Buscar

Resumo cirurgia integrada AV2



Continue navegando


Prévia do material em texto

CLINICA INTEGRADA I
Disfunção temporomandibular
DTM – é um conjunto de problemas, logo uma informação não monta um diagnóstico. Não está necessariamente envolvendo mordida, pode ter origem psicofisiologica, por exemplo.
CONCEITO – conjunto de problemas clínicos que causa dor ou disfunção no aparelho mastigatório, envolvendo as articulações e/ou musculares.
Pode causar dor constante e alterações na função, causando incapacidade funcional. Necessidade de tratamento.
Fatores de risco para DTM: 
IDADE: entre 20 e 45 anos (fase de estudos, trabalho, maior preocupação. Maior prevalência de dor muscular e dor articular).
SEXO: mulheres (influencia hormonal, maior busca por tratamento, menor tolerância a dor, menos força muscular).
HABITOS PARAFUNCIONAIS: iniciam ou potencializam as DTM, atividades que não se relacionam com a função, sobrecarga muscular e articular, dor/ fadiga/ disfunção, mascar chicletes, roer unha, morder objetos, apertar ou ranger dentes.
BRUXISMO: contato entre os dentes fora de função, bruxismo do sono ou em vigília, pressão/ sobrecarga articular, contração muscular = fadiga – dor, considerável fator de risco para DTM.
FATORES EMOCIONAIS: Associados as parafunções, tensão: aumenta atividade muscular, alterações emocionais – perpetuação álgica.
TRAUMA: iniciadores ou potencializadores, macrotraumas ou microtraumas.
ALTERAÇÕES OCLUSAIS: instabilidade oclusal repentina, ausências dentarias: mastigação anterior = sobrecarga na ATM, instabilidade ortopédica + aumento de carga.
DIAGNÓSTICO:
Subtipos de DTM:
DTM musculares:
Mialgia mastigatória: leve a moderada, sem alteração de função, principalmente masseter e temporal, normalmente não busca ajuda.
Dor miofascial: moderada a intensa, contração constante, pontos de gatilho (irradia a dor), resíduo de contração, pouca irrigação, alto grau de incapacidade, busca tratamento.
Co-contração protetora: restrição na abertura da boca para evitar dor.
DTM articulares:
Deslocamento de disco com redução: + comum, normalmente não busca ajuda, estalo (fisiológico é imperceptível), estalos mas abre a boca.
Deslocamento de disco sem redução: osso com osso, não tem estalo, limitação na abertura da boca repentina, empurra o disco para abrir a boca, ausência de estalo.
Subluxação: abertura com salto.
Luxação: abertura e travamento.
Alterações degenerativas: aplainamento, erosão, degeneração.
Processos inflamatórios.
DTM mistas.
Mecanismos de ação da placa estabilizadora: promove uma mudança na condição oclusal para uma posição mais estável – reduz ou elimina atividade muscular anormal. Diminuição da carga articular. Distribuição dos contatos para uma maior área/ menor pressão. Superfície plana – mudança na contração/estimulo – menor atividade eletromiografica. Proteção das ATM e dos músculos da mastigação. Atua impedindo os efeitos das parafunções orais sobre as estruturas do sistema estomatognático.
TRIADE DE GRABER: intensidade, frequência e duração. Variando a gravidade do habito deletério.
AJUSTE OCLUSAL:
Oclusão ideal: 
Relação Central (RC) coincidente com a MIH.
Contatos homogêneos e simultâneos de dentes posteriores
Contato de dentes anteriores leves ou não com MI.
Forças dirigidas para o longo eixo do dente.
Presença de guia do canino e anterior.
Qualidade de vida: sensação de bem-estar proveniente da satisfação ou insatisfação com áreas da vida consideradas importantes para si mesmo.
Desgaste seletivo/ condições previas: o paciente deve estar assintomático, consultas com duração de no máximo 30 min, montar os modelos do paciente em articulador semiajustavel.
BRUXISMO:
Conceito: bruxismo é uma atividade realizada pela musculatura mastigatória, caracterizada por ranger, apertar, encostar os dentes ou mesmo manter a mandíbula na mesma posição por muito tempo.
Pode ser primário (idiopático e sem causa medica aparente) ou secundário (associado a alguma doença neuropsíquica e uso de medicamentos). Bruxismo do sono (em pacientes conscientes ou inconscientes, relacionado ao sono, contato não funcional dos dentes em movimentos cêntricos ou excêntricos, não é uma doença quando não causa dano) ou bruxismo em vigília (em indivíduos conscientes, relacionado com a condição emocional, principalmente movimentos cêntricos).
PLANO DE TRATAMENTO:
É de extrema importância, observar o que o corpo do paciente, está te contando. Pacientes com apertamento ou bruxismo, podem apresentar características como desgaste dentário, perda da dv, a língua pode apresentar depressões na lateral, chamada língua dentada, dor muscular.
1° fase preparatória: urgência – profilaxia – restauração provisória – exodontia – terapêuticas endodônticas 
2° fase preparatória: cirurgia parendodontica – terapia periodontal – desprogramação de hábitos parafuncionais – próteses provisórias – reavaliação 
3° fase restauradora: próteses – restaurações 
4° fase de manutenção
MEDICINA PERIODONTAL:
Doença cardiovascular: pacientes com aumento de proteínas C-reativas ou a própria bactéria pode causar dano ao vaso (aterosclerose). M.O – injuria vascular – aterosclerose – trombose – placa vulnerável – isquemia.
Gravidez: processos inflamatórios aumentam níveis de prostaglandinas, causando contração uterina.
Pneumonia: paciente entubados, bactérias bucais para o pulmão.
Diabetes mellitus: a infecção dificulta a ligação de insulina aos receptores teciduais/ com a queda do sistema imune a chegada de células de defesa diminui, sendo assim, na presença de inflamação e infecção aumenta a dificuldade na ligação de insulina na célula. Com os níveis altos de glicose, ocorre a obstrução dos vasos, diminuindo a circulação e a chegada de agentes que irão combater a infecção.