Apol 3 nota 100
4 pág.

Apol 3 nota 100

Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Liderança e Coaching
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre a estrutura dos grupos:
Os grupos apresentam uma estrutura, por meio da qual modelam, explicam e ajustam os comportamentos de seus membros e o desempenho grupal.
Tendo em vista o texto e o livro base, analise as afirmativas a seguir e identifique aqueles que apresentam, corretamente, os elementos que estruturam um grupo.
I - Papéis - são os padrões comportamentais socialmente esperados e atribuídos a alguém que ocupa uma determinada posição em um grupo.
II -  Associação - refere-se ao fato dos grupos satisfazerem necessidades sociais, as pessoas apreciam a constante interação com outros indivíduos.
III - Status - refere-se à posição social definida pelas pessoas a um grupo ou a membros do grupo.
IV - Poder - as coisas que não poderiam ser obtidas individualmente, geralmente, tornam-se possíveis por meio grupal, pois existe poder no agrupamento.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e IV.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III.
	
	D
	Apenas as afirmativas II e IV.
	
	E
	Apenas a afirmativa II.
Questão 2/5 - Liderança e Coaching
Leia o texto:
Uma mesma pessoa pode pertencer a diversos grupos e, em cada um deles, assume papéis diferentes, assim como ao longo da vida, a pessoa participa de grupos diferentes, alterando os seus papéis em cada um deles.
Com base no texto acima, analise o caso a seguir:
Jonas tem 35 anos, é casado, tem uma família (esposa e dois filhos), trabalha em uma empresa como Analista de RH, cursa Gestão de Recursos Humanos no Grupo Uninter e tem vários grupos de amigos. Um desses grupos são de amigos que se reúnem esporadicamente para jogar bola, o outro são de amigos que reúnem-se para andar de bicicleta, tem ainda um grupo de amigos que cursaram o ensino médio e que vez outra se encontram para um churrasco.
Analise os diferentes tipos de grupos que Jonas participa e assinale a alternativa correta.
	
	A
	Os grupos dos amigos são considerados grupos formais, pois são aqueles que Jonas possui laços afetivos íntimos e pessoais que unem os membros.
	
	B
	O grupo da empresa e o da faculdade são considerados grupos informais, pois Jonas e os membros se reúnem espontaneamente para atingir interesses comuns.
	
	C
	Os três grupos de amigos são considerados grupos informais, pois dentro destes grupos Jonas realiza determinados trabalhos e tem tarefas específica.
	
	D
	O grupo da empresa e o da faculdade são considerados grupos formais, pois são definidos pela estrutura de uma organização, nos quais Jonas têm atribuições específicas.
	
	E
	Em relação ao seu trabalho na empresa, Jonas pertence ao grupo de comando, este grupo é composto por pessoas que se reportam diretamente a um executivo.
Questão 3/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Habilidades e competências para negociar têm sido os objetivos de todos os profissionais em qualquer área de atuação, visto que o bom relacionamento e a convivência saudável entre as pessoas são elementos fundamentais para o sucesso pessoal e profissional.
A respeito das competências para a negociação avalie as afirmativas a seguir:
I \u2013 Nenhuma negociação se estabelece sem confiança. Todos os envolvidos na negociação precisam estar despidos de vaidades e de outros vícios ao empenharem sua palavra.
II \u2013 Existe um momento para agir. Se o negociador não tem essa percepção a negociação não acontece e o processo \u201cdesanda\u201d. Chamamos isso de timing.
III - Quando uma negociação não frutifica, as partes devem buscar novas chances de negócio, sem se deixar abater. Não se para na primeira tentativa e, muitas vezes não se chega a um consenso no primeiro momento.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 4/5 - Liderança e Coaching
O papel que se espera da comunicação hoje vai mais além. Ela deve, efetivamente, servir de suporte para um modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a empresa a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos de uma sociedade. Deve também ser o norteador na negociação com os funcionários, as diferentes áreas, o cliente externo, os acionistas, tornando-se mais exigente na qualidade e na observância dos direitos. Da comunicação, espera-se que cumpra o seu verdadeiro papel social: o de envolver emissor e receptor em um diálogo aberto e democrático, em que a estratégia de gestão da empresa seja construída com base em princípios sociais e éticos.
Disponível em: CARDOSO de Oliveira Onésimo. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. http://www.scielo.br/pdf/%0D/rap/v40n6/10.pdf. Acesso em: 08 / 03 / 2016 às 16h58. Adaptado.
 
Com base no texto analise as seguintes afirmações.
 
I. A comunicação é necessária apenas para lidar com os clientes do mercado.
II. Uma boa gestão empresarial dispensa os gastos com comunicação.
III. A comunicação é necessária para gerir bem os negócios da empresa.
IV. O conteúdo da comunicação empresarial deve considerar todos os envolvidos no processo de produção e comercialização.
Assinale a opção correta:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I e II apenas.
	
	E
	I, II, III e IV
Questão 5/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Leia o conto abaixo, intitulado o \u201cCorvo e a Raposa\u201d:
Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa.
Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
\u2013 Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro: Cróóó!
O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
\u2013 Olhe, senhor Corvo, estou vendo que voz o senhor tem, o que não tem é inteligência!
Conclusão do conto, sob o olhar da negociação:
O plano estratégico da raposa tinha por objetivo que o corvo soltasse o queijo que estava em seu bico, utilizando-se da tática do engodo e do empoderamento, fazendo com que o corvo se sentisse envaidecido, ou seja, acreditando na comunicação enganosa de que possuía um lindo canto.
Frete a afirmação acima, analise as alternativas abaixo, verificando quais são os comportamento e habilidade que se transformaram em técnicas pela \u201craposa\u201d para o atingimento de seu objetivo.
I \u2013 Boa e adequada postura
II \u2013 Estar atento a sua própria expressão e a do outro
III \u2013 Buscar empatia
IV \u2013 Possuir um roteiro (organização das ideias, definição do que se pretende desenvolver na negociação).
V \u2013 conhecer bem a outra parte envolvida na negociação.
Após analisar as alternativa  acima, assinale a CORRETA.
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas  II  e  III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.