Buscar

CAPITALISMO- MAX WEBER 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAX WEBER
ORIGEM DO CAPITALISMO MODERNO
Conceito e Condições prévias do Capitalismo
O capitalismo existe onde quer que se realize a satisfação de necessidades de um grupo humano, com caráter lucrativo e por meio de empresas.
Exploração racionalmente capitalista: Uma empresa lucrativa que controla sua rentabilidade na ordem administrativa por meio da contabilidade moderna, estabelecendo um balanço. (Exploração com conta de capital).
ECONOMIA INDIVIDUAL: Pode se comportar de maneira capitalista, assim como ter necessidades senhoriais ou de organização artesanal.
O capitalismo se apresenta de diversas formas durante os períodos da história, porém, a satisfação das necessidades cotidianas, só é peculiar no Ocidente.
CONDIÇÃO PRÉVIA PARA A EXISTÊNCIA DO CAPITALISMO MODERNO:
Contabilidade racional do capital, como norma para todas as empresas lucrativas que se ocupam da satisfação das necessidades cotidianas.
CONDIÇÕES PRÉVIAS DAS EMPRESAS:
Liberdade mercantil/mercado
Técnica racional: contabilizável ao máximo, mecanizada na produção e na troca
Direito racional: direito calculável, depende da justiça.
Trabalho livre
Comercialização da economia
Fatos externos ao desenvolvimento do capitalismo
Comercialização= criação de títulos de participação das empresas- títulos da Dívida Pública. OCIDENTE!
Caso de guerras é visto como um negócio. Os empresários de guerras com juros elevados, foram desconhecidos na ANTIGUIDADE. Quando os vassalos não estavam em condições de reunir os meios necessários, o Estado recorria a um financiamento estrangeiro, a quem se prometia uma parte das presas de guerra, em troca de adiantamento. Quando o resultado da guerra era desfavorável, o interessado perdia seu dinheiro. O financiamento para fins públicos, via de regra, para realizar objetivos guerreiros, mediante apelo ao interesse rentista geral, é uma criação da Idade Média, particularmente das cidades.
OUTRO TIPO DE ASSOCIAÇÃO: financiamento de empresas comerciais
Duas classes de organização:
Caráter interlocal: não podiam ser financiadas por empresários singulares, financiamento por associação pelas cidades
Colônias internacionais
Apelo ao público: Quando a cidade apelava para a iniciativa privada, fazia obrigatória a participação dos cidadãos na sociedade em formação; o valor do capital em ações era, portanto, limitado. Frequentemente, não bastava o desembolso do capital por uma só vez, pois exigiam posteriores quantias enquanto que, na atualidade, a obrigação do acionista limita-se à importância que seu título expressa. A cidade estabeleceu, amiúde, um limite máximo de participação para que desta maneira, pudessem tomar parte na sociedade todos os cidadãos; algumas vezes, regulava a instituição de tal modo que os cidadãos ficavam agrupados em classes ou grupos patrimoniais, ou tributários.
As principais grandes crises da especulação
Capitalismo: 
Apropriação dos meios concretos de produção por parte do empresário; 
Liberdade de mercado; 
Técnica racional; 
Direito racional; 
Trabalho livre; 
Especulação.
Muitas crises de especulação com uma grande amplitude, que se repetiam de 10 em 10 anos aproximadamente. A partir destas crises que Marx escreveu o Manifesto Comunista ao profetizar a ruina do capitalismo.
As primeiras crises: Consequência da possibilidade da especulação e do fato de participar, nos grandes negócios, interesses alheios às empresas. A ruina se produz porque, como resultado da grande especulação, os meios de produção e a própria produção crescem mais que a necessidade de bens de consumo.
1815- febre de construção de fábricas, e com a guerra o continente europeu ficou sem condições de consumir os produtos ingleses.
Em 1825 já se recuperando da crise anterior houve outra crise agora não mais de mercadorias e sim de meios de produzi-las. O fato de conseguir produzir tantos meios de produção deve-se ao fato do início na época do ferro. O que causou: desemprego crônico; paralisação de vendas
NÃO HÁ CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PARA EXPORTAÇÃO CRIA CONDIÇÕES FAVORÁVEIS EX. FERROVIA- RODOVIA.
O livre comércio atacadista
Formas:
Comércio apregoado em leilão
Comércio de consignação: comércio de exportação
Comércio a base de amostras: venda a lugares distantes
Comércio estandardizado 
A fase preliminar da Bolsa foi a feira, sendo o ponto comum que ambas se realizam entre comerciantes e a diferença é que na feira a mercadoria está presente. Um elo entre as duas é a chamada feira permanente: nas grandes cidades construíram praças mercantis que levavam o nome de ‘Bolsa’, mas neles não se efetua um comércio típico porque a maioria dos visitantes são comerciantes forasteiros que visitam a Bolsa por motivo de sua relação com a feira, e porque as mercadorias se exibem regularmente, ou encontram representadas através de amostras, operando com elas através de tipos e padrões.
Comércio da Bolsa no sentido moderno: Desenvolveu-se no setor das operações de valores e moedas, e não com mercadorias porque os valores e moedas dos diferentes países tem características definidas, somente no séc. XIX operou-se com mercadorias.
A inovação do comércio da Bolsa, já desenvolvida, prende-se à especulação racional na baixa, ou seja, uma venda com o objetivo de poder comprar mais barato as mercadorias prometidas, antes de terminar o prazo de entrega.
Ao falhar estes cálculos desenvolveu-se as crises como a fraude das tulipas e da Companhia do Mississipi.
A especulação da Bolsa fez surgir as ferrovias como meio de alimentar essa especulação.
Produtos que penetraram na especulação da bolsa: cereais e alguns produtos coloniais.
Aparece a organização de um sistema de informação e de comunicação: condição prévia para o desenvolvimento do comércio atacadista e da especulação.
Bolsa temia que os comerciantes soubessem do preço do estrangeiro.
MODIFICAÇÕES NO TRANSPORTE:
Primeiramente os navios eram de madeira, a mudança foi que: aumentou em número.
Navegação fluvial desenvolveu-se a partir de construções de diques.
Não houve grande mudanças até aqui, o transporte de mercadorias por terra continuou. Serviço postal se encarregava de pequenas encomendas. Entretanto, AS ESTRADAS tiveram uma maior transformação, com as rodovias calçadas o que levou a um grande desenvolvimento no tráfego.
O custo de expedição por terra era maior do que o valor posterior das tarifas ferroviárias e a ferrovia custava maior que a navegação fluvial.
FERROVIA o principal meio revolucionário que a história registra, não apenas pelo trafego mas também para a economia. Seu desenvolvimento está vinculado ao início da chamada época do ferro.
POLÍTICA COLONIAL DO SÉCULO XVI ao XVIII
Com as aquisições coloniais deu-se uma acumulação de riquezas jamais vista, os meios para este acumulo foi: monopólio dos produtos coloniais, possibilidade de colocação das colônias (direito de transportar suas mercadorias).
O Estado tirava das colônias lucros imediatos administrando diretamente suas riquezas,
DOIS TIPOS DE EXPLORAÇÃO:
 feudal- colônias espanholas e portuguesas
capitalistas- holandesas e inglesas
Colônias feudais: assegurava renda patrimonial mediantes a divisão das terras e ocupar à maneira dos feudos.
Colônias capitalistas: Indígenas forneciam a mão de obra necessária e mais tardado a importação do escravismo tendo uma grande importância econômica. Porém as mortalidades dos escravos eram muito altas. Além dos escravos negros existiam os brancos semiescravos que eram os delinquentes deportados.
O rendimento obtido pelo trabalho escravo era desprezível, as condições previas se davam geralmente nas plantações.
Acumulo de riqueza pelo processo colonial possui escassa importância para o desenvolvimento do capitalismo moderno. O comércio internacional proporcionou uma ampla acumulação de riqueza porém não estimulou a organização do trabalho. O principal lucro era o transporte.
O termino da exploração capitalista coincide com a abolição da escravatura, a única seita cristã que combateu a escravidão foi a dos ‘quacres’.Caráter decisivo teve a independência das colônias norte-americanas, deseja evitar que se formasse uma aristocracia de fazendeiros.
A escravidão significou muito pouco para a organização econômica porém foi de grande importância no acumulo de riquezas. Criou um grande número de rentistas, mas só uma pequena escala contribuiu para desenvolver o processo industrial de exploração e a organização capitalista.

Outros materiais