Buscar

relatorio de estagio ensino medio


Prévia do material em texto

CENTRO UIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER
TAINARA BOTAN – RU: 1222313 - 2015/06
	
ESTAGIO SUPERVISIONADO OBSERVAÇÃO E PRÁTICA:
ENSINO MÉDIO
MARILÂNDIA 
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
TAINARA BOTAN– RU: 1222313 - 2015/06
ESTAGIO SUPERVISIONADO OBSERVAÇÃO E PRÁTICA:
ENSINO MÉDIO
Relatório de Estágio Supervisionado – Observação e Prática: Ensino Médio do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
MARILÂNDIA
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	4
2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA	5
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO	6
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO	9
4.1 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL.	9
4.2 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA	10
4.3 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA	11
4.4 PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO	12
4.5 DESCRIÇÃO DAS AULAS OBSERVADAS/MINISTRADAS	13
4.6 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO MINISTRADAS/OBSERVADAS	15
5 PLANO DE AULA	16
5.1IDENTIFICAÇÃO	16
5.2 CONTEÚDO	16
5.3 OBJETIVOS	16
5.4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO CONTEÚDO TRABALHADO E	
METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA	16
5.5 DESENVOLVIMENTO DA AULA	17
5.6 RECURSOS	17
5.7 REFERÊNCIAS	17
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS	 18
7 REFERÊNCIAS	19
9 ANEXOS	20
9.1 FICHA DE FREQUENCIA FRENTE	20
9.2 FICHA DE FREQUENCIA VERSO...................................................................... 21
1 INTRODUÇÃO 
À vivencia do estágio é a melhor maneira para que os futuros professores, possam aprender de forma prática, como terão que atuar na sala de aula. Ele é uma interação com os alunos e com a escola, onde o estagiário tem a oportunidade de colocar em prática conceitos já aprendidos. É através dessa atividade tão importante que os estagiários tem a oportunidade de poder conhecer como professor e aluno se relaciona dentro e fora da sala de aula, e também como todos os outros membros da escola interagem entre si. É o estágio que propicia a possibilidade de desenvolver habilidades e atitudes necessárias para exercer a função de professor, já que as escolas do Brasil estão cheias de professores mal formados e sem estruturas para poderem ensinar. Dai vemos a grande importância da formação de um professor bem estruturado para poder ensinar e não para passar de ano os alunos. É através da experiência do estágio que o estagiário toma consciência da sua responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem, e do seu comprometimento com a carreira que escolheu seguir. 								O objetivo desse estágio é analisar as finalidades do ensino da matemática no ensino médio, refletir sobre abordagens metodológicas e recursos que podem ser usados para a aprendizagem, revisar alguns conteúdos já estudados para dar continuidade a novos conceitos, analisar estratégias para a avaliação do ensino, elaborar e executar intervenções e também criar um ambiente favorável para a formação do futuro professor. È necessário destacar a grande importância do estagio para o estudante, é por meio desse convívio de poucas mais ricas horas, é que o estagiário consegue informações de como o ensino de matemática está sendo abordado e como os alunos estão adquirindo os conhecimentos transmitidos. Durante a realização do estágio busquei estar atenta a cada detalhe da aula, da escola dos alunos e professores. 							Percebi assim que um bom professor motivado é aquele onde os alunos prestam atenção nas aulas e participam das mesmas, e que alunos motivados são aqueles onde o professor trás a matéria a ser estudada de um jeito diferente, seja por meio de slides, música, jogos, exemplos reais, ou ate mesmo uma explicação simples e descontraída. Enfim, o ato de ensinar e aprender devem ser recíproco, um deve ajudar o outro a encontrar a melhor maneira de aprender. 
2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
O estágio Supervisionado – Observação e Prática: Ensino Médio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Padre Antônio Volkers”, situada na Avenida Dom Bosco, número 782, no bairro Centro, CEP: 29725-000, localizada na cidade de Marilândia, no estado do Espírito Santo. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (27) 3724-1741e do e-mail: escolapadreantonio@sedu.es.gov.br.
A escola oferta atendimento no Ensino Médio no período matutino, vespertino e noturno. 
A instituição atende a um total de 826 alunos, desse total 05 são alunos em processo de inclusão.
