Buscar

Crianças com TDAH no Ambiente Escolar

Prévia do material em texto

5
UNIVERCIDADE DE FRANCA 
LUCIARA DOS REIS LIMA CASTILHO SENEDESE 
CRIANÇA TDAH NO AMBIENTE ESCOLA 
Projeto de Iniciação Científica
ÁREA TEMÁTICA:
 EDUCAÇÃO 
BOM JESUS DA PENHA- MG
2022 
UNIVERSIDADE DE FRANCA 
LUCIARA DOS REIS LIMA CASTILHO SENEDESE 
CRIANÇA TDAH NO AMBIENTE ESCOLAR
Projeto de iniciação científica apresentado ao Programa Interdisciplinar de Práticas Científicas, Tecnológicas e Profissionais - Projeto de Práticas Científicas.
BOM JESUS DA PENHA- MG 
2022
Resumo 
O transtorno de déficit de atenção de hiperatividade é uma desordem neurobiológica, podendo ser reconhecido por alguns sintomas específicos, como (desatenção) que acomete uma parcela significativa da população. A criança hiperativa precisa de cuidado diferenciado na sala de aula, necessitado que o professor tem capacidade analisar o local que uma criança deve se sentar, que a comunicação não consiga distrair forma inadequada que não impossibilite de realizar as tarefas realizadas na sala de aula. Dessa forma, é essencial a atenção aos primeiros sintomas de hiperatividade apresentando infância, que haja o quanto antes e para trabalhar de maneira correta com essas crianças.
Palavras-chave: Hiperatividade, Desatenção e Aprendizagem..
SUMÁRIO
1	Introdução	5
2	Justificativa	7
3	Objetivos	8
4	Metodologia e Procedimentos	9
5	Cronograma	10
6	Bibliografia	11
7	Anexos	
Introdução
Há algumas décadas pouco se ouvia fala sobre hiperatividade, pouco se sabia o que era e do que se tratava, mas com aumento de caso de hiperatividade, crescem cada ano, tornou-se fundamental para profissionais como pedagogos psicopedagogos, psiquiatras, infantis, neuropsiquiatras e até mesmo os pais querem entender mais sobre o assunto. E a busca pelo conhecimento sobre o universo da hiperatividade cresceu muito depois da pandemia. O psiquiatra Leon Eisenberg, que descobriu o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, confesso, sete meses antes de sua morte em 2009, que se trata de ‘'uma doença fictícia". (Freud, 2004)
O transtorno de déficit de atenção de hiperatividade (TDAH), é um transtorno caracterizado por um problema na falta de atenção, impulsividade e inquietação ao longo da vida, com o diagnostico que normalmente pode ser identificado antes dos três anos de idade. É um transtorno contando entre várias dificuldades de aprendizagem existentes. (koneski, 2017 ) 
Hoje sabe-se que existem leis que amparam, e dão direitos aos indivíduos que comprovam que tem o diagnóstico de TDAH. O grande problema é que nem sempre as escolas não estão preparadas para receber um a aluno de inclusão, nem tampouco o professor está preparado, sabendo como trabalhar com aluno hiperativo. 
Esse trabalho resulta numa pesquisa de cunho bibliográfico, tendo uma análise dos dados, objetivou apresentar uma reflexão acerca do conceito hiperatividade, além de discutir como surgiram os estudos assunto. Buscando trazer clareza sobre e conhecimento para se enfrentar as dificuldades e desafios enfrentados no contexto escolar ao receber uma criança com TDAH.
 	
 Justificativa
	Transtorno déficit atenção hiperatividade tem é uma das grandes dificuldades processo de ensino e aprendizagem. 
Alfabetização de uma criança com o transtorno de déficit de atenção hiperatividade é uma das grandes dificuldades para um educador tendo que se aperfeiçoar. Pais querem entender o que é TDAH é aceitar sua forma diferente de ser, de aprender, de agir, de se propor criar ideias que tornem o mundo de uma criança hiperativa um lugar mais agradável, especialmente escolar. Para tanto, é fundamental que haja o um diagnóstico precoce quanto mais cedo se observar, mais intervenções poderão ser feitas a favor dessa criança. 
Os educadores estão sempre na necessidade de acompanha as transformações que acontece no mundo. São muitas informações novas muitas áreas foram criadas diversas áreas do conhecimento e outras áreas que já estão ultrapassada, teve atualização. Muitas estratégias de ensinos que já foram desenvolvidas para ser usadas com alunos com transtorno déficit atenção hiperatividade.
 Objetivos
Objetivo geral: 
Compreender a hiperatividade e seus portadores, assim procurar entender melhor esse transtorno muito comum hoje em dia nas redes educacional.
Objetivo especifico:
Buscar estratégias para desenvolver planos que auxiliará o educador a ajudar o aluno com esse transtorno.
Procurar entender que geralmente falta capacitação para os educadores.
Educador deve estar sensível à condição do aluno evitando constrangimento principalmente na frente dos colegas. 
 Metodologia e Procedimentos
A metodologia usada para o projeto de iniciação cientifica trata-se de uma pesquisa e seleção bibliográfica.
Cronograma
	ATIVIDADES
	MESES
	
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	11
	12
	Pesquisa e seleção do referencial bibliográfico e das fontes primárias 
	x
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Leitura do referencial bibliográfico 
	x
	x
	x
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Leitura das fontes primárias 
	
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	
	
	
	
	Escrita do Relatório
	
	
	
	
	
	
	
	
	x
	x
	
	
	Entrega da Iniciação científica
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	x
	
	
Bibliografia
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/
SciELO - Brasil - Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental
206-Texto do Artigo-861-1-10-20121023 (1).pdf
https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah
www.univates.br/bduserver/
. 
Anexos

Continue navegando