Buscar

EDUCAÇÕA CORPORATIVA.doc1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Antônio Ribeiro Braz RA: 439907
Luciene da Silva Oliveira RA: 443178
Tatiane Damasceno Louzada RA: 437830
 Tatiane Ferreira Soares da Silva RA: 7932704403
Elaborar um projeto de Educação Corporativa para uma empresa 
Previamente Selecionada
TUTORA PRESENCIAL: JOSILENE PERREIRA DO CARMO DE SOUZA
TUCURUÍ – PA
 2014
INTRODUÇÃO
A educação corporativa oferecida pela instituição deve servir à missão, ao negócio, aos objetivos e às estratégias organizacionais, de forma pró-ativa. Dessa forma, a abordagem de avaliação de desempenho das universidades corporativas e, de uma maneira geral, toda a atividade de educação corporativa, deve pautar-se por essas diretivas. Suas avaliações, métricas e índices de desempenho devem basear se: no entendimento claro dos objetivos institucionais; no conhecimento sobre as competências institucionais disponíveis; no conhecimento sobre as falhas e novas necessidades de competências críticas; e realizando os treinamentos necessários. Ao término dos mesmos, com as equipes já atuando em seus locais de trabalho, é necessário medir e entender o porquê da melhora (ou não) do desempenho profissional e o cumprimento (ou não) das estratégias e objetivos institucionais.
Ao definir sua estratégia competitiva, a empresa identifica as competências essenciais do negócio e as competências necessárias a cada função. O que torna a educação corporativa é a sua ligação com a estratégia institucional. É consensual entre as médias e grandes corporações a visão de que a estratégia depende da aprendizagem e esta depende do desenvolvimento de competências organizacionais e individuais específicas.
ETAPA 1
HISTÓRICO DA EMPRESA
A RN DA SILVA VAREJISTA, registrada na junta comercial com o CNPJ: 83.590.166/0001-32, conhecida pelo nome fantasia COMERCIAL TOCANTINS, é um supermercado de médio porte situado na rua nova Olinda n° 19 esquina com a Rua Tiradentes, bairro centro no município de Goianésia do Pará, atuando no mercado do varejo e atacado, onde seu público alvo é toda a família e possui um quadro de 40 funcionários distribuídos em diversos setores tendo como responsável pelo setor de Recursos Humanos o Sr. José Márcio da Silva. O telefone comercial é (94)3779-1235 para o atendimento ao cliente. Seus sócios proprietários são os irmãos Raimundo Nonato da Silva e Roberto Carlos da Silva.
Tipo de empresa: Supermercado
Localização: Rua Nova Olinda nº 19 esquina com a Rua Tiradentes Goianésia-Pa
Segmento: Vendas
Porte: Médio
Quantidade de Funcionários: 40 (quarenta) colaboradores
Produtos de comercialização: Gêneros alimentícios, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e beleza, frios, carnes, pães, hortifrútis e congelados.
Público alvo: A família em geral.
Visão: Buscar em atender sempre as necessidades futuras de seus clientes.
Missão: Conquistar a plena satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, prestando serviços de qualidade conduzindo os negócios de maneira ética e sendo corresponsável pelo desenvolvimento da região.
Valores: Ética Profissional, honestidade, solidariedade, respeito ao próximo, responsabilidade social, confiança, flexibilidade, integridade, progresso, higiene e organização, tanto para o mundo dos negócios como para a vida em geral.
ETAPA 2
DIAGNOSTICO
Para a contratação dos colaboradores da empresa não é exigido escolaridade de autonível, pois a maioria trabalha nos cargos operacionais a exigência mínima de escolaridade é o ensino médio. A escolaridade nos demais cargos é de acordo com as exigências de cada função com ensino médio completo. Mostramos para a empresa que é necessária que se inicie uma forma de educação corporativa para seus funcionários, mostramos que tem vários cursos, workshop, treinamentos que podem ser implantados, fazendo com que a motivação de seus colaboradores seja trabalhada, quanto mais a empresa tem a oferecer o colaborador tem interesse em estar trabalhando para ela. 
A adaptação e a flexibilização da educação corporativa a ser implantada na empresa tem como objetivo a estratégica, no foco do mercado, levando em conta a necessidade de capacitação dos seus colaboradores, apesar da empresa considerar a política da educação corporativa extremamente relevante, por pretender atingir a todos. Diante de que os participantes desse processo não percebem e encaram as atividades como Educação Corporativa e sim como treinamento que a empresa deve oferecer remeter uma educação continuada ao funcionário, trás mais respeito, estabilidade para a empresa os negócios crescem. A Educação prepara o trabalhador evitando o famoso turno ver, pois este trabalhador terá um motivo a mais para continuar trabalhando, pois a empresa investe no seu potencial, pois muitas vezes nem todos tem condições para estar atualizando fora da empresa. E esta claro com educação corporativa só ira melhorar a administração na empresa, assim atingindo um objetivo proposto e os melhores resultados possíveis.
ETAPA 3
PROJETO
Analisar o conceito de educação corporativa, sua utilização, importância para estimular o desenvolvimento dos empregados e a elaboração de um projeto de implementação, observar a relação dos colaboradores com a sociedade do conhecimento e a cultura organizacional presentes na organização informal, investigar o estagio evolutivo das praticas de treinamento, educação profissional e corporativa finalidade de formar os indivíduos para o mercado de trabalho.
Quanto a execução de um treinamento, esta deve levar em consideração os vários tipos de treinamento: primeiro o de integração que tem como objetivo adaptar as pessoas à organização; depois o técnicos operacional, que busca capacitar o indivíduo para o desempenho das tarefas específicas as quais realiza; o treinamento gerencial, que tem o intuito de desenvolver a competência técnica, administrativa e comportamental, e, por fim, o treinamento comportamental, que tem como objetivo solucionar os problemas. A produção destes Cursos deve ser feita com eficiência, para que o resultado final seja apropriado. Uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar são realizado com eficácia e com eficiência.
Será realizada vários encontros semanais, no próprio estabelecimento do supermercado, que terão duração variada de acordo com a disponibilidade das equipes para que o treinamento aconteça. Os treinamentos terá duração de 45 minutos a 1 hora, onde irá acontecer os cursos com palestrante para ser treinados de acordo com os seguintes temas:
Saúde e higiene:
Esclarecer a importância do bem estar físico do ser humano.
Produtividade:
Comunicação;
Tempos produtivos improdutivos e auxiliares;
Propagação de erro;
Organização do local de trabalho;
Racionalização do trabalho;
Formas de executar o serviço;
Desperdício e formas de se evitar;
Tempo de preparação do serviço.
Treinamento e qualificação profissional:
Demonstrar a necessidade de atualização;
Relações interpessoais;
Qualidade no atendimento
OBJETIVOS DO PROJETO
Promover a atualização profissional dos colaboradores na produção, melhorando o desempenho no atendimento de trabalho para atender as necessidades do mercado atual;
Dotar os operários de consciência crítica e responsabilidade com relação a sua segurança, saúde e Higiene no trabalho;
Discutir o processo de trabalho, despertando o senso crítico do colaborador na realização da sua tarefa;
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Será implementado na empresa junto com o RH uma forma de incentivar os estudos para os colaboradores, dentro da pesquisa que foi levantado junto que esta empresa demonstra uma escolaridade média. Por ser uma empresade produtos de comercialização. Os contratados para o serviço são pessoas que tem o nível escolaridade exigida. A formação servirá para proporcionar expectativa para as pessoas, porque o estudo cria nova expectativa. O conceito remete ao fortalecimento das pessoas que trabalham em equipes com total responsabilidade por metas e resultados e total liberdade para tomar decisões, para isso a empresa precisa ter funcionários treinados e capacitados.
 DESCRIÇÕE DAS SOLUÇÕES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA PROPOSTA
Nível 1: Reação – a avaliação de reação é feita a partir de um questionário que mede as impressões dos participantes sobre os programas de TD, e E com relação a conteúdo, instrutores. 
