Buscar

Relato de experiencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ALUNA: ALESSANDRA ARRUDA DOMINGUEZ RU: 1110813
RELATO DE EXPERIENCIA A EAD E A TECNOLOGIA
Introdução
As tecnologias estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade, disponibilizam ferramentas, técnicas e métodos que auxiliam na melhoria dos processos, redução dos custos operacionais, bem como no gerenciamento das atividades, proporcionado uma melhor qualidade dos produtos e serviços. O sistema de informação para EaD é uma dessas tecnologias, que contempla uma vasta gama de ferramentas, técnicas e métodos de várias ciências. A educação à distância (EaD) cresceu bastante nos últimos anos no território brasileiro, devido a expansão das tecnologias. Em especial no ensino superior, provocando mudanças no cenário brasileiro, por meio da ampliação do número de cursos, de vagas e de polos de ensino. Nas sociedades modernas, as mudanças sociais, econômicas e políticas, ocorrem num ritmo acelerado. Os conceitos que nos orientaram já não são os mesmos. Esse avanço possibilitou a formação de comunidades virtuais, que a partir de suas funcionalidades expandiram-se no âmbito educacional, dando origem aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, expressão que tem sido utilizada, de modo geral, para se referir ao uso de recursos digitais de comunicação utilizados para mediar a aprendizagem, proporcionando aprendizagem colaborativa, construção coletiva e novas formas de interação. Tendo tantas vantagens a procura por um curso á distancia(EAD) esta sendo aceito cada vez mais na sociedade.
A EDUCAÇÃO A DISTANCIA E A TECNOLOGIA EM PROL DO ALUNO.
Para Machado e Machado (2004), Os surgimentos das novas tecnologias da informação e da comunicação deram um novo impulso à educação a distância, fazendo aparecer, através da Internet, formas alternativas de geração e de disseminação do conhecimento. A educação à distância, antes centralizada no texto impresso, agora vai dando lugar para fontes eletrônicas digitais de informação, trazendo possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem. O aprimoramento da tecnologia da informação e da comunicação tem contribuído para a potencialização da educação e as maneiras como está sendo desenvolvida. Fundamentada também pela crescente demanda e atualização profissional, surge à ideia de se trabalhar a educação dentro de um novo paradigma: a educação à distância. (EaD).
Segundo BRASIL (2005), A Educação a Distância (EaD) é definida como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, envolvendo estudantes e professores no desenvolvimento de atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Segundo Araujo e Maltez (2008), A educação à distância (EAD), também chamada de Teleducação, em sua forma embrionária e empírica é conhecida desde o século XIX, mas somente nas últimas décadas assumiu status que a coloca no cume das atenções pedagógicas de um número cada vez maior de países. 
Hoje posso através da comodidade e do conforto do meu lar fazer cursos EaD, e também nas minhas horas disponíveis, foi através da faculdade Uninter o meu contato com essa modalidade tão conceituada que estou podendo fazer meu curso de graduação em pedagogia onde me identifiquei totalmente a essa modalidade de ensino, devido ao meu comprometimento, disciplina e seriedade e vontade de aprender. Acreditando que o aluno do ensino presencial será o mesmo do ensino a distância, com seus mesmos objetivos, cabendo aos professores e tutores à apresentação dessa modalidade, o suporte ao aluno que não tem muita habilidade tecnológica e tem mais dificuldades, o estimulo ao aluno a autodisciplina e a importância da seriedade nos estudos, fazendo da EAD uma educação séria e extremamente importante para o século XXI atingindo assim um maior número de pessoas nos mais diversos cantos deste país. 
Segundo Cortelazzo e Romanowski (2007, p. 17), considera-se que a diferença básica entre educação presencial e a distância está no fato de que, nesta, o aluno constrói o conhecimento - ou seja, aprende - e desenvolve competências, habilidades, atitudes e hábitos relativos ao estudo, à profissão e à sua própria vida, no tempo e local que lhe são adequados, não com a ajuda em tempo integral da aula e do professor, mas com a mediação de professores (orientadores ou tutores), atuando ora a distância, ora em presença física ou virtual, e com o apoio de sistemas de gestão e operacionalização específicos, bem como de materiais didáticos intencionalmente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados através dos diversos meios de comunicação.
Com esta oportunidade de estar cursando uma graduação em EaD;descobri , que o curso em EaD oferece todos os recursos necessários para o desenvolvimento da mesma,.A EAD tornou-se- uma forma muito acessível de estudar e estar atualizada academicamente, esta modalidade fornece uma vasta tecnologia como:. O AVA (ambiente virtual de aprendizagem) livros, tutor presencial e online, ambiente virtual, secretaria virtual, chat, radio web entre outros... Constituindo numa modalidade de ensino, que abrange um vasto material pedagógico. 
 Não posso deixar de mencionar que aprendemos também na prática ficando assim a EaD cada vez mais interessante e participativa levando ao aluno a descobrir nossos horizontes.
CONCLUSÃO:
Diante do que foi exposto, pode-se concluir que a EaD é uma modalidade educativa que caminha rápido para a democratização do saber, pois amplia oportunidades de acesso ao conhecimento, levando a educação a todos os cantos. Sem dúvida a Educação a Distância, , vem a contribuir grandemente para a transformação dos métodos de ensino e da organização do trabalho nos sistemas convencionais, bem como para a utilização adequada das tecnologias em prol da educação fazendo com que o aluno em EaD esteja cada vez mais satisfeitos e preparado pra ingressar no mercado de trabalho. Espera-se que, ao final da oferta da mesma, os alunos estejam capacitados para o uso das tecnologias da informação e comunicação, por meio do conhecimento dos conceitos de EAD, das ferramentas e ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis, das estratégias de ensino fundamentadas a partir de abordagens de aprendizagem diversas, e da exploração do potencial de tecnologias e também não posso deixar de dizer que a vontade de aprender do aluno e a disciplina são imprescindíveis para está modalidade de ensino. 
REFERÊNCIAS
ARAUJO, S. T.; MALTEZ, M. G. L. Educação à distância: retrospectiva histórica. Disponível em: . Acesso em: 28 jul 2008. BRASIL. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta o Art. 80 da Lei 9394/96. Disponível em: Acesso em: 19 jun 2008.
BRASIL. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta o Art. 80 da Lei 9394/96. Disponível em: Acesso em: 19 jun 2008.
MACHADO, L. D.; MACHADO, E. C. O papel da tutoria em ambientes de EaD. 2004. Disponível em: http://abed.org.br. Acesso em: 28 jul 2008.
VALENTINI, Carla B., FAGUNDES, Léa da C. Ambientes virtuais de aprendizagem. Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, v.4, n.2, p. 109-117, dez. 2001.

Outros materiais