O estágio foi realizado no período de 06 de fevereiro a 21 de abril de 2017 no período noturno, sendo observada a turma da 2° série do ensino médio.
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO 				
Por meio de consulta ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola estagiada observei que a escola tem uma concepção voltada a formação de cidadãos críticos para a sociedade, buscando a necessidade individual de cada aluno para promover o seu desenvolvimento, respeitando a individualidade, faixa etária, conhecimentos e liberdade.							 	Quando se observa o lado voltado para a matemática no ensino médio o PPP não fala diretamente da matemática durante sua extensão, ele abrange termos que reúnem todas as matérias de uma forma geral. O que encontrei especificamente sobre a matemática está nos anexos do PPP. Analisando os anexos observei um Plano de Intervenção da escola onde apresenta algumas questões relacionadas à matemática, como alguns resultados do PAEBES realizado em 2013, onde a matéria de matemática obteve um aumento na nota de 290,0 para 291,50, assim observamos uma melhoria de 1,20 em relação de um ano para o outro. Algumas outras questões do Plano de Ação também se encaixam na matemática. Como a cada final de trimestre os professores organizarem atividades com base nos descritores, para realização de simulado. Mensalmente, realizarem um planejamento coletivo para que ocorra a sequência didática e o desenvolvimento de atividades que garantam a assimilação dos descritores relacionados ao PAEBES. Organizarem um mural informativo sobre o PAEBES e outras avaliações externas e um banco de questões envolvendo os descritores. Corrigirem, analisarem e discutirem cada questão após o resultado dos simulados e fazerem as interferências necessárias. Proporem a sensibilização com a apresentação de questões do PAEBES e comentários sobre os mesmos e realizarem simulado nas 9° series do ensino fundamental e também com os 3° anos do ensino médio. Esse plano de intervenção da ênfase ao PAEBES que é uma prova muito importante para a escola e mostra como está o ensino dos alunos que irão entrar no ensino médio e os que estão saindo do ensino médio, já que essa prova é aplicada para as 9° séries e 3° anos. 
Outro ponto observado foi a presença de vários projetos culturais que competem a toda unidade escolar. Esses projetos seriam: Projeto Arraiá do Tunico; Projeto Corpus Chist; Projeto Meio Ambiente; Projeto Mostra de Ciência; Projeto Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Projeto Formando Leitores; Projeto Jogos Internos Padre Antônio. Todos esses projetos citados acima apresentam todas as disciplinas envolvidas, exceto a matemática. Apenas três projetos ainda não citados incluem a matemática na grade de matérias envolvidas. O primeiro é o Projeto Gincana Cultural, Recreativa e Social, que apresenta todas as disciplinas envolvidas, nesse caso não temos nada específico e muito menos obrigatório de se trabalhar a matemática, o que pode estar causando um déficit muito grande na educação matemática. O segundo é uma feira de matemática que não se encontra ainda no PPP da escola, mas que segundo a pedagoga acontece com o ensino médio todos os anos na escola. A feira não se encontrano PPP da escola porque o mesmo já está desatualizado a dois anos, e a escola está aguardando para fazer algumas modificações que são necessárias. Essa feira faz com os alunos usem noções de porcentagem, gastos e lucros, calculando ganhos e prejuízos nas mercadorias que eles vendem. Os alunos são divididos em grupos e eles mesmos têm a tarefa de fazer os alimentos e depois vende-los na escola, o interessante é que nos dias em que acontece essa feira a cantina na escola não funciona, para incentivar os outros alunos a comprarem de quem esta participando e ate mesmo os participantes a comprarem de seus adversários . A nota é dada em cima de um trabalho escrito e de cartazes onde os alunos tem que especificar a receita feita, colocando dados de preço de compra, tempo que gastaram e depois o lucro ou o prejuízo que tiveram com as vendas. Esse é um projeto muito interessante que acontece na escola a cerca de dois anos e mostra um momento de descontração dos alunos, quando se fala em matemática. Como a matemática é rotulada como chata e difícil, projetos como esse que fazem os alunos saírem da rotina faz com que eles tenham maior interesse e maior participação na matéria.
