Buscar

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: CEL0547_AV_201307191975 » MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307191975 - BRUNA BREDA
	Professor:
	MARIA FRANCISCA TERESA V P FERREIRA
	Turma: 9002/AA
	Nota da Prova: 4,8        Nota de Partic.: 1,8        Data: 22/11/2014 10:24:46
	
	 1a Questão (Ref.: 201307297778)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leias as afirmativas abaixo:
A organização de um ambiente alfabetizador inclui um momento de leitura em sala de aula, em voz alta pelo professor, escuta conjunta de livros narrados, incentivo a criança a contar suas próprias estórias e gravá-las ou registrá-las, conversar a respeito de personagens, enredos e cenários de filme e televisão.
porque
O professor é um organizador de experiências que possibilitam o encontro do sujeito que pensa com o objeto do conhecimento da língua escrita. O professor organiza situações funcionais e significativas para estimular e facilitar a aprendizagem, de acordo com os estudos psicogenéticos da aquisição da leitura e escrita realizados por Emilia Ferreiro.
Acerca dessas afirmativas, podemos dizer que:
		
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307282962)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Das frases abaixo, qual concebe a leitura como uma interação entre subjetividades? Marque a resposta correta.
		
	 
	Ler é descobrir na grafia dos signos uma sequência ordenada de sons. Émile Genouvier.
	
	Ler significa, estando-se diante de um signo escrito, encontrar a sua sonorização. BorelMasonny.
	
	Designa-se por leitura o ato ou habilidade de reagir por meio de certos sons ao estímulo visual do sistema de símbolos alfabéticos¿. Rafael Grisi
	
	Ler é ser capaz de transformar uma mensagem escrita numa mensagem sonora segundo certas leis precisas. Gaston Mialaret.
	 
	Ler não é (....) um ato solitário, é interação verbal entre indivíduos e indivíduos totalmente determinados. Magda Becker Soares.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307452637)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Fazendo uma análise histórica da Chegada da Família Real no Brasil, no período do Império, fica bastante claro o enriquecimento cultural que aconteceu com a vinda de tantos livros, periódicos e documentos portugueses. Como a população reagiu a essa importação de materiais literários?
		
	
	A maior parte da população brasileira rejeitou o processo de alfabetização por compreender que ele destituía de valor a cultura que estava sendo construída com a mistura de elementos da cultura africana com os europeus.
	
	O Imperador destinou professores leigos para alfabetizar os filhos de escravos, pois estava interessado em promover o avanço cultural do Império através da unificação pela língua portuguesa, a cultura europeia e a religião protestante.
	
	A classe popular teve acesso à educação básica, gratuita e laica que foi organizada e sistematizada pelo Imperador com professores formados na Europa que utilizaram o método global para alfabetização .
	
	A maior parte da população passou a ter acesso a um material importante para dar início aos processo de alfabetização, pois os livros, documentos e periódicos ficaram disponíveis para serem consultados na Biblioteca Nacional.
	 
	A maior parte da população ficou alijada dos processos de alfabetização devido à falta de sistematização e de educadores formados que pudessem conduzir o processo. Apenas a elite teve acesso aos materiais vindos de Portugal.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307282977)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na formação do leitor, Marlene Carvalho (2001) nos fala sobre a importância de garantir experiências positivas com a leitura desde a alfabetização. Tendo por base o modelo psicolinguístico de leitura para a aula de crianças no 2º ano do Ensino Fundamental, marque a única prática que NÃO representa uma experiência positiva de leitura.
		
	 
	Na cultura dos contos de fadas, foram escolhidos: a Branca de neve e Cinderela para darem outro final para a história.
	
	As crianças de 8 anos de idade pesquisaram receita de biscoito, trouxeram os ingredientes de casa, calcularam a quantidade e fizeram biscoitos para a hora do lanche.
	
	As crianças foram à exposição dos quadros de Tarsila do Amaral após pesquisa sobre a vida da pintora e suas principais obras.
	
	A professora leva as crianças para lerem jornal na biblioteca e escolherem uma reportagem para ser narrada para os colegas após o recreio.
	 
	As crianças lêem todos os dias 2 folhas da cartilha e fazem exercícios de identificação dos elementos que constituem a história para ganhar ponto de participação na aula.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307255788)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dentre as concepções de conhecimento que podem fundamentar a alfabetização, temos uma que trabalha a leitura e da escrita dentro de um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos da sociedade. A qual das concepções estamos nos referindo? Marque a resposta correta.
		
	
	Concepção de letramento, na medida em que leitura, escrita e oralidade são atividades que trabalham a habilidade de letramento.
	
	Concepção construtivista, pois o conhecimento vem da relação estabelecida entre o pensamento e a linguagem.
	 
	Concepção sócio-histórica, na medida em que o sujeito é compreendido na sua condição de agente do discurso.
	
	Concepção empirista, pois o conhecimento vem da experiência social.
	 
	Concepção sintética, pois o leitor precisa fazer operações de síntese e conclusão com a leitura.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307261144)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O trabalho com o jornal em sala de aula é uma interessante atividade que pode ajudar o professor a alfabetizar letrando por diferentes razões. NÃO é uma dessas razões o fato de:
		
	
	a criança poder produzir um jornal em parceria com o professor.
	 
	o professor utilizar o jornal na aplicação e fixação de regras ortográficas.
	
	ser possível trabalhar a diferença entre o jornal impresso e o jornal disponível na Internet.
	
	jornal ser um material rico em diversidade dos gêneros textuais
	
	o jornal ser um portador de texto com diversos tipos de gêneros.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307439191)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A psicomotricidade é uma ciência que tem como objeto o homem, seu corpo em movimento e em relação com o mundo e seus sentimentos. Ciência que estuda o desenvolvimento das habilidades motoras e psicológicas. Podemos então afirmar que
		
	
	atividades de psicomotoras oferecidas pelo professor alfabetizador não interferem no desenvolvimento da leitura e escrita no momento da alfabetização infantil
	 
	 atividades de psicomotoras oferecidas pelo professor alfabetizador contribuem para o desenvolvimento da escrita do educando , e devem fazer parte do cotidiano escolar, em todos os anos iniciais do ensino fundamental
	
	somente as escolas que oferecem o profissional psicomotricista poderão ter este apoio para alfabetização e letramento de suas crianças
	
	as atividades lúdicas e planejadas pelo professor alfabetização favorecem apenas o desenvolvimento social , a relação interpessoal e o amadurecimento dos grandes músculos
	
	atividades psicomotoras precisam ser desenvolvidas apenas na educação infantil já que a proposta é o desenvolvimento das habilidades motoras, fundamentais para a escrita , na fase de alfabetização , entre outros objetivos do segmento escolar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307255180)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Alguns órgãos de pesquisa utilizam escalas para avaliar em que nível de letramento um indivíduo se encontra. Através das nomenclaturas utilizadas, é INCORRETO afirmar que um indivíduo que apresente nível de alfabetismo rudimentar é capaz de:
		
	
	localizar informação explícita em textos curtos e familiares (como um anúncio ou pequena carta).
	
	realizar a leitura e escrita de números simples.
	
	escrever um pequeno bilhete para transmitir uma informação.
	 
	leitura e compreensão de textos com média extensão e de fazer pequenas inferências.
	
	realizar operações simples de matemática como o pagamento de pequenas quantias ou fazer medidas de comprimento usando a fita métrica.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307283803)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Meu aluno ainda não sabe ler. Muito preocupada, a professora Ana pediu a palavra na reunião de conselho de classe para explicar que seus alunos ainda não conseguem ler a maioria das palavras que ela apresenta. A preocupação de Ana está baseada no fato de já estar no mês de Setembro e de não haver mais tempo útil para mudar a metodologia. Ana alfabetizou a turma com o método sintético de silabação e insistiu no mecanismo de síntese de sílabas para decodificação e produção de palavras. Descreva 2 características do método sintético de silabação e indique duas sugestões para a professora Ana conseguir planejar atividades mais voltadas para um letramento contextualizado.
		
	
Resposta: O método sintético , as caracteristicas são a leitura e a escrita de um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos da sociedade e interpretação (conclusão) de leituras feitas. A professora deve levar atividades se enquadrando na realidade desses alunos não somente atividades também jogos que as crianças aorendem brincando e pegam com mais facilidade os conteúdos a serem aprendidos no caso seriam alfabetizados e teriam mais interesse e vontade de aprender.
	
Gabarito:
O método sintético parte das estruturas menores da língua para as estruturas maiores, além disso, a silabação é uma prática, pois a lógica de repetição mecanicista faz parte de todos os métodos sintéticos de alfabetização. Sugestões possíveis: Trabalhar com vários portadores textuais: carta, bilhete, bula de remédio, cartazes, jornais entre outros e, além disso, utilizar as práticas usuais de leitura e escrita que existem na sociedade para apresentar os textos como elementos importantes de interação.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O método sintético parte das estruturas menores da língua para as estruturas maiores, além disso, a silabação é uma prática, pois a lógica de repetição mecanicista faz parte de todos os métodos sintéticos de alfabetização.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307272592)
	Pontos: 0,8  / 1,5
	Uma mãe bastante aflita interroga a professora do terceiro período da educação infantil sobre a pouca quantidade de exercícios de cópia para seu filho que já tem 5 anos de idade. Ela tem uma expectativa que o filho esteja alfabetizado aos 6 anos de idade quando terminar a educação infantil. O que a professora pode responder para essa mãe no que se refere aos objetivos de letramento para os anos de educação infantil? Escreva 2 argumentos.
		
	
Resposta: A professora pode argumentar que o papel da educação infantil está na fase de alfabetizar letrando, onde ela vai ter o conhecimento das letras dos sons das letras e formar sílabas. E também que o papel de alfabetizar para leitura começa no 1 ano do ensino fundamental BCN, e na educação infantil seu filho está tendo a base para leitura como o conhecimento das letras, das silabas e no primeiro ano ela vai ter a noção da formação de palavras.
	
Gabarito: Na educação infantil os objetivos das práticas e letramento são apresentar às crianças diversos gêneros e funções da leitura, escrita e oralidade. Além disso, a criança só pode ser alfabetizada sistematicamente no primeiro ano do ensino fundamental quando já tiver construído informações sobre as funções sociais e características da leitura, escrita e oralidade.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Na educação infantil os objetivos das práticas e letramento são apresentar às crianças diversos gêneros e funções da leitura, escrita e oralidade. Além disso, a criança só pode ser alfabetizada sistematicamente no primeiro ano do ensino fundamental quando já tiver construído informações sobre as funções sociais e características da leitura, escrita e oralidade.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 06/11/2014 até 25/11/2014.
Parte inferior do formulário

Continue navegando