Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um ponto essencial na teoria de Piaget reside em explicar a riqueza das descobertas e invenções características do processo de construção dos conhecimentos, mais conhecida como a Teoria Construtivista. O autor estudou as fases do desenvolvimento humano, descrevendo-o como um processo direcionado à totalidade das estruturas do conhecimento, segmento este entendido como sucessão de estágios que se diferenciam um dos outros por mudanças qualitativas.
Sobre a sucessão dos estágios de desenvolvimento intelectual na teoria de Jean Piaget, é correto afirmar que:
a. depende principalmente do desenvolvimento da internalização da linguagem verbal a partir do estágio pré-operatório.
b. a ordem de sucessão é contínua e independe da experiência do sujeito na relação com o ambiente.
c. um estágio corresponde a uma estrutura composta pela sobreposição de estruturas cognitivas.
d. a continuidade dos estágios é resultado de novas assimilações à estrutura cognitiva do sujeito em desenvolvimento.
e. as estruturas cognitivas construídas em uma determinada idade serão integradas nas estruturas da idade seguinte.

Vygotsky, eminente estudioso russo, concebeu o processo de desenvolvimento em íntima relação com o aprendizado humano. Sua concepção é comumente conhecida como “Sociointeracionista”, ou ainda “Histórico-Social”. Para o autor, as interações sociais com o meio governam um importante papel na formação e organização do pensamento.
Sobre a relação entre pensamento e linguagem, assinale a alternativa correta:
a. Vygotsky e Piaget concordavam sobre o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo e sobre a função da fala egocêntrica nesse processo.
b. Vygotsky compreendia que a fala egocêntrica é a expressão do pensamento egocêntrico, característico da criança do estágio pré-operatório do desenvolvimento cognitivo.
c. Para Vygotsky, o significado da palavra é ao mesmo tempo um fenômeno do pensamento e da linguagem e seu desenvolvimento proporciona diferentes modalidades de relação entre essas funções.
d. Para Vygotsky, a linguagem é um epifenômeno do pensamento por ser determinada pelo desenvolvimento cognitivo.
e. Em Piaget, o fenômeno da fala egocêntrica é um indicador do processo de internalização da linguagem no processo de desenvolvimento cognitivo.

Uma das maiores contribuições de Vygotsky para a Psicologia e a Educação é a teoria original com que concebeu a relação desenvolvimento-aprendizagem e a criação do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.
Sobre este último, na concepção do autor, é correto afirmar que:
a. o conceito que explica a influência de construção do conhecimento no desenvolvimento do indivíduo é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.
b. o primeiro nível desse desenvolvimento é o potencial onde a criança já resolve coisas sozinha, o segundo é o real que compreende o conjunto de atividades que a criança só consegue resolver com ajuda.
c. a Zona de Desenvolvimento Proximal não implica necessariamente em intervenções, porque é um estágio em que o indivíduo já consegue ser autônomo, sendo capaz de resolver problemas e dominar conceitos.
d. a Zona de Desenvolvimento Proximal tem como definição as funções que ainda não amadureceram, que não se completaram, mas estão em processo, em estado embrionário.
e. a Zona de Desenvolvimento Proximal é definida como as funções que já se encontram amadurecidas, completas e em estado embrionário demasiadamente avançado.

Henri Wallon foi um grande estudioso humanista. Descreveu diferentes estágios que a criança atravessa durante o desenvolvimento infantil, onde o individuo se desenvolve progressivamente através de fases em que há a predominância ora afetiva, ora cognitiva, contudo sempre inter-relacionados.
Diante disso, analise as proposições abaixo sobre cada fase descrita pelo autor:
I – Impulsivo-Emocional: caracterizada pela fase que se inicia com até 1 ano de idade. A criança depende totalmente das outras pessoas para sobreviver, estado esse que Wallon chama de imperícia (nada saber fazer por si).
II – Sensório-Motor-Projetivo: é projetivo porque ela usa os gestos para expressar seus pensamentos e se comunicar (o ato mental projeta-se em ato motor). Aí existe o predomínio da cognição (inteligência prática e simbólica). Essa fase é mensurada até o terceiro ano da criança.
III – Personalismo: do terceiro ao sexto ano de vida é predominante esse estágio. Ocorrem as modificações fisiológicas provocadas por meio de mudanças psicológicas, trazendo à tona questões pessoais e morais.
IV – Categorial: se estende dos 6 aos 12 anos. A criança volta-se para o mundo, tentando conquistá-lo. Passa a pensar conceitualmente, avançando para o pensamento abstrato e raciocínio simbólico.
IV – Puberdade e Adolescência: é a fase que vai dos 12 aos 16 anos. Nessa fase há o predomínio da cognição e o desenvolvimento da inteligência infantil é enorme.
a. Somente III e IV.
b. Todas as afirmativas.
c. I, II e III estão corretas.
d. I, II e IV.
e. Somente a afirmativa I.

A Psicologia como ciência da consciência tem o papel de investigar as mudanças que ocorrem no sujeito em sua interação com o mundo (mudanças cognitivas, afetivas, comportamentais, sociais, morais etc.). Para dar conta de conhecer o sujeito e seu processo constitutivo, desenvolveram-se campos de investigação específicos, com objetos de estudo mais delimitados, como é o caso da Psicologia da Educação.
Sobre a relação da Psicologia e Educação, assinale as afirmativas abaixo:
I – Apesar da antiguidade do seu objeto, a Psicologia se constituiu como estudo científico somente no inicio do Século XXI, em 1889, com Wilhelm Wundt em Leipzig na Alemanha. Por causa disso, Wundt foi considerado o fundador da Psicologia Moderna.
II – O nascimento da Psicologia como ciência somente veio a acontecer na medida em que os pesquisadores passaram a estudar a mente humana utilizando procedimentos cuidadosamente controlados de observação e experimentação.
III – A Psicologia da Educação nunca estará sozinha na compreensão da Educação, pois partilha responsabilidades com outras áreas de conhecimento, como, por exemplo, a Sociologia, a História, a Economia, a Filosofia, a Política, a Didática e a Metodologia, entre outras.
IV – Com o propósito de refletir sobre a educação que temos e consubstanciar intervenções de qualidade na prática educacional, a Psicologia volta-se para o estudo científico proporcionado pela Psicologia aplicada à Educação e seu papel na formação do professor.
V – René Descartes é considerado o Pai da Psicologia como disciplina acadêmica, sendo o primeiro a propor, sistematizar e consolidar esta ciência como independente.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. II e III.
c. I e III.
d. II, III e IV.
e. I e V.

Sobre os fundamentos teóricos da Psicologia da Educação aplicados à prática pedagógica, é correto afirmar que:
a. O aprendizado é uma das principais fontes de conceitos da criança em idade escolar, porém não é que o caracteriza uma poderosa força que direciona o seu desenvolvimento, determinando o destino de seu desenvolvimento mental.
b. A partir da teoria behaviorista, proposta por Rogers, o papel do aluno pode ser compreendido como o de um receptor do conhecimento. Do aluno se espera a aceitação de metas preestabelecidas, sendo a avaliação de metas medidas pelas respostas observáveis e passíveis de mediação.
c. O professor, ao definir o resultado que pretende alcançar com seus alunos e oferecer-lhes recompensas e estímulos para levá-los e alcançarem o resultado previsto, está adotando o humanismo de Walon.
d. De acordo com Piaget, a vivência de relações de coerção está na base da construção da autonomia intelectual.
e. As escolas têm o dever de adequarem o currículo para atender as necessidades de toda sua clientela, bem como a preparação dos professores, que precisa ser levada em conta.

A Psicologia, enquanto uma ciência humana, ao longo de sua história, construiu teorias que ora enfatizam o sujeito cognoscente (...), ora o objeto do conhecimento, sendo essa separação sujeito objeto mais evidenciada quando tratamos de fatores internos do sujeito e fatores externos a ele.
Diante do exposto, correlacione a seguir a primeira coluna com a segunda de acordo com as teorias psicológicas:
1. Subjetivistas
2. Objetivistas
3. Interacionistas
A. Partem do pressuposto de que os fatores internos ao sujeito e a realidade do objeto, assim como o homem e a sociedade, influenciam-se mutuamente.
B. Enfatizam os fatores internos do sujeito, conferindo-lhe um papel preponderante, uma vez que a realidade está submetida a ele.
C. Nessas concepções o homem é entendido como ser determinado pelas condições ambientais, isto é, um ser passivo.

O Comportamentalismo é constituído por um conjunto de teorias que partem do pressuposto de que o ambiente é um fator determinante no comportamento humano.
Sendo assim, leia as afirmativas sobre Comportamentalismo a seguir e assinale com “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
( ) Parte da crença do poder do meio ambiente em modificar os indivíduos.
( ) O comportamentalismo foi fundado sob bases positivistas e empiristas.
( ) Predomina o interesse pelos comportamentos mensuráveis, com ênfase na introspecção.
( ) Enfatiza o papel dos fatores internos como determinante do comportamento humano.
a. V-F-V-F.
b. F-V-F-V.
c. F-F-F-F.
d. V-V-F-F.
e. V-V-V-V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Um ponto essencial na teoria de Piaget reside em explicar a riqueza das descobertas e invenções características do processo de construção dos conhecimentos, mais conhecida como a Teoria Construtivista. O autor estudou as fases do desenvolvimento humano, descrevendo-o como um processo direcionado à totalidade das estruturas do conhecimento, segmento este entendido como sucessão de estágios que se diferenciam um dos outros por mudanças qualitativas.
Sobre a sucessão dos estágios de desenvolvimento intelectual na teoria de Jean Piaget, é correto afirmar que:
a. depende principalmente do desenvolvimento da internalização da linguagem verbal a partir do estágio pré-operatório.
b. a ordem de sucessão é contínua e independe da experiência do sujeito na relação com o ambiente.
c. um estágio corresponde a uma estrutura composta pela sobreposição de estruturas cognitivas.
d. a continuidade dos estágios é resultado de novas assimilações à estrutura cognitiva do sujeito em desenvolvimento.
e. as estruturas cognitivas construídas em uma determinada idade serão integradas nas estruturas da idade seguinte.

Vygotsky, eminente estudioso russo, concebeu o processo de desenvolvimento em íntima relação com o aprendizado humano. Sua concepção é comumente conhecida como “Sociointeracionista”, ou ainda “Histórico-Social”. Para o autor, as interações sociais com o meio governam um importante papel na formação e organização do pensamento.
Sobre a relação entre pensamento e linguagem, assinale a alternativa correta:
a. Vygotsky e Piaget concordavam sobre o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo e sobre a função da fala egocêntrica nesse processo.
b. Vygotsky compreendia que a fala egocêntrica é a expressão do pensamento egocêntrico, característico da criança do estágio pré-operatório do desenvolvimento cognitivo.
c. Para Vygotsky, o significado da palavra é ao mesmo tempo um fenômeno do pensamento e da linguagem e seu desenvolvimento proporciona diferentes modalidades de relação entre essas funções.
d. Para Vygotsky, a linguagem é um epifenômeno do pensamento por ser determinada pelo desenvolvimento cognitivo.
e. Em Piaget, o fenômeno da fala egocêntrica é um indicador do processo de internalização da linguagem no processo de desenvolvimento cognitivo.

Uma das maiores contribuições de Vygotsky para a Psicologia e a Educação é a teoria original com que concebeu a relação desenvolvimento-aprendizagem e a criação do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.
Sobre este último, na concepção do autor, é correto afirmar que:
a. o conceito que explica a influência de construção do conhecimento no desenvolvimento do indivíduo é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.
b. o primeiro nível desse desenvolvimento é o potencial onde a criança já resolve coisas sozinha, o segundo é o real que compreende o conjunto de atividades que a criança só consegue resolver com ajuda.
c. a Zona de Desenvolvimento Proximal não implica necessariamente em intervenções, porque é um estágio em que o indivíduo já consegue ser autônomo, sendo capaz de resolver problemas e dominar conceitos.
d. a Zona de Desenvolvimento Proximal tem como definição as funções que ainda não amadureceram, que não se completaram, mas estão em processo, em estado embrionário.
e. a Zona de Desenvolvimento Proximal é definida como as funções que já se encontram amadurecidas, completas e em estado embrionário demasiadamente avançado.

Henri Wallon foi um grande estudioso humanista. Descreveu diferentes estágios que a criança atravessa durante o desenvolvimento infantil, onde o individuo se desenvolve progressivamente através de fases em que há a predominância ora afetiva, ora cognitiva, contudo sempre inter-relacionados.
Diante disso, analise as proposições abaixo sobre cada fase descrita pelo autor:
I – Impulsivo-Emocional: caracterizada pela fase que se inicia com até 1 ano de idade. A criança depende totalmente das outras pessoas para sobreviver, estado esse que Wallon chama de imperícia (nada saber fazer por si).
II – Sensório-Motor-Projetivo: é projetivo porque ela usa os gestos para expressar seus pensamentos e se comunicar (o ato mental projeta-se em ato motor). Aí existe o predomínio da cognição (inteligência prática e simbólica). Essa fase é mensurada até o terceiro ano da criança.
III – Personalismo: do terceiro ao sexto ano de vida é predominante esse estágio. Ocorrem as modificações fisiológicas provocadas por meio de mudanças psicológicas, trazendo à tona questões pessoais e morais.
IV – Categorial: se estende dos 6 aos 12 anos. A criança volta-se para o mundo, tentando conquistá-lo. Passa a pensar conceitualmente, avançando para o pensamento abstrato e raciocínio simbólico.
IV – Puberdade e Adolescência: é a fase que vai dos 12 aos 16 anos. Nessa fase há o predomínio da cognição e o desenvolvimento da inteligência infantil é enorme.
a. Somente III e IV.
b. Todas as afirmativas.
c. I, II e III estão corretas.
d. I, II e IV.
e. Somente a afirmativa I.

A Psicologia como ciência da consciência tem o papel de investigar as mudanças que ocorrem no sujeito em sua interação com o mundo (mudanças cognitivas, afetivas, comportamentais, sociais, morais etc.). Para dar conta de conhecer o sujeito e seu processo constitutivo, desenvolveram-se campos de investigação específicos, com objetos de estudo mais delimitados, como é o caso da Psicologia da Educação.
Sobre a relação da Psicologia e Educação, assinale as afirmativas abaixo:
I – Apesar da antiguidade do seu objeto, a Psicologia se constituiu como estudo científico somente no inicio do Século XXI, em 1889, com Wilhelm Wundt em Leipzig na Alemanha. Por causa disso, Wundt foi considerado o fundador da Psicologia Moderna.
II – O nascimento da Psicologia como ciência somente veio a acontecer na medida em que os pesquisadores passaram a estudar a mente humana utilizando procedimentos cuidadosamente controlados de observação e experimentação.
III – A Psicologia da Educação nunca estará sozinha na compreensão da Educação, pois partilha responsabilidades com outras áreas de conhecimento, como, por exemplo, a Sociologia, a História, a Economia, a Filosofia, a Política, a Didática e a Metodologia, entre outras.
IV – Com o propósito de refletir sobre a educação que temos e consubstanciar intervenções de qualidade na prática educacional, a Psicologia volta-se para o estudo científico proporcionado pela Psicologia aplicada à Educação e seu papel na formação do professor.
V – René Descartes é considerado o Pai da Psicologia como disciplina acadêmica, sendo o primeiro a propor, sistematizar e consolidar esta ciência como independente.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. II e III.
c. I e III.
d. II, III e IV.
e. I e V.

Sobre os fundamentos teóricos da Psicologia da Educação aplicados à prática pedagógica, é correto afirmar que:
a. O aprendizado é uma das principais fontes de conceitos da criança em idade escolar, porém não é que o caracteriza uma poderosa força que direciona o seu desenvolvimento, determinando o destino de seu desenvolvimento mental.
b. A partir da teoria behaviorista, proposta por Rogers, o papel do aluno pode ser compreendido como o de um receptor do conhecimento. Do aluno se espera a aceitação de metas preestabelecidas, sendo a avaliação de metas medidas pelas respostas observáveis e passíveis de mediação.
c. O professor, ao definir o resultado que pretende alcançar com seus alunos e oferecer-lhes recompensas e estímulos para levá-los e alcançarem o resultado previsto, está adotando o humanismo de Walon.
d. De acordo com Piaget, a vivência de relações de coerção está na base da construção da autonomia intelectual.
e. As escolas têm o dever de adequarem o currículo para atender as necessidades de toda sua clientela, bem como a preparação dos professores, que precisa ser levada em conta.

A Psicologia, enquanto uma ciência humana, ao longo de sua história, construiu teorias que ora enfatizam o sujeito cognoscente (...), ora o objeto do conhecimento, sendo essa separação sujeito objeto mais evidenciada quando tratamos de fatores internos do sujeito e fatores externos a ele.
Diante do exposto, correlacione a seguir a primeira coluna com a segunda de acordo com as teorias psicológicas:
1. Subjetivistas
2. Objetivistas
3. Interacionistas
A. Partem do pressuposto de que os fatores internos ao sujeito e a realidade do objeto, assim como o homem e a sociedade, influenciam-se mutuamente.
B. Enfatizam os fatores internos do sujeito, conferindo-lhe um papel preponderante, uma vez que a realidade está submetida a ele.
C. Nessas concepções o homem é entendido como ser determinado pelas condições ambientais, isto é, um ser passivo.

O Comportamentalismo é constituído por um conjunto de teorias que partem do pressuposto de que o ambiente é um fator determinante no comportamento humano.
Sendo assim, leia as afirmativas sobre Comportamentalismo a seguir e assinale com “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
( ) Parte da crença do poder do meio ambiente em modificar os indivíduos.
( ) O comportamentalismo foi fundado sob bases positivistas e empiristas.
( ) Predomina o interesse pelos comportamentos mensuráveis, com ênfase na introspecção.
( ) Enfatiza o papel dos fatores internos como determinante do comportamento humano.
a. V-F-V-F.
b. F-V-F-V.
c. F-F-F-F.
d. V-V-F-F.
e. V-V-V-V.

Prévia do material em texto

Iniciado em sábado, 7 Jul 2018, 23:27 
Estado Finalizada 
Concluída em sábado, 7 Jul 2018, 23:37 
Tempo empregado 9 minutos 35 segundos 
Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%) 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 1,25 de 1,25 
Marcar questão 
Texto da questão 
Um ponto essencial na teoria de Piaget reside em explicar a riqueza das descobertas e 
invenções características do processo de construção dos conhecimentos, mais conhecida como 
a Teoria Construtivista. O autor estudou as fases do desenvolvimento humano, descrevendo-o 
como um processo direcionado à totalidade das estruturas do conhecimento, segmento este 
entendido como sucessão de estágios que se diferenciam um dos outros por mudanças 
qualitativas. Sobre a sucessão dos estágios de desenvolvimento intelectual na teoria de Jean 
Piaget, é correto afirmar que: 
Escolha uma: 
a. um estágio corresponde a uma estrutura composta pela sobreposição de estruturas cognitivas. 
b. depende principalmente do desenvolvimento da internalização da linguagem verbal a partir do 
estágio pré-operatório. 
c. a ordem de sucessão é contínua e independe da experiência do sujeito na relação com o 
ambiente. 
d. a continuidade dos estágios é resultado de novas assimilações à estrutura cognitiva do sujeito 
em desenvolvimento. 
e. as estruturas cognitivas construídas em uma determinada idade serão integradas nas 
estruturas da idade seguinte. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 1,25 de 1,25 
Marcar questão 
Texto da questão 
Vygotsky, eminente estudioso russo, concebeu o processo de desenvolvimento em íntima 
relação com o aprendizado humano. Sua concepção é comumente conhecida como 
“Sociointeracionista”, ou ainda “Histórico-Social”. Para o autor, as interações sociais com o meio 
governam um importante papel na formação e organização do pensamento. Sobre a relação 
entre pensamento e linguagem, assinale a alternativa correta: 
Escolha uma: 
a. Para Vygotsky, a linguagem é um epifenômeno do pensamento por ser determinada pelo 
desenvolvimento cognitivo. 
b. Vygotsky e Piaget concordavam sobre o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo e 
sobre a função da fala egocêntrica nesse processo. 
c. Vygotsky compreendia que a fala egocêntrica é a expressão do pensamento egocêntrico, 
característico da criança do estágio pré-operatório do desenvolvimento cognitivo. 
d. Para Vygotsky, o significado da palavra é ao mesmo tempo um fenômeno do pensamento e da 
linguagem e seu desenvolvimento proporciona diferentes modalidades de relação entre essas 
funções. 
e. Em Piaget, o fenômeno da fala egocêntrica é um indicador do processo de internalização da 
linguagem no processo de desenvolvimento cognitivo. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 1,25 de 1,25 
Marcar questão 
Texto da questão 
Uma das maiores contribuições de Vygotsky para a Psicologia e a Educação é a teoria original 
com que concebeu a relação desenvolvimento-aprendizagem e a criação do conceito de Zona de 
Desenvolvimento Proximal. Sobre este último, na concepção do autor, é correto afirmar que: 
Escolha uma: 
a. o conceito que explica a influência de construção do conhecimento no desenvolvimento do 
indivíduo é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. 
b. o primeiro nível desse desenvolvimento é o potencial onde a criança já resolve coisas sozinha, 
o segundo é o real que compreende o conjunto de atividades que a criança só consegue 
resolver com ajuda. 
c. a Zona de Desenvolvimento Proximal não implica necessariamente em intervenções, porque é 
um estágio em que o indivíduo já consegue ser autônomo, sendo capaz de resolver problemas e 
dominar conceitos. 
d. a Zona de Desenvolvimento Proximal tem como definição as funções que ainda não 
amadureceram, que não se completaram, mas estão em processo, em estado embrionário. 
e. a Zona de Desenvolvimento Proximal é definida como as funções que já se encontram 
amadurecidas, completas e em estado embrionário demasiadamente avançado. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 1,25 de 1,25 
Marcar questão 
Texto da questão 
Henri Wallon foi um grande estudioso humanista. Descreveu diferentes estágios que a criança 
atravessa durante o desenvolvimento infantil, onde o individuo se desenvolve progressivamente 
através de fases em que há a predominância ora afetiva, ora cognitiva, contudo sempre inter-
relacionados. Diante disso, analise as proposições abaixo sobre cada fase descrita pelo autor: 
 
I – Impulsivo-Emocional: caracterizada pela fase que se inicia com até 1 ano de idade. A criança 
depende totalmente das outras pessoas para sobreviver, estado esse que Wallon chama de 
imperícia (nada saber fazer por si). 
II – Sensório-Motor-Projetivo: é projetivo porque ela usa os gestos para expressar seus 
pensamentos e se comunicar (o ato mental projeta-se em ato motor). Aí existe o predomínio da 
cognição (inteligência prática e simbólica). Essa fase é mensurada até o terceiro ano da criança. 
III – Personalismo: do terceiro ao sexto ano de vida é predominante esse estágio. Ocorrem as 
modificações fisiológicas provocadas por meio de mudanças psicológicas, trazendo à tona 
questões pessoais e morais. 
IV – Categorial: se estende dos 6 aos 12 anos. A criança volta-se para o mundo, tentando 
conquistá-lo. Passa a pensar conceitualmente, avançando para o pensamento abstrato e 
raciocínio simbólico. 
IV – Puberdade e Adolescência: é a fase que vai dos 12 aos 16 anos. Nessa fase há o 
predomínio da cognição e o desenvolvimento da inteligência infantil é enorme. 
 
Estão CORRETAS as afirmativas da opção: 
Escolha uma: 
a. Somente III e IV. 
b. Todas as afirmativas. 
c. I, II e III estão corretas. 
d. I, II e IV. 
e. Somente a afirmativa I. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 1,25 de 1,25 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Psicologia como ciência da consciência tem o papel de investigar as mudanças que ocorrem 
no sujeito em sua interação com o mundo (mudanças cognitivas, afetivas, comportamentais, 
sociais, morais etc.). Para dar conta de conhecer o sujeito e seu processo constitutivo, 
desenvolveram-se campos de investigação específicos, com objetos de estudo mais delimitados, 
como é o caso da Psicologia da Educação. Sobre a relação da Psicologia e Educação, assinale 
as afirmativas abaixo: 
 
I – Apesar da antiguidade do seu objeto, a Psicologia se constituiu como estudo científico 
somente no inicio do Século XXI, em 1889, com Wilhelm Wundt em Leipzig na Alemanha. Por 
causa disso, Wundt foi considerado o fundador da Psicologia Moderna. 
II – O nascimento da Psicologia como ciência somente veio a acontecer na medida em que os 
pesquisadores passaram a estudar a mente humana utilizando procedimentos cuidadosamente 
controlados de observação e experimentação. 
III – A Psicologia da Educação nunca estará sozinha na compreensão da Educação, pois partilha 
responsabilidades com outras áreas de conhecimento, como, por exemplo, a Sociologia, a 
História, a Economia, a Filosofia, a Política, a Didática e a Metodologia, entre outras. 
IV – Com o propósito de refletir sobre a educação que temos e consubstanciar intervenções de 
qualidade na prática educacional, a Psicologia volta-se para o estudo científico proporcionado 
pela Psicologia aplicada à Educação e seu papel na formação do professor. 
V – René Descartes é considerado o Pai da Psicologia como disciplina acadêmica, sendo o 
primeiro a propor, sistematizar e consolidar esta ciência como independente. 
 
Assinale a alternativa que destaca as afirmativas CORRETAS: 
Escolha uma: 
a. Todas as alternativas estão corretas. 
b. II e III . 
c. I e III. 
d. II, III e IV. 
e. I e V. 
Feedback 
Sua resposta está correta.Questão 6 
Correto 
Atingiu 1,25 de 1,25 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre os fundamentos teóricos da Psicologia da Educação aplicados à prática pedagógica, é 
correto afirmar que: 
Escolha uma: 
a. O aprendizado é uma das principais fontes de conceitos da criança em idade escolar, porém 
não é que o caracteriza uma poderosa força que direciona o seu desenvolvimento, determinando 
o destino de seu desenvolvimento mental. 
b. A partir da teoria behaviorista, proposta por Rogers, o papel do aluno pode ser compreendido 
como o de um receptor do conhecimento. Do aluno se espera a aceitação de metas 
preestabelecidas, sendo a avaliação de metas medidas pelas respostas observáveis e passíveis 
de mediação. 
c. O professor, ao definir o resultado que pretende alcançar com seus alunos e oferecer-lhes 
recompensas e estímulos para levá-los e alcançarem o resultado previsto, está adotando o 
humanismo de Walon. 
d. De acordo com Piaget, a vivência de relações de coerção está na base da construção da 
autonomia intelectual. 
e. As escolas têm o dever de adequarem o currículo para atender as necessidades de toda sua 
clientela, bem como a preparação dos professores, que precisa ser levada em conta. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 1,25 de 1,25 
Marcar questão 
Texto da questão 
“A Psicologia, enquanto uma ciência humana, ao longo de sua história, construiu teorias que ora 
enfatizam o sujeito cognoscente (...), ora o objeto do conhecimento, sendo essa separação 
sujeito objeto mais evidenciada quando tratamos de fatores internos do sujeito e fatores externos 
a ele” (TENREIRO, 2009, p. 45). Diante do exposto, correlacione a seguir a primeira coluna com 
a segunda de acordo com as teorias psicológicas: 
 
1. Subjetivistas 
2. Objetivistas 
3. Interacionistas 
 
A. Partem do pressuposto de que os fatores internos ao sujeito e a realidade do objeto, assim 
como o homem e a sociedade, influenciam-se mutuamente. 
B. Enfatizam os fatores internos do sujeito, conferindo-lhe um papel preponderante, uma vez que 
a realidade está submetida a ele. 
C. Nessas concepções o homem é entendido como ser determinado pelas condições 
ambientais, isto é, um ser passivo. 
 
Assinale a alternativa que relaciona corretamente as colunas: 
Escolha uma: 
a. 1-A, 2-B, 3-C. 
b. 1-C, 2-A, 3-B. 
c. 1-C, 2-B, 3-A. 
d. 1-B, 2-A, 3-C. 
e. 1-B, 2-C, 3-A. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 1,25 de 1,25 
Marcar questão 
Texto da questão 
O Comportamentalismo é constituído por um conjunto de teorias que partem do pressuposto de 
que o ambiente é um fator determinante no comportamento humano. Sendo assim, leia as 
afirmativas sobre Comportamentalismo a seguir e assinale com “V” para Verdadeiro e “F” para 
Falso: 
 
( ) Parte da crença do poder do meio ambiente em modificar os indivíduos. 
( ) O comportamentalismo foi fundado sob bases positivistas e empiristas. 
( ) Predomina o interesse pelos comportamentos mensuráveis, com ênfase na introspecção. 
( ) Enfatiza o papel dos fatores internos como determinante do comportamento humano. 
 
Assinale a alternativa correta: 
Escolha uma: 
a. V-V-V-V. 
b. F-V-F-V. 
c. V-V-F-F. 
d. F-F-F-F. 
e. V-F-V-F. 
Feedback 
Sua resposta está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina