Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO FUNDAMENTOS DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1
1. Para a estrutura fundamental do Direito do Trabalho, o fato do trabalhador não poder privar-se voluntariamente de vantagens conferidas pela lei trabalhista compõe o:
- Princípio da Irrenunciabilidade dos Direitos.
2. Um suposto empregado Manoel ajuíza reclamação trabalhista, pleiteando vínculo de emprego e verbas daí decorrentes, não obstante as atividades funcionais que tenha ocorrido mediante a celebração de contrato verbal, que não formalizou a anotação na CTPS. À luz do princípio da primazia da realidade:
- o vínculo de emprego poderá ser reconhecido se, da realidade dos fatos, resultarem demonstradas a presença dos requisitos necessários para a configuração do contrato de trabalho.
3. No campo do direito do trabalho, os princípios são a base, a fundamentação, a diretriz que deve ser seguida para a interpretação da norma trabalhista.São princípios fundamentais e específicos do Direito do Trabalho:
- princípio da proteção, princípio da primazia da realidade e princípio da norma mais benéfica.
4. O prazo prescricional para ajuizamento de ação judicial, após a extinção do contrato de trabalho, para pleitear créditos resultantes das relações de trabalho para os trabalhadores urbanos e rurais, respectivamente, é de:
- dois anos e dois anos, porém, somente poderá pleitear direitos trabalhistas dos últimos 5 anos, a contar da data do ajuizamento da ação.
5. Indique a alternativa correta, quanto ao Princípio da Proteção:
- aplicação da norma mais favorável ao trabalhador.
6. O Princípio que importa especificamente na garantia de preservação, ao longo do contrato, 
da cláusula contratual mais vantajosa ao trabalhador, que se reveste de caráter de direito
adquirido, é o Princípio da
- Condição Mais Benéfica
7. Mario trabalhou na empresa ABC Ltda. durante seis anos e foi dispensado imotivadamente em maio deste ano. Ele foi informado por uma colega que existe um prazo para reclamar na Justiça do Trabalho eventuais direitos violados ao longo do período contratual. Esta colega disse ainda que se tal instituto se chama prescrição e há um prazo durante o curso do contrato de trabalho e outro prazo que se inicia após o término do contrato de trabalho. Qual seria este prazo?
- 5 anos durante o curso do contrato de trabalho e de até 2 anos após o término do contrato de trabalho.
8. O princípio que determina a prevalência das condições mais vantajosas para o trabalhador, ajustadas no contrato de trabalho ou resultantes do regulamento da empresa, ainda que vigore ou sobrevenha norma jurídica imperativa prescrevendo menor nível de proteção e que com esta não sejam incompatíveis, é o princípio:
- Da condição mais benéfica.
AULA 2
1. Sobre o contrato de aprendizagem, identifique as características inerentes a esse contrato:
- o aprendiz deve coincidir o período de férias com as suas férias escolares, é um contrato especial e por prazo determinado;
2. Nos termos do artigo 1º, da Lei nº 9.608/1998, é a atividade não remunerada, prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade. Qual o requisito faltante. Assinale a alternativa correta
- Onerosidade
3. Constitui direito aplicável à categoria dos empregados domésticos, exceto:
- FGTS obrigatório e seguro desemprego em caso de dispensa arbitrária.
4. O poder disciplinar do empregador se traduz:
- na possibilidade do empregador aplicar sanções por descumprimento de obrigações legais e contratuais, atinentes a prestação de serviços pelo empregado.
5. Quanto a legislação trabalhista e previdenciária podemos afirmar que:
- O empregado é aquele que trabalha com subordinação, habitualidade, pessoalidade, onerosidade e é pessoa física
6. São requisitos legais que definem quem é empregado:
- Pessoa física , continuidade, subordinação, salário e pessoalidade
7. Para que seja caracterizada a existência de vínculo de emprego, é necessária a presença concomitante de alguns requisitos. Entre tais requisitos, encontram-se:
- existência de pessoalidade, de não eventualidade, de subordinação do empregado ao poder de direção e comando e de onerosidade; retribuição pecuniária pelo serviço prestado pelo empregado.
8. Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Assim sendo, não são empregados:
- os autônomos, os eventuais, os avulsos e o pequeno empreiteiro.
AULA 3
1. A terceirização é modalidade contratual inadmissível em nosso ordenamento jurídico quando levada a cabo para
- locação permanente de mão-de-obra em atividade-fim da empresa tomadora de pessoal
2. Com fundamento nas disposições da CLT, em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, o mesmo:
- não poderá ser estipulado por mais de 2 anos, ou, no caso de contrato de experiência, não poderá ser estipulado por mais de 90 dias.
3. Conceitua-se como subsidiária a responsabilidade trabalhista da empresa que:
- Responde pelos créditos dos trabalhadores contratados pela empresa que lhe presta serviços.
4. É correto afirmar que o contrato de experiência não poderá exceder de:
- 90 dias;
5. João Silva fora contratado pela empresa Maquinária LTDA a título de experiência. Sua data de admissão é 20/05/2010. Passdo mais de 90 dias não houve renovação formal de seu contrato por parte da empresa. Podemos afirmar que seu contrato de experiencia automaticamente, passado 90 dias, ganhará status de:
- Contrato por Prazo Indeterminado.
6. Quanto a duração dos contratos de trabalhos eles se classificam como:
- Prazo determinado ou indeterminado
7. Nos contratos de subempreitada responderá o subempreiteiro pelas obrigações derivadas do contrato de trabalho que celebrar, cabendo aos empregados reclamar contra o
- empreiteiro principal, em caso de inadimplemento das obrigações por parte do subempreiteiro.
