Buscar

O homem é a única criatura que precisa ser educada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O homem é a única criatura que precisa ser educada
Quero iniciar esse texto com uma frase de Sócrates que diz: “O homem deve buscar se conhecer mais para errar menos". (br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110404103417AA9mmWm)
Immanuel Kant começou sua carreira como professor, se tornou doutor em Filosofia e se tornou professor universitário. Para escrever sua obra “Sobre a Pedagogia”, ele se inspirou em outro conhecido filósofo, Jean Jacques Rousseau (que dizia que a criança não é um mini adulto e deve ser tratada como criança, respeitando suas etapas – como aprendemos na disciplina história da educação - Iluminismo), ele compartilhava os mesmos pensamentos de como ensinar as crianças e formar seu caráter e que “Por um lado, a educação ensina alguma coisa aos homens e, por outro lado, não faz mais que desenvolver nele certas qualidades” (KANT, 1996, p. 15). (http://www.partes.com.br/educacao/educacaoparakant.asp)
Segundo alguns filósofos, nossas vontades e nossos desejos poderiam ser vistos como um barco à deriva, o qual flutuaria perdido no mar, o que sugere um caráter de inconstância. Essa mesma inconstância tornaria a vida social impossível se nós não tivéssemos alguns valores que permitissem nossa vida em comum, pois teríamos um verdadeiro caos.  Logo, é necessário educar nossa vontade, recebendo uma educação (formação) racional, para que dessa forma possamos escolher de forma acertada entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado. (www.brasilescola.com/sociologia/o-que-etica.htm)
Vou transcrever algumas frases retiradas do livro “sobre a pedagogia de Kant” contidas nos vídeos deixados pelo Prof. Paulo César, que achei interessantes e estão hospedadas no site youtube: www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vs0zyU6-YVI e www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ywHVD6RaHZM#!
“A disciplina é o que impede o homem de desviar-se de seu destino, e o livra de sua selvageria.”
“O homem é o único ser que precisa ser educado.”
“Quem não tem disciplina ou educação é um selvagem.”
“A disciplina submete os homens às leis da humanidade e começa a fazê-lo sentir a força das próprias leis.”
“Deus alma e mundo são ideias pensadas e não fenômenos conhecidos, mas devem ser pressupostos porque são condições cinequanon (base para algo de extrema importância) para a legitimação e para fundamentação da moralidade. A moral é um fato na realidade humana.” 
Kant escreveu em seu livro Sobre a Pedagogia que “A educação portanto é o maior e mais árduo problema que pode ser proposto aos homens.” (pág. 20) “a arte da educação ou pedagogia deve, portanto, ser raciocinada, se ela deve desenvolver a natureza humana de tal modo que se possa conseguir o seu destino.” (pág. 21)
Nesse livro Kant demonstra sua preocupação na formação das pessoas que vão educar as crianças, sejam pais ou professores, ele acreditava que uma boa educação, poderia trazer a tona o melhor das pessoas e uma educação feita de forma inadequada traria um regresso nos pontos conquistados. É através da educação que a criança aprende a viver em sociedade, aprende os princípios básicos da moral, da ética (que tem o mesmo significado) e da disciplina, com esses 3 itens, a criança aprende a discernir entre o certo e errado, se não for ensinada, como pode fazer o certo? Como pode ser cobrada por algo que não tinha ideia de como funcionava? Conforme temos visto no decorrer dessa matéria, a criança precisa mais do que ser treinada, ela precisa aprender a pensar por si só, mas para isso precisa de parâmetros, conforme nos ensina Kant. “Cabe zelar para que na cultura do corpo, também se eduque para a sociedade.” (pág. 58) Ele acreditava que o exercício físico feitos através de jogos, também ensina a criança a viver em sociedade e respeitar os outros (uma vez que esses jogos possuem regras a serem seguidas).
Resumindo: Nessa obra maravilhosa, Kant nos ensina que a educação, não é apenas aprender a ler, escrever, fazer cálculos, etc. Educar significa preparar para a vida e a sociedade, significa ajudar a formar o caráter da criança desde cedo, mostra a importância da religião, pois ela leva ao conhecimento e ao respeito a Deus, coisa que estamos vendo cada dia mais. As crianças deixaram de receber limites em suas casas podendo fazer todas as suas vontades, tornando-se mais tarde antissociais, passaram a se preocupar consigo mesmas, esquecendo-se do direito do outro, é a velha frase que diz que “meu direito termina quando começa o do outro.”
Para encerrar quero colocar um trecho da declaração universal dos direitos humanos, que fala a respeito disso e vem de encontro com o que estamos falando:
Artigo XXIX
1. Toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível.
2. No exercício de seus direitos e liberdades, toda pessoa estará sujeita apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.
3. Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos propósitos e princípios das Nações Unidas.
Fonte: www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/integra.htm#29
Lilian Ramires Di Consoli
Pedagogia – Polo Bragança Paulista

Continue navegando