Buscar

Relaxamento de Prisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRISÃO EM FLAGRANTE
Artigo 302 do Código de Processo Penal
- Inciso I: Flagrante próprio. O agente é surpreendido praticando o delito. Ex. é o agente surpreendido esfaqueando a vítima.
- Inciso II: Flagrante próprio. O agente é surpreendido quando “acaba de cometer a infração”. Entre a prática da infração e a prisão tem que haver uma relação de absoluta imediatidade. Ex. O agente é surpreendido com a faca suja de sangue e no chão há um corpo com o peito sangrando.
- Inciso III: Flagrante impróprio. O agente é perseguido “logo após” a prática da infração pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser ele o autor da infração.
Obs: Segundo o professor Fernando da Costa Tourinho Filho (Código de Processo Penal Comentado, p. 695, Saraiva, 8ª edição) o problema maior nesse caso é dar o exato sentido do termo “logo após”: “Em face dessa ausência de limite de tempo, pode haver abusos. É claro que uma perseguição oito horas depois não pode ser considerada como feita logo após. Mas se ocorrer imediatamente, digamos, trinta minutos ou uma ou duas horas, numa situação que faça presumir ser o perseguido autor da infração, nada impede que perdure por dez, vinte, trinta horas”.
 
- Inciso IV: Flagrante presumido: O agente é encontrado “logo depois” da prática da infração com objetos, papéis, instrumentos, aramas, que façam presumir ser ele o autor da infração. As expressões “logo após” e “logo depois” possuem o mesmo sentido. Indicam uma relação de imediatidade e não de absoluta imediatidade, conforme o inciso II do artigo 302 do Código de Processo Penal. 
		
DA COMUNICAÇÃO DA PRISÃO
	 
 O inciso LXII do artigo 5º da Constituição Federal dispõe que “a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada;”. O artigo 306 do CPP também se manifesta nesse sentido.
 
DA PRISÃO ILEGAL
 
“Não tendo sido o indiciado surpreendido cometendo a infração penal, ou quando acabava de cometê-la, e tampouco perseguido em situação que fizesse presumir fosse o autor da mesma, porém localizado e preso horas depois, em virtude de diligências policiais , não há falar em flagrante delito” (TJSP - RT 568/255-6).
 
“Ainda quando decorram algumas horas entre o crime e a prisão de seu autor, tal circunstância, por si só, não descaracteriza a situação de flagrância, pois esta não comporta rígida medida de tempo entre os dois fatos. Impõe-se a solução, máxime, porque nem a lei nem a doutrina estabelecem um critério para que se considere a prisão realizada a tempo próximo do delito, tudo dependendo das circunstâncias, a serem apreciadas em caso pelo prudente arbítrio dos juízes” (TJPR – RT 434/363).
 
“Prisão em flagrante. Hipótese de quase-flagrante. Busca ininterrupta do agente. Se os autos demonstram que houve perseguição ininterrupta do agente, a hipótese do quase-flagrante (art. 302, III, do CPP) resulta configurada de modo satisfatório” (STF – RT 639/390).
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito 5ª Vara Criminal da Comarca de Nova Iguaçu.
 
Autos nº 00735-59.2016.8.19.0038
				Caio de tal, já qualificado no auto de prisão em flagrante comunicada a esse Juízo, vem perante V. Exa., por seu advogado (procuração em anexo), expor para e seguida requerer.
				O requerente foi autuado em flagrante no dia 16 de agosto de 2016 pela acusação da prática delituosa prevista no artigo 155, § 4º , II, do Código Penal.
				Ocorre que não há indícios de que o Requerente tenha sido surpreendido praticando a infração que lhe é imputada e muito menos após supostamente cometê-la.
				Também não há indícios de que o Requerente tenha sido perseguido “logo após” a suposta pratica da infração e nem encontrado “logo depois” com instrumentos, armas, objetos ou papéis que presumissem ser ele o autor da infração.
				Portanto, como se vê, não estão presentes os pressupostos legais que autorizam a prisão em flagrante, nos termos do artigo 302 do Código de Processo Penal..
				Desta forma, a prisão do Requerente é ilegal.
				A Constituição Federal, em seu artigo 5ª, inc......	
				Quanto ao tema, a jurisprudência assim orienta:
“...........................................................................................................................................................................................................................................................................................” (TJSP... ).	
				Ante o exposto, requer que seja relaxada a prisão do Requerente , por ser medida de inteira Justiça.
					P. deferimento.
					Nova Iguaçu,...
 		 	 _______________________
 OAB/RJ - RJ

Outros materiais