Buscar

Avaliando aprendizado Gestão de benefícios aula 1

Prévia do material em texto

GESTÃO DE BENEFÍCIOS
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	 
	Ref.: 201502011148
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Segundo Chiavenato, Idalberto (2009) quanto aos objetivos os planos de benefício podem ser classificados em assistenciais, recreativos e supletivos, dependendo do objetivo que se pretende alcançar com eles. Diante dos ensinamentos do ilustre autor, marque o objetivo do benefício supletivo e os respectivos exemplos?
		
	
	Os benefícios supletivos têm por objetivo proporcionar ao funcionário e à sua família, segurança em casos de imprevistos ou de emergências. Exemplos: assistência médico-hospitalar; seguro de vida; remuneração por tempo não trabalhado e auxílio funeral.
	
	Os benefícios supletivos têm por objetivo proporcionar lazer, diversão, passatempo, higiene mental. Exemplos: grêmio (associação de empregados), excursões, colônia de férias, convênio com videolocadoras, bibliotecas, campos ou quadras de esporte.
	
	Os benefícios supletivos visam oferecer gratificação salarial, a previdência privada, o vale-refeição, o pagamento das mensalidades da graduação, são recursos que se somam ao salário recebido pelo trabalhador. Sem esses ganhos adicionais, o trabalhador teria, algumas vezes, que retirar parte do seu salário para pagar no caso citado o almoço diário ou a sua faculdade.
	
	Os benefícios supletivos visam à qualidade de vida do trabalhador, pois proporcionam segurança econômica e financeira, satisfazem às suas diferentes necessidades e os protegem contra determinados riscos a que os trabalhadores estão sujeitos. Eles proporcionam aos trabalhadores uma melhoria do seu padrão social e econômico.
	 
	Os benefícios supletivos visam oferecer comodidades, conveniências ou utilidades aos empregados. Exemplos: transporte, restaurante no local de trabalho, estacionamento, cantina, posto bancário, caixa eletrônico na empresa, banca de jornais e revistas, quiosques com computador, especialmente para funcionários que não trabalham na administração, carta de fiador (muito importante para funcionários admitidos vindos de outros Estados ou para funcionários transferidos).
	
Explicação:
Os benefícios supletivos são aqueles que vão além do que são oferecidos normalmente pelas empresas através de legislação, acordos e convenções. 
	
	 
	Ref.: 201502561182
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Beneficios são vantagens oferecidas aos funcionários a fim de atrair, reter e manter motivada a força de trabalho. São classificados quanto a exigibilidade, natureza e objetivos. Como podem ser divididos os benefícios quanto a sua natureza?
		
	
	Fiosiológicas ou de segurança
	
	Obrigatorio ou voluntario
	 
	assistenciais, recreativos e plano supletivo
	
	legal ou espontaneo
	 
	monetários e não monetários
	
Explicação:
Podemos dar como exemplo  13º salário que é um benefício monetário, enquanto o caixa eletrônico instalado na empresa é um benefício não monetário.
	
	 
	Ref.: 201502310637
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As empresas oferecem vários tipos de benefícios para seus funcionários. São benefícios não-monetários oferecidos no mercado brasileiro:
		
	
	13º salário;
	 
	Refeitório;
	
	Gratificação;
	
	Complementação salarial em caso de doença
	
	férias;
	
Explicação:
O refeitório se refere ao local onde o empregado irá tomar suas refeições, portanto um benefício não monetário diferente dos demais apresentados.
	
	 
	Ref.: 201501950687
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Qual é a real finalidade de um pacote de benefícios em uma empresa?
		
	
	Montar programas de Qualidade de vida no trabalho para o bem estar dos funcionarios
	
	diminuir a rotatividade e o absenteísmo na empresa
	
	Capacitar e desenvolver os funcionários para cargos futuros
	 
	atrair, reter e manter motivada a força de trabalho
	
	Recrutar,selecionar e indicar os funcionários para os cargos adequados
	
Explicação:
Atrair para a empresa os melhores profissionais.
	
	 
	Ref.: 201502444271
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para Evans, Phil (1976), o grande trunfo de empresas com êxito em capital humano é a percepção de que o colaborador não é mais avaliado apenas pelos números gerados, mas, também por atitudes de personalidade e comportamento. O reflexo disso é o funcionário, também, não avaliar a empresa apenas pelo salário ofertado, mas, também pelos benefícios e fatores não remunerativo como a preocupação com a saúde física e mental de seus funcionários. Com base na teoria de Phil Evans, apresentada acima, avalie as afirmações em relações riscos sociais da força de trabalho:
I. Capacidade de prover a sua subsistência ou a de sua família. 
II. Impossibilidade de ganhar salário pela não obtenção de emprego. 
III. Perda dos bens e dos meios de subsistência da família do trabalhador provocada pela sua morte. 
IV. Contingências sociais e biológicas que representam acréscimos bruscos e excessivos de encargos financeiros como, por exemplo, o casamento ou o nascimento de um filho. É correto apenas o que se afirma em
		
	
	As afirmações I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas a afirmação IV está correta.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	 
	As afirmações II, III e IV estão corretas.
	
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
Explicação:
Os riscos sociais acontecem com o desemprego, a morte do empregado e os encargos financeiros face ao casamento ou nascimento dos filhos.
	
	 
	Ref.: 201501974606
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quanto à sua natureza, os benefícios podem ser classificados em:
		
	
	legais ou voluntários
	
	obrigatórios ou compoulsórios
	 
	monetários ou não monetários
	
	recreativos ou assistenciais
	
	espontâneos ou voluntários
	
Explicação:
É o que vai determinar a forma pela qual a empresa irá conceder o benefício.
	
	 
	Ref.: 201502499192
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As empresas independentemente de seu porte enfrentam dificuldades para a retenção de talentos, pois, as pessoas tendem a ficar mais tempo trabalhando nas melhores empresas e que oferecem mais incentivos motivacionais. As atuais tendências de competitividade fazem com que os melhores profissionais queiram trabalhar nas empresas que lhe proporcionem reais e consistentes possibilidades de desenvolvimento e satisfação no que fazem. Diante disto, quais são as vantagens para as empresas concederem benefícios?
		
	
	Maior atração e fixação e bem-estar dos funcionários, maior satisfação e bem-estar dos funcionários, melhoria da imagem externa da empresa, complemento salarial e uso de incentivos fiscais.
	
	Maior atração e fixação e bem-estar dos funcionários, maior satisfação e bem-estar dos funcionários, melhoria da imagem externa da empresa, atendimento de suas necessidades básicas e cobertura de riscos e uso de incentivos fiscais.
	 
	Maior atração e fixação e bem-estar dos funcionários, maior satisfação e bem-estar dos funcionários, melhoria da imagem externa da empresa, aumento de produtividade e uso de incentivos fiscais.
	
	Maior atração e fixação e bem-estar dos funcionários, maior satisfação e bem-estar dos funcionários, melhoria da imagem externa da empresa, satisfação, segurança e bem-estar e uso de incentivos fiscais.
	
	Maior atração e fixação e bem-estar dos funcionários, maior satisfação e bem-estar dos funcionários, melhoria da imagem externa da empresa, aumento do salário e uso de incentivos fiscais.
	
Explicação:
As empresas oferecem benefícios para atrair e manter os bons profissionais. Para também satisfzer seus trabalhadores visando maior produtividade e ganho com incentivosfiscais.
	
	 
	Ref.: 201501983637
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os benefícios sociais são importantes para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Eles podem ser oferecidos na forma de produtos ou serviços. Qual(is) a(s) entidade(s) que pode(m) oferecer esse tipo de benefícios?
		
	 
	As empresas, sindicatos, Estado ou entidades sociais
	
	As empresas o Estado e entidades sociais
	
	As empresas o sindicato e o Estado
	
	As empreas e o Estado
	 
	As empresas e sindicatos
	
Explicação:
Sabemos do papel dos sindicatos, das empresas e do Estado em relação aos benefícios sociais, mas temos também  as entidades e organizações de assistência social que são aquelas sem fins lucrativos e parceiras da administração pública no atendimento às famílias, indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.

Continue navegando