Buscar

Organização do processo de trabalho na evolução do capitalismo

Prévia do material em texto

Organização do processo de trabalho na evolução do capitalismo
O estudo da evolução da organização do processo de trabalho, é um texto complexo que fala sobre a evolução do capitalismo, que deixa de considerar os aspectos fundamentais que influenciam no conteúdo do processo que assume. Esses aspectos explicam os avanços que a organização dos trabalhadores percorre desde a constituição.
A relação do trabalho assalariado está relacionada a troca da força de trabalho pelo salário. Ocorre também a separação dos produtores de mercadorias: expropriados, passam a ser possuidores de somente uma única mercadoria (força de trabalho); proletarizados, são convertidos para trabalhadores assalariados, operadores dos instrumentos de produção. Para a participação de troca o produtor deve então, levar a mercadoria ao mercado, onde ela iria ser comparada com as demais mercadorias, vendendo a mesma por tempo determinado, e não se afastando de sua mercadoria, caso o contrário, não teria mais nada a oferecer, ou seja, tornara-se um escravo, sendo ele a própria mercadoria. 
O sistema capitalista passou por diferentes fases que foram responsáveis por alterar suas principais características, dando início a fase comercial, envolvendo trocas de mercadoria com especiarias. Passou pela divisão das empresas em ações e pela união entre o capitalismo industrial e o capital bancário, onde nasceu o capitalismo financeiro. O peso dos bancos na economia elevou devido as atividades produtivas na cidade e no campo, que passaram a ser financiados. Com o desenvolvimento das empresas, passou a ser administrada por vários acionistas, e então, passaram a investir em outras empresas, inclusive concorrentes, comprando ações e controlando o mercado, passando assim a chamar o capitalismo financeiro de capitalismo monopolista.
Enfim, o processo de trabalho na sociedade capitalista passou por diversas transformações, principalmente com a tecnologia. A história serviu de estudo para analisar cada sociedade desde o início da civilização, descrevendo o trabalho do homem como um recurso de produção voltado para as suas necessidades, buscando conhecimento e desenvolvendo a tecnologia.

Continue navegando