Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AULA 2 
*
Remuneração Estratégica – Aula 3
EAD 2011 – PROFESSOR JOSÉ ANTONIO DE BARROS
Rio de Janeiro, 09 de maio de 2011
*
AULA 2 
*
REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES
Nunca tivemos tantas transformações em nosso ambiente como nos últimos dez anos, as transformações vem ocorrendo em maior volume e velocidade, em todas as áreas, econômicas sociais, políticas, organizacionais, tudo muda e por conseqüência as organizações empresariais também mudam. Em sendo assim temos que pensar em modelos de remuneração, que possam atender a este novo cenário.
*
AULA 2 
*
O grande destaque deste modelo de remuneração é a mudança de foco do cargo para o ocupante, permitindo a organização maior flexibilidade em sua estrutura.. ou seja um reconhecimento independente da posição, gerando um ambiente que permite um desenvolvimento continuado de toda a equipe.
REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES
*
AULA 2 
*
 A Remuneração por Habilidades traz vantagens à organização, pois os colaboradores são habilitados em diversas atividades, tornando mais flexível a organização, na ausência de um colaborador, outro poderá exercer as duas funções com qualidade, isso faz com que os problemas do dia a dia, podem ser solucionados pelos próprios colaboradores, implicando em maior comprometimento com o trabalho e com a organização, contribuindo para um ambiente participativo e com mais comprometimento.
REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES
*
AULA 2 
*
Tendências naturais deste tipo de remuneração.
Estruturas organizacionais com menor número de níveis hierárquicos e, conseqüentemente, maior amplitude de responsabilidades para indivíduos e grupos;
Valorização do trabalho em equipe;
Aumento da exigência de multi funcionalidade e visão sistêmica;
Foco no aperfeiçoamento contínuo;
Pressões para redução de custos.
REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES
*
AULA 2 
*
 Os objetivos de um sistema de remuneração por habilidades são:
Remunerar os profissionais segundo as habilidades desenvolvidas e aplicadas ao trabalho; 
Alinhar as capacidades dos colaboradores com o direcionamento estratégico e as necessidades da organização; 
Favorecer o aprendizado organizacional contínuo; 
Adequar o sistema de remuneração a um novo contexto organizacional; 
Superar o paradigma de gestão tradicional, que foca a hierarquia rígida, as funções bem definidas e as descrições de cargo por uma gestão mais flexível e dinâmica, focada no indivíduo.
REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES
*
AULA 2 
*
 De forma sintética, uma habilidade pode ser definida como a capacidade de realizar uma tarefa ou um conjunto de tarefas, em conformidade com determinados padrões exigidos pela organização.
*
REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES
*
AULA 2 
*
Uma habilidade pode ser caracterizada pelos seguintes elementos:
Conhecimentos: constituem um conjunto de conceitos, técnicas, teorias e metodologias relacionadas ao trabalho. É o saber adquirido, podendo ser transmitido e aprendido;
 Aptidões pessoais: relacionam-se às características do indivíduo, tais como capacidade de concentração e coordenação motora;
 Aplicação prática: relaciona-se à mobilização dos conhecimentos teóricos e das aptidões pessoais, aplicados no trabalho.
REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES
*
AULA 2 
*
 Em primeiro lugar temos que definir as habilidades e para isto temos que identificar a quantidade de habilidades, o tipo e nível de profundidade necessária, vejamos alguns exemplos: 
Tendo por base uma fábrica:
Operar um torno;
Realizar auditorias de segurança;
Realizar manutenção preventiva de máquinas.
REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES
*
AULA 2 
*
 Primeira, com base na análise das habilidades de um grupo de especialistas ou profissionais em diferentes momentos da carreira de um determinado cargo, função ou processo de trabalho; 
Segunda, a partir da análise de um grupo de profissionais com alto desempenho em um determinado cargo, função ou processo de trabalho;
Terceiro, com base na análise dos processos atuais e dos processos a serem criados ou desenvolvidos futuramente, que proverão apoio aos objetivos estratégicos da organização.
DEFINIÇÕES DE HABILIDADES
*
AULA 2 
*
CARACTERÍSTICAS:
Maior flexibilidade, pois os profissionais trabalham em equipes desempenhando várias funções de acordo com as necessidades gerenciais.
Maior flexibilidade para a estrutura organizacional e salarial devido à existência de cargos com maior amplitude.
Na remuneração por habilidades, o cargo passa a ser secundário na análise. 
REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES
*
AULA 2 
*
 A célula básica de remuneração passa a ser a habilidade ou bloco de habilidades. Um bloco de habilidades consiste em um conjunto de habilidades agrupadas por afinidade por estarem relacionadas a um mesmo processo de trabalho ou por representarem uma evolução lógica e seqüencial na carreira.
REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES
*
AULA 2 
*
Em sistemas tradicionais, o conceito de carreira está relacionado a uma evolução vertical na hierarquia, e o esforço de desenvolvimento pessoal nem sempre tem contrapartida em termos de evolução de carreira ou de salário. No sistema de remuneração por habilidades, a progressão tende a ser horizontal, isto é, o colaborador evolui profissionalmente por meio de aquisição, do desenvolvimento e da aplicação de habilidades formalmente preestabelecidas e avaliadas pela organização. Empregados que adquirem habilidades relacionadas a diferentes funções, tornam-se mais valiosos para a empresa e têm mais possibilidades de evolução
CARREIRA POR HABILIDADES
*
AULA 2 
*
 Os sistemas tradicionais pressupõem que o profissional possua determinado conjunto de habilidades. Promoções e evolução salarial não estão vinculadas à demonstração dessas habilidades. Na remuneração por habilidades os aumentos de salário são diretamente vinculados a um processo de avaliação, no qual o empregado tem de demonstrar a aplicação da habilidade na prática com autonomia.
AVALIAÇÃO POR HABILIDADES
*
AULA 2 
*
Nos sistemas tradicionais, os cargos ou funções são avaliados, e pontuados, de acordo com as atividades envolvidas, o nível de responsabilidade, a amplitude de comando e a formação exigida. Nesse tipo de remuneração o foco é transferido do cargo para o indivíduo. O salário do indivíduo é determinado a partir de um conjunto de habilidades ou blocos de habilidades, que podem ser adquiridos de acordo com as necessidades da organização e os interesses dos profissionais.
LÓGICA DA REMUNERAÇÃO 
*
AULA 2 
*
VANTAGENS:
O foco na função é substituído pelo foco na pessoa. Essa mudança traz ganhos em termos de desenvolvimento individual e da organização.
Mudança de enfoque da função do RH. A gestão de um sistema por habilidades leva a função de RH a ser mais estratégica, já que integra os programas de captação às necessidades da organização. Ganham-se foco e sinergia. Evita-se o desperdício de recursos em programas sem impacto no desempenho individual e organizacional.
REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES
*
AULA 2 
*
VANTAGENS:
 Uma vez implantado, representa um acréscimo de flexibilidade e de adaptabilidade da empresa. Equipes multifuncionais bem treinadas adaptam-se muito mais facilmente a alterações de processos, produtos e modelos de gestão do que grupos organizacionais na forma tradicional.
*
AULA 2 
*
 Existem dois grupos de vantagens: crescimento horizontal e crescimento vertical. 
Tanto no nível gerencial quanto em relação ao pessoal administrativo, a definição das habilidades é mais difícil, pela variedade e grau de abstração das atividades;
No nível gerencial o processo de avaliação e certificação é mais complexo, tanto pelas características abstratas das habilidades a ser certificadas, quanto por dificuldades políticas inerentes ao processo.
*
AULA 2 
*
SÍNTESE DA AULA
Nesta aula apresentamos as características gerais de remuneração por habilidades e sua aplicabilidade em
empresas que passam por mudanças organizacionais, ou que atuam em mercados competitivos.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando