Buscar

Av2 - Gest. Ambiental - Seminário Interdisciplinar IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)As Áreas de Preservação Permanente (APPs) são áreas nas quais, por imposição da lei, a vegetação deve ser mantida intacta. A regra é a intocabilidade, admitida excepcionalmente a supressão da vegetação apenas nos casos:
Alternativas:
a)Casos de Áreas Consolidadas, posteriores a promulgação do Novo Código Florestal.
b)Casos de propriedades menores que quatro (4) Módulos Fiscais.
c)Casos de utilidade pública ou interesse social legalmente previstos.
d) Casos de interesse social legalmente devido à ocupações.
2)Segundo o Novo Código Florestal,  quais as áreas são consideradas Áreas Consolidadas?
Alternativas:
a)Áreas de Preservação Permanente ocupadas após 22 de julho de 2008, onde é permitida a manutenção e continuidade das atividades desde que não estejam em áreas que ofereçam risco às pessoas e ao meio ambiente.
b)Áreas de Preservação Permanente ocupadas após a promulgação do Novo Código Florestal, onde é permitida a moradia e continuidade das atividades desde que não estejam em áreas que ofereçam risco às pessoas e ao meio ambiente, e que sejam aprovados pelo Estudo de Impacto Ambiental.
c)Áreas de Preservação Permanente ocupadas antes de 22 de julho de 2008, onde é permitida a moradia e continuidade das atividades desde que não estejam em áreas que ofereçam risco às pessoas e ao meio ambiente, e que sejam aprovados pelo Estudo de Impacto Ambiental.
d)Áreas de Preservação Permanente ocupadas antes de 22 de julho de 2008, onde somente é permitida a manutenção e continuidade das atividades desde que não estejam em áreas que ofereçam risco às pessoas e ao meio ambiente, e que sejam observados critérios técnicos de conservação do solo e da água indicados pelo Programa de Regularização Ambiental.
 
3)Como parte do crescimento desordenado e excludente das cidades, áreas impróprias e de alto risco para a urbanização, tem sido ocupadas pela parcela mais pobre da população. São exemplos destas áreas os mangues, fundos de vale e encostas. Estas ocupações são sempre danosas ao meio ambiente e às populações que lá residem. São consequências destas ocupações, EXCETO:
Alternativas:
a)Mudanças climáticas causando a "ilha de calor" e concentração de chuvas no verão; Impermeabilização do solo urbano; Enchentes urbanas.
b)Ocupação por habitações economicamente sustentáveis para as populações de baixa renda; Enchentes urbanas; Mudanças climáticas causando a "ilha de calor" e concentração de chuvas no verão.
 
c)Erosão; Assoreamento dos rios e riachos; Impermeabilização do solo urbano; Contaminação dos mananciais e do lençol freático; Falta de recarga dos aquíferos subterrâneos, provocando refluxo.
d)Movimentos de massa/deslizamentos; Ocupação por habitações subnormais e inseguras física, social, econômica e ambientalmente; Epidemias e doenças; Enchentes urbanas.
4)As encostas são consideradas Áreas de Preservação Permanente por suas características naturais, que predispõem as áreas de encostas à instabilidade. Abaixo estão citadas algumas destas características. Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas:
a)Retirada da cobertura vegetal natural.
 b)Declividade, forma e comprimento das encostas.
c)Características geológicas e pedológicas.
d)Profundidade do lençol freático.
5)O Estatuto da Cidade (Lei n.º 10.257 - BRASIL, 2001) trata do planejamento e gestão das cidades. Em relação a ocupação de Áreas de Preservação Permanente, é correto afirmar:
Alternativas:
a)Toda ocupação de Áreas de Preservação Permanente para fins de moradia é ilegal, e as famílias que lá residem devem ser desapropriadas.
b)Regulamente as ocupações de Áreas de Preservação Permanente por população de baixa renda mediante comprovação de moradia anterior a promulgação do Novo Código Florestal - Áreas Consolidadas.
c)Possibilita a regularização fundiária e urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda mediante o estabelecimento de normas especiais de urbanização, uso e ocupação do solo e edificação, considerada a situação socioeconômica da população e as normas ambientais.
 d)Toda ocupação de Áreas de Preservação Permanente para fins de moradia é ilegal, contudo, Regulamente as ocupações de Áreas de Preservação Permanente por população de baixa renda mediante comprovação de moradia anterior a promulgação do Novo Código Florestal.

Outros materiais