8. Manoel foi contratado na modalidade de adaptação, no período de 01 de Janeiro de 2015 até 01 de Abril de 2015, pela Empresa Americana LTDA., exercendo a função de auxiliar administrativo, tendo como supervisor o Sr. Abílio da Castro, laborando de segunda feira até sexta feira, no horário de 8.00 h as até 18.00 h, com um intervalo de uma hora da refeição de descanso. Acontece que por descuido da Empresa o contrato de trabalho do empregado Manoel ultrapassou a data pré determinada. Questiona-se: Qual o prazo legal para contratação do empregado Manoel:
- 90 dias, no Contrato de Trabalho individual de Experiência
AULA 4
1. Leia atentamente as assertivas e assinale a alternativa correta. I. As diárias de viagens pagas ao empregado integram o salário do mesmo quando excedem 50% do valor deste. II. A primeira parcela do 13º salário do trabalhador deverá ser paga até o dia 20 de dezembro e a segunda, conseguintemente até o último dia do ano. III. Os custos do empregador com matrícula, mensalidade, livros e materiais escolares do empregado não serão considerados salário.
- Apenas as assertivas I e III estão corretas
2. Considerando que a definição de empregado está no artigo 3º da CLT, como sendo: toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob dependência deste e mediante salário. Questiona-se: O elemento salário é o pagamento do trabalho executado pelo empregado que está ligado com a:
- natureza alimentar para subsistência do empregado e seus familiares.
3. Davi trabalha na empresa X como analista de sistema, suporte e internet. Além de seu salário mensal, recebe as seguintes utilidades: curso de informática avançada, seguro de
vida e previdência privada. Neste caso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho,
- nenhum dos itens mencionados são considerados salários-utilidade
4. Paulo foi contratado como empregado da empresa Fábrica de Doces Celestes para exercer as funções de ajudante geral, recebendo um salário mínimo mensal. Após um ano de trabalho, Paulo foi chamado pelo gerente que o informou que, em razão das dificuldades econômicas da empresa, seu salário seria reduzido para meio salário mínimo mensal. A atitude da empresa
- não está correta, pois o salário é irredutível, salvo previsão em convenção ou acordo coletivo.
5. Camila labora no supermercado X, a quem a sua empregadora pretende pagar parte do salário contratual através de produtos alimentícios. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, em se tratando de salário in natura, o percentual legal permitido para alimentação fornecida como salário-utilidade não pode exceder:
- 20% do salário contratual.
6. É permitido ao empregador efetuar descontos nos salários dos empregados, desde que tais descontos decorram de
- adiantamentos, previsão legal ou cláusula estabelecida em contrato coletivo
7. Um determinado funcionário, que trabalha no depósito de uma distribuidora de produtos químicos, tem acrescido a sua remuneração um adicional de insalubridade. Pelo que rege a CLT, o adicional de insalubridade que este funcionário recebe é estabelecido de acordo com o seu grau (grau mínimo, grau médio e graus máximo), calculados, respectivamente pelos percentuais de:
- 10%, 20% e 40% sobre o salário base do empregado
8. No tocante ao salário e remuneração, é INCORRETO, afirmar:
- Em caso de dano causado pelo empregado por culpa, o desconto salarial será lícito independentemente da anuência do empregado.
AULA 5
1. Marta iniciou o gozo de suas férias ainda no período concessivo, mas terminou após o referido período. Neste caso,
- os dias de férias gozadas após o período concessivo deverão ser remunerados em dobro.
2. A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de _____, mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho e a compensação das horas extras serão realizadas no período máximo de ______. Complete a frase:
- 2 horas e 1 ano
3. Em relação ao intervalo para repouso e alimentação, é correto afirmar:
- Esse intervalo não é computado na duração do trabalho.
4. O empregado José Carlos foi contratado, através do contrato de trabalho individual indeterminado pelo empregador Manoel em 12 02 2012, para exercer a função de vendedor na loja Ponto Bom Limitada, sendo a jornada de trabalho de 8.00 h as 17.00 h, com uma hora de intervalo para refeição e descanso. Acontece que no dia 12 01 2014 o empregado teve que se afastar entre 13 01 2014 até 24 01 2014 em razão do seu estado físico devidamente comprovado com documento hábil, e, 25 01 2014 gravando o estado de saúde do empregado José Carlos teve que ingressar na Previdência Social. Questiona-se: O que aconteceu com o Contrato de Trabalho individual indeterminado do empregado?
- Houve a Suspensão do Contrato de trabalho.
5. Quando ocorre a necessidade de alteração do contrato de trabalho a partir da transferência de um empregado do local original de trabalho, acarretando mudança de domicílio, temos uma situação:
- que pode ocorrer por decisão unilateral do empregador, fazendo uso do princípio do "jus variandi".
6. Em relação à concessão e à época das férias, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, considere: I. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos doze meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito. II. A concessão das férias será participada por escrito ao empregado, com antecedência de, no mínimo, quinze dias. III. Os membros de uma mesma família que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa terão direito a gozar férias no mesmo período, se assim o desejarem e se disto não resultar prejuízo para o serviço. IV. O empregado perceberá, durante as férias, a remuneração que lhe for devida na data em que adquiriu o direito. V. A remuneração das férias será paga até dois dias úteis antes do início do respectivo período. Está correto o que se afirma APENAS em
- I e III.
