Buscar

PESQUISA DE MERCADO A1.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ref.: 201502484614
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Desde a mais simples até a mais complexa PESQUISA DE MERCADO deve ser planejada para evitar falhas de todos os tipos, desde a escolha incorreta do método a ser usado até a importância das informações obtidas para o processo decisório. A PESQUISA DE MERCADO pode ser dividida em 7 etapas, que são:
		
	
	Definição do problema; Desenvolvimento do plano de pesquisa; Questionário de pesquisa; Aplicação da pesquisa; Elaboração de um questionário muito longo; Avaliação dos resultados; Tomar as decisões de marketing.
	
	Definição do problema; Desenvolvimento do plano de pesquisa; Questionário de pesquisa; Aplicação da pesquisa; Tabulação dos dados; Mal direcionamento do público-alvo; Tomar as decisões de marketing.
	
	Definição do problema; Desenvolvimento do plano de pesquisa; Questionário de pesquisa; Aplicação da pesquisa; Tabulação dos dados; Elaboração de um questionário muito longo; Tomar as decisões de marketing.
	 
	Definição do problema; Desenvolvimento do plano de pesquisa; Questionário de pesquisa; Aplicação da pesquisa; Tabulação dos dados; Avaliação dos resultados; Tomar as decisões de marketing.
	
	Definição do problema; Desenvolvimento do plano de pesquisa; Questionário de pesquisa; Aplicação da pesquisa; Mal direcionamento do público-alvo; Avaliação dos resultados; Tomar as decisões de marketing.
	
Explicação: Definição do problema; Desenvolvimento do plano de pesquisa; Questionário de pesquisa; Aplicação da pesquisa; Tabulação dos dados; Avaliação dos resultados; Tomar as decisões de marketing.
	
	 
	Ref.: 201504150577
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para medir o resultado das propagandas em diversas mídias, como tevês e revistas de opinião, os bancos necessitam de um feedback, que pode ser adquirido pela realização de
		
	
	marketing direto
	
	análise da concorrência
	
	orçamentos cruzados
	
	campanhas persuasivas
	 
	pesquisas de mercado
	
Explicação:
A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial no gestão de negócios.
	
	 
	Ref.: 201502109048
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Classifique as afirmações abaixo em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A pesquisa de marketing é uma ferramenta que deve ser utilizada apenas para identificar problemas.
( ) A pesquisa conclusiva pode ser dividida e classificada em pesquisa descritiva e pesquisa causal.
( ) O briefing da pesquisa é elaborado pelo pesquisador e apresentado ao tomador de decisão; serve como um acordo entre as partes com relação a demanda da pesquisa.
( ) O pesquisador sempre deve preferir os dados primários aos secundários, uma vez que será ele que coletará as informações, e não terceiros.
( ) Ao definir o problema de pesquisa, o pesquisador deve definir um modelo de pesquisa a ser desenvolvido; não se pode utilizar mais de um modelo em uma única pesquisa.
		
	 
	F V F V V
	
	F V F F V
	 
	F V F F F
	
	F V V F V
	
	V F V V V
	
Explicação:
A pesquisa de marketing é uma ferramenta que deve ser utilizada apenas para identificar problemas ou de solução de problema.
O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.
O projeto de pesquisa atende ao objetivo definido para sua realização. Sendo assim não há preferência, mas , o atendimento necessidades do projeto
Os modelos de pesquisa a (etapa 3), pode ser combinado.
	
	 
	Ref.: 201501900814
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As etapas do processo de pesquisa começam com:
		
	
	o dimensionamento do tamanho da amostra
	 
	a identificação do problema e dos objetivos da pesquisa
	
	a definição do público alvo
	
	a definição das questões a serem inseridas no questionário
	
	a seleção da equipe de entrevistadores
	
Explicação:
A primeira etapa do projeto de pesquisa é a Definição do Problema.
	
	 
	Ref.: 201502321183
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Numa reunião de diretoria de uma empresa do ramo petroquímico, um alto gerente da área de marketing criticou a forma intuitiva, segundo ele, como importantes decisões eram tomadas na empresa. O executivo fez uma longa defesa da necessidade de se estabelecer, na organização, um sistema de informação com o objetivo de servir como subsídio à tomada de decisão gerencial. Algumas partes da fala desse executivo são transcritas a seguir. I - Um sistema de informação de marketing não se limita a um sistema de coleta de dados ou a um conjunto de tecnologias de informação. II - Dados internos da empresa, tais como pedidos de compra, notas ou registros de vendas e dados de produtos em estoque, se devidamente trabalhados, têm grande valor como base para a tomada de decisões de marketing. III - Um sistema de inteligência de marketing pode compreender uma ampla gama de procedimentos, tanto informais (como leitura de publicações sobre um setor e conversas com fornecedores e clientes) quanto sofisticados (como o desenvolvimento e aplicação de complexos modelos estatísticos). Estão corretas:
		
	 
	I, II e III
	
	I, apenas
	
	I e II apenas
	
	III, apenas
	
	II, apenas
	
Explicação:
O SIM, é composto de pessoas, equipamentos, tecnologia e procedimentos para coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informação necessária de modo preciso é oportuno para a tomada de decisões.
	
	 
	Ref.: 201502203980
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre alguns conceitos que fazem parte da Pesquisa de Marketing: I - É a elaboração, coleta, análise e a edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa. II - Função que liga o consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing por meio de informações. III - Consiste em projetos formais que visam a obtenção de dados, de forma empírica, sistemática e objetiva para solução de problemas ou oportunidades especificas. Marque a alternativa correta
		
	
	Apenas a I e III estão corretas
	
	Apenas a II está correta
	 
	Todas estão corretas
	
	Apneas a III está correta
	
	Apenas a I está correta
	
Explicação:
Sobre a conceitualização de Pesquisa de Marketing todas as informações estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201502184138
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O SIM - Sistema de Informação de Marketing, é uma ferramenta muito presente em planejamentos de marketing. A possibilidade em trabalhar com a informação de maneira organizada garante grande vantagem competitiva para uma empresa. Assinale abaixo qual das afirmações melhor descreve o SIM.
		
	
	O sistema de informação de marketing pode ser dispensável se a empresa possuir excelência em controle interno de informações.
	
	O sistema de informação de marketing é dispensável para a mensuração de informações internas. Seu objetivo é detectar as necessidades e desejos dos consumidores.
	
	O SIM serve para analisar e mensurar o ambiente externo do mercado
	 
	O sistema de informação de marketing tem como objetivo captar, analisar e mensurar dados, transformando-os em estratégias de mercado.
	
	O sistema de informação de marketing é dispensável no posicionamento estratégico da empresa.
	
Explicação:
Pergunta e resposta corretas e adequadas ao tema
	
	 
	Ref.: 201502363068
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O papel do SIM (Sistema de Informação de Marketing) deve ser o de avaliar necessidades de informações pelos gerentes de marketing, obtê-las no ambiente de marketing, filtrá-las e disseminá-las de acordo com as necessidades. O SIM, demaneira geral, é composto por quatro subsistemas ou componentes nos quais são desenvolvidas as informações. Marque a opção onde consta os quatro subsistemas do SIM:
		
	
	Mercados alvo, canal de marketing, registros internos e distribuição das informações.
	 
	Registros internos da empresa, inteligência de marketing, sistema de apoio à decisão de marketing e pesquisa de marketing.
	
	Elaboração do questionário, identificação do público alvo, realização da pesquisa e apuração dos resultados.
	
	Público alvo, concorrentes, distribuição das informações e geração de relatórios.
	
	Gerência de marketing, análise do ambiente, implementação da pesquisa e controle dos resultados.
	
Explicação:
Livro didático, Capítulo 1 - pág. 13 e 14.

Outros materiais