 14/06/2018 13:09:05 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401537286 
 
 1a Questão 
 
 
No processo educacional que ocorre na escola, os alunos aprendem não só com o professor, 
mas também com os colegas. Essa aprendizagem envolve diversos aspectos: cognitivo, 
emocional e social. 
(I) Os alunos aprendem com o professor aspectos relativos ao desenvolvimento cognitivo e 
com os colegas apenas aspectos relativos à socialização. 
(II) No aspecto social a relação entre os alunos proporciona aprendizagem de socialização, 
em que aprendem, na relação com os pares, formas de comunicação, cooperação, 
competição e defesa. 
(III) No aspecto emocional interações negativas com os colegas podem auxiliar o 
desenvolvimento de autoconceito negativo. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas a I 
 
Apenas I e III 
 
Apenas I e II 
 
Apenas II e III 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas II e III. Os alunos aprendem não só com o professor, mas 
também com os colegas. Na relação com os colegas ocorre aprendizagens que possibilitam 
o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. No aspecto socia,l a relação entre os alunos 
proporciona aprendizagem de socialização, em que aprendem, na relação com os pares, 
formas de comunicação, cooperação, competição e defesa. 
 
 
 
Ref.: 201401537176 
 
 2a Questão 
 
 
Considerando o trabalho do professor em relação ao aluno, podemos afirmar: 
I- O professor trabalha para a formação integral do aluno. 
II- Os valores e crenças que o professor transmite nas aulas podem influenciar os alunos, 
porque o ensino é perpassado por uma ideologia. 
III- O professor influencia o aluno somente na motivação deste para aprender. 
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS: 
 
 
I e II 
 
Apenas a III 
 
I, II e III 
 
I e III 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. O professor trabalha para a formação integral do aluno 
influenciando na construção de sua subkjetividade, em sua percepção de mundo, 
autoconceito, auto-estima e motivação. Os valores e crenças que o professor transmite nas 
aulas podem influenciar os alunos, porque o ensino é perpassado por uma ideologia. 
 
 
 
 
Ref.: 201401537147 
 
 3a Questão 
 
 
Sobre as relações interpessoais entre alunos afirma-se que: 
(I) As brincadeiras e os apelidos são comuns no universo escolar. 
(II) O bullying é um tipo de brincadeira que envolve agressão física de ambas as partes . 
(III) O bullying envolve comportamentos recíprocos de humilhação, colocação de apelidos 
depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física e roubo de pertences. 
Está INCORRETO o que se afirma em: 
 
 
I, II e III 
 
Apenas I e II 
 
Apenas II 
 
Apenas I e III 
 
Apenas II e III 
 
 
Explicação: 
Estão INCORRETAS as afirmativas II e III. O aluno alvo de bullying sofre em decorrência de 
atitudes de humilhação, colocação de apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, 
discriminação, agressão física, roubo de pertences etc, sem que haja provocação da vítima. 
As brincadeira e apelidos são comuns entre os alunos e nem todas caracterizam uma situação 
de bullying. 
 
 
 
Ref.: 201401537299 
 
 4a Questão 
 
 
Sobre as relações interpessoais entre os alunos afirma-se: 
(I) Bullying é a denominação atribuída a um comportamento de intimidação de um aluno ou 
grupo a outro aluno. Caracteriza-se por atitudes agressivas e repetidas contra um aluno 
(vítima), sem que tenha havido motivação aparente. 
(II) Dentre as características do 'bullying' podemos destacar: humilhação, colocação de 
apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física e roubo de 
pertences. 
(III) As brincadeiras e os apelidos são atitudes comuns no universo escolar. O bullying é um 
tipo de brincadeira e nem sempre tem a intenção de intimidar. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
Apenas a I 
 
I e III 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. Bullying é a denominação atribuída a um comportamento 
de intimidação de um aluno ou grupo a outro aluno. Caracteriza-se por atitudes agressivas e 
repetidas contra um aluno (vítima), sem que tenha havido motivação aparente. Dentre as 
características do 'bullying' podemos destacar: humilhação, colocação de apelidos 
depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física e roubo de pertences. O 
bullying sempre tem a intenção de intimidar. 
 
 
 
Ref.: 201401537180 
 
 5a Questão 
 
 
A relação entre o aluno e o professor possui aspectos relevantes. Acerca dessa idéia, 
podemos afirmar que: 
 
 
O conceito que o professor expressa sobre o aluno não influencia a construção da 
subjetividade dele (aluno). 
 
A relação com o professor influencia na motivação para aprendizagem, mas não pode 
influenciar a auto-estima do aluno. 
 
A relação entre professor e aluno pode influenciar na motivação do aluno para 
aprendizagem. 
 
O conceito que o professor expressa sobre o aluno é o único fator que influencia na 
construção da subjetividade dele (aluno). 
 
O professor quando trabalha o conteúdo com o aluno, o faz de forma neutra. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa a. A relação entre professor e aluno influencia a construção da 
subjetividade do aluno, embora não seja o único fator que influencia nessa construção. A 
relação professor e aluno também influencia a motivação para aprendizagem, a auto-estima 
e a percepção de mundo do aluno porque o ensino não é neutro e sim perpassado por uma 
ideologia. 
 
 
 
Ref.: 201401537212 
 
 6a Questão 
 
 
Sobre as relações interpessoais e sua contribuição para a construção do sujeito e sua 
aprendizagem afirma-se: 
(I) O processo educativo é realizado tanto pela escola quanto pela família. 
(II) O processo educativo ocorre através das relações interpessoais que são estabelecidas, a 
exemplo da relação professor-aluno e entre alunos. 
(III) As relações interpessoais estabelecidas no processo educativo influenciam a construção 
do sujeito e também os aspectos relacionados à aprendizagem. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas I 
 
Apenas I e II 
 
Apenas I e III 
 
I, II e III 
 
Apenas II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III. O processo educativo é realizado tanto pela escola 
quanto pela família. Na escola, as relações interpessoais estabelecidas no processo educativo 
influenciam a construção do sujeito e também os aspectos relacionados à aprendizagem, a 
exemplo da relação professor-aluno e entre alunos. 
 
 
 
 
Ref.: 201401535763 
 
 7a Questão 
 
 
Sobre as características do universo escolar é correto afirmar que: 
 
 
O psicólogo escolar deve atuar de forma preventiva quando um problema já está 
instalado. 
 
O psicólogoescolar deve basear sua atuação somente em função dos conflitos 
existentes na relação professor-aluno. 
 
As relações estabelecidas nesse espaço não são importantes para a aprendizagem dos 
alunos. 
 
O universo escolar está perpassado por relações entre diferentes sujeitos. 
 
A relação que o professor estabelece com o aluno não interfere na relação que este tem 
com a matéria que o professor leciona. 
 
 
Explicação: 
A alternativa c está correta. O universo escolar está perpassado por relações entre diferentes 
sujeitos (professores-aluno e, alunos-alunos). Essas relaçõs interferem na aprendizagem dos 
alunos. A atuação do psicólogo pode ocorrer de forma preventiva quando o probema ainda 
não existe ou na resolução do problema existente. 
 
 
 
Ref.: 201401537143 
 
 8a Questão 
 
 
Sobre as relações interpessoais entre os alunos afirma-se: 
(I) Bullying é a denominação atribuída a um comportamento de intimidação de um aluno ou 
grupo a outro aluno. Caracteriza-se por atitudes agressivas e repetidas contra um aluno 
(vítima), quando existe provocação da vítima e conseqüente reação do(s) agressor(es). 
(II) Dentre as características do bullying podemos destacar: humilhação, colocação de 
apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física e roubo de 
pertences. 
(III) As brincadeiras e os apelidos são atitudes comuns no universo escolar. O bullying se 
distingue da brincadeira por ser agressão repetida e que causa intimidação da vítima. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas I 
 
Apenas I e II 
 
Apenas II e III 
 
Apenas I e III 
 
I, II, e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativa II e III. Bullying é a denominação atribuída a um comportamento 
de intimidação de um aluno ou grupo a outro aluno. Caracteriza-se por atitudes agressivas e 
repetidas contra um aluno (vítima), sem que haja provocação da vítima. Dentre as 
características do bullying podemos destacar: humilhação, colocação de apelidos 
depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física e roubo de pertences. As 
brincadeiras e os apelidos são atitudes comuns no universo escolar. O bullying se distingue 
da brincadeira por ser agressão repetida e que causa intimidação da vítima. 
 
Exercício: SDE0158_EX_A7_201401356231_V2 14/06/2018 13:09:38 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401537218 
 
 1a Questão 
 
 
Sobre as relações interpessoais e sua contribuição para a construção do sujeito e sua 
aprendizagem afirma-se: 
(I) Os sentidos construídos pela família para o aprender e para a escola podem influenciar o 
aprendizado escolar de crianças e adolescentes. 
(II) A relação professor-aluno influencia a aprendizagem sob diferentes aspectos, a exemplo 
da construção da visão de mundo, já que o ensino é perpassado por ideologias. 
(III) Apesar de a relação professor-aluno influenciar a aprendizagem sob diferentes aspectos, 
isso não se aplica ao autoconceito e à auto-estima, referentes à capacidade de aprender e à 
motivação para a aprendizagem. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas I e II 
 
Apenas I e III 
 
I, II e III 
 
Apenas I 
 
Apenas II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. Os sentidos construídos pela família para o aprender e 
para a escola podem influenciar o aprendizado escolar de crianças e adolescentes. A relação 
professor-aluno influencia a aprendizagem sob diferentes aspectos, a exemplo da construção 
da visão de mundo, já que o ensino é perpassado por ideologias, assim como influencia no 
autoconceito e na auto-estima referentes à capacidade de aprender e à motivação para a 
aprendizagem. 
 
 
 
 
Ref.: 201401537049 
 
 2a Questão 
 
 
Sobre as relações interpessoais entre alunos afirma-se: 
(I) No processo educacional que ocorre na escola os pares são elementos de extrema 
importância. 
(II) Os alunos aprendem não só com o professor, mas também com os colegas. Essa 
aprendizagem envolve tanto aspectos cognitivos como emocionais e sociais. 
(III) No aspecto social uma interação positiva com os pares possibilita o desenvolvimento das 
habilidades sociais. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
I, II e III 
 
Apenas II e III 
 
Apenas a I 
 
Apenas I e II 
 
Apenas I e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III. A relação entre os alunos na escola é importante em 
diferentes aspectos de desenvolvimento. Os alunos aprendem não só com o professor, mas 
também com os colegas. Essa aprendizagem envolve tanto aspectos cognitivos como 
emocionais e sociais. No aspecto social, uma interação positiva com os pares possibilita o 
desenvolvimento das habilidades sociais. 
 
 
 
 
Ref.: 201401537310 
 
 3a Questão 
 
 
Nos últimos dez anos surgiram diversos estudos sobre o Bullying. Ele ocorre no universo 
escolar na relação entre os alunos. Sobre este comportamento é incorreto afirmar que: 
I. O aluno alvo de bullying não deve ser entendido como vítima, uma vez que é ele mesmo 
quem provoca todas as reações dos colegas contra ele. 
II. O aluno alvo de bullying sofre em decorrência de atitudes de humilhação, colocação de 
apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física, roubo de pertences 
etc. 
III. Embora as brincadeiras e os apelidos sejam atitudes comuns no universo escolar e sem 
maiores conseqüências, elas sempre são formas disfarçadas de bullying. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) incorreta(s): 
 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
II e III 
 
Apenas a II 
 
I e III 
 
 
Explicação: 
Estão INCORRETAS as afirmativas I e III. O aluno alvo de bullying sofre em decorrência de 
atitudes de humilhação, colocação de apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, 
discriminação, agressão física, roubo de pertences etc, sem que haja provocação da vítima. 
As brincadeira e apelidos são comuns entre os alunos e nem todas caracterizam uma situação 
de bullying. 
 
 
 
 
Ref.: 201401537146 
 
 4a Questão 
 
 
Sobre as relações interpessoais entre alunos afirma-se que: 
(I) As brincadeiras e os apelidos são comuns no universo escolar. 
(II) O bullying envolve comportamentos recíprocos de humilhação, colocação de apelidos 
depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física e roubo de pertences. 
(III) O bullying se distingue da brincadeira por ser agressão repetida e que causa intimidação 
na vítima. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas I e III 
 
Apenas a I 
 
Apenas I e II 
 
Apenas II e III 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e III. Bullying é a denominação atribuída a um comportamento 
de intimidação de um aluno ou grupo a outro aluno. Caracteriza-se por atitudes agressivas e 
repetidas contra um aluno (vítima), sem que haja provocação da vítima, ou seja, não é um 
comportamento recíproco. Dentre as características do bullying podemos destacar: 
humilhação, colocação de apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão 
física e roubo de pertences. As brincadeiras e os apelidos são atitudes comuns no universo 
escolar. O bullying se distingue da brincadeira por ser agressão repetida e que causa 
intimidação da vítima. 
 
 
 
Ref.: 201401537151 
 
 5a Questão 
 
 
O bullying é uma situação que ocorre no ambiente escolar e que vem sendo investigada nos 
últimos dez anos. Sobre este comportamento é correto afirmar que: 
I. Caracteriza-se por atitudes negativas repetidas contraum aluno e que ocorrem por motivo 
de defesa pessoal. 
II. A relação desigual de poder e as atitudes de intimidação ao aluno que é alvo da agressão 
podem causar rebaixamento da auto-estima. 
III. O aluno alvo de bullying sofre em decorrência de atitudes de humilhação, colocação de 
apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física, roubo de pertences 
etc. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s): 
 
 
II e III 
 
I e III 
 
I, II e III 
 
Somente alternativa III 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas II e III. Na situação de bullying existe uma relação desigual de 
poder e as atitudes de intimidação ao aluno que é alvo da agressão podem causar 
rebaixamento da auto-estima. O aluno alvo de bullying sofre em decorrência de atitudes de 
humilhação, colocação de apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão 
física, roubo de pertences etc. 
 
 
 
Ref.: 201401537172 
 
 6a Questão 
 
 
No que concerne à relação professor-aluno, é INCORRETO afirmar que: 
 
 
O professor pode influenciar a auto-estima do aluno quando se refere a ele com elogio 
ou depreciação. 
 
O professor pode influenciar a auto-estima do estudante quando privilegia um aluno em 
detrimento do outro. 
 
As relações sociais com o professor influenciam no desenvolvimento de suas 
habilidades sociais. 
 
O professor influencia o aluno somente nos aspectos que se referem ao 
desenvolvimento cognitivo. 
 
O professor influencia o aluno em aspectos cognitivos e emocionais. 
 
 
Explicação: 
Está INCORRETA a afirmativa b. O professor influencia o aluno nos aspectos que se referem 
ao desenvolvimento cognitivo, ao desenvolvimento emocional e social, influencia também no 
desenvolvimento de habilidades sociais e no desenvolvimento da auto-estima. 
 
 
 
Ref.: 201401537252 
 
 7a Questão 
 
 
Sobre as relações interpessoais e sua contribuição para a construção do sujeito e sua 
aprendizagem afirma-se: 
(I) Um importante aspecto da interação professor-aluno é que, através dela, ocorrem a 
construção do conhecimento e a construção da subjetividade do aluno. 
(II) Como a educação nunca é um processo neutro, as idéias e os valores do professor sobre 
determinado assunto são também transmitidas no processo educacional. 
(III) A aprendizagem ocorre através de processos cognitivos, sendo assim as relações não 
influenciam na aprendizagem. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
I e III 
 
II e III 
 
Somente a alternativa I 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. Na interação professor-aluno é que, através dela, ocorrem 
a construção do conhecimento e a construção da subjetividade do aluno. O professor transmite 
suas as idéias e os valores sobre determinado assunto, isso ocorre porque a educação nunca 
é um processo neutro. Os aspectos emocionais, sociais (relacionais) e cognitivos influenciam 
na aprendizagem. 
 
 
 
 
Ref.: 201401536934 
 
 8a Questão 
 
 
O bullying é uma situação que ocorre no ambiente escolar e que vem sendo investigada nos 
últimos dez anos. Sobre este comportamento é incorreto afirmar que: 
I. Caracteriza-se por atitudes positivas repetidas de apoio a um aluno que não possui boa base 
educacional e que acabou de ingressar na escola. 
II. Dentre as conseqüências do bullying está o aumento da auto-estima do aluno alvo. 
III. Dentre as conseqüências do bullying está a melhoria das interações pessoais do aluno 
alvo, bem como dos aspectos cognitivos e emocionais. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) INCORRETA(s): 
 
 
II e III 
 
I e II 
 
Somente a alternativa II 
 
I, II e III 
 
I e III 
 
 
Explicação: 
Estão INCORRETAS as afirmativas I, II e III. O bullying caracteriza-se por atitudes negativas 
em relação à um aluno o que acarreta a baixa auto-estima e dificuldade nas relações 
interpessoais. 
PSICOLOGIA ESCOLAR 
8a aula Lupa 
 
 
Vídeo 
 
PPT 
 
MP3 
 
 
 
 
Exercício: SDE0158_EX_A8_201401356231_V1 14/06/2018 13:10:47 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401537396 
 
 1a Questão 
 
 
O psicólogo que atua na instituição escolar, em termos teóricos, deve: 
I- Conhecer acerca do desenvolvimento humano. 
II- Conhecer acerca de temas relacionados à área de educação. 
III- Conhecer acerca de Psicologia Social e dinâmica de grupo. 
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS: 
 
 
Apenas I 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
I e III 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III. O psicólogo escolar deve ter conhecimento sobre 
desenvolvimento humano porque trabalha com o desenvolvimento dos alunos. Deve ter 
conhecimento de temas relacionados à educação porque atua em uma unidade escolar e deve 
conhecer sobre psicologia social e dinâmica de grupo porque atua em uma instituição e com 
trabalhos em grupo. 
 
 
 
Ref.: 201401537399 
 
 2a Questão 
 
 
O psicólogo, para atuar na instituição escolar, deve possuir conhecimentos teóricos e técnicos. 
No que tange aos conhecimentos técnicos, o psicólogo deve conhecer: 
 
 
as técnicas de computação gráfica. 
 
as teorias de desenvolvimento humano. 
 
as técnicas de entrevista e de observação. 
 
as teorias de Skinner 
 
as teorias de aprendizagem 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa b. A pergunta refere-se aos conhecimentos técnicos e não aos 
conhecimentos teóricos, sendo assim são conhecimentos técnicos: as técnicas de entrevista 
e de observação. 
 
 
 
Ref.: 201401537422 
 
 3a Questão 
 
 
Fazem parte das habilidades necessárias ao psicólogo escolar: 
(I) Habilidades para trabalhar somente com adolescentes. 
(II) Disponibilidade para troca de saberes e elaboração/realização de projetos coletivos. 
(III) Disponibilidade para interagir com diversas instâncias institucionais. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
II e III 
 
Apenas III 
 
Apenas I 
 
I, II e III 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas II e III. Fazem parte das habilidades necessárias ao psicólogo 
escolar: a disponibilidade para troca de saberes e elaboração/realização de projetos coletivos 
e a disponibilidad para interagir com diversas instâncias institucionais. Deve ter habilidade 
para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos de forma individual e grupal. 
 
 
 
Ref.: 201401537414 
 
 4a Questão 
 
 
Sobre a formação do psicólogo escolar, é INCORRETO afirmar que: 
 
 
O psicólogo escolar, assim como os demais profissionais contemporâneos, deve 
atualizar-se constantemente frente às mudanças dos campos do saber com os quais 
atua. 
 
O psicólogo escolar deve possuir conhecimentos teóricos sobre o processo de 
aprendizagem e o processo de desenvolvimento humano. 
 
O psicólogo escolar deve possuir conhecimento de Psicologia Social, especificamente 
no que se refere a grupos e instituições. 
 
Deve possuir conhecimentos na área de desenvolvimento humano. 
 
Deve constar fundamental e exclusivamente de conhecimentos técnicos em sua área de 
atuação, já que é um especialista. 
 
 
Explicação: 
Está INCORRETA a afirmativa a. O psicólogo escolar deve possuir conhecimentos teóricos 
sobre o processo de aprendizagem e o processo de desenvolvimento humano, assim como 
psicologia social, especificamenteno que se refere a grupos e instituições. É importante que 
se atualize constantemente nos campos do saber nos quais atua. 
 
 
 
Ref.: 201401537358 
 
 5a Questão 
 
 
Sobre a formação do psicólogo escolar, é CORRETO afirmar que: 
 
 
Deve possuir domínio dos conhecimentos lecionados pelos professores da escola, caso 
precise substituí-los. 
 
Não precisa possuir conhecimentos mínimos de Psicologia Organizacional, porque não 
têm qualquer relação com a área escolar. 
 
Deve possuir conhecimento de Psicologia Social, especificamente no que se refere a 
grupos e instituições. 
 
Deve constar fundamental e exclusivamente de conhecimentos em psicopatologia. 
 
Deve constar fundamental e exclusivamente de conhecimentos técnicos em sua área 
de atuação, já que é um especialista. 
 
 
Explicação: 
Está correta a letra a. O Psicólogo escolar deve ter conhecimento acerca de diferentes áreas 
da psicologia e de conhecimnetos da área de educação proque atua na escola. Entre os 
conteúdos da psicologia que são importantes na escola está a psicologia social que estuda 
grupos e instituiçõs. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401537355 
 
 6a Questão 
 
 
No que concerne ao conhecimento necessário à prática do psicólogo escolar, podemos afirmar 
que: 
 
 
O psicólogo escolar só precisa ter conhecimento sobre psicopatologia. 
 
O psicólogo escolar só precisa ter conhecimento sobre psicologia clínica. 
 
O psicólogo escolar não precisa conhecer questões da área de educação. 
 
O psicólogo escolar deve possuir conhecimentos técnicos que possibilitem o trabalho 
individual e o trabalho em grupo. 
 
O psicólogo escolar não precisa ter conhecimento sobre trabalho com grupos. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa d. O psicólogo escolar deve possuir conhecimentos técnicos que 
possibilitem o trabalho individual e o trabalho em grupo, além disso ele precisa ter 
conhecimento das questões da área de educação porque trabalha em uma instituição 
educacional que tem como objetivo o desenvolvimento e a aprendizagem. 
 
 
 
Ref.: 201401537401 
 
 7a Questão 
 
 
Não são conhecimentos técnicos necessários ao trabalho do psicólogo escolar: 
 
 
Conhecimentos teóricos acerca de aprendizagem. 
 
Conhecimento acerca de técnicas de observação e análise dos processos psicológicos. 
 
Conhecimento acerca de técnicas de observação. 
 
Conhecimentos acerca de técnicas de dinâmica de grupo. 
 
Conhecimentos acerca de técnicas de entrevista. 
 
 
Explicação: 
Correta a afirmativa d. No espaço escolar o psicólogo deve possuir diferentes conhecimentos 
técnicos, tais como: técnicas de observação e análise dos processos psicológicos, técnicas 
de entrevista, técnicas de dinâmica de grupo. A questão refere-se aos conhecimentos técnicos 
e não aos conhecimentos téoricos, como é o caso do conhecimento acerca da aprendizagem. 
 
 
 
Ref.: 201401535754 
 
 8a Questão 
 
 
No que concerne aos conhecimentos necessários a atuação do psicólogo na escola, podemos 
afirmar que: 
I- O psicólogo deve conhecer as diferentes patologias para poder identificá-las nos alunos. 
II- O psicologo deve conhecer os processos cognitivos de atenção, memória e pensamento 
para poder identificar dificuldades de aprendizagem relacionadas com esses processos. 
III- O psicólogo deve ocupar-se somente das questões relacionais, e o conhecimento sobre 
relações interpessoais é necessário a sua prática. 
Após a leitura das alternativas acima, assinale a(s) correta(s): 
 
 
Somente a I é verdadeira 
 
I e III 
 
I, II e III 
 
I e II 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Correta a alternativa I w II. O psicólogo deve conhecer as diferentes patologias para poder 
identificá-las nos alunos e encaminá-los para acompanhamento por profissionais fora da 
escola, assim como deve auxiliar o professor a refletir e lidar com o aluno. Além do 
conhecimento acerca das psicopatologias, o psicólogo também deve conhecer os processos 
cognitivos de atenção, memória e pensamento para poder identificar dificuldades de 
aprendizagem relacionadas com esses processos. No espaço escolar o psicólogo lida com 
todos os aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem e não somente com as relações 
interpessoais. 
 
Exercício: SDE0158_EX_A8_201401356231_V2 14/06/2018 13:11:08 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401537346 
 
 1a Questão 
 
 
A vivência do estágio supervisionado é importante ao futuro psicólogo escolar porque: 
(I) é através dele que o estudante vai articular teoria com a prática profissional. 
(II) sem isso o profissional não pode trabalhar em escolas. 
(III) é a base para a obtenção do título de especialista em Psicologia Escolar. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas I e III 
 
Apenas III 
 
Apenas I 
 
Apenas II 
 
Apenas I e II 
 
 
Explicação: 
Está correta apenas a afirmativa I. A vivência do estágio supervisionado é importante ao futuro 
psicólogo escolar porque é através dele que o estudante vai articular teoria com a prática 
profissional. Para atuar como psicólogo escolar não é necessário o título de especialista e nem 
ter realizado estágio, embora seja importante que o profissional conheça o trabalho que é 
realizado na escola. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401537364 
 
 2a Questão 
 
 
Fazem parte das habilidades necessárias ao psicólogo escolar: 
(I) Habilidades para trabalhar com grupos de diversas faixas etárias. 
(II) Habilidades para trabalhar com grupos com diferentes papéis sociais e funções 
institucionais. 
(III) Disponibilidade para troca de saberes e elaboração/realização de projetos coletivos. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
I, II e III 
 
Apenas I e III 
 
Apenas a I 
 
Apenas I e II 
 
Apenas II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III. o psicólogo que atua na escola deve possuir habilidade 
de trabalhar com grupos de diversas faixas etárias, habilidades para trabalhar com grupos 
com diferentes papéis sociais e funções institucionais e Disponibilidade para troca de saberes 
e elaboração/realização de projetos coletivos. 
 
 
 
Ref.: 201401621031 
 
 3a Questão 
 
 
O trabalho do psicólogo no campo escolar exige um investimento, permanente, em 
capacitação. O conhecimento necessário para prática profissional é amplo e sua formação 
envolve aspectos teóricos e técnicos. Considerando o que vimos na aula 8, analise as 
afirmativas abaixo e assinale a correta. 
 
 
O Psicólogo Escolar possui um saber próprio que deve prevalecer nas reuniões de 
equipe porque ele é o especialista em desenvolvimento humano. 
 
O trabalho do Psicólogo na Escola deve restringir-se à problemática do aluno e não 
considerar a dinâmica institucional. 
 
O conhecimento teórico do Psicólogo Escolar deve ser restrito ao campo da Psicologia. 
 
O Psicólogo Escolar deve ter conhecimento de técnicas de observação e análise dos 
processos psicológicos para atuar em situações individuais e grupais. 
 
Os saberes do campo da educação não são relevantes para o trabalho do psicólogo na 
instituição escolar. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa c. O Psicólogo Escolar deve ter conhecimento de técnicas de 
observação e análise dos processos psicológicos para atuar em situações individuais e 
grupais. É importante que o profissional compreenda e tenha uma atuação institucional. O 
psicólogo deve conhecer também aspectos teóricos da área de educação. O psicólogo deve 
realizar umtrabalho em equipe e valorizar o saber dos demais profissionais. 
 
 
 
Ref.: 201401537354 
 
 4a Questão 
 
 
Quanto ao conhecimento necessário à atuação do psicólogo no contexto escolar, leia as 
afirmações a seguir: 
I- O psicólogo escolar deve possuir conhecimento teórico acerca da área de psicologia e da 
área de educação. 
II- Os conhecimentos da área de educação são importantes para o profissional de Pedagogia 
e não para o psicólogo escolar. 
III- Para atuar no contexto escolar, o psicólogo deve possuir conhecimentos técnicos que 
possibilitem o trabalho individual e o trabalho grupal. 
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS: 
 
 
Apenas I 
 
I, II e III 
 
Apenas II e III 
 
Apenas I e II 
 
Apenas I e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e III. O psicólogo escolar deve possuir conhecimento teórico 
acerca da área de psicologia e da área de educação porque seu campo de atuação è a escola 
que trabalha com educação. è importante que o psicólogo escolar tenha conhecimentos 
técnicos que possibilitem o trabalho individual e o trabalho grupal. 
 
 
 
Ref.: 201401537393 
 
 5a Questão 
 
 
Quanto ao conhecimento necessário à atuação do psicólogo no contexto escolar podemos 
afirmar que: 
I- O Psicólogo Escolar deve possuir conhecimento acerca dos processos de desenvolvimento 
humano, sobretudo da infância e adolescência. 
II- O Psicólogo deve possuir conhecimento acerca de Psicologia Social e Dinâmica de Grupo. 
III- O Psicólogo Escolar deve possuir conhecimentos do campo da educação uma vez que 
trabalha numa instituição escolar. 
São afirmativas corretas: 
 
 
Apenas I 
 
I, II e III 
 
Apenas I e II 
 
Apenas I e III 
 
Apenas III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III. O psicólogo que atua na escola deve possuir 
conhecimento acerca dos processos de desenvolvimento humano, sobretudo da infância e 
adolescência, possuir conhecimento acerca de Psicologia Social e Dinâmica de Grupo e 
possuir conhecimentos do campo da educação uma vez que trabalha numa instituição escolar. 
 
 
 
 
Ref.: 201404236151 
 
 6a Questão 
 
 
O espaço escolar constitui-se num lugar complexo, composto por papéis hierárquicos, regras, 
relações interpessoais e clima organizacional. É um espaço composto fundamentalmente por 
pessoas e relações. Assim sendo, é um campo de atuação do psicólogo porque ele 
(I) é um especialista em questões de relacionamento interpessoal. 
(II) é um profissional, que pode atuar em toda e qualquer área do conhecimento científico. 
(III) possui conhecimento sobre motivação, personalidade, pensamento e aprendizagem. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
I e II 
 
Somente a afirmativa III 
 
I, II e III 
 
I e III 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e III. O psicólogo é um especialista em questões 
de relacionamento interpessoal e possui conhecimento sobre motivação, personalidade, 
pensamento e aprendizagem. Ele é um profissional que pode atuar na sua área do 
conhecimento científico. 
 
 
 
 
Ref.: 201401537397 
 
 7a Questão 
 
 
O psicólogo que atua na instituição escolar, em termos teóricos, deve: 
I- Conhecer acerca de aprendizagem. 
II- Conhecer acerca de desenvolvimento humano. 
III- Conhecer acerca de grupos e instituições. 
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS: 
 
 
I, II e III 
 
Apenas a I 
 
II e III 
 
I e III 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III. O psicólogo que atua na instituição escolar, em termos 
teóricos, deve conhecer acerca de aprendizagem, desenvolvimento humano e grupos e 
instituições. Esses conhecimentos são fundamentais na prática do psicólogo escolar. 
 
 
 
Ref.: 201401537419 
 
 8a Questão 
 
 
Fazem parte das habilidades necessárias ao psicólogo escolar: 
(I) Habilidades para trabalhar com grupos de diversas faixas etárias. 
(II) Disponibilidade para troca de saberes e elaboração/realização de projetos coletivos. 
(III) Habilidades pessoais de busca de conhecimento e aperfeiçoamento profissional. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas I 
 
Apenas I e III 
 
I, II e III 
 
Apenas II e III 
 
Apenas I e II 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I. II e III. O psicólogo que atua na escola deve possuir algumas 
habilidades de trabalho, entre elas: habilidades para trabalhar com grupos de diversas faixas 
etárias, disponibilidade para troca de saberes e elaboração/realização de projetos coletivos e 
habilidades pessoais de busca de conhecimento e aperfeiçoamento profissional. 
PSICOLOGIA ESCOLAR 
9a aula Lupa 
 
 
Vídeo 
 
PPT 
 
MP3 
 
 
 
 
Exercício: SDE0158_EX_A9_201401356231_V1 14/06/2018 13:12:47 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401537469 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se: 
I- O trabalho de orientação do psicólogo escolar possui três possibilidades: orientação 
psicológica, orientação pedagógica e orientação profissional. PORQUE 
II- A orientação profissional consiste em auxiliar os alunos na escolha de uma profissão. 
 
 
A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira 
 
A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
As duas afirmativas são falsas. 
 
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa ...As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica 
a primeira. O trabalho de orientação do psicólogo escolar possui três possibilidades: 
orientação psicológica, orientação pedagógica e orientação profissional. A orientação 
profissional é uma dessas possibilidades de atuação e não justifica a existência das demais. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401537477 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
A orientação profissional é uma possibilidade de atuação do psicólogo escolar. Sobre esta 
atuação é incorreto afirmar que: 
I. Consiste na escolha profissional que o psicólogo faz para cada aluno, com base em suas 
observações e na aplicação de testes padronizados. 
II. Deve ser realizada apenas com alunos do 3º ano do Ensino Médio. 
III. Pode ser realizada de forma individual ou em grupos. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) INCORRETA(s): 
 
 
II e III 
 
I e III 
 
Apenas II 
 
I, II e III 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
Estão INCORRETAS as afirmativas I e II. A escolha profissional é realizada pelo aluno, o 
psicólogo pode auxiliar nesse processo de reflexão, mas não faz a escolha para o aluno. A 
orientação vocacional pode ser realizada de forma individual ou em grupo e pode ser realizada 
ao longo de todo ensino médio. 
 
 
 
 
Ref.: 201401537445 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se: 
I. O psicólogo escolar deve funcionar como um interlocutor qualificado que auxilia o professor 
nas dificuldades que este possua, refletindo conjuntamente e colocando questões para serem 
pensadas. PORQUE 
II. O psicólogo ocupa basicamente o lugar de solucionador de problemas. 
 
 
As duas afirmativas são falsas. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica aprimeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
 
A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
 
Explicação: 
Correta a letra c. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa. O psicólogo escolar 
deve funcionar como um interlocutor qualificado que auxilia o professor nas dificuldades que 
este possua, refletindo conjuntamente e colocando questões para serem pensadas e não 
atuando como solucionador de problemas. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401537476 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
A orientação profissional é uma possibilidade de atuação do psicólogo escolar. Sobre esta 
atuação é correto afirmar que: 
I. Consiste em auxiliar os alunos na realização da escolha profissional. 
II. Pode ser realizada de forma individual, com entrevistas, atividades e testes padronizados, 
ou pode ser realizada em grupo, com técnicas de dinâmica de grupo. 
III. Deve ser realizada apenas com alunos do 3º ano do Ensino Médio. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s): 
 
 
I, II e III 
 
II e III 
 
I e III 
 
Apenas III 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. O objetivo da Orientação Vocacional é auxiliar os alunos 
na escolha profissional e pode ser realizada de forma individual ou em grupo com utilização 
de diferentes instrumentos para sua realização (entrevista, testes, dinâmicas etc.). A 
orientação vocacional pode ser realizada ao longo de todo ensino médio. 
 
 
 
 
Ref.: 201401537462 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se: 
I. A orientação psicopedagógica consiste em orientação específica para casos de dificuldade 
de aprendizado, que pode ser realizada pelo psicólogo que também possua especialização 
em psicopedagogia. PORQUE 
II. O psicólogo ocupa basicamente o lugar de solucionador de problemas. 
 
 
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
 
A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
As duas afirmativas são falsas. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa c. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa. A 
orientação psicopedagógica consiste em orientação específica para casos de dificuldade de 
aprendizado, que pode ser realizada pelo psicólogo que também possua especialização em 
psicopedagogia. O psicólogo possui o papel de interlocutor qualificado que auxilia o professor 
a pensar as situações problema. 
 
 
 
Ref.: 201401537464 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
Sobre a atuação do psicólogo escolar na orientação psicológica é incorreto afirmar que: 
I. Consiste no atendimento através de entrevistas com o aluno, com objetivo de aplicar testes 
e realizar sessões psicoterapêuticas. 
II. É um acompanhamento direto do caso em questão, em que a intervenção consistirá na 
realização de reflexões com o sujeito envolvido para pensar estratégias de intervenção e de 
punição, caso seja considerado culpado. Em algumas situações, se faz necessário a mudança 
de conduta do aluno, dos pais e do professor. 
III. A partir de entrevistas, o psicólogo realizará um acompanhamento da situação e poderá 
realizar diversas entrevistas individuais com os sujeitos envolvidos em determinada situação-
problema (pais, alunos, professores). 
Também poderá realizar entrevistas conjuntas.Após a leitura das afirmativas acima, assinale 
a(s) INCORRETA(s): 
 
 
I e II 
 
I e III 
 
II e III 
 
I, II e III 
 
Apenas I 
 
 
Explicação: 
Estão INCORRETAS as afirmativas I e II. O trabalho de orientação psicológica consiste na 
realização de entrevistas onde o o psicólogo realizará um acompanhamento da situação e 
poderá realizar diversas entrevistas individuais com os sujeitos envolvidos em determinada 
situação-problema (pais, alunos, professores). No trabalho de orientação não ocorre a 
aplicação de testes e também não é uma psicoterapia. O objetivo da orientação psicológica 
ão é culpar e nem punir o aluno e sim compreender o que o que pode estar ocorrendo na 
situação problema apresentada. 
 
 
 
Ref.: 201401537466 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
Sobre a atuação do psicólogo escolar na orientação psicológica é incorreto afirmar que: 
I. Tal atuação consiste no atendimento através de entrevistas com o aluno, com objetivo de 
aplicar testes e realizar sessões psicoterapêuticas. 
II. Ele é, antes tudo, um solucionador de problemas, que possui respostas prontas para os 
casos que surgem. 
III. Ele desempenha papel de interlocutor, auxiliando professores e pais na busca conjunta de 
solução para uma situação-problema. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) INCORRETA(s): 
 
 
I, II e III 
 
I e II 
 
Apenas I 
 
II e III 
 
I e III 
 
 
Explicação: 
Estão INCORRETAS as afirmativas I e II. O psicólogo desempenha papel de interlocutor, 
auxiliando professores e pais na busca conjunta de solução para uma situação-problema, ele 
não atua como um solucionador de problemas. A atuação do psicólogo na função de 
orientação psicológica ocorre através de entrevistas, mas não como psicoterapia e com 
aplicação de testes para avaliação do aluno. 
 
 
 
Ref.: 201401537473 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
A orientação psicopedagógica é uma possibilidade de atuação do psicólogo escolar. Sobre 
esta atuação é correto afirmar que: 
I. Pode ser realizada em casos em que o aluno apresente dificuldades de aprendizagem. 
II. Pode ser realizada pelo próprio psicólogo escolar, desde que ele possua especialização em 
psicopedagogia. 
III. Em alguns casos, o aluno pode necessitar também de um acompanhamento 
fonoaudiológico, como no caso da dislexia. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s): 
 
 
II e III 
 
I e II 
 
Apenas I 
 
I e III 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III. A orientação psicopedagógica pode ser realizada em 
casos em que o aluno apresente dificuldades de aprendizagem. Ela pode ser realizada pelo 
psicólogo escolar, desde que ele possua especialização em psicopedagogia. Em alguns 
casos, o aluno pode necessitar também de um acompanhamento fonoaudiológico, como no 
caso da dislexia. 
 
Exercício: SDE0158_EX_A9_201401356231_V2 14/06/2018 13:13:11 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401537436 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
No que concerne ao trabalho do psicólogo escolar e os demais profissionais da escola, 
podemos afirmar que: 
I- O trabalho do psicólogo, professor e pedagogo deve ser multidisciplinar. 
II- O psicólogo escolar caracteriza-se como membro de uma equipe que trabalha de forma 
cooperativa. 
III- O trabalho do psicólogo escolar, por ser individualizado, não pode ser multidisciplinar. 
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS: 
 
 
II e III 
 
Apenas II 
 
I e II 
 
Apenas I 
 
Apenas III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. O psicólogo escolar caracteriza-se como membro de uma 
equipe que trabalha de forma cooperativa. Ele deve trabalhar com o professor e o pedagogo 
de forma multidisciplinar. 
 
 
 
Ref.: 201401537433 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
 
Sobre o trabalho do psicólogo que atua na instituiçãoescolar, podemos afirmar que: 
I- O psicólogo deve trabalhar conjuntamente com os coordenadores e professores. 
II- O psicólogo procura refletir juntamente com o professor a busca de soluções para 
dificuldades que surjam em sala de aula. 
III- O trabalho do psicólogo é individualizado e por isso não deve trabalhar com os outros 
profissionais da escola. 
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS: 
 
 
I e III 
 
II e III 
 
I e II 
 
Somente a alternativa II 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. O psicólogo deve trabalhar conjuntamente com os 
coordenadores e professores e deve procura refletir juntamente com o professor a busca de 
soluções para dificuldades que surjam em sala de aula, assim como realizar trabalhos 
preventivos que sejam elaborados juntamente com outros profissionais da escola. 
 
 
 
Ref.: 201401537454 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se: 
I. O psicólogo escolar deve ter um espaço reservado onde possa conversar, de forma privada 
com os alunos, pais e professores. PORQUE 
II. No universo escolar não há soluções prontas para os problemas, pois cada situação é única 
e possui diferentes variáveis que influenciam (personalidade, família, relações com professor 
e colegas, metodologia de ensino). 
 
 
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
 
As duas afirmativas são falsas. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira 
 
A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa b. As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica 
a primeira. Não é porque não há soluções prontas para os problemas, pois cada situação é 
única e possui diferentes variáveis que influenciam que o psicólogo escolar deve ter um 
espaço reservado onde possa conversar, de forma privada com os alunos, pais e professores. 
O espaço reservado para o trabalho está relacionado com a necessidade de realizar 
entrevistas reservadas com alunos, pais e professores, o que exige privacidade. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401537437 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se: 
I. O trabalho do psicólogo escolar junto aos alunos e pais, tanto no que concerne a um trabalho 
de orientação em relação a algum problema existente, quanto um trabalho preventivo, deve 
ser refletido conjuntamente com os outros profissionais da escola envolvidos na questão 
(professores e pedagogos). PORQUE 
II. O psicólogo escolar caracteriza-se como membro de uma equipe, um especialista que 
coopera com outros especialistas. 
 
 
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
 
As duas afirmativas são falsas. 
 
A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
 
Explicação: 
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. O psicólogo escolar 
caracteriza-se como membro de uma equipe, um especialista que coopera com outros 
especialistas, por isso o trabalho do psicólogo escolar junto aos alunos e pais, tanto no que 
concerne a um trabalho de orientação em relação a algum problema existente, quanto um 
trabalho preventivo, deve ser refletido conjuntamente com os outros profissionais da escola 
envolvidos na questão (professores e pedagogos) para que todos se envolvam na busca da 
solução. 
 
 
 
Ref.: 201401537475 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
A orientação profissional é uma possibilidade de atuação do psicólogo escolar. Sobre esta 
atuação é correto afirmar que: 
I. Consiste em auxiliar os alunos na realização da escolha profissional. 
II. Só pode ser realizada de forma individual, com entrevistas, atividades e testes 
padronizados. 
III. A orientação profissional pode ser planejada em formato de alguns encontros ou pode ser 
planejada de forma sistemática, ao longo de um ano letivo ou, até mesmo, ao longo de todo o 
decorrer do Ensino Médio, com encontros mensais com a turma. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s): 
 
 
I e II 
 
I e III 
 
II e III 
 
I, II e III 
 
Apenas I 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e III. A orientação profissional tem como objetivo auxiliar os 
alunos na escolha vocacional. Ela pode ser planejada em formato de alguns encontros ou 
pode ser planejada de forma sistemática, ao longo de um ano letivo ou, até mesmo, ao longo 
de todo o decorrer do Ensino Médio, com encontros mensais com a turma. Ela pode ser 
realizada de forma individual ou coletiva. 
 
 
 
Ref.: 201401537449 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se: 
I. O psicólogo escolar deve atuar levantando questões para serem refletidas, discutindo 
alternativas e resultados conjuntamente com o professor. Essa conduta é importante para que 
o professor participe, se sinta seguro e qualificado para resolver os problemas que se 
apresentam no processo educativo PORQUE 
II. O psicólogo escolar deve funcionar como um interlocutor qualificado que auxilia o professor 
nas dificuldades que este possua, refletindo conjuntamente e colocando questões para serem 
pensadas. Esse aspecto da prática é importante porque retira o psicólogo do lugar de 
solucionador de problemas. 
 
 
A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
As duas afirmativas são falsas. 
 
A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
 
Explicação: 
Correta letra a. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. O 
psicólogo escolar deve funcionar como um interlocutor qualificado que auxilia o professor nas 
dificuldades que este possua, refletindo conjuntamente e colocando questões para serem 
pensadas. Esse aspecto da prática é importante porque retira o psicólogo do lugar de 
solucionador de problemas e valoriza a implicação do professor na busca de soluções onde 
este se sentirá mais seguro e qualificado para resolver problemas que acorrem no proceso 
educativo. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401537448 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se: 
I. Se existe uma dificuldade de relação com um aluno ou uma turma, o professor deve levar a 
questão para o psicólogo e deixar de buscar a compreensão da situação e de buscar 
alternativas, passando para o psicólogo a responsabilidade de resolver o problema. PORQUE 
II. O psicólogo ocupa basicamente o lugar de solucionador de problemas. 
 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
 
A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira. 
 
As duas afirmativas são falsas. 
 
 
Explicação: 
Correta a letra d. As duas afirmativas são falsas. Quando existe uma dificuldade com o aluno 
ou turma o professor pode conversar com o psicólogo para, juntos pensarem, alternativas de 
ação que possam melhorar a questão. É imprescindível que o professor se implique na busca 
de soluções. O papel do psicólogo escolar é de interlocutor que auxiliao professor à pensar, 
compreender e buscas estratégias para os problemas, porém esse não é o seu papel básico, 
a atuação possui um caráter preventivo que é fundametal na atualidade. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401537452 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
O trabalho do psicólogo escolar deve considerar os seguintes aspectos: 
 
 
O professor deve encontrar as soluções para os problemas que ocorrem em sala de 
aula sem precisar de um interlocutor. 
 
O psicólogo deve encontrar as soluções para os problemas levantados pelos 
professores. 
 
O psicólogo sempre trabalha sozinho em sua sala para que não haja interferências de 
outros profissionais. 
 
O psicólogo escolar deve refletir conjuntamente com o professor as alternativas de 
ação diante dos problemas existentes. 
 
O professor deve encontrar sozinho as soluções para os problemas que ocorrem em 
sala de aula. 
 
 
Explicação: 
Correta a letra d. O psicólogo escolar deve refletir conjuntamente com o professor as 
alternativas de ação diante dos problemas existentes e não deve buscar sozinho a resolução 
dos problemas. Para poder realizar esse trabalho o psicólogo escolar circula pelos diferentes 
ambientes escolares conversando e trocando informações com os diferentes sujeitos que 
compõem o espaço escolar, sendo assim não fica sozinho em sua sala. O professor deve 
realizar trocas e reflexões coletivas no espaço escolar para poder pensar e encontrar soluções 
adequadas aos problemas ou questões vivenciadas. 
 
PSICOLOGIA ESCOLAR 
10a aula Lupa 
 
 
Vídeo 
 
PPT 
 
MP3 
 
 
 
 
Exercício: SDE0158_EX_A10_201401356231_V1 31/05/2018 15:48:17 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401537371 
 
 1a Questão 
 
 
O fracasso escolar é uma questão complexa que possui influência de diversos aspectos. 
Acerca dessa idéia, é correto afirmar que: 
 
 
O fracasso escolar pode ocorrer em função de problemas pedagógicos que envolvam o 
professor e a instituição escolar. 
 
A escola é uma instituição que se dedica à formação do aluno e, portanto, não influencia 
a produção do fracasso escolar. 
 
O fracasso escolar nunca ocorre em função de problemas pedagógicos. 
 
As relações familiares são sempre elementos positivos na vida do aluno e, portanto, não 
influenciam a produção de um fracasso escolar. 
 
Os aspectos sociais, tais como alimentação insuficiente e ausência de sentido positivo 
para a escola, são os únicos elementos que produzem o fracasso escolar. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa d. Aspectos pedagógicos, familiares e sociais influenciam na 
aprendizagem do aluno e podem produzir um fracasso escolar. 
 
 
 
Ref.: 201401537420 
 
 2a Questão 
 
 
O fracasso escolar é construído no espaço escolar. A democratização do ensino é uma utopia 
em função da não adaptação da escola ao público com o qual ela trabalha. Considerando a 
influência da escola na construção do fracasso escolar analise as afirmativas abaixo. 
I- O olhar e o discurso do professor sobre o aluno influenciam no investimento que faz sobre 
a aprendizagem do aluno. 
II- A forma como a escola organiza as classes de alunos pode influenciar para a construção 
do fracasso escolar. 
III- A metodologia de ensino adotada pela instituição escolar pode influenciar para a 
construção do fracasso escolar. 
Assinale a alternativa correta. 
 
 
I e III 
 
I e II 
 
Somente a alternativa III 
 
II e III 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III. A escola, através de sua prática, possibilita a construção 
do fracasso escolar. Isso ocorre porque o olhar e o discurso do professor sobre o aluno 
influenciam no investimento que faz sobre a aprendizagem do aluno, a forma como a escola 
organiza as classes de alunos e a metodologia de ensino adotada pela instituição podem 
influenciar para a construção do fracasso escolar. 
 
 
 
Ref.: 201401537370 
 
 3a Questão 
 
 
Leia, a seguir, o trecho do artigo científico O Conselho de Classe e a Construção do Fracasso 
Escolar. Este artigo descreve igualmente a maneira pela qual, nesses Conselhos, as 
educadoras atribuem muito facilmente a causas psicológicas o fraco desempenho escolar de 
alunos e alunas, sem possuírem nem os elementos, nem os conhecimentos necessários para 
tais afirmações. Diagnósticos e encaminhamentos para tratamento médico e psicológico são 
práticas comuns nas escolas observadas. Em cinqüenta casos apresentados durante um ano, 
nenhum pôde ser solucionado através de uma medida prática dentro do âmbito escolar, todas 
as soluções foram remetidas para fora da escola. Professoras, diretoras e orientadoras 
concertam-se implicitamente para encaminhar a psicólogas, fonoaudiólogas, psiquiatras, 
logopedistas ou psicopedagogas não apenas os alunos e alunas que, segundo elas, 
apresentam dificuldades de aprendizagem, mas igualmente aqueles ou aquelas com 
problemas comportamentais, de relacionamento, de assiduidade, de agressividade e mesmo 
de concentração. Visa a explicar como a mistura de fatores intra e extra-escolares que invade 
o discurso das professoras, estigmatiza alunos e alunas (Goffman, 1975) e inviabiliza qualquer 
busca coletiva de soluções em termos escolares. As entrevistas com as professoras mostram 
que pelo menos algumas delas reconhecem a gravidade das decisões que devem tomar: para 
elas, julgar um aluno ou uma aluna é coisa muito séria. No entanto, a emissão de julgamentos 
fatalistas, preconceituosos e discriminatórios sobre alunos e alunas que apresentam 
dificuldades educacionais não é coisa rara nesse contexto A partir da leitura do texto é possível 
afirmar que a atuação correta e ética de um psicólogo escolar poderia: 
I. Mostrar que é um reducionismo atribuir a causas predominantemente psicológicas o fraco 
desempenho escolar de alunos e alunas. 
II. Procurar articular os saberes da própria escola e buscar, internamente, soluções para os 
problemas encontrados. 
III. Encaminhar o maior número possível de alunos para tratamentos externos, visto que as 
causas psicológicas são a maior fonte dos problemas de aprendizagem escolar. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas I e III 
 
Apenas I 
 
I, II e III 
 
Apenas II e III 
 
Apenas I e II 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. É comum na escola encontrarmos um reducionismo nos 
discursos e práticas dos profissionais que tendem a considerar que a dificuldade de 
aprendizagem ou comportamento tem sua causa no aluno ou na familia e encaminhar para 
acompanhamento fora da escola, desconsiderando os aspectos escolares e pedagógicos e 
deixando de se implicar na busca de soluções dentro do espaço escolar. 
 
 
 
Ref.: 201401537421 
 
 4a Questão 
 
 
A aprendizagem escolar é influenciada por diversos fatores. Quando o aluno apresenta 
dificuldade de aprendizagem deve-se verificar as variáveis que podem estar conduzindo à 
essa situação. Sendo assim, o psicólogo escolar deverá: 
I- Considerar se as relações com os professores podem estar influenciando o rendimento do 
aluno. 
II- Considerar se existem dificuldades cognitivas que podem estar influenciando o rendimento 
do aluno. 
III- Considerar se os aspectos pedagógicos estão influenciando a dificuldade de 
aprendizagem. 
Assinale a alternativa correta. 
 
 
Somente a alternativa III 
 
I, II e III 
 
I e III 
 
II e III 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III. As dificuldades de aprendizagem podemser 
influenciados por diferentes fatores. O psicólogo escolar deve investigar as relações com os 
professores e com os colegas, a existência de dificuldades cognitivas e os aspectos 
pedagógicos que podem estar influenciando a dificuldade de aprendizagem. 
 
 
 
Ref.: 201401537410 
 
 5a Questão 
 
 
Rafaela é uma professora de português do 6º ano do ensino fundamental. um de seus alunos 
passou a ter dificuldade de aprendizagem em sua disciplina. Ao conversar com os demais 
professores percebeu que a dificuldade era extensiva às demais disciplinas. Diante dessa 
situação decidiu conversar com a psicóloga escolar. Considerando a situação relatada analise 
as afirmativas abaixo e assinale a que estiver correta. 
 
 
A psicóloga deverá encaminhar a aluna para a psicoterapia porque está apresentando 
problemas emocionais. 
 
A psicóloga deverá realizar um levantamento e depois criar uma hipótese. 
 
A psicóloga deverá criar uma hipótese e depois realizar um levantamento. 
 
A psicóloga deverá encaminhar para psicopedagoga porque a aluna está apresentando 
dificuldade de aprendizagem. 
 
A psicóloga deverá criar uma hipótese e depois conversar com os pais. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afrmativa d. A psicóloga deverá inicialmente realizar um levantamento de 
informações através de entrevistas com professores, pais e aluna. Poderá também observar 
sua produção e suas relações interpessoais na escola. 
 
 
 
Ref.: 201401537412 
 
 6a Questão 
 
 
Ana Luisa é uma aluna do terceiro ano do ensino fundamental e está com dificuldade de 
apreender o conteúdo porque não consegue compreender os enunciados das questões. Ana 
Luisa é filha de pais separados e apresenta um comportamento introvertido em sala de aula. 
Considerando o aspecto do encaminhamento realizado pelo psicólogo escolar, analise as 
afirmativas abaixo. 
I- O encaminhamento à um fonoaudiólogo pode fazer parte da etapa de levantamento. 
II- O encaminhamento ao psicólogo clínico pode fazer parte da etapa de levantamento. 
III- O encaminhamento ao fonoaudiólogo acontece somente quando já houve elaboração de 
uma intervenção cujo resultado não foi satisfatório. 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
I e III 
 
II e III 
 
I, II e III 
 
Somente a alternativa III 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. No caso apresentado, o psicólogo escolar poderá realizar 
entrevistas com pais, porfessores e aluna, além de observar sua produção e relações 
interpessoais. Como a aluno possui dificuldade de compreender o enunciado das questões o 
psicólogo poderá encaminhar para um fonoaudiólogo para avaliar transtorno de aprendizagem 
e poderá encaminhar para um psicólogo clínico para avaliar dificuldades emocionais. 
 
 
 
Ref.: 201401621059 
 
 7a Questão 
 
 
Marcela é uma menina de 7 anos que está no 1º ano do ensino fundamental, ela apresenta 
grande dificuldade na leitura e na escrita e já teve uma reprovação nessa série porque não 
conseguiu realizar a aprendizagem da leitura. O ano letivo está no segundo bimestre e a 
professora percebe que a dificuldade permanece. Ela procurou a psicóloga da escola para 
conversar acerca da situação da aluna. No que concerne ao trabalho do psicólogo em relação 
ao aluno com dificuldade de aprendizagem, podemos afirmar que: 
 
 
A segunda etapa é a elaboração de uma estratégia de intervenção e a terceira etapa é 
a criação de uma hipótese a partir das informações levantadas na primeira etapa. 
 
A avaliação é uma função do Psicólogo Escolar, sendo assim, ele deve realizar um 
psicodiagnóstico com Marcela. 
 
A primeira etapa é a criação de uma hipótese acerca do que pode estar ocasionando a 
dificuldade de aprendizagem. 
 
A primeira etapa é o levantamento de informações junto ao professor, aos pais e ao 
aluno. 
 
A dificuldade de leitura ocorre, somente, em função do transtorno de aprendizagem 
(Dislexia), assim o psicólogo deve diagnosticar a aluna. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa c. O psicólogo escolar deverá realizar um levantamento de 
informações através de entrevistas com professores, pais e aluna, além de observar sua 
produção e relações interpessoais na escola. Após o levantamento de informações poderá 
pensar uma hipótese e depois uma intervenção. Caso seja necessário a avaliação de 
transtorno de aprendizagem, ele deverá encaminhar para um fonoaudiólogo para avaliação. 
O psicólogo escolar não realiza psicodiagnóstico. 
 
 
 
Ref.: 201401537387 
 
 8a Questão 
 
 
Em sua prática diante das dificuldades de aprendizagem, o psicólogo escolar deve trabalhar 
com: 
I. O sujeito que não aprende, considerando os aspectos individuais. 
II. A instituição escolar e a realidade social dos alunos. 
III. A busca por envolvimento do professor e da família do aluno, visando alternativas que 
auxiliem o desenvolvimento do aluno. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s): 
 
 
I e II 
 
I e III 
 
I, II e III 
 
Somente III 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III. No que tange a dificuldade de aprendizagem, o 
psicólogo escolar deve trabalhar com o sujeito que não aprende, considerando os aspectos 
individuais, a instituição escolar e a realidade social dos alunos. O psicólogo deve buscar o 
envolvimento do professor e da família do aluno, visando alternativas que auxiliem o 
desenvolviento do aluno. 
 
Exercício: SDE0158_EX_A10_201401356231_V2 31/05/2018 15:49:04 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401537377 
 
 1a Questão 
 
 
Sobre a atuação do psicólogo diante das dificuldades de aprendizagem do aluno, na etapa de 
levantamento de informações é correto afirmar que: 
I. O psicólogo procura compreender o que pode estar levando o aluno a ter dificuldades na 
aprendizagem. Para tal, realizará um levantamento em que irá conversar com o professor para 
compreender como esse aluno é em sala de aula, sua conduta e suas relações. 
II. O psicólogo também pode realizar o levantamento do desempenho do aluno nas disciplinas, 
ao longo dos anos, ou ver a produção escolar do aluno. 
III. O psicólogo poderá verificar se o problema ocorre apenas em uma disciplina ou em várias 
e há quanto tempo o problema existe. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s): 
 
 
Somente III 
 
I e II 
 
I e III 
 
II e III 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III. Na etapa de levantamento o psicólogo procura 
compreender o que pode estar levando o aluno a ter dificuldades na aprendizagem. Para tal, 
realizará um levantamento em que irá conversar com o professor para compreender como 
esse aluno é em sala de aula, sua conduta e suas relações. O psicólogo também pode realizar 
o levantamento do desempenho do aluno nas disciplinas, ao longo dos anos, ou ver a 
produção escolar do aluno, considerando se o problema ocorre apenas em uma disciplina ou 
em várias e há quanto tempo o problema existe. 
 
 
 
 
Ref.: 201401537388 
 
 2a Questão 
 
 
Sobre o fenômeno do fracasso escolar: 
I. Ele pode ter causas pedagógicas e institucionais. 
II. Ele sempre tem causas individuais. 
III. Ele sempre tem causas sociais. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) incorreta(s): 
 
 
I, II e III 
 
Somente I 
 
I e III 
 
II e III 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
Estão INCORRETAS as afirmativas II e III. O fracasso escolar é um problema na educação 
pública brasileira.Acerca dessa questão podemos afirmar que é influenciado por causas 
pedagógicas e institucionais porque a escola não se adequa e não possibilita a construção do 
conhecimento a partir da realidade do aluno. A escola tende a culpabilizar o aluno, a família e 
as causas sociais sem considerar os aspectos pedagógicos e institucionais que produzem o 
fracasso escolar. 
 
 
 
 
Ref.: 201401537408 
 
 3a Questão 
 
 
Luciana é professora de português do ensino fundamental. Um de seus alunos está 
apresentando dificuldade em sua disciplina. Segundo suas observações o aluno tem muita 
dificuldade com a compreensão da leitura. Luciana decidiu conversar com Laura que é 
psicóloga da instituição. Considerando a situação relatada analise as afirmativas abaixo e 
assinale a que estiver correta. 
 
 
A atuação do psicólogo conisistirá em primeiro intervir e depois realizar um 
levantamento. 
 
A atuação do psicólogo consistirá em primeiro criar hipóteses e depois realizar o 
levantamento. 
 
A atuação do psicólogo consistirá em primeiro realizar um levantamento e depois criar 
hipóteses. 
 
A atuação do psicólogo consistirá em primeiro criar hipóteses e realizar o levantamento 
se constatar que a hipótese é improvável. 
 
primeiro deve criar uma hipótese e depois conversar com a família. 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa d. A psicóloga deverá realizar um levantamento de informações para 
compreender o que pode estar ocorrendo. Esse levantamento pode considerar uma conversa 
com o professor, entrevista com o aluno e com pais e observação de suas avaliações. Depois 
desse levantamento de informações a psicóloga poderá criar uma hipótese para realizar uma 
intervenção. 
 
 
 
Ref.: 201401537404 
 
 4a Questão 
 
 
A aprendizagem é influenciada por aspectos referentes ao ensino e aspectos referentes ao 
aluno. Analise as afirmativas abaixo e assinale a que estiver correta. 
I- A didática do professor compõe os fatores de ensino. 
II- O transtorno de aprendizagem compõe os fatores de ensino. 
III- A metodologia utilizada pelo professor compõe os fatores de ensino. 
Assinale o alternativa correta: 
 
 
I e II 
 
I e III 
 
I, II e III 
 
Somente a alternativa III 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa I e III. A aprendizagem é influenciada por aspectos referentes ao 
ensino, tais como didática e metodologia e fatores referentes à aspectos individuais como os 
transtornos de aprendizagem que o aluno possa apresentar. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201401537378 
 
 5a Questão 
 
 
Leia, a seguir, o trecho do artigo científico O Conselho de Classe e a Construção do Fracasso 
Escolar. Na opinião das professoras observadas, as dificuldades educacionais do aluno e da 
aluna têm sua origem na incapacidade em construir conhecimentos acadêmicos. De maneira 
geral, a educadora vê o processo de ensino/aprendizagem de modo dicotomizado: ela ensina 
e o aluno e a aluna aprendem (Freire, 1987). Assim, quando o processo de aprendizagem 
desses alunos é bem-sucedido, estes são percebidos como portadores de um bloqueio 
cognitivo que os impedem de aprender (Mattos, 1992a; Patto, 1987). Esta justificativa 
comumente utilizada por professoras não teria tanta importância na avaliação geral de alunos 
e alunas se a professora encontrasse alguma dificuldade em validá-la no decorrer do Conselho 
de Classe. Mas, ao contrário, o apoio tácito das colegas reforça suas impressões, muitas 
vezes preconceituosas e de caráter psicologizante. Tanto o discurso como a prática das 
professoras são construídos como se a incapacidade cognitiva fosse inerente ao aluno(a). 
Ilustram essa afirmação expressões do tipo: ele não aprende, ele não consegue aprender, ela 
tem um bloqueio, não tem mesmo jeito, ela não aprende nada. Constatamos mesmo algumas 
referências bastante pejorativas: uma das professoras refere-se a um aluno dizendo que ele 
tem um Q.I. de ameba.... Esse discurso, que caracteriza as dificuldades educacionais como 
distúrbios cognitivos fundados em aspectos psicológicos, visa a comprovar a incapacidade da 
criança em aprender o que lhes é ensinado, sem que a professora se coloque em questão. 
Embora este seja um procedimento corriqueiro no cotidiano escolar, já amplamente estudado 
em psicologia, o fato de essas expressões tomarem vulto durante os Conselhos de Classe 
evidencia a forma que assume o processo de avaliação escolar. As impressões individuais 
emitidas pelas professoras para justificar o rendimento do aluno e da aluna, assim como o 
perfil que constroem, são validadas pelo conjunto de pares. 
A partir da leitura do texto é possível afirmar que caráter psicologizante refere-se a: 
I. Constatações técnicas feitas por psicólogos sobre determinado assunto. 
II. Atitude reducionista de atribuição de causa psicológica a assuntos que requerem 
compreensão mais ampla. 
III. Constatação de evidências de incapacidade das crianças em aprender o que lhes é 
ensinado. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
 
 
Apenas III 
 
I, II e III 
 
Apenas II 
 
Apenas I 
 
Apenas II e III 
 
 
Explicação: 
Está correta a afirmativa II. A atribuição de causa psicólogica à dificuldades de aprendizagem 
sem que haja uma investigação adequada acerca dos fatores que estão relacionados à 
dificuldade, incluindo fatores pedagógicos (metodologia e didática). Essa é uma atitude 
reducionista de atribuição de causa psicológica à assuntos que requerem compreensão mais 
ampla. 
 
 
 
 
Ref.: 201401537386 
 
 6a Questão 
 
 
Para que possamos compreender a complexidade das questões educacionais que produzem 
o fenômeno do fracasso escolar, é preciso compreender: 
I. Como funciona a escola e qual sua proposta pedagógica. 
II. Quais são os critérios para a estruturação das classes. 
III. Como é feita a escolha do professor. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s): 
 
 
Somente II 
 
II e III 
 
I e III 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III. O fracasso escolar é fruto de diferentes aspectos que 
influenciam na aprendizagem dos alunos. Para compreender a complexidade das questões 
educacionais que produzem o fenômeno do fracasso escolar, é preciso compreender como 
funciona a escola e qual sua proposta pedagógica, quais são os critérios para a estruturação 
das classes e como é feita a escolha do professor para a turma. 
 
 
 
 
Ref.: 201401537369 
 
 7a Questão 
 
 
O psicólogo escolar, diante de um aluno que apresente dificuldades de ser alfabetizado, 
deverá: 
I- Compreender os fatores individuais e sociais que podem estar dificultando a aprendizagem. 
II- Compreender os fatores familiares que podem estar dificultando a aprendizagem. 
III- Compreender os fatores pedagógicos e relacionais que podem estar dificultando a 
aprendizagem. 
Marque a opção de resposta que contempla as ações CORRETAS: 
 
 
II e III 
 
I e III 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
Somente I 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III. O psicólogo diante de um aluno com dificuldade na 
alfabetizaçao deverá compreender os diferentes fatores envolvidos na situação: individuais 
(visão, audição, transtornos), falimiares (relacionamentos, sentidos satirbuídos à 
aprendizagem), pedagógicos (didática, metodologia e relações) e sociais (questões 
econômicas e sentido social atribuído à aprendizagem). 
 
 
 
 
Ref.: 201401537390 
 
 8a Questão 
 
 
Leia, a seguir, o trecho do artigo científico O Conselho de Classe e a Construção do Fracasso 
Escolar. A pesquisa quefornece o material sobre o qual este texto se centra foi inteiramente 
realizada no Brasil. Os resultados deste estudo apontam no sentido de uma vulnerabilidade 
da escola quanto ao modo de funcionamento dos Conselhos de Classe como um dos 
principais componentes do processo de avaliação do aluno. Parece-nos que a hipótese de 
que a função implícita dessas instâncias de fortalecer e confirmar as visões negativas, por 
vezes infundadas ou apressadas, que as professoras traçam de alunos e alunas com 
dificuldades de aprendizagemforam amplamente estabelecidas pela análise etnográficas das 
cenas apresentadas. Tudo indica que, diante da difícil realidade escolar, do seu despreparo 
técnico e dos obstáculos que parecem ultrapassar suas possibilidades de ação, as professoras 
se sentem impotentes e paralisadas. Elas tentam assim eximir-se de possíveis culpas quanto 
a suas responsabilidades para com o processo de aprendizagem e de socialização de seus 
alunos e alunas, recorrendo a recursos diversos: eles tanto podem projetar a culpa do fracasso 
da interação pedagógica sobre o aluno e a aluna, sobre seu nível de inteligência ou suas 
características de personalidade, traçando um perfil desumanizante e preconceituoso que 
comprove a impossibilidade de seu desenvolvimento cognitivo por maior que seja a 
competência e os esforços da professora; quanto podem responsabilizar a família por não 
acatar as sugestões escolares quanto ao futuro de seus filhos, ou ainda remetê-los a 
instâncias especializadas exteriores à escola. Esta última forma adotada para se eximir da 
culpa ¿ a atribuição apressada do fraco desempenho escolar a causas psicológicas ¿ assume 
características de uma profecia auto-realizável, cujo fundamento se encontra, por vezes, até 
mesmo em fatores de caráter genético. Poucos atores do sistema escolar têm consciência 
desse fato. No entanto, a entrevista com duas diretoras da escola urbana é bastante eloqüente 
a esse respeito: estas duas profissionais são unânimes ao afirmar que o recurso à 
medicalização do fracasso não apenas isenta a professora de culpa, mas também serve como 
elemento desmobilizador do aluno e da aluna, em seu processo de aprendizagem. A partir da 
leitura do texto é possível afirmar que: 
I. Os obstáculos vividos nos processos educacionais decorrem fundamentalmente da 
existência de muitos alunos que apresentam problemas psicológicos. 
II. É da família do aluno, frequentemente desestruturada, a maior responsabilidade do fracasso 
na interação pedagógica. 
III. O recurso à medicalização do fracasso escolar isenta a professora de culpa e desmobiliza 
o aluno em seu processo de aprendizagem. 
Está INCORRETO o que se afirma em 
 
 
Apenas I e III 
 
Apenas I e II 
 
Apenas II e III 
 
I, II e III 
 
Apenas I 
 
 
Explicação: 
Estão INCORRETAS as afirmativas I e II. O fracasso escolar possui causas multifatoriais, 
sobretudo as pedagógicas onde a escola e o professor culpabilizam o aluno e/ou família pela 
não aprendizagem e não se implicam no processo de produção desse fracasso. Em muitas 
situações, o recurso à medicalização do fracasso escolar isenta a professora de culpa e 
desmobiliza o aluno em seu processo de aprendizagem. 
 
Exercício: SDE0158_EX_A10_201401356231_V3 31/05/2018 15:49:26 (Finalizada) 
Aluno(a): ADRIANA COSTA MARQUES 2018.1 
Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 201401356231 
 
 
 
Ref.: 201401537383 
 
 1a Questão 
 
 
Sobre a dificuldade de aprendizagem de um aluno: 
I. O professor e a instituição devem buscar alternativas no espaço escolar para auxiliar o aluno. 
II. Antes de qualquer investigação sobre a influência dos aspectos pedagógicos na dificuldade 
de um aluno aprender, ele deve ser avaliado por um médico neurologista. 
III. É importante saber como o próprio aluno percebe o problema, como se percebe na sala de 
aula, como é sua relação com os professores e com os demais alunos. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s): 
 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
I e III 
 
Somente III 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e III. Quando o aluno apresenta dificuldade de aprendizagem 
o professor e a instituição devem buscar alternativas no espaço escolar para auxiliar o aluno. 
Entre as ações que o psicólogo pode realizar está o levantamento de informações que pode 
ser realizado através de entrevista com o aluno para conhecer sua percepção sobre sua 
dificuldade e sobre suas relações interpessoais com alunos e professores. 
 
 
 
Ref.: 201401537407 
 
 2a Questão 
 
 
Ana é psicóloga em uma escola de ensino fundamental e foi informada pela professora do 
segundo ano que a aluna Luiza não consegue ler os textos propostos em sala de aula. 
Considerando a situação acima analise qual deve ser o procediemento de Ana. 
 
 
primeiro converar com os pais e depois criar uma hipótese. 
 
primeiro deve realizar um levantamento e depois criar uma hipótese. 
 
primeiro deve propor uma avaliação fonoaudiológica para depois realizar um 
levantamento. 
 
primeiro deve criar uma hipótese e depois realizar um levantamento. 
 
primeiro deve criar uma hipótese e depois conversar com a família. 
 
 
Explicação: 
Está correta a letra d. No caso apresentado, a psicóloga deve, inicialmente, realizar um 
levantamento de informações para depois pensar em uma hipótese. 
 
 
 
Ref.: 201401537372 
 
 3a Questão 
 
 
O fracasso escolar é um problema que atinge diversas crianças no processo de escolarização. 
Acerca disso, leia as afirmativas a seguir: 
I- Quando não há envolvimento da família no processo de aprendizagem o aluno 
necessariamente tem dificuldade de aprendizagem. 
II- Diversos fatores podem contribuir para o não aprendizado do aluno, entre eles: aspectos 
sociais, familiares e pedagógicos. 
III- Os problemas pedagógicos que ocorrem na escola podem contribuir para o fracasso 
escolar. 
São afirmativas corretas: 
 
 
II e III 
 
I e II 
 
I e III 
 
Apenas I 
 
I, II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas II e III. No que tange ao fracasso escolar diversos fatores podem 
contribuir para o não aprendizado do aluno, entre eles: aspectos sociais, familiares e 
pedagógicos. O aluno que não tem apoio da família pode ou não ter dificuldade de 
aprendizagem, por isso a afirmativa I está errada. 
 
 
 
Ref.: 201401537365 
 
 4a Questão 
 
 
A dificuldade de aprendizagem pode ocorrer por múltiplos fatores. Considerando as 
afirmativas abaixo, assinale a que estiver INCORRETA acerca dos fatores que podem produzir 
dificuldade de aprendizagem. 
 
 
O fracasso escolar nunca ocorre em função de problemas pedagógicos. 
 
Questões pedagógicas, tal como a didática do professor, podem dificultar a 
aprendizagem do aluno. 
 
Questões pedagógicas, tal como a metodologia de ensino, podem dificultar a 
aprendizagem do aluno. 
 
A culpabilização do aluno pela não aprendizagem perpetua a situação de fracasso 
escolar e exime a instituição escolar de suas responsabilidades. 
 
Problemas pedagógicos influenciam o fracasso escolar. 
 
 
Explicação: 
Está INCORRETA a letra c. O fracasso escolar ocorre por questões pedagógicas, tal como a 
didática do professor e a metodologia de ensino. A culpabilização do aluno pela não 
aprendizagem perpetua a situação de fracasso escolar e exime a instituição escolar de suas 
responsabilidades. 
 
 
 
Ref.: 201401537376 
 
 5a Questão 
 
 
Leia as afirmativas a seguir: 
I. O processo de ensino-aprendizagem é influenciado por diversos fatores, 
predominantemente fatores individuais do aluno. 
II. Ao longo da escolarização,o aluno pode apresentar dificuldade de aprendizagem em 
diferentes momentos e por diferentes motivos que podem estar relacionados com aspectos 
internos ou externos. 
III. Quando o psicólogo escolar se depara com a dificuldade de aprendizagem do aluno, ele 
atua em três etapas: levantamento, criação de hipóteses e intervenção. 
Está CORRETO o que se afirma nas alternativas: 
 
 
Apenas II 
 
I e III 
 
I e II 
 
I, II e III 
 
II e III 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas II e III. Ao longo da escolarização, o aluno pode apresentar 
dificuldade de aprendizagem em diferentes momentos e por diferentes motivos que podem 
estar relacionados com aspectos internos ou externos, incluindo fatores pedagógicos e 
relacionais. Quando o psicólogo escolar se depara com a dificuldade de aprendizagem do 
aluno, ele atua em três etapas: levantamento, criação de hipóteses e intervenção. 
 
 
 
 
Ref.: 201404289981 
 
 6a Questão 
 
 
Uma das possibilidades de atuação do psicólogo no espaço escolar é a intervenção nas 
situações de dificuldade de aprendizagem. Considerando essa vertente de atuação, analise 
as afirmativas abaixo. 
I- A atuação do psicólogo nos problemas de aprendizagem deve procurar fortalecer a 
implicação do professor junto ao problema do aluno. 
II- A atuação do psicólogo nas situações de dificuldade de aprendizagem consiste em 
culpabilizar o aluno e a família para que estes busquem soluções fora do espaço escolar. 
III- A atuação do psicólogo nas situações de dificuldade de aprendizagem deve manter os 
fatores pedagógicos fora do âmbito de intervenção. 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
I, II e III 
 
I e III 
 
II e III 
 
Somente a afirmativa I 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
Está correta somente a afirmativa I. Nas situações de dificuldade de aprendizagem o psicólogo 
deve procurar fortalecer a implicação do professor junto ao problema do aluno e considerar os 
aspectos pedagógicos para compreensão e intervenção. 
 
 
 
Ref.: 201401537389 
 
 7a Questão 
 
 
Joana é uma adolescente de 14 anos que cursa o primeiro ano do ensino médio. Ela sempre 
foi uma boa aluna, mas este ano começou a apresentar dificuldades em todas as disciplinas. 
Preocupada com Joana, sua mãe procurou a psicóloga escolar para conversar. Considerando 
a situação relatada qual deve ser o procedimento da psicóloga escolar: 
I- Criar hipóteses para conversar com Joana e verificar em qual situação ela se encaixa. 
II- Aplicar testes de personalidade e verificar se Joana apresenta algum distúrbio. 
III- Realizar um levantamento com os professores, pais e aluna para verificar o que pode estar 
influenciando sua dificuldade. 
Assinale a alternativa correta. 
 
 
Somente a afirmativa III 
 
II e III 
 
I, II e III 
 
I e III 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
Está correta somente a afirmativa III. Considerando o caso apresentado a psicóloga escolar 
deverá realizar um levantamento de informações através de entrevistas com a aluna, 
professores e pais, observar sua produção e seu comportamento e relações na escola. Depois 
de coletar as informações pode criar uma hipótese e pensar, conjuntamente, com os 
professores possiblidades de intervenção. O psicólogo escolar não realiza testes de 
personalidade, se for necessária essa avaliação a aluna será encaminhada para um psicólogo 
clínico. 
 
 
 
Ref.: 201401537374 
 
 8a Questão 
 
 
O fracasso escolar pode ser produzido por diferentes fatores. Acerca dessa questão, leia as 
afirmativas a seguir: 
I- A culpabilização do aluno e a isenção dos fatores pedagógicos e sociais nas dificuldades de 
aprendizagem constitui-se num erro. 
II- O sistema educacional, muitas vezes, não é capaz de se adequar à realidade cultural dos 
alunos e suas necessidades, o que acaba por produzir o fracasso escolar. 
III-As características individuais do aluno e a família são sempre responsáveis pela produção 
do fracasso escolar. 
São afirmativas corretas: 
 
 
I e III 
 
Apenas III 
 
II e III 
 
I, II e III 
 
I e II 
 
 
Explicação: 
Estão corretas as afirmativas I e II. O fracasso escolar pode ser produzido por diferentes 
fatores. O sistema educacional, muitas vezes, não é capaz de se adequar à realidade cultural 
dos alunos e suas necessidades, o que acaba por produzir o fracasso escolar. A culpabilização 
do aluno e da família e a isenção dos fatores pedagógicos e sociais nas dificuldades de 
aprendizagem constitui-se um erro.

Mais conteúdos dessa disciplina