Buscar

Direitos Fundamentais- Segundo Bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Direitos Fundamentais- Fabio Periandro.
Segundo Bimestre.
Assuntos: Remédios Constitucionais, Vida, Isonomia, Propriedade.
VIDA
Vida é um conceito multiplicável. Milagre ( não explica) juridicizado ( o que o direito tenta explicar).O direito regula a vida entre o nascimento e a morte.
Sucessão ( herdar alguma coisa), depois do inicio da vida, transferir os bens jurídicos.Se não determinar quando começa a vida não tem como analisar a sucessão. Ex= nascer morto não muda na sucessão. Ex= nascer com vida e morrer logo, pode ter adquirido Direitos e bens.
Importância antes da vida: Tem importância, pois é um futuro sujeito de direito. Ex: alimentos gravídicos. Ex= Contrato de seguro de vida para um neto que ainda não nasceu.
OBS= O direito brasileiro diz que o sujeito nasceu, quando nasce com vida.
Matérias Constitucionais: ADI 3510 
# células tronco embrionária; o embrião como sendo um potencial de ser humano.
# código civil adota a teoria natalista.
# a vida é protegida pela constituição federal, mas quem regula quem é vivo ou não são as leis infraconstitucionais.
Desenvolvimento da Vida:
#Vida digna= ser humano como titular do direito.
#Vedação a tortura + tratamento desumano ou degradante : Sujeito de direito que deve ser protegido( não pode o ser humano ser coisa).
Ex: Barreto sugere tal assunto a relação do debate sobre o aborto do feto acéfalo, afirmando 
‘’ a mulher torna-se um caixão ambulante, tornando-se uma tortura.’’
OBS= degradante se estende a animais.
#Direitos sociais: condições mínimas do cidadão.
Fim da Vida: para o código civil é com a morte.
# Direito ao corpo morto: mesmo a pessoa que falece, seu corpo é passível de tutela do estado.
# Vilipendo a cadáver=( crime) indenização para pessoa morta.( tem honra, tem imagem).
# Transplantação de órgãos: lei especifica (9434?97) que é inconstitucional.
Relatividade da Vida: Para parte da doutrina não.
# Autorizada = guerra declarada; Aborto+ terapêutico e por violência; eximentes penais e excludentes de ilicitudes.
#Hermeneutica= Fetos anencealos, ortotanasia, eutanásia.
# Testamento Vital(manifestação de vontade dizendo qual o tratamento que se quer submeter.)+ Procuração de disposição de ultima vontade ( se está em estado vegetativo, outra pessoa escolhe. – não tem no Brasil).
 
ISONOMIA
Isonomia é sinônimo de igualdade. Seria um tratamento objetivo, na qual as pessoas tem direitos, porem obrigações. Tratamento igualitário deve ser o mais objetivo possível. Igualdade é um sentimento que vira direito, porque nenhum ser humano se sente bem sendo tratado diferente. A sociedade atual acha que só tem direitos , esquecendo as obrigações.
# Prerrogativas x Privilégios= Os privilégios são algo ruim, pois faz com que você seja tratado diferente por questões subjetivas. Ex: imunidades dos parlamentares em relação a injuria, difamação, etc. OBS= O privilegio é um tratamento diferenciado, mas deve ter prerrogativas. Ex= um parlamentar tem privilégios, mas com a prerrogativa de ser mediante ao cargo e não a pessoa.
OBSERVACÃO= tudo aquilo que é objetivo não é proibido e respeita a isonomia, diferente do subjetivo( na esfera privada pode ter subjetividade, ex: contratar porque é amigo; na esfera publica não pode ter esse grau de subjetividade, por isso que tem concurso publico).
Isonomia esta ligada ao tratamento objetivo em relação a questão da igualdade.
Tipos de Isonomia: Complementares entre si.
#Formal: tratar os iguais de forma igual. Se todos forem tratados com o mesmo nível de exigência, eles são tratados iguais.
#Material: tratar os desiguais de forma desigual. Esse tratamento deve ser na exata medida da sua desigualdade, nem mais e nem menos. Ex= a forma de tratar um cego diferente das outras pessoas ‘’normais’’, em relação a realização de uma prova, aplicando ao cego uma prova oral.
Previsões:
#Art5, caput= Legislador. Ele deve estabelecer pela a lei de forma mais isonômica possível, tornando-a constitucional.
# Art5 ,I= gênero .Diz que homens e mulheres são iguais, mas não foi o que se viu durante a historia, mesmo tendo na constituição.
#Art3, IV=Vedação dos preconceitos, razão de idade,cor, sexo.
#Art143,2= serviço militar obrigatório( para alguns homens), não é obrigatório nem para mulheres e nem eclesiaticos.
#Art222= brasileiro nato/naturalizado.
Soluções de conflitos:
# Fato de descriminação= tratar as pessoas de maneira diferenciada é necessidade ou vontade? Se necessário é justificável ou injustificável? Tem que ser explicitado e aparentemente justificável, se não for justificável será preconceito.
# Razoabilidade
Discriminação reversa ou compensatoria ou positiva: cotas
Decisões recentes do STF= NO CADERNO!
PROPRIEDADE
A propriedade no Brasil é direito assegurado. Vinculo entre um sujeito e uma coisa. A idéia de que a propriedade podia ser feita o que quiser pelo dono, foi deixado para traz.
#Características= Direito absoluto- Usar; Fruir ( gozar, ou seja, aproveitar os frutos civis.Ex: alugar uma propriedade.); Dispor ( abrir mão, pode ser gratuito ou onerosa).
#OBSERVACOES= Posse ( estado de fato, vinculação direta com a coisa) # Propriedade ( estado de direito, situação jurídica.).
Previsão Condicionamento:
# função social=condicionamento da propriedade ( dever de fazer que sua propriedade não gere problemas a terceiros, sendo este um dever mínimo). Se não cumprir a função social pode perder a propriedade.
Espécies:
# Urbano ( impostos IPTU)X Rural ( ITR, cobrado pela união).
#Material ( ‘’bens que conseguimos dimensionar, sendo desde pequena a gigante’’. Ex: de caixa de fósforo a navio)X Imaterial ( ‘’aquilo que não conseguimos pegar’’. Ex= as idéias, os direitos autorais.
#Móvel ( pode se deslocar, se presume que o bem esteja com o dono. EX= jóias.)X Imóvel ( identifica quem é o dono através de transcrição, registro publico.) X Semovente ( se move por si próprio, normalmente animais).
#Presente ( atual, já esta incorporado ao seu patrimônio nesse momento, podendo ser usufruído.) X Futura ( bens que vai receber no futuro. Ex: herança). 
Limites a propriedade:
#Ilícitas= invadir as terras, turbação.
#Licitas= 
Temporárias : requisição temporária, nome de requisição administrativa ( quando uma autoridade usa de bem particular para serviço, sendo reencidido se houver danos ao bem). Não transfere a propriedade plena, sendo de uso temporário, mas se tiver prejuízo o governo deverá reembolsar.
Definitivas: Usucapião- prescrição aquisitiva( perco uma propriedade em detrimento de outra pessoa), a usucapião é uma forma originaria de aquisição de propriedade. Tem que ser em determinado tempo + inércia do antigo titular. Desapropriação- tirar a propriedade de alguém. Proteção do interesse publico em detrimento do interesse privado. A indenização: previa, em dinheiro e justa. Desapropriação indireta- toma a propriedade e não indeniza. Desapropriação sanção- porque a pessoa não fez cumprir a função social.
OBS= FALTA A PARTE DE REMEDIOS CONSTITUCIONAIS!!!