7. Vivi e Duda são irmãs e empregadas da empresa X. Hoje, faleceu o marido de Vivi. Neste caso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho,
- apenas Vivi poderá deixar de comparecer ao serviço por até dois dias consecutivos, tratando-se de caso de interrupção do contrato de trabalho.
8. João, residente em Santarém PA, trabalha como pedreiro, há três anos, na empresa X Construções, localizada no referido município. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta a respeito da relação de emprego
- Se o estabelecimento onde João labora for extinto, a empresa poderá transferi-lo
AULA 6
1. Antunes, aproveitando-se do seu cargo de confiança, retirou dinheiro do caixa da empresa, de forma continua e reiterada por cerca de 08 meses, sem autorização prévia, para investir em seus negócios. Quando o seu empregador soube do ocorrido, Antunes lhe disse que tinha a intenção de devolver a quantia equivalente. De acordo com as normas da CLT que regulam a extinção do pacto laboral responda, com base na situação descrita, marque a alternativa correta:
- Antunes poderá ser demitido por justa causa em virtude de ato de improbidade.
2. Em relação às faltas graves geradoras de dispensa por justa causa assinale a alternativa correta:
- A desídia exige histórico faltoso, isto é, para que o contrato seja rescindido é necessário que o empregado cometa a mencionada falta grave mais de uma vez e que o empregador tenha aplicado punições anteriores ao empregado.
3. Observe as frases a seguir que se relacionam ao tema do AVISO PRÉVIO: I - Aviso prévio é a comunicação da rescisão do contrato de trabalho por uma das partes, empregador ou empregado, que decide encerrá-lo. II - O aviso prévio trabalhado ocorre quando o empregador determina o desligamento imediato do empregado e efetua o pagamento da parcela relativa ao respectivo período. III - Ocorrendo a rescisão do contrato de trabalho, sem justa causa, por iniciativa do empregador, poderá ele optar pela concessão do aviso prévio trabalhado ou indenizado IV - No aviso prévio indenizado o empregado se desliga imediatamente e o empregador efetua o pagamento do valor respectivo em rescisão de contrato. É correto o que se afirma:
- Somente nas alternativas I, III e IV;
4. O horário normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso prévio, se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador, será reduzido de:
- De duas horas diárias, sem prejuízo do salário integral;
5. Com fundamento na legislação aplicável ao FGTS, a conta vinculada do trabalhador NÃO poderá ser movimentada na hipótese de
- pedido de demissão.
6. O poder disciplinar do empregador é exercido quando:
- Aplica advertência aos empregados.
7. Fernanda é contratada pela empresa Master, a título temporário, com base na Lei n. 6.019/74, pelo prazo certo de 3 meses. Quando do término deste período e ciente de que o empregador não pretende renovar o contrato, ela informa que se encontra grávida de 6 semanas. A respeito do caso proposto, de acordo com o entendimento do TST, assinale a afirmativa correta.
- Fernanda não poderá ser dispensada, pois, em razão da gravidez, possui garantia no emprego, mesmo sendo o contrato a termo.
8. Helena, empregada da empresa Troia, está grávida. A Convenção Coletiva de Trabalho da 
categoria de Helena prevê a estabilidade gestante desde a confirmação da gravidez até sete meses após o parto, divergindo da estabilidade legal, prevista no Ato de Disposições
Constitucionais Transitórias. Neste caso, será aplicada a Helena a
- cláusula prevista na Convenção Coletiva de Trabalho que prevê a estabilidade para a empregada gestante desde a confirmação da gravidez até sete meses após o parto.
AULA 7
1. O empregado que, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro, terá o seu contrato de trabalho
- interrompido pelo tempo que se fizer necessário, compreendendo a viagem de ida até o local onde será realizada a reunião e a de volta.
2. O artigo 620 da Consolidação das Leis do Trabalho prevê que as condições estabelecidas em Convenção Coletiva de Trabalho, quando mais favoráveis, prevalecerão sobre as estipuladas em Acordo Coletivo de Trabalho. Tal dispositivo consagra o princípio da
- norma mais favorável ao empregado.
3. A associação em sindicatos constitui um dos elementos decorrentes da liberdade sindical. O ordenamento jurídico brasileiro, no entanto, impõe a associação sindical a partir da formação de categorias, é VERDADEIRO dizer que:
- Profissionais: aquelas formadas a partir da similitude de condições de vida oriunda da profissão ou trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica ou em atividades econômicas similares ou conexas.
4. De acordo com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou atividades essenciais, é Verdadeira a afirmação:
- Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
5. Sindicato dos bancários formalizou Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Bancos fixando a contribuição assistencial no percentual de 2% a ser descontado dos salários dos empregados no mês seguinte ao reajuste. Ana Maria, bancária do Banco Beta S/A, não é sindicalizada e teve descontado do seu salário a referida contribuição assistencial. Além desse desconto, no mês de março, seu empregador também efetuou desconto a título de contribuição sindical. Diante do caso apresentado, marque a opção correta sobre a matéria. Ana Maria poderá exigir a devolução dos valores descontos em seu salário a título de contribuição assistencial?
- Sim, tendo em vista que somente é devida a contribuição assistencial aos membros sindicalizados e Maria não é.
6. No Direito Coletivo do Trabalho, a proteção se dá:
- Através da intervenção sindical.
7. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) inclui os princípios entre as fontes a que a Justiça do Trabalho deve recorrer para sanar omissões no campo das relações de trabalho.São fontes formais, autônomas e específicas do Direito do Trabalho:
- Convenção Coletiva e Acordo Coletivo.
8. A contribuição confederativa é devida
- apenas pelos associados do sindicato, desde que autorizada em assembleia geral da categoria
AULA 8
1. A Constituição Federal de 1988 deu novo tratamento à Previdência Social no Brasil em relação às constituições pretéritas. O conceito de Seguridade Social colocado no Título da Ordem Social constitui em um novo paradigma constitucional à medida que:
- a Previdência Social é vista como um serviço a ser prestado de forma integrada com a Assistência Social e a Saúde.
2. A Assistência Social é tratada pelos artigos 203 e 204 da Constituição Federal, que determina seus objetivos, formas de ação e de financiamento, sendo prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição para a seguridade social, tendo como objetivos:
- A habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência física e a promoção da sua integração a sociedade
3. Analise a seguinte assertiva: "Deve-se cobrar mais contribuição de quem tem maior capacidade de pagamento para que se possa beneficiar os que não possuem as mesmas condições". Esta assertiva se refere ao princípio de Direito Previdenciário denominado:
- Equidade na forma de participação no custeio.
4. Com conformidade com o artigo 194 da Constituição Federal, define que a Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade destinado a assegurar os direitos relativos:
- à Previdência, à Saúde, à Assistência social;
5. São segurados obrigatórios da previdência social:
- empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial;
6. Em relação às contribuições previdenciárias devidas pelos contribuintes da Previdência Social, é correto afirmar que:
- presume-se o recolhimento das contribuições do empregado.
7. Quanto aos princípios constitucionais da Seguridade Social, é INCORRETO afirmar:
- Todas as alternativas estão incorretas;
8. A administração teve origem no ano 5 A.C. na Suméria e teve continuidade no Egito, na China , em Roma e outras civilizações e impérios medievais até chegar aos tempos modernos. Na evolução histórica das organizações, duas instituições se destacam. Qual das alternativas abaixo está correta?
- A igreja Católica e as Organizações Militares
AULA 9
1. ______________é o benefício pago ao trabalhador que sofre um acidente e fica com sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho. O benefício deixa de ser pago quando o trabalhador se aposenta.
- Auxílio acidente;
2. A aposentadoria por idade beneficia os trabalhadores que moram na zona urbana e também os trabalhadores da zona rural, mas com idade diferentes para poder começar a receber o benefício. além de tempo mínimo de contribuição. Para a aposentadoria por idade:
- além da idade de 60 anos para a mulher e 65 anos para o homem, é exigida também a carência de 15 anos de contribuição.
3. Segundo (Omar Chamon) A ....................................................¿é a política social de proteção do hipossuficiente, quem dela necessitar, independente de contribuição, principalmente à proteção a família, maternidade, infância, adolescência, velhice e as pessoas portadoras de deficiências físicas¿ refere-se a que este conceito? Assinale a alternativa correta.
- Assistência social
4. Quanto aos Regimes de Previdência no Brasil, assinale a alternativa que contempla uma característica do Regime Complementar de Previdência:
- É um regime de natureza Facultativa
5. São segurados obrigatórios da Previdência Social:
- Os Empregados, inclusive domésticos, os Contribuintes Individuais, os Trabalhadores Avulsos e os Segurados Especiais
6. João empregado da empresa ABC Ltda. foi acometido de tuberculose, e, em razão da doença necessitou afastar-se do trabalho por 6 meses. Neste caso após o décimo quinto dia de incapacidade qual o benefício previdenciário devido ao empregado.
- auxílio doença
7. Marilia após exames laboratoriais foi diagnosticada com tuberculose. Sua doença é contagiosa e em razão deste fato precisa ausentar-se do trabalho para tratamento médico por seis meses. Durante este período, Marilia esta em benefício previdenciário. Qual o benefício previdenciário recebido por Marilia?
- auxílio doença
8. Branca Pink, empregada da empregada "T" obteve a guarda judicial da menor Soraya de 7 anos de idade para fins de adoção. Neste caso, segundo a Consolidação das Leis Trabalhista, Branca Pink
- terá direito a 120 dias de licença-maternidade.
AULA 10
1. Samuel possui contrato de trabalho com prazo indeterminado com a empresa Day by Day desde 23.05.2005. Em maio de 2010, ele recebeu do empregador a primeira parcela do 13º salário no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). Qual deveria ser o valor da segunda parcela do 13º salário, tendo em vista que de janeiro a outubro Samuel percebeu um salário de R$ 1.000,00/mensal,
aumentado para R$ 1.500,00/mensal nos meses de novembro e dezembro?
- R$ 1.000,00
2. O artigo 195 da Constituição Federal estabelece que a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais¿. Assinale a alternativa correta:
- Do trabalhador e demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre a aposentadoria e pensão concedidos pelo Regime Geral da Previdência Social;
3. Qual a denominação jurídica previdenciária para quem tem a competência de recebe, cobrar e até penalizar as contribuições do INSS:
- Sujeito Ativo.
4. As empresas ou empregadores com mais de um estabelecimento, filial ou sucursal devem possuir quantos Livros de Inspeção do Trabalho?
- Um para cada estabelecimento
5. A Contribuição dos Segurados Empregados, inclusive Domésticos ou Avulsos , baseado na Lei Previdenciária, está previsto o percentual de:
- é de 8% , 9% ou 11% do seu Salário de Contribuição.
6. Quais as fontes compõe o custeio a Seguridade Social?
- Receitas da União, Receitas das Contribuições Sociais e Receitas de Outras fontes.
AVALIAÇÃO PARCIAL
1. Em que consiste e qual o objetivo do Direito do Trabalho ?
- É o conjunto de princípios e normas que regulam não só as realações laborais subordinadas, pactuadas entre empregados e empregadores, como também as relações jurídicas entre estes e o Estado, a detrminação dos sujeitos dessas relações e a regulamentação das organizações destinadas à proteção desse trabalho, quanto à sua estrutura e forma de atuação. 
2. Durante a greve há suspensão ou interrupção do contrato de trabalho? 
- O aluno deverá abordar que o contrato de trabalho permanece suspenso, não há pagamento de salário, mas não podem ocorrer demissões
3. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) inclui os princípios entre as fontes a que a Justiça do Trabalho deve recorrer para sanar omissões no campo das relações de trabalho, ou seja, os princípios são enunciados deduzidos do ordenamento jurídico pertinente, destinados a iluminar tanto o legislador, ao elaborar as leis, como o interprete, ao aplicar as leis. Assim, analise as asserções abaixo e, a seguir, marque a alternativa correta: O princípio da aplicação norma mais favorável ao trabalhador não se confunde com o princípio da condição mais benéfica ao trabalhador porque o primeiro pressupõe a vigência simultânea de duas ou mais normas regulando a mesma situação jurídica, enquanto o último supõe a existência de uma norma anterior e outra posterior (sucessão normativa).
- As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
4. Quanto à relação de emprego e às relações de trabalho, é INCORRETO afirmar:
- O trabalho avulso é aquele em que o trabalhador presta serviços de curta duração para distintos beneficiários, com intermediação de terceira entidade com quem mantém vínculo de emprego nos termos da CLT, mas não se igualando em direitos com os trabalhadores com vínculo empregatício permanente. 
5. A terceirização é modalidade contratual inadmissível em nosso ordenamento jurídico quando levada a cabo para
- locação permanente de mão-de-obra em atividade-fim da empresa tomadora de pessoal 
6. Não se pode dizer que a flexibilização das normas trabalhistas
- consiste na desregulamentação integral do Direito do Trabalho, passando as partes diretamente a estabelecer as condições de trabalho
7. Com relação as estabilidade provisórias marque a opção correta:
- a gestante tem estabildade desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
8. Os sindicatos poderão celebrar Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho, 
- Por deliberação de Assembleia Geral, especialmente convocada para esse fim, que será válida com o comparecimento e votação, em única convocação, de 1/8 (um oitavo) dos membros associados ou não
9. Marilia após exames laboratoriais foi diagnosticada com tuberculose. Sua doença é contagiosa e em razão deste fato precisa ausentar-se do trabalho para tratamento médico por seis meses. Durante este período, Marilia esta em benefício previdenciário. Qual o benefício previdenciário recebido por Marilia?
- auxílio doença
10. I. Abolida a escravidão, em 1888, os trabalhadores nas indústrias emergentes, muitos deles imigrantes, com tradição sindicalista européia, passaram a exigir medidas de proteção legal; até cerca de 1920, a ação dos anarquistas repercutiu fortemente no movimento trabalhista. II. Convenção coletiva: é um instrumento normativo auto-elaborado em nível de categoria e na base territorial dos sindicatos estipulantes; f oram definidas (CLT, art. 611) como o acordo de caráter normativo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho. III. Escalonamento das normas: o ordenamento jurídico, como todo o sistem a normativo, é um conjunto de normas de conduta, de organização, de competência, de direitos subjetivos e deveres, aspecto do q ual resulta a necessidade de ser estabelecida uma correlação entre as normas visando à coerência do sistema. Considerando o julgamento acima, assinale a alternativa correta.
- Há três assertivas corretas.
11. O Princípio que importa especificamente na garantia de preservação, ao longo do contrato, da cláusula contratual mais vantajosa ao trabalhador, que se reveste de caráter de direito adquirido, é o Princípio da
- Condição Mais Benéfica
12. Sobre relação de emprego e relação de trabalho: 
- A relação de emprego tem como sujeitos o empregado e o empregador
13. Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Assim sendo, não são empregados:
- os autônomos, os eventuais, os avulsos e o pequeno empreiteiro.
14. Cesaltina foi admitida há cinco anos como cozinheira para trabalhar em escritório de advocacia constituído como pessoa jurídica, de 2ª a 5ª feira. Suas funções consistiam em cuidar da cozinha e da copa da casa em que funcionava o escritório, fazer compras e servir refeições para os advogados e estagiários. A vinculação existente entre a tal senhora e o tomador de serviços era de:
- Contrato de trabalho, nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho.
15. Sobre o contrato individual de trabalho é correto afirmar que, EXCETO:
- o contrato de experiência não exige assinatura na CTPS do empregado.
16. O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. O percentual do adicional de periculosidade é de
- 30%
17. É permitido ao empregador efetuar descontos nos salários dos empregados, desde que tais descontos decorram de 
- adiantamentos, previsão legal ou cláusula estabelecida em contrato coletivo
18. De acordo com o disposto na CLT, o pagamento da remuneração das férias deve ser feito: 
- até 2 dias antes do início do respectivo período.
19. Analisando as normas da legislação trabalhista quanto à duração do trabalho, jornadas de trabalho e períodos de descanso, 
- entre duas jornadas de trabalho diário haverá um período mínimo de onze horas consecutivas para descanso, além de um descanso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferencialmente aos domingos.
20. As Relações do Trabalho tiveram
suas raízes em três etapas antecedentes. Essas etapas foram:
- Escravidão,Servidão e Corporações de Ofício.
21. O Juiz do Trabalho pode privilegiar a situação de fato que ocorre na prática, devidamente comprovada, em detrimento dos documentos ou do rótulo conferido à relação de direito material. Tal assertiva, no Direito do Trabalho, refere-se ao princípio da
- primazia da realidade.
22. O vínculo de emprego é caracterizado por alguns elementos, se eles não existirem, não haverá vinculo empregatício. Assinale a alternativa que representa estes elementos:
- Ser pessoa física, pessoalidade, serviço não eventual, subordinação, onerosidade;
23. Considera-se ______________________ a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
- 	Empregador
24. Marque a opção correta relativa às características do contrato de trabalho:
- Bilateral, consensual, oneroso, da classe dos comutativos e de trato sucessivo;
25. Manoel foi contratado pela empresa VCE Ltda. na modalidade de contrato de experiência. Questiona-se: Qual o prazo máximo para este tipo de contrato:
- 90 dias
26. Como decorrência do princípio constitucional da não discriminação salarial (art. 7o , XXX e XXXI da CF), a garantia da isonomia salarial fundamenta-se na ideia básica de que a todo trabalho de igual valor deve corresponder salário igual. Para caracterização do trabalho de igual valor, gerando o direito à equiparação salarial, é necessário que sejam preenchidos concomitantemente alguns requisitos, entre os quais NÃO se inclui:
- existência de quadro organizado de carreira
27. Paulo foi contratado como empregado da empresa Fábrica de Doces Celestes para exercer as funções de ajudante geral, recebendo um salário mínimo mensal. Após um ano de trabalho, Paulo foi chamado pelo gerente que o informou que, em razão das dificuldades econômicas da empresa, seu salário seria reduzido para meio salário mínimo mensal. A atitude da empresa:
- não está correta, pois o salário é irredutível, salvo previsão em convenção ou acordo coletivo.
28. Hércules trabalha na empresa "Semideuses Produções Ltda.", cumprindo jornada legal de oito horas por dia. Ele gasta vinte minutos para se deslocar de sua residência até o local de trabalho e o mesmo tempo para o seu retorno, utilizando ônibus fretado pago pela empresa, embora pudesse utilizar transporte público coletivo para fazer o trajeto, diante da proximidade da empresa e de sua casa do ponto de ônibus. Nessa situação, conforme norma legal,
- o tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, não será computado na jornada de trabalho.
29. Liane ,estudante de direito,está discutindo com o seu colega de classe, Jailton, a respeito das Fontes do Direito do Trabalho. Para sanar a discussão, indagaram ao professor da turma sobre as fontes autônomas e heterônomas. O professor respondeu que as Convenções Coletivas de Trabalho, as Sentenças Normativas e os Acordos Coletivos são fontes
- autônomas, heterônomas e autônomas, respectivamente
30. O princípio que determina a prevalência das condições mais vantajosas para o trabalhador, ajustadas no contrato de trabalho ou resultantes do regulamento da empresa, ainda que vigore ou sobrevenha norma jurídica imperativa prescrevendo menor nível de proteção e que com esta não sejam incompatíveis, é o princípio:
- da condição mais benéfica
31. Sobre a relação de emprego e relação de trabalho:
- a relação de emprego tem como sujeitos o empregado e o empregador
32. Adriana submete-se a um ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo daqueles que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, educação profissional, ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental. Logo, pode-se dizer que Adriana é uma
- estagiária
33. A legislação preconiza que o contrato de experiência não poderá exceder de 
- 90 dias
34. Acerca do contrato de trabalho marque a opção correta
- Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego
35. A equiparação salarial exige que o Reclamante e o paradigma tenham, nas mesmas funções diferença de tempo não superior a 
- 2 anos
36. Sobre a alteração do contrato de trabalho é INCORRETO a firmar:
- O empregador pode transferir o empregado, independentemente de sua concordância, quando ocorrer a extinção do estabelecimento em que o mesmo trabalhar, sendo que a recusa à transferência por parte do mesmo implica em dispensa por justa causa
37. As horas trabalhadas além da jornada normal de 8 horas, desde que não compensadas, serão remuneradas com um adicional de, no mínimo,
- 50%
38. Em que ocasiões o auxílio reclusão será concedido nas mesmas condições da pensão por morte? 
- Aos dependentes do segurado recolhido à prisão, que não receber remuneração da empresa nem estiver em gozo de auxílio-doença, de aposentadoria ou de abono de permanência em serviço
39. O artigo 620 da Consolidação das Leis do Trabalho prevê que as condiçoes estabelecidas em Convenção Coletiva de Trabalho, quando mais favoráveis, prevalecerão sobre as estipuladas em Acordo Coletivo de Trabalho. Tal dispositivo consagra o princípio da
- norma mais favorável ao empregado
40. Os direitos sociais podem ser agrupados em grandes categorias, dentre outros:
- os direitos sociais dos trabalhadores e estes, por sua vez, subdivididos em individuais e coletivos
os direitos sociais de seguridade social
todas as anteriores
42. O contrato de aprendizagem:
- poderá ser estipulado por mais de 2 anos quando se tratar de aprendiz com deficiência
43. Quais os princípios do Direito Previdenciário?
- 1 princípio da solidariedade. 2 princípio da universalidade de cobertura e atendimentos 3 uniformidade e equivalência de prestações entre população urbana e rural 4 seletividade e distributividade de benefícios e serviços 5 irredutibilidade do valor dos benefícios
44. Indique a alternativa correta, quanto ao Princípio da Proteção
- aplicação da norma mais favorável ao trabalhador
45. São fontes materiais do direito do trabalho: 
- as greves e pressões sociais realizadas pelos trabalhadores, com vistas à melhoria de sua condição social.
46. Nenhuma empresa poderá admitir a seu serviço, empregado estrangeiro, sem que exiba a: 
- Carteira de identidade de estrangeiro devidamente anotada;
47. Sobre o contrato individual de trabalho é correto afirmar que, EXCETO: 
- o contrato de experiência não exige assinatura na CTPS do empregado.
48. João Silva fora contratado pela empresa Maquinária LTDA a título de experiência. Sua data de admissão é 20/05/2010. Passdo mais de 90 dias não houve renovação formal de seu contrato por parte da empresa. Podemos afirmar que seu contrato de experiencia automaticamente, passado 90 dias, ganhará status de:
- Contrato por Prazo Indeterminado.
49. A empresa Tudo Limpo atua no ramo de prestação de serviços gerais, a maioria dos seus trabalhadores têm jornada diurna, mas existem algumas vagas para jornada noturna.O empregado da Empresa Tudo Limpo Ltda que realizar um trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de: 
- 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna
50. Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições:
- Por mútuo consentimento, e, ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízo ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia;
51. O limite máximo para pagamento de salário in natura e/ou utilidade pelo empregador, é de: 
- 70%
52. Segundo ao artigo 61 da CLT, o empregador que por motivo de força maior comprovar a necessidade da conclusão de serviços inadiáveis que cuja inexecução acarretar fortes prejuízos à empresa, a jornada do empregado, poderá excepcionalmente ser prorrogada em até ao máximo de:
- 12 horas diárias
53. Analisando o instituto da equiparação salarial marque a opção correta: 
- equiparação salarial só é possível se o empregado e o paradigma exercerem a mesma função, desempenhando as mesmas tarefas, não importando se os cargos têm, ou não, a mesma denominação
54. O aviso prévio é devido ao trabalhador que: 
- For demitido sem justa causa; 
55. João celebrou contrato de experiência de 60 dias com a empresa SOL sem cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão. Durante o referido contrato, João, insatisfeito com suas tarefas diárias, requereu a rescisão antecipada deste contrato. Neste caso, considerando que não há justa causa presente na rescisão, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, João
- será obrigado a indenizar a empresa SOL dos prejuízos decorrentes desta rescisão, limitados à metade da remuneração a que João teria direito até o término do contrato
56. O sindicato do Pescadores de Cacimbinhas do Sul em convenção coletiva acertou o percentual de reajuste salarial de 5% para o ano de 2010. A empresa "Pesquinha Ltda" informou aos seu colaboradores que não tem condições de repassar este percentual em uma única vez. Houve uma composição entre os funcionários da Pesquinha com os seus proprietários, que lavraram um documento para firmarem seus interesses de composição. Este documento é o:
- acordo coletivo
57. O QUE SE ENTENDE POR DISSÍDIO COLETIVO 
- ACONTECE QUANDO, NÃO HAVENDO ACORDO SOBRE PERCENTUAIS DE AUMENTO, AS PARTES AJUIZAM UMA AÇÃO PARA QUE A JUSTIÇA DO TRABALHO 
DETERMINE
58. Qual é a finalidade do Direito Coletivo?
- a proteção se dá através do grupo ao qual o trabalhador está vinculado.
59. Indique qual das opções está correta com relação aos objetivos constitucionais da Seguridade Social:
- Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais 
60. O trabalhador cujo contrato de trabalho por prazo indeterminado for rescindido após de doze meses de vigência
- deve receber seus créditos rescisórios no prazo de dez dias contados da data da dispensa, quando da ausência de aviso prévio, com a assistência obrigatória do sindicato profissional ou da autoridade do Ministério do Trabalho
61. Sobre a rescisão por justa causa, marque a alternativa que indica as verbas rescisórias que o empregado tem direito.
- Saldo de salário e férias vencidas +1/3 Constitucional, se houver;
62. Acerca do plano de benefícios do INSS e da manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado, julgue os itens a seguir e indique aquele que está ERRADO: 
- 5. Serão considerados, para cálculo do salário de benefício, os ganhos habituais do empregado sob a forma de utilidades, mesmo os que não tenham incididos na contribuição previdenciária.
63. Determinada senhora foi admitida há cinco anos como cozinheira para trabalhar em escritório de advocacia constituído como pessoa jurídica, de 2ª a 5ª feira. Suas funções consistiam em cuidar da cozinha e da copa da casa em que funcionava o escritório, fazer compras e servir refeições para os advogados e estagiários. A vinculação existente entre a tal senhora e o tomador de serviços era de: 
- Contrato de trabalho, nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho 
64. Uma pessoa contratou costureira para trabalhar para uma confecção. A costureira busca as peças que serão produzidas em uma semana leva para sua casa e na outra semana leva toda a produção. Ficou pactuado um valor por peça produzida. A trabalhadora presta seus serviços com subordinação, habitualidade, pessoalidade e onerosidade. Todavia, os serviços são prestados no domicílio da trabalhadora e por esta razão o dono da confecção não quer assinar a CTPS. Pergunta-se: É possível obter vínculo de emprego trabalhando em domicílio?
- Sim. Artigo 6, CLT. Princípio primazia da Realidade 
65. De quais recursos é mantida a Previdência Social ?
- De contribuições dos Empregados, Empregadores e do Governo.
66. No que diz respeito à suspensão e interrupção do contrato de trabalho, considere: I- Eleição para o cargo de Diretor de Sociedade Anônima. II- Afastamento para qualificação profissional do obreiro prevista em Convenção Coletiva de Trabalho e com a aquiescência formal do empregado. III- Deixar de comparecer ao trabalho por três dias consecutivos em virtude do casamento. IV- Comparecimento judicial ao Tribunal do Juri como jurado. Caracterizam interrupção do contrato de trabalho as hipótese indicadas APENAS em:
- III e IV
67. A estabilidade provisória da gestante tem duração desde a
- confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. 
68. Acerca das regras de suspensão e interrupção do contrato individual de trabalho, assinale a opção correta.
- Aposentado por invalidez o operário, seu contrato de trabalho ficará suspenso durante o prazo fixado pelas leis da previdência social para a efetivação do benefício. 
69. Quando estiver o aplicador diante de situações em que há duas situações distintas, deverá este acolher aquela mais benéfica ao trabalhador, no entanto nunca afrontando a vontade da lei. Esta determinação respeita o princípio:
- princípio do indubio pro operario
70. Nos termos do artigo 1º, da Lei nº 9.608/1998, é a atividade não remunerada, prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade. Qual o requisito faltante. Assinale a alternativa correta
- Onerosidade
71. Uma grande empresa de processamento de dados possui 10 mil empregados. De acordo com a lei vigente, em relação à quantidade de portadores de deficiência ou reabilitados que deverá manter em seu quadro de empregados, essa empresa:
- deve manter em seu quadro 500 empregados reabilitados ou portadores de deficiência.
72. Marília deseja fazer uma reforma em sua casa e contratou um arquiteto, profissional liberal, para fazer um projeto. Marília informou o que objetivava em sua obra e a partir do seu desejo, o profissional desenvolveu o trabalho. Foi pactuado um contrato de prestação de serviços, sendo, estabelecido, um prazo para conclusão do trabalho e um valor de pagamento. Neste caso hipotético, o trabalhador caracteriza-se como :
- Autônomo
73. É permitido ao empregador efetuar descontos nos salários dos empregados, desde que tais descontos decorram de
- adiantamentos, previsão legal ou cláusula estabelecida em contrato coletivo
74. O adicional de horas extras está previsto no artigo 7o , inciso XVI da Constituição Federal e seu cálculo é realizado pelo adicional de:
- 50% para as horas extras trabalhadas de segunda a sábado e de 100% para as horas extras dos domingos e feriados.
75. Paulo trabalha na sede de uma empresa, localizada no bairro em que reside, de segunda a sexta-feira, das 8 h às 17h, com 1 hora de intervalo para repouso e alimentação. Paulo, portanto, tem uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Num certo dia, Paulo é chamado por seu chefe, que lhe propôs, unilateralmente, as seguintes alterações em seu contrato de trabalho: trabalharia das 20 h às 2 h, sem intervalo, passando a sua jornada de trabalho para 30 horas semanais. Ademais, o salário do empregado seria reduzido proporcionalmente à nova jornada de trabalho e ele seria transferido para a filial que se localiza no
bairro ao lado. Com relação às propostas do chefe de Paulo, verifica-se que é lícita a alteração da(o)
- local de trabalho, pois não implicará mudança de domicílio de Paulo.
76. Em ocasião do contrato de trabalho individual indeterminado, na hipótese de falecimento do empregador ou sucessão da empresa, os direitos do trabalhador e seu contrato de trabalho fica:
- Preservados em conformidade com os artigos 10 e 483 da CLT;
77. O princípio que determina a prevalência das condições mais vantajosas para o trabalhador, ajustadas no contrato de trabalho ou resultantes do regulamento da empresa, ainda que vigore ou sobrevenha norma jurídica imperativa prescrevendo menor nível de proteção e que com esta não sejam incompatíveis, é o princípio:
- Da condição mais benéfica.
78. São direitos do empregado doméstico:
- décimo terceiro salário
79. A terceirização é modalidade contratual ILÍCITA quando praticada para:
- Locação permanente de mão-de-obra em atividade-fim da empresa tomadora de pessoal.
80. Huguinho, com 15 anos de idade, é contratado como aprendiz pela empresa Lucro Certo Ltda. para desempenhar suas funções em local insalubre, periculoso e noturno. O Ministério Público do Trabalho, após verificar denúncia anônima de exploração do trabalho infantil alegou violação da Convenção 138 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ratificada pelo Brasil, em 2002. Diante deste cenário, pergunta-se:
- Huguinho é considerado menor e só poderá trabalhar na empresa Lucro Certo Ltda. na condição de aprendiz desde que as condições de trabalho não sejam periculosas, insalubres ou noturna;
81. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, integram o salário: 1. comissões, percentagens, ajudas de custo e abonos pagos pelo empregador. 2. comissões, percentagens, gratificações ajustadas e abonos pagos pelo empregador. 3. previdência privada, seguros de vida e acidentes pessoais. 4. educação do empregado em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos à matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático. 5. vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço, e o transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- 	É correta apenas a afirmativa 2.
82. Em relação ao contrato individual de trabalho, de acordo com a CLT:
- A mudança na propriedade da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.
83. Conforme previsão contida na Consolidação das Leis do Trabalho, para o trabalhador urbano considera-se noturno o trabalho executado entre as
- 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando