Buscar

Resumo "Arco charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde
Diversas mudanças vêm ocorrendo na educação superior na área da saúde, o modelo tradicional vem sendo modificado e substituído por novas tendências pedagógicas em busca da formação de profissionais com pensamento critico-reflexivo e que possam transformar a realidade social do seu dia a dia. Na sociedade atual, o profissional que quer atuar na docência precisa compreender as tendências e filosofias pedagógicas, como a pedagogia tradicional, renovada, por condicionamento e critica. Uma metodologia ativa coloca o aluno como protagonista e corresponsável pela sua aprendizagem, sendo o professor apenas um facilitador dessas experiências. A metodologia da problematização orienta a pratica pedagógica de um professor preocupado com o desenvolvimento de seus alunos, sempre em busca do pensamento criativo e critico. A aplicação da metodologia ativa no Brasil é recente e objetiva realizar a formação dos profissionais de saúde orientada pelo SUS. Algumas ações já foram realizadas, como: A politica nacional de educação permanente, o programa aprender SUS e o programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde – Pró-saúde. 
O texto fala sobre algumas formas de abordagem da educação e formação na universidade federal e Santa Catarina (UFSC). Por meio de discussões em grupo, permite-se uma visão ampla sobre alguns temas atuais como: a preparação pedagógica dos profissionais, currículos centrados na doença e no modelo hospitalocêntrico. Por meio do desafio de aprender acerca do tema metodologia ativa e aplica-la no contexto de uma disciplina, alunos da universidade se posicionaram como facilitadores da disciplina, colocando o colegas de mestrado como protagonistas do processo. Utilizando o arco de Charles maguerez, eles objetivaram preparar o estudante para se conscientizar-se sobre seu mundo e buscar sua transformação. 
As etapas do arco são: Observação da realidade, Identificação dos pontos-chaves, Teorização, Identificação de hipóteses de solução e aplicação a realidade. Após essa experiência, foi possível notar a estimulação da curiosidade e do interesse por parte dos alunos, no alcance dos objetivos. É necessário uma capacitação dos professores para que tornem-se capazes de estimular o aluno a realizar perguntas, possibilitando sua imersão no mundo de experiências, instigando uma atitude investigativa e de curiosidade diante do mundo, sempre considerando as potencialidades do aluno. Toda essa situação ajuda a melhorar a qualidade da assistência de enfermagem por meio da reconstrução de praticas pedagógicas. 
Capacitação Pedagógica| Aluna: Samara Queiroz

Continue navegando