Buscar

relatorio de estagio ensino fundamental

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
MACAPA-AP: Cintia Cristina Carvalho Rabelo, RU:1170650
 RELATO DE EXPERIÊNCIA:
 A importância da EAD e suas características.
Podemos observar nos dias de hoje que a Educação a Distância – EAD, tem se tornado ao longo dos séculos uma modalidade de ensino cada vez mais presente na educação brasileira, onde consegue alcançar grande números de pessoas, seja na zona rural ou urbana e também em diferentes classes sociais e econômicas, tendo estes o mesmo objetivo que é avançar nos estudos. É claro que houve muitas mudanças ao longo dos tempos, para isso vejamos melhor esses tipos de modalidades que eram aplicadas antigamente até os dias atuais. Elas serão destacadas por gerações para melhor compreensão.
1ª Geração: Educação por Correspondência (séc. XIX), ocorreu a educação por correspondência onde o material era impresso e enviado por ferrovia.
2ª Geração: Multimídia, o rádio e a tv (sec. XX), o sistema de aprendizagem por rádio e televisão tinham como objetivo a construção de conhecimento significativo sobre cidadania, saúde, educação, meio ambiente, cultura e empreendedorismo, pois eles eram e ainda são fortes aliados na construção do sistema educacional.
3ª Geração: Tele aprendizagem, ocorreu a partir da década de 60, na qual foi caracterizada pela invenção das universidades abertas, 
4ª Geração: Teleconferência, era um programa de televisão transmitido ao vivo, no qual os espectadores interagem com os participantes do estúdio fazendo perguntas e intervenções por meios complementares como por exemplo: telefone, fax, e-mail (correio eletrônico) ou outros meios.
5ª Geração: Internet, teve início na década de 80 em diante, onde o uso da internet permitiu a aproximação e a interação entre professor e aluno. Vejamos as diferentes formas de aplicação on-line e de softwares na educação a distância.
O E-MAIL: através dele acontece o relacionamento dos envolvidos no processo EAD. São por via e-mail que acontecem trocas de informações, material didático entre as partes, professor e aluno, tendo em vista também a comunicação dos alunos com a instituição e com os administradores do curso.
O FÓRUM: é um ambiente virtual, onde ocorrem os debates. É por intermédio do fórum que são abordadas questões relevantes ao tema em estudo onde acontece a troca de ideias e pareceres.
O CHAT: este também é chamado de sala virtual ou bate-papo, onde permite em tempo real o diálogo entre os participantes, podendo servir também para troca de ideias sobre assuntos da aula.
VIDEOCONFERÊNCIA: é um tipo de comunicação em tempo real, onde o vídeo e o áudio são simultâneos. Elas ocorrem entre grupos de pessoas e não precisa estar todos no mesmo lugar; trabalha de forma cooperativa.
Esse relato de experiência vivenciado por mim, trará a importância da EAD na vida da sociedade nos dias atuais para quem teve seus sonhos e projetos interrompidos pelas surpresas da vida; como casar antes de terminar os estudos; gerar filhos e ter que parar de estudar; não ter tempo e nem condições financeiras para concluir os estudos, entre outros fatores que nos aprisionam na vida corrida do ser humano. 
Em 2015, no começo de minha Faculdade de Pedagogia, encontrei muitas dificuldades de adaptação à tantas novidades e recursos que a faculdade me apresentava. Mas com o suporte técnico da equipe Uninter e da participação dos tutores (no meu caso, mais precisamente Marcelo Dias), as dúvidas e dificuldades foram sendo esclarecidas e com o passar dos tempos, resolvidas.
A Educação a Distância nos permite muitos benefícios e simplicidades na forma de tempo e organização da vida. Na EAD pude encontrar algumas características que tornam a nossa vida estudantil mais rica, prática e instrumentalizada, como:
- Flexibilidade: você pode conciliar melhor o seu tempo entre estudos, trabalho e lazer.
- Material didático: material dinâmico, atrativo e sempre atualizado, elaborado por uma competente equipe.
- Equipe de professores: tutores, conteudistas e professores responsáveis dão sustentação no desenvolvimento do curso.
- Mobilidade: todos os materiais são desenvolvidos para acesso por meio de qualquer dispositivo conectado à internet.
- Interatividade: interação com professores e os demais alunos a qualquer hora e lugar.
- Atendimento: você tem a sua disposição equipe especializada e exclusiva para atendimento.
- Estrutura: possui uma infraestrutura física e tecnológica moderna e de qualidade.
Na EAD, vemos que a qualidade do ensino também é resultado de investimento equilibrado em tecnologia, tutoria e material didático. Temos como aliado os conteúdos elaborados por professores experientes em cada área educacional. É por meio do Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA), que podemos interagir com outros alunos, tutores presencial e on-line, além do apoio da coordenação do curso e do polo em que por vezes, frequentamos.
Segundo Sanches (2005, p. 101), “a educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”.
Hoje temos a tecnologia ao nosso favor, que nos garante uma vida estudantil acessível em se tratando de tempo e lugar. Pois para assistir as aulas ou tirar dúvidas, basta termos qualquer dispositivo conectado à internet, ou algum equipamento de áudio e vídeo. 
Percebemos que o ensino a distância foi feito para pessoas que não tem tempo disponível para estudar em uma escola presencial, possibilitando assim a flexibilidade para os estudos; para aqueles que moram distantes, evitando assim seu deslocamento diário; feito também para pessoas que pretendem pagar menos, pois o custo da educação a distância é menor do que a educação presencial, entre outros.
Ser um aluno na EAD se faz necessário como característica fundamental a autonomia pessoal, desde a organização do seu tempo para estudar e saber gerenciar sua vida profissional e pessoal.
Vemos que alguns alunos possuem dificuldades em organizar seu tempo e ter uma vida disciplinada nos estudos, mas existem alguns itens que colaboram para o processo de disciplina e autonomia na vida do aluno que faz seu curso a distância, vejamos algumas delas:
Preservar a autonomia e a disciplina, pensar de forma crítica e aberta; organizar o tempo;
Estar pronto e disponível para o novo; ser empreendedor; construir metas, prazos e estratégias;
Buscar respostas para as dúvidas; organizar seu material de estudo; cumprir datas e prazos.
Com o passar dos anos percebemos quão grandes experiências adquirimos com a participação de todos os envolvidos, suprindo nossas necessidades educativas e emocionais, encontrando assim uma ótima relação entre alunos e professores no qual as reuniões de apresentações de trabalho fortaleciam ainda mais nossa comunhão. Durante todo esse tempo fomos adquirindo uma vida disciplinada e voltada a crescer ainda mais na área profissional.
Ser um aluno on-line, significa estar ligado o tempo todo, se envolvendo cada vez mais com o seu próprio crescimento estudantil, é estar conectado com o conhecimento que lhe é proposto. Muitas pessoas hoje em dia vivem uma vida off-line, estão desconectados com o mundo de informações e com as pessoas a sua volta. O aluno EAD precisa estar sempre alerta para tudo o que lhe é proposto e não ter medo de errar ou perguntar, ser perseverante, pois com esses aspectos conseguirá obter resultados positivos.
REFERENCIAL:
KAYE, Anthony e Greville Rumble <http://www.vdl.ufc.br/catedra/t
elematica/caracteristicas_meios.htm#topicos>. Características da educação a distância. Acesso em 05/03/2017
MAIA, Carmem, ABC da EAD / Carmen Maia e João Mattar. – 1. Ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
LITTO, Fredric Michael, Educação a distância: o estado da arte/ Fredric Michael Litto, Manuel Marcos Maciel Formiga (orgs.).

Continue navegando