Buscar

ELETRO, CRIO E LASER CIRURGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ELETRO, CRIO E LASER CIRURGIA
Cirurgias de eletrocauterer: cirurgia eletetrica, com o bisturi elétrico.
- São correntes de baixa tensão e passam uma corrente de alta potencia e na ponta do eletrodo, como se fosse uma ponta de caneta, tem vários tipos de pontas, e essa ponta tem a capacidade de INCISAR, COAGULAR,FULGULAR (as centelhas)CAUTERIZAR. A necessidade de se usar uma placa de metal que coloca no paciente para fazer o isolamento, para que o paciente não leve choque.
- A mediada que ele corta ele já vai coagulando imediatamente, é uma cicatrização por segunda intenção, porque provoca uma queimadura, então é uma cicatrização de fora pra dentro.
- Pode ser feito em pacientes ansiosos, de difícil condicionamento pode se fazer essa cirurgia.
A ponta desse eletrodo não pode tocar no osso porque pode provocar necrose óssea
Não é muito utilizado na boca, é mais usado em cirurgia de grande porte (cirurgias abdominais, de tecido mole, não pode ir a tecido duro não pode tocar no osso).
- Como faço a incisão? É pela passagem da energia elétrica, e na ponta desse eletrodo ocorre a desintegração celular e esse tecidos expostos eles morrem por conta dessa desgranulação celular, ela desidrata e morre. Se você coloca um eletrodo na pele ele tem o poder de cortar, se você quer coagular a melhor ponta do eletrodo é em forma de bola, enquanto é ligado esse eletrocauterer e ele desintegra, e a medida que ele desintegra ele vai coagulando.
- Evita hemorragia, melhora o trans operatório, mas so pode ser feito quando se tem a visão direta para que a corrente de alta tensão não toque em áreas que não devem ser tocadas.
- Se eu quiser fazer fulguração? Você fez a incisão, e abriu algum canalículo, alguma veia e ta sangrando, ai vc afasta um pouco o eletrodo da pele e liga, porque ele vai soltar centelhas e essas centelhas em contato com a pele vai fazer a desintegração e a queima dessas superfícies.
A mediada que vc vai aprofundando a ponta desse eletrodo, ele vai aprofundando no tecido. NÃO PODE TOCAR NO OSSO.
- Técninca de aplicação: Visão direta, deve ser usado a mediante contatos suaves, e uma profundidade deve ser evitada pq se tiver contato com osso é necrose óssea. 
É um aparelho compacto, de fácil regulação, a base parece um revolver ou tem uma forma de “caneta”. Fácil manuseio.
O pós operatório é bom, ele “fecha” tudo,.
- Desvantagens: desconforto, cicatrização por segunda intenção, provoca lesão nos tecidos ao redor (pode colocar ao redor pedacinhos de gases umedecidas para não atingir esses tecidos ao redor)
Deve-se assegurar que o instrumental seja usado por pessoas que saiba utiliza-lo, quem tem marca passo não pode utilizar.
CRIOCIRUGIA: é uma cirurgia realizada com temperatura a muitos graus a baixo de zero (195)
Na ponta do equipamento chamado “criolato” que é como se fosse uma garrafa e na ponta de uma “ caneta” que emite jatos.
Altamente frio, como é muito gelado tem a capacidade de cortar, tirar, arrancar.
Vai ter a destruição desse tecido. Nesse contato da ponta do aparelho com o tecido, ocorre uma coagulação, ocorre a morte das células, ele quebra as células, todo tecido. Não tem capacidade de “quebrar” regiões mais profundas.
- Mecanismo de Ação: é utilizado num recipiente térmico, fechado, e tem uma válvula por onde sai o nitrogênio em mais ou menos 195 negativo. Vai ocorrer o congelamento da região onde você quer tirar, e vai ocorrer a desgranulação celular, a células quebram e morrem, porem não é um processo tão efetivo, mas é muito utilizado em dermatologia, em odonto usa mais em pacientes de difícil condicionamento, idosos, em leitos, em pacientes que não andam, pq esse aparelho pode ser transportado, é um procedimento rápido e muitas vezes não precisam de anestesia, porque quando o paciente sente a dor a cirurgia já acabou.
Contra indicações cirúrgicas: pacientes diabéticos, pressão não controlada...
- Pacientes com lesão mais profundas não podem usar esse procedimento.
- Pacientes com marca passo pode-se usar esse método.
- Pacientes ansiosos.
- Desvantagem: alta taxa de recidiva porque não consegue remover a lesão por completa.
LASER: tipo de radiação não ionizante, diferente de raio x, raio gama, ultra violeta que são ionizantes.
- São ondas eletro magnéticas que emitem radiação não ionizantes, por ser não ionizantes pode ser usadas em N tipos de pacientes em N casos. A medida de aferição são nanômetros, dependendo da dos nanômetros do laser a gente consegue observar ou não, porquesoobservamos de 400 a 700.
Tipos de Laser: 
De alta intensidade:power laser, são os que tem capacidade de cortar, a medida que corta vai coagulando também..
De baixa intensidade:são laser terapêuticos que tem a capacidade de atuar dentro da celular, aumentando a divisão das mitocôndrias melhorando a cicatrização. O tempo de cicatrização é menor.
O nome do laser é de acordo com o meio ativo que ta dentro do tubo de vidro, onde existem prótons e nêutrons que brigam e emitem a radição. Então tem laser de carbono, iodo. 
A quantidade de nanômetros é que da a pontencia dele ter a capacidade de cortar ou ser so terapêutico, geralmente os que tem a capacidade de cortar tem mais de 1000 nanometros. É coerente, é paralela, não se dissipa, a cor é a mesma, são características que o laser tem.
O mais importante é que não emite radiação ionizante.
Mecanismo de Ação: a absorção desse laser modifica reações enzimáticas, ele atua nas mitocôndrias, nos atps, diminuindo o tempo de divisão celular. O laser provoca uma reação enzimática normal. Há uma estimulação seletiva dessas mitocôndrias, aumentando a produção dos atps no interior da celular, aumentando um aumento da divisão celular, melhorando a cicatrização. 
O operador tem que saber manusear.
O laser neutraliza as terminações, provocando um efeito analgésicos.
Porque o laser cirúrgico ele tem uma capacidade de corte e a gente não ver (mais de 1000 nanometros)mas consegue fazer a cirurgia? É acoplado no laser cirúrgico o laser terapêutico (400 a 700 nanometros). O laser cirúrgico corta dando estalos, e ele emite um vapor de odor fétido, então há a necessidade de ocorrer em um local que exista um exaustor. No local acontece de que o laser é ligado na energia e tem contato com a porta, quando a porta abre o laser corta a corrente para evitar alguma distração e o operador lese o paciente, o local não deve ter janelas de vidro porque o vidro reflete.
O laser é um aparelho pequeno.
Existem laser que são terapêuticos e cirúrgicos, outros socirúrgicos, e soterapêuticos. Há a necessidade de se proteger porque pode causar danos irreversíveis na retina, e cada tipo de laser tem que usar um óculos de cor diferente.
- As indicações: cirurgia de tecido mole, cirurgia de tecido duro, é usado em periodontia... 
Alguns laser pode ser usados em tumores malignos. 
Pacientes com problemas sanguíneos podem usar laser, pacientes imunossupressores, pacientes diabéticos, cardiopatas, pacientes renais.
Contra indicações: hipertireoidismo, patologias profundas pq pode danificar muito, processos infecciosos agudos. 
O laser cirúrgico ao cortar ele coagula e oblitera artérias e canalículos, provocando hemostasia no local, diferente do eletrecauterer que nos primeiros 5 dias provoca muita dor, mas como ele tem efeito analgésico, após as primeiras 24h o paciente deixa de sentir dor, e essas primeiras 24h a dor é menor do que uma cirurgia convencional.
É uma cirurgia limpa
- Há redução dos riscos pós operatórios.
- Há reduração dos problemas inflamatórios.
- Causam menos estresse por que é rápido.
- É um procedimento menos agressivo.
- Necessita de quase nenhuma anestesia (so em procedimentos grandes que necessitam de um pouco de anestesia).
- Provoca hemostasia.
- Quase nenhuma marca (cicatriz) do que foi a cirurgia.
- A dor pós operatório é menor e quase nunca produz edema.
- O laser não cirúrgico: de baixa intensidade, não produz calor, não produz rubor, tem efeito terapêutico, não tem corte, efeito anti inflamatório,
efeito cicatrizante, efeito analgésico, ação foto química e ação e foto elétrica.
- O laser cirúrgico: tem o poder de corte
Laser tipo 1, 2 3(a e b) e 4
No laser tipo 4 tem o poder de destruição maior
- Efeitos deletérios podem ser diretos ou indiretos.
Indiretos podem ser lesões cutáneas quanto lesões oculares, pode provocar problemas respiratórios, pigmentação cenil, produz vapores tóxicos( se for o laser cirúrgico), o laser cirúrgico tem um barulho muito grande, necessitando do uso do protetor auricular. O local deve ter advertências, sinal luminoso e sonoro, as paredes não devem ter tintas reflexivas e sim foscas.
O profissional vai decidir a cirurgia de acordo com o tipo de patologia e o paciente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando