Buscar

POSTAGEM 1 PEIEC

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DAESCOLA E DA
COMUNIDADE
Aluno: Carla Maria de Freitas Costa
RA 1770993
Pólo Arujá
2018
Caracterização da escola
Escola Estadual Professora Maria Rodrigues Gonçalves
Endereço: Rua Pedro Alvares Cabral, s/n – Rodeio
Mogi das Cruzes – SP
Telefones: (11) 4790-2075 / 4790-5262
Escola sob jurisdição da Diretoria de ensino – Região Mogi das Cruzes – SP, mantida pelo Poder Público Estadual e administrada pela Secretaria Estadual da Educação.
A Escola fica em ótima Localização e com fácil acesso para a comunidade.
A unidade escolar possui amplo espaço físico, com um pátio grande que conta com palco, quadra coberta com arquibancada e salas de aula nos dois andares, no térreo, além da secretaria, sala dos professores, diretor e coordenador, temostambém a sala multimídia e biblioteca. Com relação ao espaço físico, a quantidade de aluno, nas salas de aula, está superior ao adequado, já para as atividades nas sala multimídia e biblioteca, se dividido por turma, o espaço oferece boas condições. Não há salas ambientes.
A biblioteca pode ser utilizada em horários livres pelos alunos, para a pesquisa e leitura, havendo também utilização definida pelos professores para as aulas de literatura, por exemplo. A sala multimídia é utilizada com horários definidos para o desenvolvimento de projetos didáticos, como filmes ou documentários de assuntos pertinentes ao projeto didático.
A utilização de tais recursos tem como finalidade maior integração entre os alunos e também o melhor aproveitamento e entendimentodos assuntos tratados em sala de aula, atingindo na maior parte das vezes esses objetivos.
Características da gestão escolar
A proposta pedagógica escolar foi elaborada pelos profissionais da escola (diretor, vice-diretor, coordenadores e professores). O regimento escolar foi elaborado pelos diferentes segmentos da comunidade escolar (direção, professores, pais, alunos e funcionários) nos processos consultivos e decisórios, através do Conselho de escola e Associação de pais e mestres, trazendo uma reflexão sobre os aspectos e características dos alunos atendidos e também proporcionando a elaboração de um trabalho com um professor mediador escolar comunitário, que tem como função, através de uma série de ações, , prevenir conflitos, promover a integraçãodo aluno à escola, garantir os direitos das crianças e adolescentes e a proteção da comunidade escolar e do patrimônio público.
Organização administrativa e pedagógica
Diretor: Denise Gallo
Vice-diretor: Eliane Ester Crespi Pinheiro da Silva
Professor coordenador do ensino fundamental e médio: Maria Antonieta Cipullo Jerônimo
Professor mediador escolar: Priscila Moraes Rodrigues de Siqueira
Gerente de organização escolar: Tânia Cristina Soares Dellatorre
A escola oferece ensino fundamental ciclo II, do 6° ao 9° ano e ensino médio, do 1° ao 3° ano, nos períodos manhã e tarde com 11 salas do ensino fundamental e 7 do ensino médio, com carga horária de 1200 horas, ministradas em no mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar.
As decisões relacionadas ao calendário escolar, plano de ensino, projetos pedagógicos, reuniões de ATPC e de pais e mestres são desenvolvidas, analisadas e aprovadas pela direção da escol, corpo docente e corpo administrativo, sendo horários de atividades e reuniões definidos pelo professor coordenador.
Nas reuniões de pais e mestres, os pais ou responsáveis são convidados a observar o desempenho escolar e também recebem as informações dos projetos a serem desenvolvidos na escola para a participação da comunidade.
O sistema de avaliação do aluno conta com provas bimestrais, trabalhos escolares e observação do desempenho escolar, sendo avaliado também pelo conselho de classe ao final de cada bimestre, quando necessário, é oferecido ao aluno aulas de reforço e outras formas de avaliação como método de recuperação.
Outras atividades desenvolvidas pela escola
A escola possui Associação de Pais e Mestres e Grêmio estudantil com função de aprimorar o processo de construção da autonomia escolar e as relações de convivência intra e extra escolar, promovendo a participação ativa e democrática dos pais e alunos em ações voltadas a comunidade escolar e nas tomadas de decisões que são pertinentes.
A escola possui alguns projetos, entre eles:
- Projeto Renove-Biobras – Instalação de Eco posto.
- Palestras de âmbito cultural, educacional, familiar e área da saúde.
- Projeto Valores.
- Projeto Semana esportiva.
Levantamento das expectativas dos alunos em relação a escola
Através de parceria com o Grêmio estudantil e de conversas informais com os alunos, percebeu-se expectativas relacionadas a maior utilização de tecnologia no processo d ensino-aprendizagem, e em relação ao ensino médio, uma maior atenção voltada ao preparo para as provas, vestibulares e ENEM, com aulas mais específicas e aplicações de simulados, assim como orientação profissional para as decisões que estão prestes a tomar, levando-os a uma maior clareza em relação ao mercado de trabalho, atuação profissional e retorno financeiro.
Caracterização da comunidade
Localizada em Mogi das Cruzes, no bairro Rodeio, à beira da Serra do Itapety e a 15 minutos do centro da cidade, é de fácil acesso, tanto em relação ao centro da cidade quanto a quem vem de São Paulo, os moradores podem contar com três linhas de ônibus ligando o bairro a diferentes pontos da cidade.
O bairro conta com duas escolas municipais de ensino infantil e fundamental I, uma escola estadual de ensino fundamental II e ensino médio, Professora Maria Rodrigues Gonçalves, onde será realizado o projeto, duas creches municipais infantis e uma crechemunicipal voltada ao idoso, com período integral.
Na área da saúde, o bairro conta com uma UBS (Unidade básica de saúde) com consultas agendadas, exames de rotina e vacinação e também com uma unidade do UPA (Unidade de pronto atendimento) que funciona 24h para atendimento de urgência.
Possui também um posto policial para suporte e informações, localizado em um dos centros comerciais do bairro, que conta com padaria, mercado, açougue, farmácia, lavanderia, casa lotérica e sorveteria.
No bairro tambémfica situado um Centro esportivo municipal, com quadra poliesportiva coberta, campo de futebol gramado, professoresde Educação física e projetos de grupos de corrida e ginástica para a melhor idade, entre outros.
É um bairro basicamente residencial, arborizado e tranquilo, com vários condomínios de apartamentos e casas, por isso considerado populoso, o perfil econômico dos moradores é de classe média.
Através de conversas informais com os moradores e também com os pais dos alunos durante uma das reuniões de pais e mestres do calendário escolar, foi questionado quais seriam as necessidades relacionadas ao trabalho escolar e a comunidade e como poderiaser feita uma maior integração entre elas, percebeu-se na maior parte das respostas o interesse dos paise moradores em projetos que abrissem a escola para projetos de prática esportiva e cursos de orientação profissional.
Como a prática esportiva já existe em projetos de práticas de Karatê e Jiu Jitsu em uma das escolas municipais, e sendo essa a escola queoferece ensino médio e por isso concentrando os adolescentes que necessitam de uma atenção maior voltada ao seu futuro profissional, foi criado o projeto Feira de Orientação Profissional, desenvolvida e organizada por professores e funcionários da escolaem conjunto com os alunos e aberta a toda comunidade, visando oferecer orientação aos jovens da comunidade que não são matriculados na unidade escolar, assim como promover uma maior integração da comunidade com os serviços oferecidos pela escola.

Continue navegando