Nível 2: Aprendizado – avaliar o aprendizado significa determinar a extensão em que os participantes melhoram ou aumentaram conhecimentos, habilidades e atitudes em decorrência do treinamento.
Nível 3: Transferência ou comportamento – avaliar a transferência implica identificar se as pessoas treinadas estão transferindo os novos conhecimentos e habilidades assimilados para o comportamento no trabalho.
Nível 4: Resultados – nesse nível, avaliar resultados Manter a equipe com moral alto e confiança, reconhecendo os sucessos, recompensando os resultados e encorajando um elevado desempenho.
Propiciando a tomada de decisões com responsabilidades, os funcionários passam a se sentir responsáveis pelo sucesso-fracasso da empresa e a lutarem para que as expectativas sejam alcançadas.
 AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
A avaliação tem como objetivo informar ao Colaborador o seu desempenho através de pontuação no seu desempenho. É de suma importância para o Colaborador que tenha o reconhecimento através de certificados. Através das informações passadas tem como não só avaliar os colaboradores e sim os cursos e como também ver a aceitação se estar satisfatório ou não. Em realizar deve-se conscientizar o aluno pela busca contínua do aprendizado. Este passo está intimamente ligado a fase de sensibilização onde o aluno também é desafiado a mudança de atitude.
RELATORIO FINAL
Tendo em vista o cenário atual no qual as organizações estão inseridas, em que a informação, o conhecimento, a criatividade, entre outros requisitos, imperam como recursos de sobrevivência no mercado. E ao fato de, frequentemente, especialmente nas pequenas empresas, dar-se mais valor aos recursos financeiros e pouca atenção as pessoas, desenvolvemos este projeto.
Atualmente as empresas vivenciam o desafio de redefinir alguns destes mecanismos de funcionamento, contudo, é preciso estar ciente de que estes desafios dependem também da capacitação e do comprometimento de seu pessoal. Observa-se, entretanto uma modificação na prioridade dos recursos estratégicos das empresas. Com a implementação de tais estratégias a prioridade que antes era dedicada ao capital financeiro passa a ser dedicada ao humano e este se constitui no principal foco das organizações na empresa.
Desta forma, acreditamos que os principais desafios do RH, entre outros, são: localizar talentos, desenvolver o potencial humano dentro da empresa, motivar e reter os talentos, estabelecer um relacionamento e um alinhamento das necessidades da empresa com as necessidades do colaborador.
CONCLUSÃO
Com esta linha surge uma nova mentalidade voltada para a produção com qualidade, que não deve ser considerada um modismo, e sim uma questão de sobrevivência para acompanhar a evolução competitiva do mercado. Por meio de iniciativas de apoio a dignificação dos colaboradores, é possível criar uma linha de comunicação direta entre os subordinados da hierarquia verticalizada existente nas empresas do setor, facilitando a compreensão e interagindo com as dificuldades pertinentes ao dia a dia de trabalho em equipes. Faz-se necessário despertar o interesse das empresas para a necessidade de mudanças nas atitudes, nos métodos e na gestão dos seus recursos humanos da produção.
REFERENCIAS
MEGGINSON, Leon C.; MOSLEY, Donald C. & PIETRI, Paul H. Administração: Conceitos e Aplicações, São Paulo, Harbra, 1998. 
BOOG, Gustavo G ( coord.). Manual de Treinamento e Desenvolvimento: um guia de Operações - manual oficial da ABTD. São Paulo: Makron Books, 2001.
TACHIZAWA, Takeshy; FERREIRA, Victor Cláudio Paradela; FORTUNA, Antônio Alfredo Mello. Gestão com Pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. São P PLT – EDUCAÇÃO CORPORATIVA.
CONTE A. C. P. “Educação Corporativa – Empresa, lugar de trabalhar e crescer”. Universidade Gama Filho, artigo de pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, 2003.
www.rhportal.com.braulo;
� PAGE \* MERGEFORMAT �7�

Continue navegando