O terceiro é o Projeto: Educação Financeira, que é voltado para os pedagogos da escola. Esse projeto é bem inovador e é uma forma de buscar meios interessantes de se trabalhar a matemática, tanto para pedagogos, professores e alunos. O projeto reúne pedagogos que aprendem um jeito diferenciado e proveitoso de trabalhar a matemática no cotidiano. Essas inovações são passadas para os professores que devem colocá-las em prática, buscando a melhor maneira de se trabalhar com os alunos. Esse projeto busca reconhecer a importância da matemática comercial e financeira na vida cotidiana das pessoas. Para isso são usados meios como contas de energia e água, faturas de telefonia, cartões de crédito e a partir desses meios poder montar equações matemáticas e efetuar cálculos financeiros. Vemos também a comparação de compras á vista e compras parceladas, ou até mesmo financiadas. Assim podemos fazer a comparação de preços e ver qual meio de compra vale mais a pena. Outro assunto a ser abordado é a comparação de produtos, motivando os alunos como, por exemplo, a observarem, capacidade e volume e prazo de validade das embalagens, e também a perceber como a inflação sobe ou decresce e como isso impacta diretamente nos valores dos produtos.
 O último termo que se encontra no PPP da escola sobre matemática no ensino médio é o Pré-Enem, que mostra como a escola está preocupada com o bom desempenho dos alunos no ENEM, para poderem conseguir descontos em faculdades privadas por meio do Nossa Bolsa, Educa mais Brasil, Prouni, ou até mesmo em instituições federais como o IFES e a UFES. Esse projeto conta com alunos do turno matutino e vespertino, e tem com objetivo oportunizar aos jovens a possibilidade de acesso a um nível mais elevado conforme preconiza a LDB N° 9394/96 artigo 22 “A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.” Na área de matemática são observadas sete competências. A primeira diz respeito a construção de significados para os números naturais, racionais e reais. A segunda é sobre utilizar o conhecimento geométrico pra realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. A terceira é sobre construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. A quarta é construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. A quinta é modelar e resolver problemas que envolvam variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas. A sexta é interpretar informações de natureza científica e social obtidos da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, interpolação e interpretação. A sétima e última é compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística. 												Assim, analisando o PPP da escola observei que ainda não há uma atenção adequada quando se fala em matemática. Vemos um grande tabu real de a matemática ser ruim, chata, difícil de aprender, ela ainda é vista como um “bicho de sete cabeças” pelos alunos. O que a escola poderia fazer e espero que nos próximos anos faça é criar cada vez mais projetos mostrando aos alunos como a matemática é importante e essencial em nossa vida e na vida em sociedade.
								
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
4.1 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL.
Observando as características estruturais da sala estagiada observei que a sala apresenta teto em laje, parede pintada na cor areia, sendo do tamanho adequado para a turma, possuindo 54 metros quadrados, um lugar bem amplo permitindo que todas as carteiras dos alunos fiquem distantes uma da outra em um espaço que propicie a livre circulação dos alunos e dos professores. A sala possui todos os itens em um perfeito estado de conservação, com 35 carteiras universitárias, com 3 ventiladores de teto, uma boa ventilação com 2 janelas grandes, sala bem iluminada, recursos tecnológicos como 1 quadro com pincel, 1 mural, 1 mesa e 1 cadeira para o professor e material adequado para o bom funcionamento da aula. A sala também apresenta uma boa decoração educativa com a presença de 1 Mapa Mundi e também de 1 mapa do Brasil. A escola conta com faxineiras que fazem a limpeza todos os dias e os alunos também mantêm a sala limpa jogando o lixo na lixeira que existe na sala. A organização dos alunos na sala é feita em filas e a mesa do professor se encontra a frente dos alunos. Outro ponto observado que não está na sala de aula, são os recursos que a escola oferece para os professores trabalharem com os alunos. A escola possui televisões com DVDs e Data Show que podem ser usados pelos professores para incrementaram suas aulas com filmes ou ate mesmo a apresentação de trabalhos por meios de apresentação em Power Point.
4.2 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA
Observando os profissionais que atuam no ensino médio a escola apresenta três professores. Professor Joelson Galina, formado em Pedagogia e Matemática, professora Franciane Passamani Lorencini, formada em Ciências Contábeis e Matemática e o professor Elsio Venâncio Morgdo, formado em Administração com extensão em física, do qual acompanhei durante o estágio. 
Todos os profissionais que atuam no ensino médio obtêm boas formações e são professores exemplares, mostram grande experiência escolar e são profissionais responsáveis no que fazem. Eles atuam no projeto da Matemática, trazendo em sua bagagem métodos que procuram levar o aluno a pensar, a refletir a interagir e a agir. O uso da tecnologia auxilia muito no processo de aprendizagem, fontes como a internet, música, jogos, fazem parte do plano que os professores usam na busca por aulas mais interativas e criativas. Eles também apresentam uma ótima postura como educadores, sempre chegando nos horários certos, proporcionando aulas interativas onde os alunos podem participar e fazer perguntas, fazendo assim com que aconteça uma maior troca de experiências entre os mesmos. Há também, uma grande preocupação dos professores em tratar os alunos de forma igualitária para que todos se sintam respeitados, e assim consiga um bom resultado com aulas mais participativas e como resultado boas notas em trabalhos e avaliações. Os professores em geral, acreditam que para ter um novo conceito de Matemática, todos os professores devem aderir a projetos que trazem essa nova Matemática para a vida cotidiana dos alunos, sem é claro fugir dos conteúdos principais. Só assim é que os alunos poderão compreendera Matemática e passar a gostar dela. 
É preciso que se rompa o mito de matemática ser ruim, difícil, sem utilidade, que é o que muitos alunos falam na sala de aula, e mostrar que para a matemática ser uma matéria gostosa de aprender como qualquer outra, basta apenas modificar o jeito de se ensinar. 
O professor Elsio Venancio Morgdo, é formado em Administração com extensão em física. Sua experiência profissional atuando na área de matemática faz com que seja um professor com perfil exemplar de educação, gentileza, tratamento igualitário dos alunos e preocupação com o bem estar de todos. Ele procura atuar no projeto de uma nova matemática, buscando novos meios de chamar a atenção dos alunos para a matéria, propõe explicações bem pausadas, usando métodos como a músicas, filmes, danças, jogos, para que haja uma maior interação entre professor-aluno e aluno-aluno, já que essa interação com alunos do período noturno não ocorre de maneira muito natural, os alunos são pouco participativos, mas o professor tenta de todas as formas buscar a atenção do aluno para a matéria estudada. 
O professor se expressa com muita facilidade com os alunos, apresentando ser um excelente profissional, sendo muito educado, extrovertido nas aulas, alegre, seguro e com muita paciência para o processo de educar. Demonstra grande gentileza e habilidade se preocupando sempre com o bem estar de todos seus alunos, não havendo assim distinção de ninguém. Ele estimula os alunos a participarem da aula, procurando interagir com todos e aproveitando assim a Diversidade Cultural de todos os alunos, dando assim um tratamento igualitário para todos seus alunos.
O professor tem uma perspectiva de que a matemática ensinada da forma que ele trabalha ou ate mesmo melhorada, seja trabalhada em todas as salas de aula da sociedade brasileira. Devem-se buscar mais e mais meios de incentivar os alunos a gostarem, compreenderam e assimilarem a matemática em suas vidas. È preciso com urgência quebrar o tabu que a matemática carregada a longos anos, é preciso ter ação dos profissionais da educação.
4.3 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA 
Caracterizando a turma em que estagiei ela é composta por 23 alunos, sendo 11 do sexo masculino e 12 de sexo feminino. Os alunos vão à escola bastante cansados, já que a maioria ou quase todos trabalham de dia e tem que estar indo a escola a noite. Para que haja participação dos alunos o professor tem que incrementar todas as aulas com algo novo colocando o aluno para trabalhar, seja por meio de exercícios diferentes, paródias utilizando a musica e dança, filmes como forma de trabalho e muitos outras propostas. Mesmo sendo pouco participativos são bem disciplinados e prestam bastante atenção nas aulas.
Entre os alunos eles se comunicam bem e procuram um ajudar o outro já que a turma apresenta bastante dificuldade na hora da aprendizagem. Quando sentem alguma dúvida chamam o professor na carteira, raramente tiram dúvidas com o professor em voz alta. 
A sala apresenta alunos tanto da zona rural e quanto da zona urbana. São alunos que trabalham em diversos setores da economia: agricultura, comércio, fábrica de confecções, trabalho doméstico, dentre outros, para ajudar nas despejas de suas famílias e para seu próprio sustento. A grande parte dos alunos que moram na zona rural dependem de condução escolar, onde a mesma é oferecida pela escola, os que não querem ou onde o ônibus não passa costumam ir com sua própria condução, geralmente moto. 								Percebe-se uma falta de perspectiva de futuro muito grande por parte dos alunos, que muitas vezes não sabem por que estão na escola. A família se mantém distante e não participa ativamente do processo. Nesta situação observamos que o estado emocional, efetivo e psicológico de muitos tem levado à evasão, a repetência, a falta de motivação, o descompromisso e a irresponsabilidade.
O ensino da matemática não é muito comentado entre os alunos, eles preferem matérias voltadas para a história ou até mesmo para o cálculo, porém no ramo da administração. Mas isso não tira a ciência dos alunos da importância da matemática para a vida da sociedade, se não fosse ela, não existiria a geração de renda e de emprego para todas as pessoas. 
4.4 PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O professor Elsio Venâncio Morgdo, foi o professor em que acompanhei durante todo o estagio. Ele é formado em administração, tem complementação em Física e atualmente faz matemática. Ele está na escola ministrando as aulas de matemática com não habilitado, já que não tem formação em matemática, porém possui uma vasta experiência profissional que o torna um profissional de qualidade. È um professor muito gentil e preocupado com o ensino da turma, especialmente no período noturno onde os alunos são mais desinterasados e apresentam grandes dificuldades de aprendizagem. Ele procura dar uma atenção maior com aqueles que sentem dificuldades, mesmo que a sala não apresente nenhum aluno no processo de inclusão, ele conversa e explica a lição para os alunos que não conseguem acompanhar a matéria para que eles possam aprender cada vez melhor. 
Ele também procura propiciar aos alunos atividades em grupo para que possa haver uma maior troca de experiências entre eles, como são muito tímidos quando sentam em grupo a aprendizagem rende melhor.
Sua principal característica observada é dar valor a importância da disciplina de Matemática, buscando situações-problemas da realidade dos alunos para que eles possam perceber como a matemática é fundamental em nossa vida. Ele também traz meios inovadores e divertidos de se aprender matemática, aumentando assim o interesse dos alunos e um maior aprendizado. 
4.5 DESCRIÇÃO DAS AULAS OBSERVADAS/MINISTRADAS
No começo da primeira aula assistida o professor corrigiu alguns exercícios da aula anterior. Os alunos se mostraram bem cansados, e há pouca participação, já que a maioria dos alunos trabalham de dia e á noite tem que ir a escola estudar. Para animar a turma o professor entra coma matéria dos ângulos de 30°, 45° e 60°, e para facilitar a aprendizagem dos alunos ele propõe uma nova maneira de ensinar utilizando a música através da paródia. Ele canta uma paródia com a música da Xuxa e todos os alunos se empolgam bastante com aula. Após essa descontração o professor passa uma lista de atividades já xerocadas para os alunos, já que no turno noturno, como o tempo é menor, meios como atividades prontas facilitam na hora da realização dos exercícios. Esses exercícios eram sobre seno, cosseno e tangente para fazer uma revisão com os alunos. A maioria dos alunos tiveram muitas dúvidas, mas o professor está ali para auxiliar e respondeu a todas elas. 
No segundo dia o professor efetuou a correção dos exercícios da aula passada. A correção ocorreu de maneira bem lenta já que os alunos não gostam muito de participar. Para dar um ânimo na turma o professor resolveu colocar os alunos em ação. O professor escolhia um aluno aleatoriamente e esse aluno tinha que ir até o quadro e resolver a questão. Quando o aluno não tinha feito ou não sabia a resposta o professor juntamente com a turma ajudava o aluno e ele ia resolvendo no quadro. A aula rendeu bem melhor, e os alunos participaram bem mais.
Já no terceiro dia de observação, o professor entregou um trabalho avaliativo para os alunos, eles puderam fazer em dupla e podia ter uma pesquisa no caderno. Como na sala de aula estava muito quente o professor levou os alunos para o refeitório da escola, que é um ambiente mais fresco e os alunos podem se concentrar melhor. A maioria dos alunos não conseguiu resolver as questões somente com a ajuda da dupla eles sempre pediam auxilio para o professor, e ele também me autorizou a orientar os alunos nas questões quando precisassem. A aula passou bem rápido e no final o professor recolheu o trabalho que será realizado somente em sala, ele irá dar mais aulas para os alunos poderem acabar o trabalho para só depois estarem entregando.No quarto dia de estágio o professor entregou novamente o trabalho para os alunos poderem terminar na sala de aula. Como na sala de aula estava muito quente novamente o professor levou os alunos ao refeitório. A aula foi bem tranquila e os alunos sempre perguntavam quando tinham alguma dúvida, mas mesmo assim nem todos os alunos conseguiram terminar e será dado mais um tempo na próxima aula. 	No quinto dia, o professor fez uma breve revisão da matéria, já que a prova será na próxima aula. Ele entregou uma folha de exercícios para os alunos e foi corrigindo e explicando ao mesmo tempo. Essa folha servirá como base para os alunos estudarem para a prova. Os alunos se mostraram mais atentos e houve um melhor entendimento do que nas aulas passadas. Quando acabou a revisão os alunos que ainda não tinham terminado o trabalho conseguiram terminar e todos entregaram para o professor, já que valerá nota para o trimestre. 				No sexto dia de estágio foi o dia da avaliação. Conversando com os alunos antes da prova eles estavam bem nervosos com medo da prova estar difícil. Mas na hora que o professor entregou todos ou quase todos os alunos conseguiram fazer todas as questões, já que a prova estava basicamente baseada nas questões do trabalho e na revisão.
Quando os estágios acabaram comecei então a docência. Meu primeiro dia foi a explicação de matéria nova, Matrizes. Passei a matéria no quadro e fiz a explicação dando vários exemplos para que os alunos pudessem compreender melhor. Mostrei a ideia de linha e coluna, ensinando como montar uma matriz quando se tem um problema e como uma matriz é representada. Mostrei os diferentes tipos de matrizes e dei um exemplo de cada. Também mostrei a fórmula do termo geral. Os alunos prestaram bastante atenção, mas não fizeram muitas perguntas.
Na próxima aula passei os exercícios da apostila. Os alunos realizaram os exercícios na sala, já que como trabalham o tempo para estudar em casa é muito difícil e com isso os professores dão preferência para deixar os alunos realizarem as atividades em sala. Eles puderam tirar todas as dúvidas e grande parte conseguiu resolver os exercícios. Consegui começar a correção que será terminada na próxima aula.
Na aula seguinte terminei então a correção dos exercícios. A participação dos alunos foi um pouco lenta como sempre, mas aos poucos eles foram interagindo comigo e com a turma. A correção foi rápida e então continuei a explicação da matéria e ensinei as operações matemáticas de adição, subtração e multiplicação utilizando as matrizes.
A última aula foi passar alguns exercícios com as operações de matrizes e ajudar os alunos a resolvê-los. A aula foi bem produtiva e os alunos me surpreenderam fizeram muitas perguntas e assim conseguiram resolver todos os exercícios propostos.
4.6 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO MINISTRADAS/OBSERVADAS
Descrevendo a atividade avaliativa que ocorreu durante o estágio, obsevei um trabalho bem dinâmico onde o professor utilizou de questões do cotidiano dos alunos usando o tema dos ângulos notáveis. O trabalho era um pouco extenso e os alunos o realizaram em sala, o professor tirou muitas dúvidas o que fez os alunos compreenderam melhor o assunto do que se tratava o trabalho.				Houve também uma avaliação com esse mesmo tema do trabalho. Os alunos se mostraram bem confiantes e a maioria conseguiu realizar a prova. A prova estava bem elaborada com dez questões, que foram a síntese do trabalho realizado.
 Durante todo o estágio foram realizadas apenas duas atividades avaliativas.
 5 PLANO DE AULA
5.1 IDENTIFICAÇÃO 
Estagiária: Tainara Botan.
Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Antônio Volkers.
Disciplina: Licenciatura em Matemática.
Turma: 2° n1.
Sala: 01.
Prof. Regente: Elsio Venâncio Morgdo
Horário da aula: das 18:30 ás 19:30 .
5.2 CONTEÚDO 
 A aula terá como tema Matrizes.
5.3 OBJETIVOS
Definir claramente o que são matrizes: 
Exemplificar algumas aplicações das matrizes;
Descrever a notação geral utilizada;
											 5.4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO CONTEÚDO TRABALHADO E 
METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA
.
Quando falamos em Matrizes, vemos que seu desenvolvimento ocorreu a partir da metade do século XIX, onde o matemático Arthur Cayley definiu a ideia de matriz nula e matriz identidade. E para colocar essa grande descoberta em prática a aula se iniciará com a explicação de Matrizes. A explicação será feita com as principais definições de Matrizes mostrando como uma matriz é montada seus diferentes tipos e sua fórmula geral, tudo isso por meio de uma aula expositiva, através de resoluções exemplos com a participação dos alunos. A matéria será passada no quadro para que os mesmos possam copiar e posteriormente estar estudando para a prova. E para fixar os conteúdos, exercícios da apostila serão passados.
5.5 DESENVOLVIMENTO DA AULA
A aula terá início com um exemplo bem rápido do Teorema de Pitágoras. Esse exemplo irá servir para os alunos perceberem a diferença de quando se calcula um triângulo retângulo com Pitágoras, quando temos pelo menos dois lados e quando calculamos pelo seno, cosseno ou tangente, quando temos apenas um lado e um ângulo. Explicar para os alunos o sentido de seno, cosseno e tangente, exemplificando cada um desses termos. Fazer uma conclusão com um exemplo contextualizado da realidade que envolva esses três termos. Para terminar passar exercícios do livro base para que os alunos possam fixar a matéria ensinada.
5.6 RECURSOS
Apostila;
Quadro negro.
5.7 REFERÊNCIAS
.http://profrogeriomat.blogspot.com.br/2009/10/origem-das-matrizes.htm .http://www.infoescola.com/matematica/matrizes/. .http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/passa3b.html
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio supervisionado é indispensável para a formação do futuro profissional que irá atuar nas salas de aula, ele ajuda o estagiário na sua formação pessoal, construção de novos conhecimentos e aprendizagem prática de novos saberes. È dentro da sala de aula que há uma experiência que nunca será conseguida somente nas salas da faculdade. 						Assim, todo o conjunto estágio se faz necessário para a formação do professor. È através dessa experiência que o professor tem a certeza da vocação que está seguindo e também consegue ter uma base do que irá enfrentar pela frente, na sala de aula.										Através desse estágio realizado pude acompanhar a realidade dos alunos em sala de aula consegui perceber que não somente é importante passar os conteúdos como também trazer novos meios de poder chamar a atenção dos alunos. Tive o privilégio de trabalhar com um professor que sempre tenta buscar esses meios para poder dar um melhor aprendizado á seus alunos. 						Percebi também como a matemática ainda está sendo a vilã dos alunos e como a formação de muitos, ainda está sendo construindo em cima de uma matemática difícil e muitas vezes sem utilidade, somente para ser decorada e para ter notas para passar de ano.									Com essa experiência vivida consegui compreender que posso e devo fazer diferente. Fez-me perceber a importância de me tornar um profissional qualificado, compreendendo o conteúdo para poder ensina-lo certo. Ter o domínio da matéria é fundamental para manter a atenção dos alunos e garantir sua aprendizagem. 
 Sendo assim, concluo que o estágio é a forma de apenas adiantar e preparar o futuro professor da sua missão de trabalhar em sala de aula. Mostrando os erros e acertos cometidos pelos já professores para podermos modificar o que está errado e proliferar o que está certo, claro é sempre, aperfeiçoando e evoluindo segundo as novidades e tecnologias que surgem a todo o momento. 		. 									
7 REFERÊNCIAS
.https://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_(matem%C3%A1tica)
.http://www.infoescola.com/matematica/matrizes/. 
.http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/passa3b.html
.MARILÂNDIA. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Padre Antônio Volkers”. Projeto Político Pedagógico. Marilândia,Espírito Santo. 2016. MUNHOZ, Maurício de Oliveira. Propostas metodológicas para o ensino da matemática. Curitiba, PR: Intersaberes, 2013.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SANTOS, Gisele do Rocio Cordeiro Mugnol; MOLINA, Nilcemara Leal; DIAS, Vanda Fattori. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. Curitiba, PR: Ibpex, 2007.
 
8 ANEXOS
8.1 FICHA DE FREQUENCIA